A Resposta Kathryn Stockett
Kathrym Stockett

Resenhas - A Resposta

Cissa 21/01/2011

Emocionante e Verdadeiro!
Uma história tocante, conduzida pela escritora Kathryn Stockett com delicadeza e um fino e leve humor. É um tempo dificil para os negros americanos. O período é anos 1960, onde os negros buscavam através de Martin Luther King conseguir seus direitos civis e reconhecimento na sociedade americana da época.

Na história "A Resposta", a escritora Kathryn trata do assunto preconceito racial que vem acompanhado de segregação racial . Os negros eram discriminados e obrigados a viverem em lugares separados. Nada poderia ser igualmente usufruido por brancos e negros em total igualdade. Mas o curioso da história, no começo, para mim pelo menos, foi a aceitação das mulheres negras e a sua subordinação aos patrões brancos. Mesmo que sentissem algum desejo de igualdade era abafado por medo, falta de conhecimento ou mesmo comodidade numa situação que elas achavam que poderia piorar se acaso se rebelassem. Mas aos poucos fui entendendo e principalmente, vendo essas mulheres criarem forças e se tornarem verdadeiras heróinas.

Skeeter é uma jovem branca de classe média, com o sonho de ser jornalista e escrever um romance. Sua história se junta à das
negras e segue num rítimo tão bem escrito e emocionante que torna impossível parar de ler

Quando fui chegando ao final o sentimento de tristeza aumentou ao saber que acabaria a história daquelas mulheres tão diferentes e fortes e que das quais me tornei amiga íntima.

Lindo, verdadeiro, sensível, imperdível!

Com esse primeiro romance de Kathryn, tive a grata surpresa de ver nascer uma nova escritora com seu estilo próprio, inovador e elegante.
Aguardo o próximo lançamento e que não demore muito, para minha alegria e satisfação em ler.
Lima Neto 21/01/2011minha estante
também adorei o "A Resposta". é um tema que é muito forte e chocante, mas a escritora soube lidar com uma delicadeza impressionante. o que mais me agradou nesse livro, além da delicadeza, foi o fato dela ter construido personagens reais, digamos assim, e não precisou colocar um lado como bonzinho e outro mal, um como coitado e o outro como vilão.
enfim, um livro com "L" maiúsculo.
foi o "A Resposta" o livro com que fechei o meu ano de 2010.

Elaini 22/01/2011minha estante
Cissa, mais uma ótima resenha!Esse livro é realmente impressionante.
Bjusssss

Cissa 22/01/2011minha estante
Queridos amigos Elaini e Lima Neto, agradeço o carinho de vocês. E fico feliz em saber que gostaram assim como eu do livro A Resposta. É uma história humana, sensível, muito bem construída. Tivemos muito bom gosto e perspicácia em escolhê-la para ler e "beber" cada palavra da história contada.
Beijos.

Manuella_3 26/08/2012minha estante
Esse livro deu origem ao filme, excelente por sinal, que se chama "Histórias Cruzadas". Quando descobri o livro fiquei louca pra ler. Já está na minha estante.

Hester1 13/01/2013minha estante
Excelente resenha. Realmente é um livro imperdível.

Cíntia Mara 21/01/2016

Livros inesquecíveis
Às vezes, eu vejo alguém gostar tanto de um livro a ponto de achar que TODO MUNDO TEM QUE LER. Normalmente, não consigo concordar com isso. As pessoas são diferentes, é difícil existir um livro que vá agradar a todos. Porém, toda regra tem exceção. A Resposta é, sim, um livro que eu indico para todos, porque não consigo enxergar um único motivo para não gostar. Pensando bem, uma pessoa conscientemente racista não vai ficar muito feliz com a abordagem da autora, mas continuarei indicando, pois é impossível que alguém leia e não fique nem um pouco tocado pela história, pelas personagens e pela escrita maravilhosa de Kathryn Stockett. Leiam! Leiam! Leiam!

site: http://www.insignificativo.com.br/2015/11/livros-inesqueciveis.html
Racky 21/01/2016minha estante
Achei lindo o filme. Quero muito ler o livro.

