Meditações

Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

Beto 21/08/2021

Clássico, difícil, mas bom
Surpreendente. Alguém com tanto poder e influência e tão preocupado em viver de acordo com os princípios filosóficos e morais eleitos, no caso o estoicismo. Também é valoroso por ele ter escrito para si mesmo e percebemos um esforço sincero para analisar e orientar a própria vida racionalmente. Podemos até discordar, mas passamos a admirar algo assim.

Dave.Christian 16/08/2021

Pensamentos de 2000 anos válidos até hoje!!
Engraçado como alguém a mais de 2000 anos atrás tinha as mesmas preocupações que temos hoje em dia? grandes questionamentos e análises que resolveriam grandes problemas dos dias atuais.
Quando vemos textos antigos de pessoas dessa magnitude, nos questionamos se estamos realmente evoluindo?

Ângela Bittencourt Cardoso 15/08/2021

Há aqui 12 livros em um
?O tempo da vida humana: um ponto. Sua substância: um fluxo. (...) Sua alma: um redemoinho. Sua sorte: um enigma.?

gwasem 12/08/2021

Trata-se de uma série de pensamentos escritos por Marco Aurélio para si próprio, como se formassem um manual de comportamento. Perpassa os mais variados âmbitos de sua vida: justiça, natureza, relações, etc. Pautados sempre pela filosofia do estoicismo: controlar as emoções para evitar erros. Achei uma leitura proveitosa, apesar de um pouco maçante, para pensarmos nossas ações práticas.

Vanessa 10/08/2021

Diário de um Imperador
Meditações de Marco Aurélio, imagina você ler o diário de um imperador romano do ano 180 d.c ?!
Marco Aurélio está entre os 5 melhores Imperadores que Roma já teve.

A experiência que essa leitura me proporcionou foi incrível, me fez repensar muito a convivência com familiares, amigos e sociedade no geral. Pois, para Marco Aurélio, as virtudes do ser humano devem ser maiores que as suas falhas, e todos merecem o seu melhor. Que faça-se tudo o que tiver ao seu alcance para o próximo, assim, também poderá ter uma morte tranquila, sem remorso (ele fala sobre a morte também) e, a vida e a natureza andam em conjunto, um depende do outro, como o ser humano.

É um livro para ler e reler por toda a vida e ainda aprenderá algo.

Joao.Gabriel 03/08/2021

Muita coisa boa nessa obra, porém não concordo com alguns aforismos, claro.

Deixei o livro chei de anotação eh molekk

Aldrison 27/07/2021

Um clássico legítimo do estoicismo!
Ler "meditações" de Marco Aurélio deveria ser uma obrigação para cada um. Ainda que em alguns momentos a leitura possa perder um pouco a fluidez, o que nela está contido é de muita profundidade. Inspirado por grandes filósofos do estoicismo, como Epicteto, Marco Aurélio escreve em seu diário pessoal os ensinamentos para uma vida de fato feliz, completa, em paz e em pleno acordo com o universo e a natureza. É um livro que pede uma leitura mais pausada e aprofundada. Muito bom!

IuryCN 21/07/2021

Meditação
"Caminho seguindo as trilhas de acordo com a natureza, até cair e ao fim descansar, expirando neste ar que respiro todos os dias e caindo nesta terra de onde meu pai colheu a semente, minha mãe o sangue e minha ama o leite; de onde, a cada dia, depois de tantos anos, me alimento e me refresco; que me sustenta, enquanto caminho, e que dele posso aproveitar de tantas maneiras.?

Carolina 06/07/2021

Muito bom!
O livro traz umas reflexões mt boas, sabe aquelas coisas q vc sabe mas nunca colocou em ordem pra fazer um certo sentido? Marco Aurélio fez.

Não acho q seja uma obra q vc senta e devora em um dia, apesar de consideravelmente pequena. Mas precisa de um certo tempo pra amadurecer e entender algumas ideias dele.

Mas o fato de ser um livro um tanto quanto "velho" (old but gold) se aplica fácil, fácil a algumas situações cotidianas.

Rafael.Gomes 28/06/2021

Estoicismo. Natureza perfeita e destino implacável.
Eu lhes seguirei se tiverem compreendido qual é o desejo da natureza comum e se educaram a eles mesmos. Mas se fingirem aparências, ninguém me obrigará a imitá-los. Singela e respeitável é a missão da filosofia. Não me induza à vaidade.

