Manhã, Tarde e Noite

Manhã, Tarde e Noite Sidney Sheldon

Resenhas - Manhã, Tarde e Noite

Mari 13/05/2012

“Manhã, Tarde e Noite”, de Sidney Sheldon
Esse foi o primeiro livro do Sidney Sheldon que li. Não sabia muito bem a sinopse, – cá entre nós, percebi que entro em muitos viajantes ou compro livros sem ler a sinopse. A maioria deles, acabo escolhendo por conta da indicação de alguém/de algum blog ou pelo autor ser famoso – mas sabia o gênero literário e isso bastou para corresponder às minhas expectativas iniciais.

Estava comparando a minha opinião em relação a de outras pessoas e às notas no Skoob. A maioria deu 3 estrelas e eu dei 5 estrelas, diferente de todo mundo, porque o desenvolver do enredo me prendeu do início ao fim. Foram menos de 3 dias para concluir a leitura. Depois de “Manhã, Tarde e Noite”, passei a amar a escrita do Sidney Sheldon.

Na metade da obra, as maiores revelações foram feitas. Eu, como uma singela leitora, acreditei que esse fosse o ápice da história, mas muito mais havia a ser revelado que serão os motivos para o possível assassino ter agido desta forma. O leitor é um pouco enganado pelo Sidney, pois aparentemente o motivo seria um, mas ao explicar melhor, me deixou de queixo caído.

O desfecho da obra me agradou. A morte do Harry era algo certo de acontecer. O cara foi muito sacana durante toda a vida e mesmo após a morte, ainda guardou uma surpresa para os familiares.

A capa, como vocês podem ver, é um pouco tensa. Portanto, para quem estiver constrangido em lê-lo em público, recomendo que use uma capa protetora (a qual, por sinal, não possuo = meu sonho de consumo) ou não leia em público. Mas, se formos analisar bem, como as cores da capa são escuras, não se percebe logo do que se trata. Fora o fator capa, não tenho outro ponto negativo a mencionar.

Recomendo “Manhã, tarde e noite” para quem gosta de mistério e suspense. Para quem nunca leu algum livro do Sidney Sheldon. Para quem quer ler algo que prenda a atenção e seja rápido.

MAIS RESENHAS EM: http://lereconhecer.blogspot.com.br/

Thomas 11/02/2012

O mistério da morte e suas conseqüências do grandioso Harry Stanford, te prende da primeira letra até o último ponto deste livro.

Lanne 17/12/2011

Manhã, Tarde e Noite
Bom... Pra começo de conversa, o livro é um pouco chato no começo, eu acho que é por que tem aquela coisa de descrever os personagens, blá blá blá.
Ele é muito bem elaborado, tem cenas que são previsíveis, mas também tem coisa que nunca passou pela minha cabeça quando estava lendo.
Só não gostei de uma coisa, o final, parece que sou meia invocada com o final dos livros, é que eu esperava mais alguma coisa impressionante no final, sabe, aquela coisa chocante que te deixa com a boca aberta por muito tempo, mas não foi dessa vez, qualquer dia eu vou ler um livro que tenham o final estrondoso

pedrobbsi 14/12/2011

Sidney Sheldon
Esse foi o primeiro livro que li de Sidney Sheldon, logo após me interessar pela literatura após ter lido DOM CASMURRO, foi uma mudança completa de estilo de leitura mas adorei.

Annie 16/08/2011

"Manhã, Tarde e Noite", por Ana Nonato.
Espaço
É dividido como "túneis" de trem. Os "túneis" principais são: Boston (o maior, com maior conteúdo), Kansas (médio) e Europa (menor). Dentro do "túnel" Boston, há Rose Hill (a propriedade da família Stanford) e o escritório de advocacia Renquist, Renquist e Fitzgerald.

• Caracterização: o "túnel" menor, a Europa, é o início da trama. Sua caracterização é profunda porque está intimamente ligada às suspeitas da personagem que ali se encontra. Deste, acessa-se o "túnel" maior, Boston, e a caracterização fica esparsa, limita-se ao estritamente necessário para a narrativa. Quando há a alternância para o Kansas, a caracterização do ambiente se restringe à mera citação dos objetos.

Tempo
Por ser um romance com menos de 20 anos e que não se vale de aparatos tecnológicos muito recentes que possam denunciar uma data específica, pode-se adotar o tempo como atual.

• Caracterização: só se torna importante nos flashbacks; no restante, é praticamente ignorado (exceto pela sutileza de cada ambiente). Mesmo o título e a divisão do livro são mera simbologia.

