Meditações

Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

denis.caldas 05/12/2021

Um imperador
Embora eu acredite que o estoicismo seja somente mais uma "modinha" ressuscitada nos tempos atuais, claro, mediante toda a desgraça social e política que vem nos abatendo desde 2020, sempre será válido beber na fonte. Bem, talvez eu esteja errado em pensar que é modinha, porque se fosse teríamos enxurradas de livros e palestras e cursos on-line sobre o estoicismo, e não é o que está acontecendo. Na verdade, bem que precisamos que o estoicismo volte à baila!

Uma coisa que, de fato, acho muito difícil é ser estoico nos tempos modernos. Sim, o imperador fala que tudo que acontecia na época dele era repetição do passado e que, no futuro, não seria diferente. Pois, se espremermos, o que resta é sangue, merda e fedor, em meio ao sexo, poder e dinheiro.

Uma linha que se segue no livro é a importância de se cultuar os deuses, cuidar da família e dos amigos e ter responsabilidade política em prol do bem comum acima da individualidade; ah, que somos nada e passaremos como poeira no espaço. Concorde ou não com as palavras de Marco Aurélio, mas que ele foi uma pessoa acima do seu tempo, é fato.

"Para a salvação ou preservação da vida, requer-se conhecer de maneira cabal o que cada coisa é em si mesma, de que matéria é constituída, qual é sua causa formal. Por outro lado, praticar a justiça com toda a alma e dizer a verdade. O que resta senão extrair da vida todo partido e oportunidade para construir uma cadeia de boas ações sem nem sequer um só intervalo entre elas... mesmo o mais curto?" (Ditado 29, Livro XII)

Fernandinho 14/05/2021

Minha breve opinião sobre este livro.
Classifico como um bom livro, com certeza está em minha lista de melhores que já li. Como são meditações, são poucos os aprofundamentos que o autor faz sobre determinado assunto, digo em forma de desenvolvimento de parágrafo, são meditações e não foram feitas para publicação como a editora aduz em sua orelha, mas mesmo nessa construção de livro o resultado foi espetacular, pois são grandes os ensinamentos que conseguimos extrair desse livro a partir da atenta leitura. Ensinamentos sobre desenvolvimento pessoal, intelectual e emocional, sem dúvidas é um livro muito impactante e bastante atual, como diz a editora ?atemporal?.
Do meio para o fim a leitura pode se tornar um pouco cansativa, pois como são meditações não seguem uma linha de raciocínio e sim vários raciocínios que o autor imperador teve e anotou em seu diário. Para finalizar agradeço ao autor por ter criado este diário e agradeço a editora que compartilhou esses ensinamentos com a sociedade. Marco Aurélio além de imperador, se arriscou de forma bem sucedida na filosofia e sem dúvidas era portador de uma grande inteligência e maturidade humana.

Marcelo217 10/11/2021

Para refletir
Livro direto, sem rodeios, com ensinamentos oportunos, uma vez que as reflexões feitas por ele tem uma função quase prescritiva e o livro, um manual de boa conduta.
As informações, de cunho pessoal, espiritual e social, são interessantes, porém, com o passar do livro, há uma certa redundância e as informações meio que se repetem e são passadas de formas diferentes, mas entendo por se tratar de escritos feitos espaçados uns dos outros.
Leitura de qualidade. Todo livro que gera essa reflexão dentro da gente é um livro válido.

Jeffer 27/02/2010

Tradução sob suspeita
A nota baixa não é para o conteúdo e sim para a tradução, que é exatamente a mesma da edição da Madras, sendo que as duas versões apontam para tradutores diferentes. Ou uma delas ou ambas estão plagiando outra tradução.
Mari 14/02/2012minha estante
Ah JLM, não deveria ter dado sua nota pela tradução, mas sim pelo conteúdo, e fazer um adendo pela tradução ruim...

Luana 19/09/2016minha estante
Deve ser a Martin Claret, que já tem histórico de plágio em vários livros.

Irineu.Dias 14/04/2021

Apaziguador
Belas máximas para aqueles que como eu, ficam a beira de um colapso mental tentando entender o mundo a nossa volta.
Nada melhor do que se apoiar em uma filosofia que nos tira da prisão do mundo exterior; e nos coloca de volta em nosso trilho mental.

Ângela Bittencourt Cardoso 15/08/2021

Há aqui 12 livros em um
?O tempo da vida humana: um ponto. Sua substância: um fluxo. (...) Sua alma: um redemoinho. Sua sorte: um enigma.?

Eduardo1304 03/01/2022

Meditações
Marco Aurélio escreveu os doze livros das Meditações em grego, como uma fonte para sua própria orientação e para se melhorar como pessoa.
Essas meditações estão relacionadas a maneira estoíca na qual viveu.
Uma maneira de viver a vida porque não viver um má vida estoíca em 2022 ?

