Diário de Uma Paixão

Diário de Uma Paixão Nicholas Sparks

Resenhas - Diário de Uma Paixão

Mari.Vasconcelos 05/01/2023

Fofo, triste, comovente
Aquele romance que nos dar um cruch literário.
Aquele amor que transcende o tempo, que de tão arrebatador nos faz questionar se realmente é possível ...

Talvez eu seja a única pessoa que ainda não tenha visto o filme, smp zapeava por ele e pensava com desdém: Dhããão rs
Agora eu quero ver ??
Daniela476 05/01/2023minha estante
O filme é muuito bom também!!

Mari.Vasconcelos 05/01/2023minha estante
Vou ver, Dani

suzanathalia 12/01/2023

diário de uma paixão.
"Os românticos chamariam isso de história de amor; os cínicos, de tragédia."

diário de uma paixão é um dos meus filmes de romance favorito, eu amo a história e sempre me emociono quando assisto, mas não funcionou com o livro, por mais que tenha uma história linda e incrível, além de ter uma escrita muito fácil de ler que lhe prende do começo ao fim, não me comoveu tanto como no filme. Mas não posso deixar de dizer que o amor de Noah e Allie é algo tão lindo, complexo e real, eu amo isso.

Miguel 25/07/2012

Já vi várias das adaptações para cinema das obras de Nicholas Sparks, mas esse foi o primeiro livro dele que li. Já imaginava que sua escrita fosse na linha "overdose de romance", mas fiquei decepcionado ao constatar que o livro que originou um dos filmes mais bonitos que já vi é um tanto "vazio".

A trama poderia ser resumida a um pequeno conto, visto que não acontece muita coisa (acho que o filme tem mais detalhes do que o livro), e o jeito como Sparks conta sua estória é claramente voltado para meninas/mulheres que sonham com o príncipe encantado e suspiram/choram com as comédias românticas mais bobas, pecando por aparentemente não ter se dado ao mínimo esforço de tornar o livro "universal".

Outro grande defeito está na edição. A Novo Conceito, além de ter dado ao livro essa capa horrorosa de tão cliché (eu preferiria a capa do filme - coisa que odeio), deixou a trama cheia de erros vergonhosos. Tem vírgula separando sujeito de verbo, diversas faltas de concordâncias verbal e nominal, etc.

Mas o livro não é uma completa perda de tempo (ou eu não teria dado 2 estrelas). A trama é fofinha, e vai deixar os apaixonados cheios de frasesinhas românticas para partilhar. Como o livro tem pouco mais de 200 páginas, a leitura não é, em qualquer momento, cansativa - quase todos os capítulos têm menos de 10 páginas. Sparks também desenvolveu muito bem o seu Noah, principalmente quando ele está velhinho, transformando-o num dos melhores galãs desse tipo de livro. Já a Allie ficou em segundo plano o tempo todo, na tentativa do autor de transformá-la numa "mulher dos sonhos".

Não recomendo a todos, mas se você é fã desse tipo de estória, não perca tempo.
Miguel 25/07/2012minha estante
Valeu pela correção, Camila!

@hobbiesdacindy 13/10/2022

Gostei, mas a Allie me decepcionou um pouco, ela precisou ver uma foto no jornal pra voltar a querer o Noah, enquanto ele nunca deixou de pensar nela.
Sinto que o Noah a amou muito mais do que ela a ele.

Agora falando de livro vs filme, eu sempre amei muito o filme, e fiquei incomodada com algumas mudanças, sei que ocorrem para prender a atenção de quem está assistindo, mas isso sempre me decepciona :(

A leitura é bem fluída, e as páginas passam que você nem vê.

Bruh 14/11/2020

Sempre uma história bonita
Apesar de eu não estar muito nas vibes do Sparks, esse livro é mais um das boas obras dele.

Um livro com uma historia linda, emocionante e tocante.

Apesar de o final ser meio triste, é lindo de ler, a leitura é leve e prazerosa.

SanmaraG 09/02/2022

Uma linda história de amor!
Esse livro tem uma das melhores histórias de amor que já li na vida.

Acredito que todo mundo já leu ou já ouviu falar em Nicholas Sparks, e diário de uma paixão.

Já tinha lido este livro a muitos anos atrás, e resolvi fazer uma releitura, e foi incrível como a história me tocou tanto quanto antes.

A história de amor de Noah e Allie é apaixonante, quando os desencontros e adversidades da vida surgem, os dois acabam indo para lugares opostos, mais o amor sempre esteve ali guardado em seus corações.

O mais lindo desse livro, é quando vemos Noah ler um diário para Allie, quando ela está doente, mais não é apenas um diário, é uma história real, a história deles.

sof 09/05/2021

diário de uma paixão
MEU DEUS, sem palavras, que livro incrível, cada palavra bate no coração com força. me emocionei de verdade!

