Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

Vidal 29/01/2022

Livro para ler e reler
Marco Aurelio escreveu para si mesmo esse livro achei super direto! Sabe aquele livro pra você reler todos os anos? É esse!

Julie 05/06/2021

REFLEXIVO !!!
Trazendo um compilado de pensamentos e/ou, como o próprio nome do livro traz, meditações; cada página /parágrafo nos impacta com reflexões que se passaram em outro século, mas que se enquadram perfeitamente no social que vivemos hoje.
A leitura é leve e vale a pena se deleitar nela.

Marcos 11/09/2022

Você já entrou na cabeça de um filósofo?
Quando o imperador resolveu escrever essas meditações, o fez não para que fossem lidas por outros, mas para que ele as registrasse e elas o ajudassem a guiar sua vida. As reflexões as vezes se repetem, a ideia de morte, da brevidade da vida e de aproveitar o agora estão presentes por todo o livro. Isso torna difícil manter o foco na leitura, por isso recomendo deixar o livro na cabeceira da cama e ler algumas reflexões todo dia. Isso aumenta o aproveitamento.

Agora, sobre o estoicismo do filósofo, suas reflexões são ótimas para a psicologia humana e para quem busca se proteger do mundo. Mas, a falta de incomodo com o mundo também pode vir a ser um problema. Se abster de ser incomodado também significa ficar em certo ponto de anestesia. Como uma boa parte das pessoas que busca a vertente estóica segue a premissa de que "se não posso fazer nada, não vou me incomodar com isso", essas pessoas se abstém de qualquer incomodo político. Não porque não podem fazer nada, mas porque é mais fácil. O filósofo sempre tentou fazer o melhor que pode como imperador e não se absteve de suas responsabilidades políticas, mas o estoicismo tem sido vendido como uma vertente da negação política.

E quando Marco se pergunta qual o melhor refúgio para os problemas? Uma cachoeira? A bebida? Uma montanha? A natureza? Ele trás a reflexão que é sua mente, ou seja, a paz está em você mesmo. Um lugar ou alguma coisa é o que normalmente se buscava e ainda se busca, mas os lugares mudam e as coisas de desintegram ou acabam (também lhe fazem mal no caso de drogas ou bebida). E pessoas são complicadas, elas podem ser refúgios, mas também podem mudar ou não ser dignas de sua confiança.

Para mim, talvez seja necessário ter mais de um refúgio. Por mais que reflita e treine para tornar sua mente forte e não sofrer facilmente com o mundo, nem sempre vai conseguir fugir do incomodo. Por mais que tenha uma boa relação com alguém, nem sempre essa pessoa vai estar disponível para escutar seus problemas ou até mesmo querer isso. Por mais que tenha uma cachoeira no quintal da sua casa, nem sempre seus problemas vão lhe dar tempo para se refugiar nesse local ou esse local vai lhe ajudar a se reencontrar para resolver seus problemas.

Martony.Demes 02/03/2022

Meditações, do imperador Marco Aurélio.

O livro apresenta as anotações do imperador durante sua vida sobre diversos pensamentos e ensinamentos que ele cultivou.

Antes de continuar, é premissa entender que não é um livro para ler rapidamente! Por isso já é minha segunda leitura! E será meu guia de consultas eventuais!

O livro é uma ótima sugestão de filosofia estoica. Mas o que é estoicismo? O pensamento estoico, em resumo, é a virtude, é uma forma de se atingir a felicidade. Também é um esforço para você controlar aquilo que pode ser controlado para se viver bem. Isso é feito por meio da serenidade, do autoconhecimento, da racionalidade. Se importar com o realmente importa.

No transcorrer do livro, apresenta-se uma coleção de ensinamentos e conselhos nos 12 capítulos. Era um diário que ele escrevia e no outro dia lia o que escrevera.

Entre diversos ensinamentos, Marco Aurélio cita sobre ser mais fácil você mudar algo ruim em você do que mudar algo ruim em outra pessoa. Assim, nós podemos mudar os outros quando começamos por nós mesmo.

Há até sugestões de como proceder com uma pessoa com mau hálito! Como falar cuidadosamente e alertá-la!

