Diário de Uma Paixão

Diário de Uma Paixão Nicholas Sparks

Resenhas - Diário de Uma Paixão

Lissa - @leiturasdalissa 09/10/2012

Bonitinho, mas ordinário
Primeiro, o que mais me abismou em relação a essa obra foi a declaração do autor Nicholas Sparks ao pretensiosamente desejar que ela se tornasse um clássico da literatura americana - bitch, please. Aqui, não encontramos retrato nenhum de uma geração, muito menos qualquer representação do gênero. É um livro aguado e sem tempero, simplesmente.

A diagramação é horrorosa: margens enormes, fonte enorme, espaçamento enorme (pra disfarçar a falta de conteúdo do livro, imagino) - e uma quantidade de erros de digitação e de português enorme. Tudo isso já tira mais da metade do prazer de ler um livro. Mas vamos ao que interessa.

Quem diz que essa história não contém clichês precisa ler um número maior de livros com urgência. Aqui, isso é só o que vemos - um clichê atrás do outro: o verão perfeito dos adolescentes apaixonados, a separação quando ele chega ao fim, a mãe que esconde as cartas enviadas para atrapalhar o relacionamento por não achar que o cara é bom o suficiente para sua filha, cada um seguindo sua vida, o reencontro, o noivo traído, a mãe tentando consertar a falha que cometeu, a menina fazendo a escolha correta - óbvio -, o final feliz, o pós-final feliz e intencionalmente tocante. Assim podemos resumir com precisão o livro "Diário de Uma Paixão". Nada de absolutamente novo, tudo já lemos diversas vezes em algum outro lugar muito antes. Absolutamente previsível.

A narrativa de Nicholas Sparks não tem nada de interessante. É apenas um blá blá blá sem fim. Intercalam-se descrições e pseudo-filosofias para dar um açúcar à água excessiva do livro. E como é repetitivo! Allie e Noah, o casal protagonista, pensa exatamente a mesma coisa, no mesmo momento, e o autor tem a pachorra de escrever tudo duas vezes em parágrafos alternados. É muita falta de vergonha na cara.

Claro, não podemos tirar o mérito da obra de ser um romance que agrada a massa. É uma utopia para leitores sonhadores, que engolem qualquer coisa que seja delicada o suficiente para dar esperanças de encontrar um príncipe encantado ou uma princesa encantada. Porém, mesmo com esse intuito, não recomendo esse livro de maneira nenhuma. Há no mercado outros best-sellers que preenchem melhor essa vaga. "Água para Elefantes", que apresenta como diferencial o cenário de um circo, e "Um Dia", que possui personagens com certa densidade emocional, são exemplos bem melhores dessa utopia romântica tão procurada pelo público.

Um livro bonitinho, mas ordinário. Infelizmente, essa leitura nada me acrescentou, a não ser 200 e poucas páginas a mais no meu paginômetro. "Diário de uma Paixão" é um livro para leitores sem ambição. Reprovado com louvor.
dirhil 07/11/2012minha estante
Resenha mais do que perfeita! Parabéns!

Flor do deserto 31/12/2021

O porquê de eu amar o Nicholas Sparks
Nicholas é aquele autor que eu tenho certeza de que tudo que eu ler dele, irei amar, chorar e levar em meu coração. Com esse livro não foi diferente. Vi a adaptação e quis lê-lo para ter certeza se o final seria tão aberto quanto o filme. Afinal, eu queria saber o que aconteceria com os protagonistas e se teriam o meu tão amado, esperado, final feliz. Mas não espere um final feliz de filmes clichês! Nicholas irá te fazer chorar, se desesperar de quase arrancar os cabelos até que ele chegue. Esse livro é uma história linda de um amor que resiste a doença, ao tempo, às diferenças sociais e eu me apaixonei pela forma como foi contado, me senti de volta nas lembranças dos protagonistas. Um livro que me encantou profundamente. Chorei demais e não é atoa que se tornou favorito. Leiam!

Aline Mendes 20/06/2013

A história é ótima e bastante emocionante.Me fez chorar e o final é extraordinário.

Eli 29/06/2021

Bom :)
O livro é bom, mas nada muito surpreendente.

Renato 21/08/2021

Diário de uma paixão
Há algum tempo atrás, o Romance de Nicholas Sparks estava em alta. Nos ônibus, no trabalho, metrô. Onde quer que você fosse, havia alguém lendo o a história de Noah e Allie. Pudera: doze milhões de livros vendidos até 2010. Fiz a leitura dessa linda história, onze anos depois. E tenho que reconhecer que de fato que Diário de uma paixão faz juz aos números.