Lissa - @leiturasdalissa 09/10/2012

Bonitinho, mas ordinário
Primeiro, o que mais me abismou em relação a essa obra foi a declaração do autor Nicholas Sparks ao pretensiosamente desejar que ela se tornasse um clássico da literatura americana - bitch, please. Aqui, não encontramos retrato nenhum de uma geração, muito menos qualquer representação do gênero. É um livro aguado e sem tempero, simplesmente.

A diagramação é horrorosa: margens enormes, fonte enorme, espaçamento enorme (pra disfarçar a falta de conteúdo do livro, imagino) - e uma quantidade de erros de digitação e de português enorme. Tudo isso já tira mais da metade do prazer de ler um livro. Mas vamos ao que interessa.

Quem diz que essa história não contém clichês precisa ler um número maior de livros com urgência. Aqui, isso é só o que vemos - um clichê atrás do outro: o verão perfeito dos adolescentes apaixonados, a separação quando ele chega ao fim, a mãe que esconde as cartas enviadas para atrapalhar o relacionamento por não achar que o cara é bom o suficiente para sua filha, cada um seguindo sua vida, o reencontro, o noivo traído, a mãe tentando consertar a falha que cometeu, a menina fazendo a escolha correta - óbvio -, o final feliz, o pós-final feliz e intencionalmente tocante. Assim podemos resumir com precisão o livro "Diário de Uma Paixão". Nada de absolutamente novo, tudo já lemos diversas vezes em algum outro lugar muito antes. Absolutamente previsível.

A narrativa de Nicholas Sparks não tem nada de interessante. É apenas um blá blá blá sem fim. Intercalam-se descrições e pseudo-filosofias para dar um açúcar à água excessiva do livro. E como é repetitivo! Allie e Noah, o casal protagonista, pensa exatamente a mesma coisa, no mesmo momento, e o autor tem a pachorra de escrever tudo duas vezes em parágrafos alternados. É muita falta de vergonha na cara.

Claro, não podemos tirar o mérito da obra de ser um romance que agrada a massa. É uma utopia para leitores sonhadores, que engolem qualquer coisa que seja delicada o suficiente para dar esperanças de encontrar um príncipe encantado ou uma princesa encantada. Porém, mesmo com esse intuito, não recomendo esse livro de maneira nenhuma. Há no mercado outros best-sellers que preenchem melhor essa vaga. "Água para Elefantes", que apresenta como diferencial o cenário de um circo, e "Um Dia", que possui personagens com certa densidade emocional, são exemplos bem melhores dessa utopia romântica tão procurada pelo público.

Um livro bonitinho, mas ordinário. Infelizmente, essa leitura nada me acrescentou, a não ser 200 e poucas páginas a mais no meu paginômetro. "Diário de uma Paixão" é um livro para leitores sem ambição. Reprovado com louvor.
dirhil 07/11/2012minha estante
Resenha mais do que perfeita! Parabéns!

Ronaldo.Ruiz 25/05/2020

Diário de um amor verdadeiro
Eu não sei se concordo com o título em português “Diário de Uma Paixão” para o livro “The notebook”, do escritor americano Nicholas Sparks. Paixão é uma coisa efêmera e muitas vezes só idealizada. O amor, por outro lado, é duradouro e sólido, como o que Noah, protagonista do romance, sente por Allie. O sentimento dele é capaz de sobreviver a distância e ao tempo, que destrói tudo o que vê pela frente.

A história dos dois começa quando Allie vai passar as férias de verão em Nova Berna, cidade onde Noah mora. Eles se conhecem em uma festa típica de cidades do interior e acabam se apaixonando. Os dois vivem um romance intenso. Porém, Allie retorna para sua cidade ao final da estação.

Noah envia várias cartas para moça, mas nenhuma delas é respondida. Para tentar esquecê-la e fugir da Grande Depressão, que tem início após o crack da bolsa de Nova York em 1929, ele vai para o norte do país, onde consegue um emprego em um ferro velho. Ele se torna um funcionário muito dedicado e querido pelo patrão.

No entanto, ele acaba tendo que ir para a guerra na Europa. Quando retorna aos EUA, Noah fica sabendo da morte de seu ex-patrão, que deixou uma quantia em dinheiro para ele.

Noah usa esse dinheiro para restaurar uma casa antiga em Nova Berna que tem um importante papel simbólico na história. Durante aquelas inesquecíveis férias de verão, Noah mostra a casa para Allie e diz que um dia irá comprá-la. É nela que os dois perdem a virgindade.

Quando lê uma reportagem no jornal sobre a restauração que Noah está fazendo na casa, Allie decide retornar a Nova Berna, após mais de uma década, para resolver o que ficou pendente. Entretanto, Allie está prestes a se casar com Lon.

Enquanto Noah vive uma vida simples, acompanhando o ritmo da natureza e lendo poemas de Walt Whitman, Lon é um advogado bem-sucedido e dedica a maior parte de seu tempo ao trabalho, muitas vezes se esquecendo de dar a atenção devida à sua noiva.

Allie e Noah, enfim, se reencontram. Aos poucos, eles sentem o amor renascer em seus corações. Allie, então, vai ter que decidir com qual dos dois vai ficar.