Annie Mucelini 21/01/2016minha estante
Uai?

Cíntia Mara 24/01/2016minha estante
Que?

Annie Mucelini 27/01/2016minha estante
No celular tinha aparecido que vc tinha lido há poucos dias...

Cíntia Mara 28/01/2016minha estante
Eu hein.

Ju 08/09/2012

A Resposta
Eu adorei a capa do livro. Não que eu tenha achado a capa mais linda do mundo. Nem gosto de amarelo. Mas amarelo e roxo realmente combinam, e eu adoro roxo. Adorei a expressão das personagens, tem tudo a ver com elas. Só não gostei de os uniformes de Minny e Aibileen não serem brancos, pois o livro os cita mais de uma vez e destaca que são dessa cor. Agora, o que me fez gostar da capa desde que segurei o livro pela primeira vez, foi a sensação que ela me dá. Ela parece macia. Minha mão desliza por ela.

A Resposta é um livro corajoso que trata da época em que os negros não tinham quase nenhum direito. Não podiam sequer frequentar os mesmos locais que os brancos, muito menos morar neles. Só era permitida a entrada de empregadas domésticas "de cor" (como o livro trata das negras) em alguns lugares - como, por exemplo, os melhores supermercados - usando seu uniforme. E, nas casas em que trabalhavam, não podiam sequer usar o mesmo banheiro da família para a qual prestavam seus serviços, nem os mesmos talheres para suas refeições (na verdade, as futuras empregadas domésticas eram ensinadas por suas mães a até mesmo guardar seus talheres em um armário separado e, quanto ao banheiro, era construído um, normalmente fora da casa, que elas pudessem usar). Ou seja, eram vistas apenas como um incômodo necessário pela maior parte das pessoas.

Skeeter é uma moça branca que acabou de sair da faculdade - com um diploma, ao contrário de suas amigas que abandonaram seus cursos para se casar. Candidata-se a uma vaga em uma grande editora de Nova York, para a qual não possui nenhuma qualificação, e sua ambição chama a atenção da editora Elaine Stein, que lhe escreve uma carta na qual aconselha: "Escreva sobre aquilo que a incomoda, sobretudo se isso não incomoda a mais ninguém".

Skeeter presencia fatos que considera abomináveis entre patroas e empregadas e, uma noite, acaba por perceber que esse é o tema que mais mexe com ela. O jeito que as domésticas negras são tratadas, mesmo após anos de convivência com uma família branca. Ela tenta resistir à idéia, pois tem consciência de que vai ultrapassar um limite imposto pela sociedade em que vive de forma arriscada e imperdoável. Mas não consegue deixar o tema ir embora e, mais do que isso, sabe que precisa tratar dele.

Ela inicia então uma jornada para convencer algumas mulheres a colaborar com ela na escrita do livro, só que não é uma jornada nada fácil para uma branca, que causa desconfiança por onde passa. Mas Skeeter consegue a ajuda de Aibileen, a empregada de uma de suas melhores amigas e, com essa aliada, tem mais esperança de conseguir concretizar seu desejo.

Apesar do livro possuir 574 páginas, a leitura flui muito bem. Ele tem a narração dos capítulos alternada entre Skeeter, Aibileen e Minny (a melhor amiga de Aibillen), o que dá mais dinamicidade a ele. Como as personagens se conhecem, aparecem nos capítulos umas das outras, mas só é mostrada a visão de uma pessoa de cada vez.

O livro mostra que sempre podemos olhar pra dentro de nossos corações e perceber, com sinceridade, a pessoa que nós somos . Mostra também que podemos, a qualquer tempo, recomeçar, e nos transformarmos na pessoa que queremos ser. Espero que leiam, pois é um livro que nos faz refletir sobre nossas atitudes com todas as pessoas que estão ao nosso redor. A história é emocionante.
Dani 27/03/2013minha estante
Achei a capa linda e o tema corajoso. Para ser sincera provavelmente eu teria medo de tomar uma atitude mais corajosa como a dela. Quem não teria? Num mundo preconceituoso, os líderes eram massacrados, ficou a dica para uma leitura próxima!