Personagens
O romance, neste aspecto, é bem semelhante aos outros policiais. As personagens principais não têm uma identidade clara no início, apenas um esboço. A diferença principal entre este romance e os demais é que o caráter dos envolvidos não é aprofundado apenas no enredo sequencial; os capítulos dispõem de momentos para cada personagem se aprofundar em seu passado, presente, angústias e conquistas. Assim, não há personagens principais definidas até o fim do romance.

Coerência entre espaço, tempo e personagens
A costura entre os três é perfeita: os flashbacks justificam as personagens, e os espaços levam aos flashbacks; o tempo permite que certos aparatos tecnológicos (comuns) existam no presente e que sejam utilizados na trama (embora de forma secundária), dentre outros sincronismos.

Enredo
É narrado em 3ª pessoa. Há nitidamente uma alternância quanto à ciência do narrador acerca da mente das personagens.
É dividido em 3 grandes blocos, intitulados respectivamente "Manhã", "Tarde' e "Noite", que por sua vez são subdivididos em 35 capítulos.
A narrativa é fria. É como a montagem de um quebra-cabeça cuja imagem que será formada já se conhece: não há clímax em descobrir o "assassino" e porquê (já que isto já é sabido até a metade do livro). A chave do livro é descobrir como tudo foi arquitetado, encaixar as peças do grande quebra-cabeça.

Conteúdo
Harry Stanford era um dos homens mais influentes e ricos do mundo. Estava em plena forma quando morre em uma circunstância perfeitamente plausível e insuspeita. A burocracia da liberação da herança, no entanto, traz à tona diversas complicações e incompatibilidades ao caso. Terá a morte de Harry Stanforf sido arquitetada?

Capa
É bonita, mas as letras garrafais tomando a cena incomodam, a tornam carregada demais.

Sinopse
É decepcionante. Ao mesmo tempo em que entrega demais ("Logo após anunciar a intenção de modificar o testamento, ele morre em circunstâncias suspeitas."), omite partes importantes que poderiam chamar o leitor à desvendar o caso( "Enquanto isso, o advogado nomeado como testamenteiro começa a investigar a morte de Stanford e a tentar descobrir quem tem direito à herança"). É fraca para a qualidade da obra.

Estrutura física
A parte gramatical foi totalmente respeitada na tradução. A letra e a diagramação do livro são bons. A capa e as páginas são macias e de fácil manuseio.

Gostou da obra?
Pela frieza do enredo, pude ler com bastante calma e entender os propósitos do autor. O que mais me surpreendeu foi o modo como cada ação, cada pensamento se encaixa perfeitamente nas personagens. E as circunstâncias são geniais! Daria um excelente livro de ação; neste estilo, porém, instiga mais e é por isso que eu gostei. É o crime praticamente perfeito!

Avaliação
- Sinopse: 7
- Estrutura física: 10

Nota: 8,5

Recomendações
A todos! É uma vertente diferente que todos deveriam experimentar.

JEAN 07/07/2011

DÁ PARA PASSAR O TEMPO...
Apesar de ser um grande fã do saudoso SS, confesso que me decepcionei muito com manhã, tarde e noite. E olha que foi o primeiro livro dele que eu comprei! Achei muito sem graça, monótono, parece que foi escrito em uma semana sem nenhuma elaboração. Quase não tem aquele suspense caracteristico das obras de SS, os personagens são muito fracos, sem nenhum conteúdo. A trama até que é boa, mas infelismente não é nem de longe um dos melhores de SIDNEY SHELDON. Mas... Pra passar o tempo até que vale a pena.
Ticiana.Oliveira 30/08/2016minha estante
concordo com você

Layany.Braga 24/06/2011

Mais um livro perfeito!!!!!

amei..

Thaís 16/06/2011

COMO PUDE ESPERAR TANTO PARA LER ALGO DO AUTOR??? Se você assim como eu nunca leu nada de Sidney Sheldon corra!Mas vamos ao que realmente interessa.

Harry Stanford é rico, poderoso, influente em diversos governos de todo mundo e mais que tudo isso AVARENTO! Não consigo pensar em nada que o descreva melhor que o adjetivo de um dos sete pecados capitais. Ele se acha superior a tudo e todos, só não espera morrer do jeito que morreu. E aí começa a trama.
O chefe da família Stanford morre após decidir alterar seu testamento e sob circunstâncias bastante suspeitas.

Após a morte de Harry Stanford conhecemos seus três filhos, que sofreram poucas e boas na vida com o “pai”. E vamos no decorrer da trama descobrindo pontos obscuros da vida de cada um e pensando se resolveram vigar-se do pai. Ou seriam quatro filhos? É aí que vemos como a criação pode afetar no desenvolvimento dos filhos, como a repressão e o preconceito pode fazer toda a diferença na vida de alguém.