A história é contada por Noah, senhor de idade que conta a sua história de amor. Ele é Allie se conheceram por volta dos 15 anos, mas foram afastados pelos pais da menina pois acreditaram que a relação entre os dois não era conveniente. Porém, a paixão e o amor que experimentaram era tão forte extrapolava as convenções da sociedade da época.

Diário de uma paixão é uma dessas história que faz a gente ter saudades das personagens. Faz com que sintamos vários sentimentos: ansiedade, angústia, medo, tristeza. É a história de duas vidas que se unem e o o amor entre Noah e Allie permanece enquanto o fogo da vida deles é capaz de queimar.

Mell 26/11/2012

Resenha LIVRO X FILME
Diário de Uma Paixão é mais uma excelente estória escrita por Nicholas Sparks. Sem dúvidas, ele é o meu autor preferido de romance. Somente ele consegue despertar em mim emoções que só pensei que teria quando fosse mais velha. Mais uma vez, Sparks conseguiu me ensinar lições de amor tocantes e me transmitir uma gama genuinamente bela de delicados sentimentos. Se eu tivesse a coragem de descrever em poucas palavras a escrita de Sparks, seria dizendo que ele é como um grande professor, e que sua matéria é a do cotidiano e ele nos mostra como devemos nos comportar diante dos sentimentos alheios e até os nossos próprios.

O livro nos conta a estória de Noah e Allie, cujo destino tratou de uni-los mais uma vez depois de 14 anos separados. Conheceram-se numa férias de verão, e rapidamente se apaixonaram perdidamente um pelo outro. Mas havia um empecilho que dificultou tudo para os jovens: a classe social de Noah. Noah, um jovem de 17 anos, educado e honesto, mas de classe social pobre. E Allie, a linda e bem educada filha de ricas figuras da alta sociedade da época. E é com a partida de Allison que o contato se perde. Mas quem disse que os dois conseguiriam esquecer o que viveram naquele verão?

Durante um ano, Noah envia cartas para sua paixão, mas nunca obteve resposta. Até que, num certo momento, optou por tentar esquecê-la. Ele vai para a guerra, e Allie acaba criando laços na sociedade onde vive. E é depois de alguns anos que ele se surpreende quando vê Allison estacionando em sua garagem. O que aquele reencontro significaria para os dois? Será que eles voltariam a reviver aquela paixão eloquente? Ou a vida complicou tudo para eles? Mas não é aí que a estória termina, muito menos onde a emoção acaba. E certamente há muitos outros belos ensinamentos para nos passar.

Ultrapassada algumas barreiras, diante do óbvio Allie tem que decidir entre o amor de sua vida, que só tem a paixão e memórias encantadoras para lhe dar, e Lon, um rico advogado com quem está noiva e quem seus pais aprovam mais do que tudo. Ela narra toda a sua escolha de um modo terno, e não conseguimos julgá-la sem entender alguns de seus motivos, nem a mais crítica pessoa quanto à traição (eu, oi haha.) Talvez esse seja o momento do livro em que mais me surpreendi, mas quanto ao resto dá para ter o seu palpite, e Nicholas Sparks é o único que não faz disso algo péssimo para um livro.

Noah é o narrador mais presente durante o livro, ora narrando quando adulto, ora narrando quando idoso. E é tudo muito emocionante o que ele tem para nos dizer em relação ao seu relacionamento com Allie. Os momentos que mais me fizeram verter lágrimas foi quando ele narrou quando velho (só posso dizer isso, pois estou evitando spoilers.) O fato de eu pouco ter lido livros com um narrador em primeira pessoa sendo idoso, é muito esclarecedor: para alguém que ama ensinamentos (acho que todo mundo já percebeu o quanto eu amo livros que nos passam mensagens para uma vida inteira haha), esse é um excelente gênero.

A diagramação é a habitual dos livros do Sparks já publicados pela editora Novo Conceito. Eu adoro o material por eles usados, e diferentemente de muitas pessoas que amam a versão cinematográfica da estória, eu não prefiro a capa do filme. Achei essa capa do livro muito boa também, os modelos são bem delicados e transmitem uma emoção genuína, além de ser muito bonita a casa. Outro ponto positivo é a revisão, pois não achei erro ortográfico algum.