Adriane Rod 01/04/2013minha estante
kkkkkkkkkkkkkkk
E eu lendo a sua resenha e falando das cores que não tinham nada a ver com a capa preta a vermelha, :p demorei para entender que você falava de outra versão.

;)

Baah 13/04/2013minha estante
nossa não conhecia o livro, mas sua resenha me deixou mega curiosa, parece ser tão interessante

Thaís 13/04/2013minha estante
A capa é bem diferente, e o filme deve ser bem legal! Ele deve nos ensinar muito, e mudar nosso jeito de pensar..

jeisiani.albino 16/06/2017

Melhor Impossível!
Leiam esse livro!
Parem tudo o que estão fazendo e vão ler esse livro.
Uma leitura rápida(apesar das 574 paginas), que te envolve(mesmo sendo um tema tão pesado), te leva pra outra época e ao mesmo tempo lhe mostra como as coisas não mudaram tanto assim e te deixa triste por isso.
A minha pessoa favorita nessa história era sem dúvida a Aibe...Nossa como eu queria ter alguém assim pra cuidar de mim e ao mesmo tempo queria cuidar dela.
não sei mais o que dizer só consigo pensar em como foi bom ter conhecido essa história além do filme(que por sinal também é Maravilhoso. Assistamm!!
Hallef 27/04/2018minha estante
A sua empolgaçao é a minha kkkkk

Li ele em meados de 2017 e toda vez que vejo essa capa, meu coraçao se aquece.

jeisiani.albino 30/04/2018minha estante
Isso é um bom sinal! Fico muito feliz em saber que mais pessoas foram tocadas por essa Maravilha!!

Grace.Fernandes 21/03/2019minha estante
Também amo a Aibe! Mas a Minny é a minha favorita, principalmente porque ela é um retrato de uma das minhas tias, ela já chegou a sair nos tapas com uma patroa que a chamou de "criola mal educada"! Me apeguei muito a história porque vim de uma família de domésticas, então conheço muitas histórias de injustiças como as relatadas no livro! Já li o livro umas três vezes e o filme devo saber até as falas!

Lacrimosa 02/08/2022

Três panacas chorando na cozinha
----------?

Uma leitura muito fluida e divertida de se fazer, porém eu tive muitas irritações e a principal foi: Skeeter e aquela sebosa racista que já nem lembro o nome.

O livro se passa em 1964 e obviamente teriam muitas coisas que me deixariam irritada. Porém o que mais me irritou é o fato de eu ter desejado que o livro fosse sobre as serviçais e exclusivamente focado nelas. Então sempre que estava em uma parte muito interessante com a Aibileen e Minnie e o próximo capítulo era a visão da Skeeter, eu ficava muito decepcionada.

Skeeter... que personagem desinteressante. O fato de ela ser uma rica dos anos 60, uma dama, burguesa, burra, ingênua é de me fazer querer arrancar os cabelos de frustração. As cenas em que ela ficava triste pela Constantine ter "abandonado" ela foram uma desgraça. E o romance com aquele homem xexelento? O homi simplesmente jogava ela fora igual comida estragada e ela ficava se humilhando por ele.

Outro ponto de cair o uc da bunda de raiva: a submissão dela pela amiga filha da put. Eu fico realmente embasbacada em quanto ela simplesmente não tinha voz nenhuma quando se tratava daquela corna. Cheguei até a suspeitar que ela tinha uma queda pela racista. A menina simplesmente não tinha voz.