Vai algumas belas frases:

“Se eu não vejo a coisa como um mal, não me importo”

“Não desperdice o que resta da sua vida ao especular sobre seus vizinhos. Qualquer coisa que o distraia da fidelidade ao Governante dentro de você significa uma perda de oportunidade para alguma outra tarefa. ”

“É incrível estar vivo! Eu me pergunto como posso usar melhor hoje para ajudar os outros.”

“Que fique claro para você que o ritmo dos campos verdes sempre pode ser seu, nisto ou em qualquer outro lugar; e que nada é diferente aqui do que seria nas colinas, ou no mar, ou em qualquer outro lugar que você quiser. ”

“Empilhando boas ações em boas ações até que não haja fendas ou entalhes entre elas.”

“Que sorte eu tenho, que me deixou sem amargura; inabalável pelo presente, e desanimada pelo futuro. A coisa poderia ter acontecido com qualquer um, mas nem todos teriam surgido sem serem remexidos.”

O livro tem um certo tom de auto ajuda. Vale sim, a pena a leitura.
Letícia Serrão 29/06/2022minha estante
Adicionei à minha lista

Rafael.Gomes 28/06/2021

Estoicismo. Natureza perfeita e destino implacável.
Eu lhes seguirei se tiverem compreendido qual é o desejo da natureza comum e se educaram a eles mesmos. Mas se fingirem aparências, ninguém me obrigará a imitá-los. Singela e respeitável é a missão da filosofia. Não me induza à vaidade.

Contempla como se estivesses de cima esses inumeráveis rebanhos humanos, sua infinidade de ritos e todo tipo de navegação marítima em meio a tempestades e calmarias, diversidade de seres que nascem, convivem e se vão.

Lucas Lobo 04/02/2022

Estoicismo
Um livro incrível, cheio de ensinamentos necessários.

Para quem não conhece a Filosofia do estoiscimo fica um pouco difícil entender alguns trechos. Mas é um leitura boa.

Victor.Oliveira 11/05/2022

Incrível
Excelente obra para começar a ler livros clássicos de filosofia. O livro é praticamente um diário de reflexões que o autor escreveu para si mesmo e só chegou ao público postumamente. A escrita é fácil e o texto é tocante e inspirador. O pensamento estoico é extremamente interessante e surpreendentemente tem muitas semelhanças com o budismo. Foi uma experiência de vida ler esse livro.

Luiza 23/03/2021

Inspirador
"Meditações" consiste em anotações pessoais do imperador Marco Aurélio guiadas pela filosofia do estoicismo.
Apesar de escritas entre os anos de 170 e 180, muitas ponderações podem ser aplicadas nos dias de hoje, há conselhos de como podemos melhorar nosso comportamento, nossos relacionamentos...(e ainda como lidar com pessoas que têm mau cheiro).
Essa foi a minha primeira leitura de 2021 e não podia ser melhor, recomendo fortemente para quem tem interesse, assim como eu, na filosofia estóica.

Leonardo_css 18/06/2020

O último dos bons imperadores romanos
O diario que acabo de terminar de ler, chamado de "meditações", foi escrito por aquele considerado como o último dos cinco bons imperadores, e que até hoje é lembrado como um governante bem-sucedido e culto.

Diferente de Epicteto (no qual Marco Aurélio cita diversas vezes), meditações puxa uma linha mais memento mori do estoicismo, ou seja, o sentimento de que devemos lembrar que um dia iremos morrer. Talvez por estar em meio a guerras, comandando um império, esse sentimento vivesse sempre no seu coração.

Fora esse elemento, o livro aborda diversas questões que nos fazem questionar as ações diárias que tomamos, principalmente como homens numa comunidade.

Recomendo a leitura, contudo peço que leiam sobre Sêneca e Epicteto antes, assim vão aproveitar melhor o livro

PS: Aqui no skoob eu atualizo o histórico de leituras com partes da obra. Sendo assim, se você gosta de ler esses pequenos trechos, me manda uma mensagem.
Lais544 18/06/2020minha estante
Gostei do tema do livro pelos teus vários comentários durante a leitura... Só estou na dúvida sobre ser um bom livro pra começar a ler sobre estoicismo... O que tu acha?

Leonardo_css 19/06/2020minha estante
Recomendo começar pelo filósofo Epicteto e seus livros, pois entrega os princípios básicos que regem essa filosofia :D

Mari 16/02/2021minha estante
Leonardo, tem algum livro sobre Epicteto que você indique ?

