Fahrenheit 451 Ray Bradbury

Resenhas - Fahrenheit 451

tupinambA0 17/02/2024

Fahrenheit 451
Esse livro tem uma ideia realmente muito boa, um tema totalmente atual. mas na minha opinião a ideia dele é bem mais legal do que a prática, a história não é tão cativante nem o personagem principal. tudo é raso e não é explicado os detalhes direito.

mas te faz pensar, e refletir isso é bom, mas não me fez sentir nada, não fiquei chocada, nem triste, nem feliz, nd. e eu gosto de livros que me fazem sentir.

fica em 3° lugar na tríade, perdendo pra 1984 em 1°, e admirável mundo novo em 2°.

Rodrigo.Silva 17/02/2024

O mundo está cheio de pessoas carregando fósforos acesos.
Adianto que apesar de ser uma distopia o epílogo do livro é uma narração da vida real.

Desde a introdução de Neil Gaiman foi possível presumir o teor da narrativa e a vontade que Ray tinha de passar, talvez , uma das mais importantes lições sobre a conduta e o caráter.

O desenvolvimento do livro é opaco, apesar da fluidez na leitura, senti uma aspereza no desenvolvimento das cenas. Talvez seja algo relacionado as perspectivas do próprio personagem, Montag.

Mas algo chamou atenção, os detalhes que levam Montag a questionar a conduta social são pontuais, realmente me levaram também a questionar alguns aspectos.
A narrativa, hoje, pode estar um tanto "batida" mas entendo que o parecer de Ray é genuíno e alarmante, há época em que foi escrito.

Tudo que posso dizer é que o livro é um retrato terrível da realidade, vigorosa e pungente ainda hoje. Realidade triste.

Eu me envolvi completamente com a leitura e com o enredo, mas nem tanto consegui me conectar com o personagem, apesar de o compreender.

Mas digo aqui que talvez a pérola esteja no Coda, ou Epílogo, mas prefiro chamar de Coda, era necessário e foi satisfatório para a história.
O que é muito interessante porque esse Coda abandona a distopia e o enredo e passa a dizer sobre a vida real do autor, comenta alguns casos que ele presenciou e isso é de uma aberração tão grande, saber que o epílogo de uma distopia ficcional seja a realidade crua.

O fim do livro me arrebatou, botou um ponto final no convencimento e me alertou.

Recomendo a leitura a qualquer pessoa, acho que o problema apresentado seja indiscutível.

TerraDasLetras 15/02/2024

Incrível!
Essa distopia fantástica descreve uma sociedade que se desenvolve sob um governo que é totalitário, porém de forma mais sutil. Nesse universo, os livros são proibidos e, quem não segue as normas, tem sua vida destruída. Todos os livros apreendidos são queimados pelos “bombeiros”, que têm a função de colocar fogo, ao invés de apagá-lo.
Existe, durante toda a história, uma reflexão sobre o poder que as telas exercem sobre as pessoas (lembrando que ela foi escrita muito antes da invenção do celular). As relações são superficiais, a verdade absoluta vem do Estado e o pensamento crítico e liberdade de expressão são inexistentes. Se as pessoas não são instruídas, as chances de se rebelarem contra o status quo é muito pequena. E, sem livros, há poucas maneiras de adquirir conhecimento e as pessoas passam os dias entretidas por coisas supérfluas, sem a menor capacidade de crítica.
Para quem gosta de distopias, essa história leva a muitas reflexões importantes e bem atuais.

site: https://www.instagram.com/terra_das_letras/

skuser02844 14/02/2024

Não é o que eu esperava :/
A premissa do livro é excelente, mas acho que a história deixou muito a desejar. O começo me prendeu bastante, mas depois foi ficando bem cansativo. Achei o final muito corrido e sem graça. Os personagens também não me cativaram.

Theallebasi 14/02/2024

Excelente
Acho que muito do que faz esse livro se exceder para algo além do muito bom que ele é, vem dos comentários do autor no posfácio! Ótima leitura, imprescindível a todos!

lxcasbrito0 13/02/2024

No meio literário existe uma trilogia. 1984, 451 e admirável mundo novo. Venho seguindo essa linha e falta ler o 3°

Ainda não consigo opinar qual é melhor. 451 é bom a sua maneira. Não achei o final previsível, não imaginava que fosse assim.

Assim que acabei de ler fui correndo ver o trailer do filme com o Jordan. O mundo que imaginei é mais ou menos aquele, tecnologia, luzes vermelhas, ruas vazias e muito fogo.

Amanhã escrevo uma resenha mais interessante e edito aqui.

Andressa.Junges @arcoiresdelivros 12/02/2024

Eu gostei, mas não amei
Quando comecei a ouvir o audiobook confesso que fiquei um pouco receosa porque a linguagem era um pouco diferente, mas foi apenas uma questão de hábito mesmo.

Gostei muito das reflexões que o livro trouxe e mesmo sendo publicado há tanto tempo, são reflexões muito válidas para os dias atuais

Confesso que queria um pouco mais da ficção cientifica e acho que mesmo sendo tão profundo, as vezes ele era raso e muito acelerado, mas ao mesmo tempo devagar hahah

É um bom livro e eu gostei muito, a leitura é super válida

Janaina.Oliveira 12/02/2024

Fahrenheit 451 - Ray Bradbury
Imagine o ano de 2024, telas por todos os lados, pessoas vivendo em seus mundos particulares e os livros, todos eles esquecidos. Não, espera, história errada. Vamos começar de novo.