A ingenuidade dela durante as entrevistas como se as mulheres fossem obrigadas a respeitar ela por estar fazendo a mínimo em dar uma voz à elas, a submissão, o romance, etc. Enfim, Skeeter em si me foi o problema desse livro. Como uma pobre, não tenho paciência para os dramas de rico dela. É torturante ter que ler os probleminhas sociais dela quando paralelamente sigo a história da Aibileen e Minnie. Tive o sentimento de que ela não levava as entrevistas com a devida seriedade e postura. Como algo relevante.

Eu opino que ela não deveria ter a relevância que teve e as mulheres negras quem deveriam protagonizar o livro inteiro, até porquê é a história delas. Fora o baita estereótipo de branca salvadora que esse livro me deu.

Muitas vezes fiz leitura dinâmica nas partes da Skeeter, embora bemm no final a evolução dela tenha sido algo bom (pelo menos isso).

O livro é muito rápido de se ler e as mulheres negras desse livro são simplesmente perfeitas ????? com uma história de vida do c4ralho de incrível e com pensamentos e ensinamentos lindos. Fiquei completamente apaixonada por elas.
Pedrol 08/08/2022minha estante
Tá, me convenceu a ler.

Lacrimosa 09/08/2022minha estante
??????

Camila1856 06/02/2024minha estante
Acho que o único homem não podre desse livro é o marido da Célia, o resto, pode jogar no lixo

Julianna 04/02/2011

Eu adorei, merece até um filme!!
Debora 07/02/2012minha estante
Agora tem um, e a crítica que li não falava muito bem do filme.

Isa Gama 01/03/2012minha estante
Que bom que seu desejo foi concretizado!

Julianna 01/03/2012minha estante
Eu achei super fiel!
Olha que eu sou muito critica com livro que vira filme!!

@wesleisalgado 23/10/2023

Gostoso de ler
O maior elogio que posso fazer é esse. E o que mais você quer de um livro? Fazer algum tipo de crítica parece ser uma comportamento de manada. E digo mais, acabei de rever o filme e ele continua tão gostoso de assistir como quando assisti anos atrás e como o livro.

Após as declarações da Viola Davis de que se arrependeu de ter atuado no longa, virou modinha odiar o filme, vide que o próprio livro lida com a questão de ser uma mulher branca no papel de salvadora, mas a Skeeter não é isso em momento nenhum tanto no filme quanto no livro. A Aibleen e Minny possuem tanta identidade que é até vergonhoso rebaixar a história a personagem branca. O próprio livro foi escrito por uma autora branca que cresceu no Mississipi criada por uma Aibleen se você leu a seção final escrita por ela, sabe disso.
É um calhamaço, mas nada sobrou ali e senti falta das partes não adaptadas no filme. Eu não queria que acabasse, a escrita é muito acolhedora de alguma forma, mesmo as partes pesadas de cunho racial, que geração mimimi adora militar sobre e achar revoltante.

Já estou com saudades de Jackson nos meus dias. Recomendo!
Sabris 30/10/2023minha estante
Nossa, a Viola falou isso?? Não sabia, e achei o filme tão lindo, tanto que é meu favorito da vida faz uns 10 anos e até hoje não encontrei nenhum outro filme à altura dele pra mim
Li o livro e pretendo reler em breve, pois apesar de abordar um tema pesado, ele ainda dá a sensação de esperança

Sabris 30/10/2023minha estante
Chocada que as pessoas odeiam o filme por causa disso. E em nenhum momento eu pensei na Skeeter como "salvadora", vi ela apenas como uma "condutora", uma pessoa que apenas estava disposta a arriscar sua reputação pra compartilhar histórias de várias empregadas como forma de "homenagear" Constantine, a empregada q cuidou dela como se fosse sua filha
Enfim, ainda acho e continuarei achando esse filme maravilhoso. E fico feliz dele ganhar notoriedade com a famosa cena da torta de chocolate kkkkk

@Estantedelivrosdamylla 10/04/2021

Incrível
"A resposta" é um daqueles livros que você sente que não cansa, e mesmo assim te prende do início ao fim. Amei conhecer a história que inspirou o filme "Histórias cruzadas" que por si só já é lindo.
Apesar de ficção, carrega um viés autobiografico muito forte da autora com a personagem Skeeter, o que torna as coisas ainda mais interessantes. Para quem tem curiosidade sobre o período em que a segregação racial não era ilegal nos EUA, esse livro tem a capacidade de transportar a gente para esse período de horrores.