Contempla como se estivesses de cima esses inumeráveis rebanhos humanos, sua infinidade de ritos e todo tipo de navegação marítima em meio a tempestades e calmarias, diversidade de seres que nascem, convivem e se vão.

Ni 24/06/2021

Exemplo
Marco Aurélio deixa um legado de coragem e desprendimento nas páginas de suas meditações.
A grandeza desse ser humano só vem mostrar e comprovar aquilo que os antigos filósofos já diziam: um governante só e digno de seu cargo quando forjado nas bases seculares da educação. Um líder deve antes de tudo conhecer sobre as leis do universo, da vida, da convivência. Um líder precisar saber somar, dividir e multiplicar seus horizontes. Respeitar as adversidades e superar seus obstáculos. Trazendo assim crescimento e respeito para seu povo.

Jennifer 23/06/2021

Para meditar
O livro são frases e pensamentos do imperador Marcos Aurélio, são pensamentos bons e práticos mesmo nos tempos de hoje.

Matheus.Andrade 20/06/2021

Meditações é um diário contendo as reflexões estóicas que Marco Aurélio registrou durante a vida. Diário é um gênero que me interessa muito pela sinceridade e intimidade dos relatos, embora não tenha nada de muito pessoal nesta ohra.
Esse imperador romano não atuou como filósofo, apenas praticou a doutrina - o que me deixou ainda mais impelido a essa leitura.
Meditações é um livro que condensa o pensamento a um só tempo distanciado e disciplinado dos estóicos.
Antes dos livros de desenvolvimento pessoal terem descambado em uma autoajuda comercial, o terreno desse tipo de reflexão era o da filosofia. Principalmente a estóica, que incorpora ensinamentos de contemplação do presente, serenidade e moralidade que me pareceram muito com preceitos filosóficos budistas.
Apesar de todas as qualidades, temos que entender Marco Aurélio como um homem de seu tempo. É importante lembrar que as reflexões estóicas estão assentadas em um mundo mágico de "vontade universal", deuses, dualismos morais e muita sobrenaturalidade, e que, recorrendo só mais uma vez a essa comparação, o budismo me parece muito menos místico e muito mais realista.

Wes 19/06/2021

Filosofia para mim é MUITO difícil. Todos os livros de filosofia que me propus a ler, entendi bem pouco. Este aqui não foi muito diferente. Mas, apesar de não gostar, reconheço a importância da filosofia para a nossa vida, para o bom viver e para o desenvolvimento pessoal e social. E o estoicismo pode nos ajudar muito nessas áreas com seus ensinos que envolvem: a prática das virtudes, a resignação diante dos fatos e acontecimentos externos, a indiferença quanto às coisas mundanas (vício, glória, poder, prazer) e a benevolência com todos.

"Tem em mente que tudo é apenas opinião e que esta depende de ti. Assim, se o quiseres, suprime tua opinião e, tal qual [uma embarcação] que contornou um promontório, terás diante de ti um mar calmo, totalmente estável, e um golfo no qual as ondas estarão ausentes".

"Se sofres por causa de algo exterior, não é ele que te incomoda, mas sim a apreciação que fazes dele".

"Desse modo, vigia para te conservares simples, bom, íntegro, digno, sem afetação, amante da justiça, devoto dos deuses, benevolente, terno com teus familiares, firme com referência à prática do que é decente".

"É realmente espantoso o fato de a ignorância e a vontade de agradar serem mais poderosas do que a sabedoria!".

"Sê semelhante ao promontório no qual as ondas se chocam ininterruptmamente , que, porém, permanece firme e acalma o ímpeto das águas que o circundam".

"Conservar-se forte e constante na trilha da moderação e da sobriedade em todas as situações é marca de um homem possuidor de uma alma íntegra e imbatível".

anicca 15/06/2021

Marco Aurélio desenvolveu escritos que, divididos entre doze livros, refletem a filosofia estoicista, sendo esta pautada pelo desapego material, temperança frente às benesses e aos horrores que a vida apresenta e resiliência mental, espiritual e física. Ele apresenta um pensamento comunitário, de amor e respeito para com o próximo, e reforça a importância de se buscar as virtudes a fim de melhor aproveitar o tempo que nos é dado em vida. Embora o formato seja curioso, afinal trata-se de um diário com lembretes de Marco Aurélio para si mesmo, um dos maiores imperadores romanos, tem um conteúdo riquíssimo em termos de inteligência emocional, autodesenvolvimento e vida social.