[AVISO: a partir daqui pode haver alguns spoilers]

O que contei até aqui nesta resenha faz parte da história passada do casal. O autor usa uma técnica narrativa chamada “in medias res”, ou seja, ele começa o romance pelo meio.

O primeiro capítulo mostra Noah e Allie já idosos em uma casa de repouso. Eles se mudam para lá após Allie piorar do Alzheimer. Todos os dias Noah lê o seu diário para ela, na tentativa de fazer a esposa se lembrar da história deles.

Antes da doença evoluir, Allie diz para o marido que vai se recordar sempre que ele fizer isso. Existem dias que ele consegue restaurar a memória de Allie, outros não.

Ao longo da narrativa, ficamos sabendo que os dois tiveram um casamento feliz e que Noah foi um bom marido.

[Os possíveis spoilers terminam aqui]

O romance é muito fácil de se ler, pois Nicholas Sparks é um narrador muito hábil. É possível terminar o livro em poucos dias ou até mesmo em um único dia. Sparks nos prova que um romance romântico pode ter muita qualidade literária. respeitando o leitor, e abordar questões importantes.

A grande lição que “Diário de Uma Paixão” nos deixa é a devoção e a fidelidade de Noah por Allie, que cumpre a todas aquelas promessas de amor feitas no altar.

site: https://marcenarialiteraria.art.blog/2020/05/25/resenha-4-diario-de-uma-paixao-de-nicholas-sparks/

Alexandra.Ferraz 24/03/2024

Meu favorito
Com certeza esse livro é o meu favorito.
Me prende do início ao fim. Já li umas 3 ou 4x.

O livro conta a história de dois adolescentes que vivem um amor épico, porém que acabam sendo separados até se reencontrarem 14 anos depois (o que EU acho um pouco exagerado tantos anos, mas como é o Nicholas Sparks eu passo um pouco de pano rs).

Lu 23/06/2021

Rapidinho e maravilhoso!
Amei esse livro, a história é ótima além de ser um clássico, fiquei feliz com o rumo da história, triste em como as coisas ficaram mas, feliz com o final.
Todos deveriam ler, linda história.

Joyce 22/09/2022

Um livro que aquece seu coração!
Diário de uma paixão conta a história de um casal jovem que se apaixona durante o verão; que apesar de suas classes sociais serem distintas, nutrem um amor incondicional e avassalador que aquece o coração do leitor. Quando li esse livro me apaixonei pela primeira página, o amor deles é realmente jovial, com a capacidade de fazer você querer ter um amor leve e puro como dos dois.
Ainda assim, depois de alguns anos, quando eles já estão com suas vidas formadas, suas bagagens e problemas de uma vida adulta, conseguem reacender aquele amor jovem e sem quaisquer peso de uma preocupação adulta. Um livro encantador, que me fez chorar a cada página e me arrepiar a cada declaração de amor. E claro, com um plot excepcional para fechar com chave de CHORO! HAHAHA.
Mayara 22/09/2022minha estante
Leia ?O Casamento? é tipo uma continuação desse?. P mim um dos melhores livros do Nicholas ??

Nay 25/02/2020

Um romance encantador!
Duke tem 80 anos e vive em uma clínica de repouso.
O livro começa com uma breve apresentação sobre ele.
"Sou um homem simples, com pensamentos comuns, e levei uma vida modesta..."
Na clínica em que vive ele lê um diário especial para uma senhora que sofre de Alzheimer.
"Levanto-me de onde estou sentado perto da janela e arrasto os pés pelo quarto, parando junto à escrivaninha para pegar o diário que já li centenas de vezes..."
"Mais uma vez, assim como faço todos os dias, começo a ler o diário em voz alta para que ela possa ouvi-lo..."
Então começa a história de Allie e Noah, dois jovens que se apaixonaram perdidamente, viveram dias felizes e inesquecíveis juntos, mas depois passaram anos separados. Porém, apesar dos anos, o amor permaneceu vivo no coração de ambos.
Depois de 14 anos eles se reencontram, Noah ainda está sozinho, mas Allie já está noiva de um advogado bem sucedido.
Então, será que eles vão se render novamente a paixão que ainda está viva dentro deles?
"Sem mais palavras, os dois se aproximaram como se fosse a coisa mais natural do mundo, e ele passou os braços em volta dela, puxando-a para perto. Abraçaram-se com força, tornando tudo aquilo real, deixando os catorze anos de separação se dissolverem no crepúsculo cada vez mais intenso."
Leia esse lindo romance e descubra porque Duke sempre lê a mesma história para essa senhora, com a esperança de que um milagre aconteça. E descubra que o amor relatado nas páginas do diário é a força mais poderosa do universo.
Fiquei encantada com a delicadeza dos minuciosos detalhes que o autor descreveu, sem dúvidas só faz eu me surpreender com mais um lindo romance de Nicholas, esse autor que ganha mais espaço no meu coração conforme eu leio mais um livro seu.
Foi o seu primeiro romance publicado e sem dúvidas é a prova do talento que o consagrou por todo o mundo.