Imagine uma época em que é proibido ter livros, o simples fato de recitar uma poesia é suficiente para que o corpo de bombeiros queime sua casa e destrua sua vida. Nesse tempo as ?famílias? estão com vc o tempo todo através de grandes painéis nas paredes, eles interagem com você, te colocam no enredo e você pode seguir sendo feliz sempre, sem pensar nas pessoas que magoou, deixou ou abortou.
Guy Montag vive nesse mundo e ele é bombeiro, responsável por queimar qualquer livros que encontre, juntamente com a casa em que este livro estava. Certo dia Guy conhece Clarisse, uma adolescente que desperta em Guy a curiosidade pelo o que os livros tem de tão perigoso, ela o faz questionar. A partir daí Guy começa a salvar livros e levá-los para sua casa.
Ao atender um chamado Guy acaba roubando um dos livros que devia ser incendiado.
O fato de a dona da casa ter preferido morrer queimada com seu livros também abala as crenças de Guy. A partir desse momento tudo se transforma e ele é obrigado a abandona sua vida após uma denúncia.

Bia 12/02/2024

Complexo
Esse livro é realmente incrível e hipnotizante, super curtinho e envolvente. Não tenho certeza se entendi toda a complexidade do livro, acho que para entender tudo preciso ler uma 20 vezes, mas tudo bem. Teve alguns momentos onde o autor descrevia uma cena e eu não conseguia entender e imaginar o que estava acontecendo, e em alguns outros eu não conseguia perceber se era a imaginação dele ou real, talvez por isso nãotenha compreendido tão bem o final, mas de forma geral esse livro é maravilhoso. Recomendo demais para quem está afim de refletir sobre o passado, presente e futuro.

nmr_cc 12/02/2024

U A U
Que livro bom!
Tenho algumas coisas a dizer sobre a escrita dele, mas até relevo de tanto que nos prende.
É muito curioso como é tao distante e tao próximo da realidade. Quando li a parte que ele enfoca um pouco na violência, presenciei uma briga muito tola na rua, e, a partir daquele momento, comecei a perceber o quão atual é esse livro.
A questão das telas, do queimar os livros, tudo isso, não necessariamente da forma como ele descreve, acontece na nossa sociedade
Todo mundo deveria ler esse livro.

Gabriel 11/02/2024

Fahrenheit 451
Um bombeiro, que ao invés de apagar o fogo colocava fogo em bibliotecas. Um tanto curioso, não?
Livro de grandes reflexões, principalmente em relação a críticas sobre políticas autoritárias onde ocorre a censura dos livros. Não só isso, como também nos mostrando como as telas nos deixam cegos em relação a coisas simples da vida.
Livro ótimo, me prendeu do início ao fim??

Clara 10/02/2024

Esperava mais
Pode ter sido o momento em que li, mas não gostei desse livro, pra mim ele tinha tudo pra ser bom, mas acabei não curtindo...

Nico 10/02/2024

Tenebroso (mas não de um jeito bom).
Quando minha amiga sugeriu que lêssemos juntos esse livro, fiquei absurdamente empolgado.

Distopia? Proibido ler? Bombeiros que queimam livros? MEU TIPO DE COISA!

Contudo, o argumento do livro vende uma ideia muito melhor do que a história na prática. Cheguei a comentar com a minha amiga que achei o livro "desalmado", porque tudo me pareceu sem emoção, não prendia atenção, não aflorava expectativa do que nem de como os acontecimentos se dariam. É, no máximo, uma ideia muito boa com uma execução fraca.

O personagem principal não tem um traço de carisma sequer. A única personagem interessante na trama é descartada tão repentina e aleatoriamente que nem parece que é real.

Alguns plots interessantes ds história foram cem por cento descartados, como, por exemplo, uma suposta tentativa de suicídio e o fato de que alguns dos personagens tinham claros lapsos de memória. Cheguei a supor que isso tinha alguma relação com as pílulas "para dormir" que eles sempre tomavam. Esse foi o único momento que me gerou alguma espécie de empolgação, que se perdeu totalmente quando percebi que nenhuma dessas ideias voltaria a ser explorada.

O autor demora tempo demais descrevendo coisas de maneira muito poética -o que não é necessariamente ruim, sendo bem feito, o que não foi o caso, mas se retém no desenvolvimento dos acontecimentos importantes do enredo. Me pergunto, o que é mais importante, o aroma das árvores ou a construção da relação entre dois personagens que precisam confiar um no outro porque estão desobedecendo a lei?

Sem contar que essa descrição excessiva vai de encontro com a falta de vocabulário em algumas partes. O cara usa a palavra crepitação para descrever o bacon sendo frito, mas usa a palavra frigideira duas vezes na mesma frase. Inimigo dos pronomes como forma de coesão.

Minha sensação, em geral, é que o autor teva a ideia geral da história, sabia como queria que ela terminasse, mas não deu tanta importância ao resto do enredo, como se tivesse pressa para chegar onde queria.

A crítica que o livro aborda também foi muito prejudicada pela forma com que este é narrado. Honestamente? Achei uma crítica bem superficial e fraca, mas, para além disso, há momentos tão explícitos e repetitivos que se tornam massantes e você só pensa "tá, já entendi, as pessoas então vazias por dentro" enquanto em outros acontece o exato oposto e você se pergunta "por que isso aqui não foi melhor explorado?"

O pior, para mim, foi a leitura do profácio, no qual o autor fala sobre cenas que outras pessoas criaram e que ele gostou muito e ABSOLUTAMENTE TODAS AS CENAS QUE ELE DESCREVE no profácio são boas e deixariam o livro muito mais interessante.

Cansativo e frustrante.

Marcos 09/02/2024

Já estamos nesse ?futuro distópico?
Em muitos momentos da leitura me vi como a Mildred, e isso me preocupa. E vejo muitas muitas pessoas como Mildred também. E quanto a você, você também se sentiu como ela ao fim da leitura desse livro?