A Resposta

A Resposta Kathryn Stockett
Kathrym Stockett

Resenhas - A Resposta

Iza 12/08/2022

Triste como ainda acontece nos dias atuais
Esse é o primeiro clássico que de fato eu gosto, tem uma linguagem simples e objetiva traz até a maneira de falar dos personagens.
Aibeleen dedicou sua vida para cuidar dos filhos dos brancos e suas casas, sempre lembrando que não devia criar os filhos das patroas para ver as pessoas de cor da mesma maneira.
Minny é a melhor cozinheira de Mississipi, mas por responder demais, não é considerada a empregada ideal, pois todas devem falar somente "sim senhora". Eugenia que foi criada por Constatine a empregada que lhe deu todo amor e apoio, nota em um momento que as pessoas de cor, morrem por ser cor e tem uma forte busca por direito e igualdade entre a comunidade de cor, então Eugenia decide escrever um livro contando o lado dessas empregadas, de como é trabalhar para mulheres brancas, afim de expor o que a sociedade fingi não enxergar e ressaltando que as pessoas são iguais e devem ser tratados da mesma maneira, que os direitos devem ser os mesmos. Esse livro é incrível e extremamente necessário.

Lacrimosa 02/08/2022

Três panacas chorando na cozinha
----------?

Uma leitura muito fluida e divertida de se fazer, porém eu tive muitas irritações e a principal foi: Skeeter e aquela sebosa racista que já nem lembro o nome.

O livro se passa em 1964 e obviamente teriam muitas coisas que me deixariam irritada. Porém o que mais me irritou é o fato de eu ter desejado que o livro fosse sobre as serviçais e exclusivamente focado nelas. Então sempre que estava em uma parte muito interessante com a Aibileen e Minnie e o próximo capítulo era a visão da Skeeter, eu ficava muito decepcionada.

Skeeter... que personagem desinteressante. O fato de ela ser uma rica dos anos 60, uma dama, burguesa, burra, ingênua é de me fazer querer arrancar os cabelos de frustração. As cenas em que ela ficava triste pela Constantine ter "abandonado" ela foram uma desgraça. E o romance com aquele homem xexelento? O homi simplesmente jogava ela fora igual comida estragada e ela ficava se humilhando por ele.

Outro ponto de cair o uc da bunda de raiva: a submissão dela pela amiga filha da put. Eu fico realmente embasbacada em quanto ela simplesmente não tinha voz nenhuma quando se tratava daquela corna. Cheguei até a suspeitar que ela tinha uma queda pela racista. A menina simplesmente não tinha voz.

A ingenuidade dela durante as entrevistas como se as mulheres fossem obrigadas a respeitar ela por estar fazendo a mínimo em dar uma voz à elas, a submissão, o romance, etc. Enfim, Skeeter em si me foi o problema desse livro. Como uma pobre, não tenho paciência para os dramas de rico dela. É torturante ter que ler os probleminhas sociais dela quando paralelamente sigo a história da Aibileen e Minnie. Tive o sentimento de que ela não levava as entrevistas com a devida seriedade e postura. Como algo relevante.

Eu opino que ela não deveria ter a relevância que teve e as mulheres negras quem deveriam protagonizar o livro inteiro, até porquê é a história delas. Fora o baita estereótipo de branca salvadora que esse livro me deu.

Muitas vezes fiz leitura dinâmica nas partes da Skeeter, embora bemm no final a evolução dela tenha sido algo bom (pelo menos isso).

O livro é muito rápido de se ler e as mulheres negras desse livro são simplesmente perfeitas ????? com uma história de vida do c4ralho de incrível e com pensamentos e ensinamentos lindos. Fiquei completamente apaixonada por elas.
Pedrol 08/08/2022minha estante
Tá, me convenceu a ler.

Lacrimosa 09/08/2022minha estante
??????

Camila1856 06/02/2024minha estante
Acho que o único homem não podre desse livro é o marido da Célia, o resto, pode jogar no lixo

Rosana.Oliveira 01/08/2022

Maravilhoso
Um livro impressionante. Desde que soube que o filme havia sido inspirado nele, eu queria ler. Muito bom.

Evva_sec 17/07/2022

Maravilhoso ?
Terminei o livro com vontade de rever o filme. Está obra retrata como era o tratamento às empregadas negras em Jackson, nos EUA refletindo o período de segregação racial e social.

Um livro com muitas camadas a discutir, desde o.comportamento das senhoras de bem à importância da criação de crianças brancas pelas empregadas negras.

Não tem como não se emocionar também com a amizade de Aibelee e Minny. Livro maravilhoso ?

Janaina.CrisAstomo 12/07/2022

Vidas e lutas de mulheres negras norte americanas nos anos 1960
O livro conta a história de várias empregadas domésticas na cidade de Jackson, Mississippi. Em algumas relações de trabalho há amor, respeito. Em outras há rancor, ódio e desrespeito por parte das patroas brancas. É um livro muito bem escrito, envolvente, divertido e emocionante. Me fez pensar muito em várias passagens. Afinal, o que separa duas mulheres que mantém entre si uma relação trabalhista?