Super recomendo.
Mary Leui 10/04/2021minha estante
Sou curiosa para ler este livro. Mas agora que li sua resenha, estou mais curiosa ainda para ler!

@Estantedelivrosdamylla 10/04/2021minha estante
Vale muito a pena. É incrível.

Thamiris.Treigher 13/10/2021

Perfeito!!!!
QUE LIVRO MARAVILHOSO!! "A Resposta" é o livro que deu origem ao filme "Histórias Cruzadas", que eu gostei muito e me despertou a vontade de ler o livro também.

O livro é narrado por três mulheres que vivem no Mississippi em 1962, durante o início do movimento dos direitos civis nos EUA. Uma delas é branca, Skeeter. E duas são negras e empregadas domésticas: Aibileen e Minny.

Skeeter acabou de se graduar na universidade de Ole Miss. Aibileen já está criando sua décima sétima criança branca. Minny, melhor amiga de Aibileen, vive perdendo seus empregos porque fala mais do que é permitido socialmente para negros.

A história das três mulheres se cruza quando elas se unem para realizar um projeto ilegal. O motivo é simples e ao mesmo tempo o mais complexo possível diante de uma sociedade racista: elas estão sufocadas pelas regras, humilhações, perseguições e injustiças da época em que vivem.

O desenrolar da história é incrível, com muita tensão, humor, retratos sociais cruéis, amizades verdadeiras, superficialidades, hipocrisias e a esperança de uma realidade melhor.

O ritmo narrativo é perfeito e as personagens são muito bem construídas. Recomendo muito!!
day 16/10/2021minha estante
Sou louca pra ler esse livro

Thamiris.Treigher 17/10/2021minha estante
É excelente, day!!

samara1576 29/06/2020

A Resposta
Minny, Aibileen e Skeeter. Duas negras e uma branca, protagonizam essa história perfeita.
O livro se ambienta em 1962 Jackson, Mississipi. Nesse livro conhecemos a realidade dos negros em 1962, muitas mulheres negras conhecemos aqui, e muitas patroas brancas tambem.
A Skeeter(uma jovem branca que tem o sonho de ser escritora) resolve escrever um livro contando como é trabalhar pra uma patroa branca e com isso ela tem a ajuda de Aibileen e Minny(as duas mulheres negras) e outras tantas empregadas domésticas;
É incrivel o quão me senti conectada com as personagens, o quão me importei com as 3 principais.
O livro mostra essa realidade de uma forma tão simples que qualquer um possa entender, apesar de toda a situação ser horrível, uma época onde a cor de pele determinava toda sua vida, a autora também nos mostrou que existia amor também, e nem tudo é preto no branco, nem todos eram iguais.
As três protagonistas tem uma força e garra enorme, atraves da vida delas são tratados assuntos mais necessários e sérios e que no final nos transmitem a mensagem necessária, 3 mulheres incríveis!
Eu amei esse livro, todo ele, vou me lembrar desses personagens pra sempre.?
Kauan 30/06/2020minha estante
é incrível como um livro trás toda essa mágica para nossas vidas, pela sua resenha, com certeza vou ler ele ?

samara1576 30/06/2020minha estante
lê sim migs, ele é incrível!

Leticia Brambilla 19/04/2023

Um livro que te prende do início ao fim. Posso considerar que é meu livro favorito por tanto conteúdo e tanta verdade nessa história, por mais fictícia que seja. Aconteceu e não podemos negar que certas coisas ainda acontecem nos dias de hoje.
Livia.Guida 19/04/2023minha estante
Nunca li o livro, mas o filme é um dos meus preferidos.