Não posso falar mais sobre o livro sem soltar “spoilers” então paro por aqui e vou dizer o que achei, fica obvia minha opinião mas vou dizer do mesmo jeito.
O livro é cheio de mistério e reviravoltas, faz o leitor se perguntar muitas vezes qual o fim de tudo aquilo, te surpreende na medida certa. Então mais uma vez lamento a demora em ler esse autor muito aclamado e vendido.

Fabiolab 12/05/2011

Manhã, tarde e noite - Resenha
Surpreendente, como todo livro do Sidney Sheldon, deixa a gente sedento para ler cada página, simplesmente não consegue parar de ler.
Harry Stanford cultivou a raiva nos filhos, de repente ele morre, o desfecho é surpreendente.

Luigi R. 16/04/2011

Ótimo, mais um romance de Sheldon, eu gosto, mas confesso que esse não me impressionou.

Harry Stanford é um multibilionário que morre em circunstância misteriosas, na Córsega, quando decide editar seu testamento, e seus três filhos, Tyler, um juiz, Kendall, uma estilista, e Woodrow, mais conhecido como "Woody", um playboy que joga pólo, vão a casa de seu pai nos Estados Unidos, e quando acertam a parte que cada um leva da herança (tipo... seis bilhões de dólares), chega a filha bastarda de Harry, que ele teve com a governanta da casa, Rosemery Nelson, chamada Julia. Depois há reviravoltas, a característica mais marcante e carismática de Sidney.

É claro, o ponto que me atrai mais nesse autor que sua escrita rápida e de fácil entendimento (tanto que terminei em três dias) é suas reviravoltas, sua capacidade de pôr uma coisa encaxável num lugar inexpugnável, eu me surpreendi nesse romance, por causa de seus personagens, que não são sempre esse mesmo clichê, mas inovações, em sua opção sexual, seu entendimento das coisas, sua mente. Ele prova que não é apenas esse tipo de pessoa que lhe causará problemas, mas todos podem lhe prejudicar, é claro, regras há exceções, mas é fato, mesmo sendo uma forma de pensar meio pessimista.

Bem, tenho três opções de não tê-lo gostado muito:
a)Tenho vício em ficção sobrenatural, por isso me sinto estranho em outro campo.
b)O livro é ruim mesmo.
c)Talvez eu não tenho terminado ele todo, pelo fato de o livro está acabado, com umas páginas soltas e (suspeito) algumas faltando.

Pode ser a opção a) ou c), pois se ficção sobrenatural fosse drogas eu já tinha tido uma overdose faz séculos, e nem com reabilitação... esquece.

Tenho certerteza que não é a b), porque o livro não é ruim, tanto que em algumas partes eu fiquei com uma vontade irreparável de lê-lo, graças ao talento de atração de Sheldon.

E, finalmente c), eu o peguei na biblioteca pública daqui. Vinha com algumas páginas soltas, a capa meio (meio?) destruída, e até a página 349, o capítulo trinta e cinco. Mas, agora vendo, acho que não.

Bom, só me resta a opção a), entretanto, sinceramente, considero que não é nenhuma dessas. O livro é bom, mas não me convenceu. Pórem nem por isso vou deixar de ler os outros dele. :)

João Gomes 15/04/2011

O livro é perfeito!
Já li vários livros do Sidney Sheldon, mas esse é demais. O Sheldon neste livro ele inovou muito, mas senti falta de tecnologia neste livro. Mas o livro ele é perfeito e o final é acima de tudo surpreendente.
Recomendo!

Sty 06/04/2011

Sheldon é MARA!!!
O livro conta a história de um dos homens mais ricos do mundo que se afoga misteriosamente em um passeio de iate. Na leitura de seu testamento, uma mulher aparece afirmando ser sua filha, os herdeiros brigam por uma fortuna, enquanto os advogados tentam desvendar os mistérios da morte de Harry Stanford. Pra quem curte suspense, aventura, vale muito a pena ler... Ando viciada em Sidney sheldon!

Douglas P Da Silva 26/08/2010

Gostei. Leitura rápida e agradável.
Este livro e super interessante, ele toma completamente sua atencao. Deixa vc totalmente preso e ansioso pra saber o que ira acontecer ao final. “...Mas cuidado com a noite,
Pois a morte ali espreita,
Esperando, esperando, esperando.”
Arthur Rimbaud

crpaiva 16/08/2010

Ganhou Ritmo
O começo meio lento, melhorou muito a partir da metade do livro. Gostei. Leitura rápida e agradável. Senti falta de alguma tecnologia. Afinal, é um livro bem antigo.