Joanne.G.P. 21/06/2022

Emocionante
Eu sempre amei muito o filme, mas o livro deu um plus a mais para a experiência que tive com o filme. Ele mostra mais camadas dos personagens, principalmente da Skeeter, que era a personagem que eu menos gostava. Minha favorita, sem dúvidas é a Aibileen. Ainda que algumas pessoas critiquem como se a Skeeter fizesse o papel de "salvadora branca" eu enxerguei o livro sob uma perspectiva mais positiva sobre o papel dela. O livro é perfeito pra quem gosta de ver um filme com versão estendida, rsrsrs, tem episódios e histórias que não são mostradas e uma personagem que achei importante, a Lou Anne.

raqyel 27/05/2022

a resposta
Eu amei o livro, achei muito necessário e muito real.
O livro me prendeu do início ao fim, lia umas 40 páginas sem nem perceber, muito fluido. Só não dei 5 estrelas porque senti falta de mais partes da Aibee e da Minny, os capítulos da Skeeter eram, de longe, muito mais longos que das duas empregadas. O final não atendeu muito minhas expectativas, mas eu tmb n sei o que eu tava esperando.

Stella 17/05/2022

Excelente
Um livro ótimo. Chegou uma parte que não conseguia parar de ler, apesar de já conhecer o enredo todo por conta do filme. Eu amo esse filme e não foi diferente com o livro. Aborda com muita leveza um tema tão duro, que é o racismo norte americano, pelo olhar feminino ora da negra ora da branca.
Vale cada página

Juuu 14/04/2022

5??
Que livro, que história!! Necessário, tocante, emocionante, sobre mulheres fortes, sobre um tema tão pesado, contado de forma leve e descontraída!
Ster 14/04/2022minha estante
Como assim tem um livro?! Preciso, urgentemente! O filme é excelente. Obrigada pela informação inesperada, hahahaha.

Juuu 14/04/2022minha estante
Leia o livro!!! Tem bem mais informações e é mais emocionante!!! Amei o filme também, mas preferir o livro!

Ell_Marcelle 04/04/2022

The Help
Três mulheres especiais estão prestes a dar um passo extraordinário no Mississippi de 1962, lá em Jackson, onde o racismo é tão presente quanto o oxigênio.

Eu amei cada linha de A Resposta. Esse é daqueles que todo mundo tem o dever de ler. E seria um prazer ter um segundo livro sobre as vidas delas após esse grande acontecimento.

Nicolly 29/03/2022

Já conhecia a história por causa do filme e quando fiquei sabendo que era inspirado em um livro, sabia que tinha que ler. E não me enganei. Que livro maravilhoso!
A princípio fiquei receosa pela quantidade de páginas, se seria uma leitura maçante, mas foi exatamente o contrário.

Sinto que mesmo que eu tente, não terei palavras suficientes para descrever a grandiosidade desse livro e o quanto é necessário. Gostaria apenas que todos
tivessem a oportunidade de lê-lo.

Bia 24/03/2022

Apesar de quase 600 páginas, eu leria muito mais...
Um livro para sair da bolha e aprender muito, e contado de uma forma leve (apesar de pesado) e divertida. Mulheres fortes que lutaram contra a sociedade para serem ouvidas, para tentar fazer a diferença. E apesar de ser ficção, infelizmente há muita realidade na história.
O livro é incrível e a nota da autora foi o desfecho perfeito.

nnenaa 23/03/2022

imagina dar menos que 5 estrelas pra esse livro? já procurei na internet avaliações em diversos sites para xingar todos que cometessem tal atrocidade.

gente, que livro perfeito e gostoso (e também doloroso) de ler. vivi as pequenas alegrias, chorei e me choquei com os absurdos q se passam no livro. mas principalmente, terminei o livro com vontade de arrancar o cabelo dessa hilly. mulher amargurada de Deus vai beber uma coca-cola e acalmar essa alma pelo amor de deus

aproveitei q terminei o livro e ja fui ver o filme pra juntar tudo em uma resenha só ! aqui vamos nós nos comentários. primeiro: cortaram bastante coisa do livro. normalmente n gosto quando fazem isso, porque fica difícil adaptar e ser fiel ao desenrolar da história original, mas até q nao atrapalhou tanto - mais ou menos. segundo: odiei oq fizeram com a celia foote. ela é uma mulher gentil, fragil, do interior e q não sabe ser madame. o filme a transformou em uma branquela sem sal e sem noção com passado triste. não gostei da adaptação da parte dela. terceiro: amei a parte em q a mãe da skeeter xinga a hilly. foi satisfatório e faltou só o tapa na cara ou uma cadeirada pra ficar perfeito.

é uma história linda, que mostra a violência da forma mais real possível. sinceramente, não sei como resenhar um livro que fala a realidade. eu me sinto enojada e envergonhada.

resumindo, leiam o quanto antes. recomendem o livro pra amigos, familiares e conhecidos. apenas leiam.

teteu 14/03/2022minha estante
sem estruturas pras tuas resenhas ??