Fahrenheit 451

Fahrenheit 451 Ray Bradbury

Resenhas - Fahrenheit 451

Fafhy 13/06/2024

FAHRENHEIT 451
Eu gostei do livro, porém achei a leitura um tanto cansativa. Acredito que por conta da complexidade do tema.
O argumento de se queimar livros para impedir as pessoas de se contraporem ao sistema vigente é muito mais comum do que se imagina, ocorreu durante a idade média, a segunda guerra mundial e também a revolução russa, só pra citar alguns exemplos. Nesses casos, quem era pego lendo ou com livros era considerado subversivo.
Apesar de escrito em meados do século passado, o livro é muito atual, quando trata de censura (no Brasil tivemos um exemplo claro e atual ((2024)) no estado de Santa Catarina que proibiu o livro ?O Avesso da Pele? nas escolas públicas, enfim?
Uma das principais críticas que o livro traz é que: de nada adianta o conhecimento se formos incapazes de o colocar em prática.
Eu recomendo a leitura.

Bru 13/06/2024

Obra de arte além de seu tempo
ATEMPORAL.

Ray escreve de um futuro distópico em 2052 mas é importante saber que nada mas é que uma versão evoluída e imaginativa de acontecimentos por volta de 1940-1950.

Contextos históricos de surgimento da tv, guerra fria e etc. É possível ver tudo isso em referências no seu texto. O personagem principal e toda a trama muito bem montada.

É ótimo justamente por trazer pensamentos que cabem na sociedade atual, pra geração atual, mas que foi escrito em outro século.

Apenas leiam, super recomendo.

Marina Michelin 12/06/2024

Não me pegou
Não sei se o meu problema é com as distopias, mas, Fahrenheit 451 não me envolveu.

A premissa é muito boa, estava empolgada com a leitura, mas achei o começo confuso e chato. Da metade pro final fiquei mais interessada, mas ficou muito corrido. Senti falta de um desenvolvimento.

Como eu disse, talvez seja um problema meu com o gênero. O livro não é ruim, só não achei empolgante o suficiente.

Enfim, to julgando um clássico da literatura sem saber um pingo de literatura, mas o skoob serve pra isso né, então fé. Kkkkk

AYUMI 12/06/2024

Distopia sobre a supremacia das telas sobre os livros
O cerne da crítica dessa distopia é maravilhosa. O livro reflete muito sobre o que vivemos nos dias atuais, especialmente sobre a busca de prazeres fáceis ao invés do raciocínio e do fazer algo significante.

nacarolinga0 12/06/2024

O livro tem uma mensagem legal que te faz pensar muito e tem frases muito marcantes também, porém achei a história meio confusa (entretanto, não estou familiarizada com clássicos)

Tulio.Gama 11/06/2024

A própria experiência de pegar essa linda edição em capa dura e folhear as páginas já me parecia especial. Livros carinhosamente concebidos são um prazer a parte, só pela sua existência. E essa obra muito notória na literatura mundial, especialmente na ficção científica, valida o luxo.
Infelizmente, salvo algumas raras passagens, a história não funcionou tanto para mim. Talvez minha expectativa fosse alta demais, pois sou muito fã de 1984, distopia muito comparada a esta. O mote, que já conhecia muito antes de começar a ler, não elucida mais do que é, ou que já se sabia. Infelizmente envelheceu, ainda que seja muito atual.
Apesar de não ter me fascinado, e culpo isso mais pelo spoilers que adquiri ao longo da vida, e da prosa ser meio confuso em certos momentos, acho que o contato com a obra seja importante. Influenciou muito o gênero, a mensagem permanece pertinente, como uma boa Scifi deve.

PatiClivati 11/06/2024

Clássico da literatura mundial
Um grande romance de ficção especulativa, ambientado em um futuro indefinido. Uma crítica a repressão política e a era da superficialidade da imagem.
Um livro para ler e reler. Uma bela reflexão para onde estão indo nossos valores?