Vou colocar na minha lista. ?

Leticia Brambilla 19/04/2023minha estante
Pode colocar você não vai se arrepender...claro que o livro é sempre diferente do filme. Mais de todo caso a essência é a mesma do que livro tenta passar.. é algo de se refletir.. garanto que vale muito a pena a leitura ??

Juuu 14/04/2022

5??
Que livro, que história!! Necessário, tocante, emocionante, sobre mulheres fortes, sobre um tema tão pesado, contado de forma leve e descontraída!
Ster 14/04/2022minha estante
Como assim tem um livro?! Preciso, urgentemente! O filme é excelente. Obrigada pela informação inesperada, hahahaha.

Juuu 14/04/2022minha estante
Leia o livro!!! Tem bem mais informações e é mais emocionante!!! Amei o filme também, mas preferir o livro!

Sthephanie.Schulz 13/01/2013

A Resposta (frente a tantos livros ruins da atualidade...)
A Resposta - Kathryn Stockett

Sempre achei mais fácil resenhar um livro que eu não tenha gostado, - apontando todos os problemas que encontro na obra - , do que um livro que tenha realmente me emocionado, tal qual a obra de estréia de Kathryn Stockett, "A Resposta". Isso porque é muito difícil encontrar elogios e indicar algo que grita “fantástico” por si só durante a leitura.

Apesar do tema mais sério (a segregação racial na década de 60), a narrativa do livro é muito agradável e flui, porque se divide entre as três protagonistas: a jovem escritora Skeeter e as empregadas Aibileen e Minny Jackson. Skeeter é muito diferente das suas jovens amigas brancas, não tendo como objetivo máximo na vida se casar. Eugenia “Skeeter” é sonhadora e, ao aspirar a carreira de escritora, tem a brilhante ideia de retratar a vida e as mazelas das empregadas negras de sua conturbada época.

Aibileen, por sua vez, é a empregada doméstica de Elizabeth Leefolt, amiga de Skeeter, enquanto que Minny é a típica personagem corajosa e desbocada, do tipo que não leva desaforo pra casa... Essas três mulheres se juntam no compêndio desses relatos, ao mesmo tempo em que colocam as próprias vidas em risco nessa empreitada em busca pela mudança na conservadora cidade de Jackson, Mississípi.

Quando a narrativa muda de foco, não temos apenas um novo personagem se expressando... Mas, sobretudo, um jeito diferente de sentir. É engraçado que quando eu lia os trechos de Skeeter, mentalmente pensava nas outras personagens do livro como Celia Foote e Hilly Holbrook, de igual pra igual, como a própria Skeeter as vê. Todavia, quando estava lendo os trechos de Aibileen, eu pensava em "Dona Celia e Dona Hilly"... Já nos trechos da Minny, sentia um ódio mortal da Hilly (a personificação do mal hahaha).

Acho que essa jogada narrativa de Kathryn Stockett foi simplesmente sublime e enriqueceu o texto, pois proporciona o leitor ver como cada uma delas vê, sentir como cada uma dessas incríveis mulheres sente... E essa é a melhor característica do livro. Ele não fica na liçãozinha de moral ou em frases melosas... Ele "bate na sua cara" o tempo todo de formas sutil e inteligente.

A obra não possui grandes mistérios ou reviravoltas, contudo é profunda a tal ponto que chega a ser dolorida em certos momentos. Creio ser quase impossível não se emocionar, torcer o nariz ou até mesmo rir com os fatos apresentados no livro. A construção do enredo e o aprofundamento dos personagens são feitos de maneira impecável pela autora, de modo que quando você chegar ao final do livro vai ter aquela sensação de que Aibee, Minny e Skeeter poderiam ser pessoas de carne e osso, e que por alguns dias, enquanto a leitura estava acontecendo, essas pessoas conviveram com você. Quando o livro acaba, e elas tem que partir, deixam saudades... Porque esse livro é daqueles que permanecem na nossa memória anos a fio após serem lidos e relidos.
Manuella_3 13/01/2013minha estante
Ótima resenha, Sthé. Ainda não li o livro, mas já vi o filme, que indico, grandes interpretações e uma linda história.