Bruna 14/05/2021

"Ó alma, serás tu algum dia boa, simples, una e despojada, mais manifesta que o corpo que te envolve? Serás algum dia capaz de saborear a disposição que leva a amar e afeiçoar-se com ternura? Serás algum dia plenamente satisfeita, carente de coisa alguma, destituída de desejo, indiferente a qualquer apetite, sem ter de extrair os prazeres do que é animado ou do que é inanimado?..."

Talvez tenha lido muito depressa, e preciso de mais um tempo para refletir sobre os ensinamentos.

Tiago 13/01/2023

Atual
Marco Aurélio, o sábio, escreveu para si frases e pequenos parágrafos de sabedoria prática. Por um capricho do tempo temos a oportunidade de verificar que muito dos seus escritos nos são úteis ainda hoje, dois milênios depois. Talvez os dilemas humanos ainda sejam os mesmo, nós ainda somos os mesmos. Assim, Marco Aurélio permanece vivo e atual.

Ana 16/05/2022

Aforismos sobre condutas morais
Meditações é um clássico da filosofia Estóica e junto com Sêneca e Epíteto formam a tríade clássica do estoicismo.
Esse livro foi escrito pelo imperador Romano Marco Aurélio durante a parte final de sua vida. Ele viveu em 121 até 180 D.C. É um conjunto de pensamentos e Aforismos que ele escreveu para si mesmo, como forma de viver e conviver melhor. Marco Aurélio ficou conhecido como o imperador filósofo e seguia a filosofia Estóica.
Estoicismo é uma doutrina filosófica helenística. Fundada em Atenas por Zenão de Cítio. No início do século III A.C.
Tem como fundamentos a impertubabilidade da alma. O domínio das paixões e a Utilização da razão em prol do bem comum e a aceitação do destino.
Os temas abordados são vastos e algumas vezes repetidos. Aceitação da morte, resiliência, racionalidade para enfrentar os problemas. Boa convivência em sociedade. Enfim, é um manual sobre condutas morais. É interessante que apesar dele ter escrito para si mesmo e nunca ter tido o objetivo de publicar. Muitas vezes parece que ele está falando com a gente.

Jorge 09/06/2022

Reflexões
Esta leitura (na versão audiobook) mudou a minha forma de ver o mundo.

Marcus Aurélio,o imperador filósofo, um dos criadores do estoicismo, demonstra por diversas vezes que a razão e o pensamento são a chave para uma vida plena, sem arrependimentos. As coisas não são boas nem más, elas apenas são. Toda as experiências acontecem pela sua percepção.

Recomendo este livro para quem está em busca de aumentar sua espiritualidade e autoconsciência.

Valério 22/02/2019

Brilhante
O fato de ter sido escrito pelo Imperador Romano Marco Aurélio, por si só, já bastaria para tornar este livro interessante.
Some-se a isso que Marco Aurélio não conhecia Jesus Cristo - provavelmente nunca havia ouvido falar - pois nasceu aproximadamente 90 anos depois de sua morte. E nesta época o Cristianismo não havia ainda sido difundido. Apenas em cerca do ano 313 o Cristianismo foi reconhecido em Roma como religião, por força do imperador Constantino, tornando-se a religião oficial no ano 380.
Não obstante, é notória a semelhança do pensamento de Marco Aurélio com o pensamento Cristão. Logicamente, não com a mesma perfeição, objetividade e simplicidade de Cristo. Mas seguindo o mesmo caminho. Exemplo: Onde Cristo afirma que o maior mandamento é amar uns aos outros, Marco Aurélio diz que existimos com o propósito de fazermos o bem para o próximo.
Ambos pregam que não devemos nos importar com as mazelas deste mundo.
Que a tudo devemos perdoar, que devemos ser tolerantes, buscar a verdade.
Li há algum tempo atrás o livro "Sócrates, Buda e Jesus", que pretendia demonstrar (e demonstrou) a similaridade das lições dos três.
E Marco Aurélio reforça o que acredito: A verdade é uma só e todos somos atraídos por ela. É absoluta, imperturbável, eterna.
Jesus a trouxe em sua máxima expressão. Os demais são expoentes que muito se aproximaram.
Marco Aurélio é mais um a comprovar esta tese.
Em seu livro, traz lições filosóficas de sabedoria, em uma abordagem direta e simples, muito prática, aplicável ao dia a dia.
É notório que é permeada pela mesma verdade absoluta trazida por Cristo.
Um livro fantástico e muito interessante.
Vale destacar também que Marco Aurélio não escreveu o livro para ser publicado ou divulgado.
Escreve para ele mesmo. Em muitos momentos, dá ordens para si próprio. "Não aja assim. Faça de tal modo. Você está à frente de um império. Aja com justiça.. etc"
Imperdível.
Henrique_ 22/02/2019minha estante
Adorei suas impressões, Valério! Vou adicioná-lo à minha lista.

Valério 22/02/2019minha estante
Fico feliz, Henrique. Tomara que corresponda às expectativas que criou pela resenha. rs.
Abs