ToniBooks 30/03/2023

O possível é "da hora".
A escola de pensamento denominada de "estoicismo" foi concebida na Grécia e se espalhou pelo Império Romano. Os primeiros estoicos de que se tem notícia surgiram no Século IV a.C, tendo perdurado, com vigor, até o Século III d.C. Em síntese, os pensadores estóicos defenderam a autossuficiência, a negação dos sentimentos externos e o enfrentamento dos problemas através da razão. Os estudiosos dessa corrente filosófica costumam dividi-la em três fases: antigo, helenístico e imperial, pertencendo a está última o autor da presente obra que, juntamente com Sêneca e Epiteto, fecha a tríade dos derradeiros estóicos.

Matheus656 14/07/2023

Meditações
Quando li ainda era muito jovem (14 anos) e sei que não consegui extrair tudo desse livro ainda, mas as coisas que consegui entender me tocaram profundsmente. Na verdade, li desabafos de um imperador que administra um imenso império, repleto de responsabilidades, batalhas, cercado de inveja e que, ainda sim, luta pra ter viver de forma agradável.
Futuramente irei lê-lo novamente.

Fernandinho 14/05/2021

Minha breve opinião sobre este livro.
Classifico como um bom livro, com certeza está em minha lista de melhores que já li. Como são meditações, são poucos os aprofundamentos que o autor faz sobre determinado assunto, digo em forma de desenvolvimento de parágrafo, são meditações e não foram feitas para publicação como a editora aduz em sua orelha, mas mesmo nessa construção de livro o resultado foi espetacular, pois são grandes os ensinamentos que conseguimos extrair desse livro a partir da atenta leitura. Ensinamentos sobre desenvolvimento pessoal, intelectual e emocional, sem dúvidas é um livro muito impactante e bastante atual, como diz a editora ?atemporal?.
Do meio para o fim a leitura pode se tornar um pouco cansativa, pois como são meditações não seguem uma linha de raciocínio e sim vários raciocínios que o autor imperador teve e anotou em seu diário. Para finalizar agradeço ao autor por ter criado este diário e agradeço a editora que compartilhou esses ensinamentos com a sociedade. Marco Aurélio além de imperador, se arriscou de forma bem sucedida na filosofia e sem dúvidas era portador de uma grande inteligência e maturidade humana.

Maria 27/12/2023

Meditações
O livro é interessante, mas acredito que funcionaria melhor com uma leitura não contínua no meu caso, pois às vezes ficou cansativo, apesar do livro ser curto.
Existem muitas reflexões, algumas funcionaram para mim, outras não, o que acho ser o esperado, já que não precisamos concordar com todas as opiniões e ensinamentos de alguém.
Marquei bastante, acredito que voltarei nesse livro mais vezes na vida.

denis.caldas 05/12/2021

Um imperador
Embora eu acredite que o estoicismo seja somente mais uma "modinha" ressuscitada nos tempos atuais, claro, mediante toda a desgraça social e política que vem nos abatendo desde 2020, sempre será válido beber na fonte. Bem, talvez eu esteja errado em pensar que é modinha, porque se fosse teríamos enxurradas de livros e palestras e cursos on-line sobre o estoicismo, e não é o que está acontecendo. Na verdade, bem que precisamos que o estoicismo volte à baila!

Uma coisa que, de fato, acho muito difícil é ser estoico nos tempos modernos. Sim, o imperador fala que tudo que acontecia na época dele era repetição do passado e que, no futuro, não seria diferente. Pois, se espremermos, o que resta é sangue, merda e fedor, em meio ao sexo, poder e dinheiro.

Uma linha que se segue no livro é a importância de se cultuar os deuses, cuidar da família e dos amigos e ter responsabilidade política em prol do bem comum acima da individualidade; ah, que somos nada e passaremos como poeira no espaço. Concorde ou não com as palavras de Marco Aurélio, mas que ele foi uma pessoa acima do seu tempo, é fato.

"Para a salvação ou preservação da vida, requer-se conhecer de maneira cabal o que cada coisa é em si mesma, de que matéria é constituída, qual é sua causa formal. Por outro lado, praticar a justiça com toda a alma e dizer a verdade. O que resta senão extrair da vida todo partido e oportunidade para construir uma cadeia de boas ações sem nem sequer um só intervalo entre elas... mesmo o mais curto?" (Ditado 29, Livro XII)