Alguns de seus princípios podem ser condensados em breves frases: a morte é inexorável e não há motivo para tentar combatê-la; o mundo e todos os seus habitantes são regidos por uma lei maior, cada qual seguindo um "roteiro"; guiar-se por seu próprio ritmo e crenças é melhor que deixar-se levar por opiniões alheias; conhecer as pessoas em sua essência é fundamental para extrair delas suas reais intenções e anseios; não é louvável perturbar sua comunidade com egoísmos e ignorâncias; sofrer por antecipação é o caminho mais rápido para perder o equilíbrio, enquanto procurar as virtudes é o mais rápido para a completude; amar ao próximo envolve corrigi-lo quando possível e, quando não, suportá-lo com paciência, estando ciente de nossa própria falibilidade; os eventos que a vida nos apresenta não são inerentemente bons ou maus, é a nossa reação a eles que lhes dá maior ou menor importância; não se pode evitar o sofrimento, mas neutralizá-lo à medida que se desenvolve uma mentalidade resiliente é viável; é preciso policiar-se e reeducar-se a fim de evitar os vícios, a quem ele se refere com: "é uma peste a corrupção da inteligência".

Um dos tópicos mais discutidos ao longo do texto é a morte, em que ele reforça a própria efemeridade e nega-se a temê-la, já que é natural. E talvez seja esse um elemento universalmente aflitivo, visto que cientistas, autores e toda a sorte de gentes se debruçam sobre ele. Um deles foi o diretor sueco Ingmar Bergman, que o abordou no filme "O sétimo selo". Aqui, um cavaleiro retorna das cruzadas a seu país e é abordado pela Morte, já que sua hora chegou, mas a convida para uma partida de xadrez sob o pretexto de ganhar mais tempo na Terra. É nesse ínterim que o filme transcorre e, em minha opinião, gera um dos melhores diálogos do cinema, que reproduzirei abaixo:

"? O vazio é um espelho. Eu vejo meu rosto e sinto delírio e horror. Minha indiferença aos homens me fechou totalmente. Eu vivo agora em um mundo de fantasmas, um prisioneiro em meus sonhos.
? Ainda assim, você não quer morrer.
? Sim, eu quero.
? O que está esperando?
? Conhecimento.
? Você quer uma garantia.
? Chame do que você quiser. É tão difícil conceber Deus com os sensos de uma pessoa? Por que ele tem de se esconder numa neblina de vagas promessas e milagres invisíveis? Como iremos acreditar nos que acreditam quando não acreditamos em nós mesmos? O que será de nós que queremos acreditar, mas não podemos? E quanto àqueles que não podem ou não irão acreditar? Por que não posso matar Deus dentro de mim? Por que ele vai vivendo em um sofrido, humilhado jeito? Eu quero tirá-lo do meu coração, mas ele ainda continua uma realidade assustadora que eu não posso me livrar.... Está me ouvindo?
? Estou te ouvindo.
? Eu quero conhecimento. Não crença. Não suposições. Mas conhecimento. Eu quero que Deus ponha sua mão, mostre seu rosto, fale comigo.
? Mas ele é mudo.
? Eu choro para ele no escuro, mas parece não ter ninguém lá.
? Talvez não tenha ninguém lá.
? Então a vida é um terror sem sentido. Nenhum homem pode viver com a morte e saber que tudo é nada.
? A maioria das pessoas não pensa nem na morte ou no nada.
? Até que eles chegam no final da vida e veem a escuridão.
? Ah, esse dia...
? Eu percebo. Devemos fazer de nosso medo um ídolo, e chamá-lo de Deus.
? Você não é fácil.
? A Morte me visitou essa manhã. Estamos jogando xadrez. Esse adiamento me permite fazer uma tarefa vital.
? Que tarefa?
? Minha vida inteira tem sido uma procura sem significado. Digo isso sem amargura ou auto-condenação. Eu sei que é o mesmo para todos. Mas eu quero usar meu adiamento para uma ação significante."

Para quem se interessar, é possível assisti-lo no youtube através do link https://youtu.be/A-rBzHIvoVA.
elle carmo 15/06/2021minha estante
sempre ótima na escrita! ?