Meditações

Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

Marcelo217 10/11/2021

Para refletir
Livro direto, sem rodeios, com ensinamentos oportunos, uma vez que as reflexões feitas por ele tem uma função quase prescritiva e o livro, um manual de boa conduta.
As informações, de cunho pessoal, espiritual e social, são interessantes, porém, com o passar do livro, há uma certa redundância e as informações meio que se repetem e são passadas de formas diferentes, mas entendo por se tratar de escritos feitos espaçados uns dos outros.
Leitura de qualidade. Todo livro que gera essa reflexão dentro da gente é um livro válido.

Gui Mendes 08/11/2021

Sabedoria útil e atual
Apesar do livro ser escrito por um imperador romano muito antigo, seus pensamentos sobre a vida, a morte, a raiva e o como lidar com angústias se mantêm muito úteis para os dias de hoje, sendo uma ótima introdução ao estoicismo. Por fim, o livro começou muito melhor do que terminou devido a repetição, o que não é culpa dele, afinal o livro é um diário em que Marco Aurélio escrevia seus pensamentos.

Everton 25/10/2021

Tem frases e reflexões legais que te fazem pensar bastante sobre a vida e algumas questões relacionadas a inquietação, morte e tudo mais.

Leitura rápida e fluida, um livro que gostei de ler.

Joaquim 04/10/2021

Um Clássico!
Permita-se a leitura dessa maravilhosa obra-prima imortal da literatura. Depois de meditar nessas meditações desse imperador lendário, você nunca mais será o mesmo ?

JoAo.Padilha 16/09/2021

Pensamentos...
Leitura dificil, palavras não usadas mais hoje em dia, temas soltos. Essa é um pouco da dinâmica do livro que não é para qualquer um. Mas a grandiosidade nele apresentada, a profundidade de pensamentos apresentada pelo Marco Aurelio, faz dele aquela leitura "ler uma vez na vida".

Sylvia 06/09/2021

GRANDE livro!!

É realmente um privilégio poder ler hoje o diário de um dos maiores imperadores da história!

Vale a pena ler devagar, pensar, refletir até absorver melhor a obra.

Jackie 05/09/2021

Um livro com reflexões que se aplicam a qualquer época que a humanidade esteja vivendo, muitas reflexões sobre nossos sentires e saberes. Me surpreendeu, gostei.

Taiki 04/09/2021

Intrépido
" Qual a minha arte? A arte de ser bom. Quanto mais me avizinho da ausência das paixões mais estou próximo do poder e da força. Eu faço o que constitui meu dever; não dou atenção às demais coisas, pois ou são coisas inanimados, ou coisas irracionais que desconhecem seu caminho. Nada que é exterior irá me atingir, coisas irracionais exteriores só possuirão acesso à minha alma caso minha faculdade condutora fraqueje e permita, o que não acontecerá. "

Ferreiro 31/08/2021

Leitura Fundamental
Com uma escrita acessível, o autor faz com que se reflita sobre aspectos gerais da vivência humana, de modo que se critique atitudes mesquinhas e valorize a moralidade e ética.

Felipe M. 29/08/2021

Na mente do Imperador
Marco Aurélio nasceu em 26 de abril de 121.Foi imperador romano desde 161 D.C. até sua morte em 180 D.C. Seu reinado foi marcado por guerras na parte oriental do Império Romano contra os partas, e na fronteira norte, contra os germanos. Foi o último dos cinco bons imperadores, e é lembrado como um governante bem-sucedido e culto; dedicou-se à filosofia, especialmente à corrente filosófica do estoicismo

O livro foi compilado de anotações que Marco Aurélio fez a si mesmo, em forma de um diário, onde nos vemos não somente o "diálogo" do imperador consigo mesmo, mas reflexos/ideias para que ele possa guiar a si mesmo, afim de se tornar uma pessoa menor, baseada nas doutrinas passadas pelo estoicismo.

Suas ideias estoicas frequentemente giram em torno do controle das emoções, de habilidades, as quais, segundo o autor, libertariam o homem das dores e dos prazeres do mundo material. Marco Aurélio não mostra qualquer fé religiosa em particular nos seus escritos, mas parecia acreditar que algum tipo de força lógica e benevolente organizasse o universo de tal maneira que até mesmo os acontecimentos "ruins" ocorressem para o bem do todo.

Foi o meu livro de introdução ao estoicismo, e como tal cumpriu sua função, para mim, perfeitamente. É bastante claro as ideias apresentadas por Marco Aurélio sobre essa linha filosófica.

O Fato de você estar lendo um diário de um dos grandes imperadores romanos, suas ideias e linhas de pensamento deixa o livro ainda mais excitante de ser lido. O livro me despertou interesse em conhecer ainda mais sobre estoicismo, estudar um pouco mais sobre minimalismo, e com certeza, escrever um diário!

Beto 21/08/2021

Clássico, difícil, mas bom
Surpreendente. Alguém com tanto poder e influência e tão preocupado em viver de acordo com os princípios filosóficos e morais eleitos, no caso o estoicismo. Também é valoroso por ele ter escrito para si mesmo e percebemos um esforço sincero para analisar e orientar a própria vida racionalmente. Podemos até discordar, mas passamos a admirar algo assim.

Dave.Christian 16/08/2021

Pensamentos de 2000 anos válidos até hoje!!
Engraçado como alguém a mais de 2000 anos atrás tinha as mesmas preocupações que temos hoje em dia? grandes questionamentos e análises que resolveriam grandes problemas dos dias atuais.
Quando vemos textos antigos de pessoas dessa magnitude, nos questionamos se estamos realmente evoluindo?

Ângela Bittencourt Cardoso 15/08/2021

Há aqui 12 livros em um
?O tempo da vida humana: um ponto. Sua substância: um fluxo. (...) Sua alma: um redemoinho. Sua sorte: um enigma.?

gwasem 12/08/2021

Trata-se de uma série de pensamentos escritos por Marco Aurélio para si próprio, como se formassem um manual de comportamento. Perpassa os mais variados âmbitos de sua vida: justiça, natureza, relações, etc. Pautados sempre pela filosofia do estoicismo: controlar as emoções para evitar erros. Achei uma leitura proveitosa, apesar de um pouco maçante, para pensarmos nossas ações práticas.

Vanessa 10/08/2021

Diário de um Imperador
Meditações de Marco Aurélio, imagina você ler o diário de um imperador romano do ano 180 d.c ?!
Marco Aurélio está entre os 5 melhores Imperadores que Roma já teve.

A experiência que essa leitura me proporcionou foi incrível, me fez repensar muito a convivência com familiares, amigos e sociedade no geral. Pois, para Marco Aurélio, as virtudes do ser humano devem ser maiores que as suas falhas, e todos merecem o seu melhor. Que faça-se tudo o que tiver ao seu alcance para o próximo, assim, também poderá ter uma morte tranquila, sem remorso (ele fala sobre a morte também) e, a vida e a natureza andam em conjunto, um depende do outro, como o ser humano.

É um livro para ler e reler por toda a vida e ainda aprenderá algo.