Off.ressacaliteraria 10/06/2024

Apesar de escrito em 1953, o livro traz consigo uma extrema crítica social ao autoritarismo e a censura, utilizando a tecnologia como um meio de controle, além de exaltar a importância da literatura.

Hugo350 09/06/2024

Livro que retrata bem a atualidade.
Livro excelente, um plot atrás do outro. Muito cativante e assustador. Ele faz a gente refletir sobre o estilo de vida que temos. Também retrata uma realidade muito próxima da nossa, onde as pessoas vivem em um estado de normose profunda. Sem contar na velocidade que vivemos. O livro é ótimo, recomendo!

Luana 09/06/2024

Provocador
Numa escrita cheia de floreios, Fahrenheit 451 traz um cenário futurista onde ler é ilegal, e os bombeiros são incumbidos com a tarefa de queimar livros.

Eu achei que terminaria o livro mais rápido, visto que é um livro curto, mas precisei de mais tempo. Talvez tenha relação com o fato de que ele não é dividido em capítulos menores, de fácil digestão. Não, ele não é muito fácil de ser "digerido", e apesar da linguagem ser de certa forma cheia de floreios, ela não é muito descritiva, o que pra mim foi um impedimento. Estou mais acostumada a descrições elaboradas, ainda mais de cenários que não são comuns à nossa realidade. Falo que é uma escrita "florida", mas não rebuscada, cheia de palavras difíceis, o que é um ponto positivo pra mim.

Apesar de tudo, achei a leitura proveitosa. É uma leitura que provoca o leitor a refletir. Acho que todos se beneficiariam de ler Fahrenheit 451 nos dias de hoje.

Resumindo: Não é um dos livros mais fluídos, mas a leitura vale a pena.

Barbara1403 09/06/2024

Reflexões interessantes
Este é um livro que traz reflexões interessantes sobre o nosso modo de vida e como a sociedade está se organizando, apesar de ele ter sido escrito em 1950 e poucos. Um livro muito atual, muito importante de ser lido.
Achei alguns elementos no final que não precisavam existir, como a guerra, deixou o livro pouco fluido e um pouco confuso porque já tinha a trama original, a história da guerra deixou ele um pouco confuso.
Gostei!

driliotti 07/06/2024

Crítica social.
Esse livro, que fala de queimar livros, é pura crítica social. Não entendo perfeitamente o contexto histórico, mas sei que é algo pós segunda guerra. A primeira impressão que eu tive é que parece com 1984, de Orwell. Mas logo se percebe que não é tão parecido assim.
Montag através das conversas com Clarissa começa a questionar se realmente está feliz com o funcionamento das coisas. Após essa percepção começa a se questionar o motivo de os livros serem proibidos.
Enfim, eu poderia descrever todo o livro, mas a maior percepção que eu tive é de que os personagens são extremamente como as pessoas são até hoje, tem a pessoa que aceita tudo, mas que acorda, tem o líder que tenta te dizer que como está, está bom, tem uma pessoa que enxerga o erro mas é tratado como louco, tem quem sabe de tudo, mas tem medo, e tem quem aceita tudo cegamente. Enfim é a descrição perfeita da sociedade da época, da sociedade de hoje, e provavelmente da sociedade do futuro.

Samuel767 07/06/2024

Atual e tocante
Essa obra de Bradbury me impressionou por sua perspicácia.
Preciso dizer que o início do livro foi meio confuso e quase desisti da leitura, mas me forcei a continuar. Ainda bem que fiz isso!
Em dado momento ele pinta um quadro da nossa sociedade atual com tudo aquilo que precisamos criticar.
A história do Montag, o personagem principal se assemelha muita à história de todos que ficam inconformados com o mundo como está a nossa volta.
E a pergunta que fica: como estamos tocando o mundo para que a nossa presença seja percebida?

Kezices 06/06/2024

Foi uma das minhas leituras de maio. Durante a leitura, além de pensar sobre a forma como hoje lidamos c/ a leitura (em tempos de ferramentas de aceleração de áudios e vídeos), também fiquei pensando sobre como a leitura como lazer "apenas" não é incentivada...