SOBRE O FILME
Como qualquer filme baseado nas obras de Nicholas Sparks, não posso sequer comparar a beleza que se faz destacar nos originais (os livros.) Acho que a maioria dos leitores assíduos irá concordar comigo. Querido John foi uma decepção, assim como A Última Música, e Noites de Tormenta nem consegui terminar de assistir.

Mas Diários de Uma Paixão é diferente. Eu amei esse filme, o achei tocante tanto quanto o livro. Mas de uma forma diferente, como já disse. Com cenários lindos e uma trilha sonora calma e envolvente, o filme te remete ao passado dos jovens e como se conheceram. Também nos mostra vários outros aspectos do relacionamento entre Noah e Allie, como o verão juntos, várias brigas, momentos de romantismo, e até mesmo outros personagens são incluídos no longa.

Os personagens não poderiam ser melhores. Allie é interpretada pela linda Rachel McAdams, e é a personagem da qual mais gostei da atriz escolhida. McAdams possui uma delicadeza e simpatia que nos faz mesmo lembrar da Allie do livro. Já Ryan Gosling me conquistou com seu jeito carinhoso e envolvente. Não tem como não se apaixonar. E juntos, os atores fazem uma dupla sensacional, ótima para representar o casal de jovens apaixonados. A química e a física aqui foram incríveis! A grande diferença nos personagens é a espontaneidade de ambos. Achei que o casal Noah e Allie são mais extrovertidos e bom, bem mais divertidos e malucos que no livro. Mas nada supera James Marsden, que interpreta Lon, o noivo de Allie. As minhas expectativas foram sobrepujadas quando o personagem dele apareceu pela primeira vez no filme.

Falando o que muitas pessoas sempre destacam ao comparar as obras, o final é modificado. É um doce, para falar a verdade. Não gosto, mas também não deixo de gostar. É uma adaptação necessária, assim como muitos filmes baseados em livros tiveram um fim diferente. Foi uma forma simples e suave de se concluir a estória de Noah e Allie, mas vocês terão que assistir ao filme para descobrir HAHA
Nota para o filme: 7

link da resenha no blog: http://croissantparisiense.blogspot.com.br/2011/02/resenha-diario-de-uma-paixao-livro-x.html

Fabi 06/01/2022

Eu gosto mais desses livros de romance, quando começo indiau
Muito linda a história desses dois super indico a vocês e mais pra quem gosta de Romance se eu fosse vocês eu lia

Gihwest 21/08/2020

Clichê
Como todos os romances, só que esse foi o mais clichê que já vi, é um livro bom por vários motivos e me lembra muito meu próprio relacionamento, mas é, gostei.

Ariella 28/07/2020

Amo demais
A história nos prende do início ao fim, nos fazendo refletir sobre a existência do amor verdadeiro, aquele que não morre com o tempo.
E convenhamos, quem não gostaria de ter um Noah na vida, né? Hahahah
Amo muito esses dois

Rayra Mota 02/07/2020

Um livro simplesmente incrível
Eu nunca tinha lido livros do Nicholas Sparks antes. Mesmo sendo um livro antigo, nesse meu primeiro contato, achei magnífica a forma como ele descreve cada acontecimento. Você não consegue parar de ler. É simplesmente fascinante. Parece que enfrentamos os dilemas dos personagens de tão real que parece e ficamos triste junto com eles. É simplesmente magnífico. Recomendo demais.

Erika.Munhato 06/07/2020

Esse livro conta a história de um casal que depois de muitos anos tem a chance de reviver um amor da adolescência.
O desfecho desse história é surpreendente, leiam e me contem o que acharam.

Lu_capela 21/11/2020

Sobre diário de uma paixão
Gente, não tem como não amar essa história. Cada detalhe que o livro mostra é algo extremamente lindo. Eu amei. Chorei em diversas partes do livro e amo como tudo no casal combina.
Noah é um homem romântico; ele ama verdadeiramente a Allie, assim como ela o ama. Você sente isso no decorrer da leitura. Com esse livro você descobre o que é amor.
Só digo que seria injusto não lê-lo. Recomendo para todos. ??

Lorena 19/11/2022

Diário de uma paixão
O livro em si è bom , mostra cada detalhe do desenvolvimento amoroso , è um livro muito bom e viciante .
Ao longo do livro desperta várias emoções diferentes , è lindo e triste o jeito que o Duke não desiste do amor da sua vida

"mas para uma senhora que sofre alzheimer e só mente para ela lê um diário especial a espera de um milagre"
Clara 18/12/2022minha estante
Descrição perfeita