Luis Netto 31/01/2011

A Resposta

“A Resposta” da autora Kathryn Stockett, é um romance fantástico. Conta a vida de três mulheres de forma espetacular, fazendo-as personagens marcantes, envolventes e surpreendentes.
A história da primeira personagem, Skeeter, mulher de 22 anos, que acaba de chegar à casa de seus pais após graduar-se na universidade de Jackson. Ela vai morar no Mississipi. Skeeter sofre uma grande pressão de sua família, pelo fato de já ter se formada; sem bem sucedida na vida, mas ainda estava solteira. Quando se sentia muito pressionada recorria à empregada da casa, Constantine, sua amiga, seu ponto de apoio. Numa ocasião, precisando de Constantine, nota que ela havia desaparecido, e ninguém quer lhe dizer para onde ela foi.
A segunda personagem, Aibileen é uma empregada negra, mas apesar da profissão Aibileen sempre se mostrou uma mulher sábia e determinada. No momento ela estava criando sua décima sétima criança branca, Aibileen, tinha um filho muito doente e veio a falecer. Após a morte do seu garoto, ela mudou muito seu comportamento, e passou a acusar seus patrões por fazerem vista grossa, não se interessarem no tratamento do seu filho, que acabou levando-o a morte. Por essa mudança de atitude, ela é demitida e obrigada a se separar da menininha que cuidava. Ela sabia que ambas iriam sofrer com a separação, mas não havia mais o que fazer.
Já a terceira personagem, Minny, era melhor amiga de Aibileen. Fisicamente, era uma mulher de pequena estatura, gorda; era uma daquelas pessoas que não tem papas na língua, que não leva desaforo para casa, diz o que pensa de cada pessoa, sem se preocupar muito com o amanhã, e por causa desta “qualidade” não consegue se firmar em nenhum emprego, apesar de cozinhar maravilhosamente bem. No momento Minny consegue emprego na casa de uma mulher que acabara de chegar à cidade, e que ainda não conhece a reputação de sua nova domestica. Mas naquela casa não era só Minny que era um pouco estranha, sua nova patroa também guardava diversos segredos.
São estes pequenos mistérios, que deixei em aberto, para que vocês, caros amigos, descubram a interligação destes personagens, na junção destas três histórias na medida em que tornem um único contexto.
Mesmo sendo pessoas totalmente diferentes, as personagens Skeeter, uma mulher branca e as duas negras e amigas Aibileen e Minny, buscam atingir objetivos e acabam se envolvendo em um projeto muitíssimo perigoso e clandestino, onde a policia é chamada a intervir,
“Que projeto tão perigoso será este? ’. O que posso adiantar a vocês é que este projeto uniu em uma linda amizade estas três mulheres, mostrando a todo EUA, que um negro e um branco podem viver em perfeita harmonia.
Um livro onde vai encontrar suspense, emoção, carinho, revolta. Vai ficar alegre e também triste com os personagens. É uma forte critica social.
Livro maravilhoso.

Recomendo a todos
Renata CCS 08/11/2013minha estante
Que resenha instigante! Gostei da proposta deste livro.

Lilo Dias 21/06/2020

Leitura obrigatória
Que livro!
Assim que assisti o filme, procurei em diversos lugares para ter mais informações sobre ele, e que felicidade ao descobrir que havia um livro.
Fiquei encantado por tudo que está no livro, principalmente a forma como foi escrito, dividindo nas três protagonistas.
As três personagens desde o início foram apaixonantes.
O livro também encantou por seguir caminhos diferentes daqueles que esperamos, como é a vida real.
Me apaixonei por um livro, o que não fazia há muito tempo!
Vicencia 21/06/2020minha estante
Adoro esse livro ?