Meditações

Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

Elisio Rebouças 29/01/2022

Marco Élio Aurélio Vero
Marco Aurélio, Imperador de Roma, no primeiro século depois de Cristo nos leva de volta a um tempo de pensadores que vivem até hoje em nosso meio. Quase 2000 anos depois as ideias de um imperador podem ser tão atuais e ainda, apesar de toda tecnologia e ciência, temos muito a aprender com ele.

Marcos774 27/01/2022

No mínimo interessante
Eu não sei bem como escrever uma resenha sobre esse livro, acho que ele é no mínimo interessante. É bem curioso você pensar que o Marco escreveu esse livro sem pensar que ele seria lido no futuro.

Felipe863 22/01/2022

Filosofia Estóica
Meditações não é um livro tão fácil de ler mas mesmo assim traz grandes ensinamentos da Filosofia Estóica. Recomendo a leitura.

Patrícia Brito 21/01/2022

Maravilhoso!
Um livro que nos traz profunda reflexão e auto análise, o que é de fato o principal objetivo da filosofia.

"O que, então, é capaz de nos oferecer uma orientação? Somente a filosofia".

Amo estoicismo! Sêneca sempre foi meu favorito. Mas, após ler Epicteto e agora, Meditações de Marco Aurélio, fica difícil ter um favorito. Todos são muito bons! E tem muitos conhecimentos para acrescentar em nossas vidas! Principalmente ao tocante da efemeridade da vida e de não nos preocuparmos com aquilo que não está sob o nosso controle.

"Reflete com frequência na celeridade com que seres e acontecimentos se tornam passado e se dissipam. Com efeito, a substancia é como um rio em um fluxo e ininterrupto. Além disso, quase nada é estável, e há, diante de nós, extremamente próximo, um vazio imenso infinito do pretérito e do futuro em que tudo desvanece.

Quão minúscula é a porção do tempo ilimitado e infinito que foi destinada a cada um de nós! Com efeito, com suma celeridade se desvanecerá na eternidade. Que porção irrisória da substância do universo! Que porção insignificante da alma do universo!" Para qual minúsculo torrão da terra universal te moves penosamente? Em meio a essa reflexão, firma-te na ideia de que nada tem grande importância, exceto se agires como orienta a natureza e suportares o que a natureza comum te traz."

Meditações de Marco Aurélio

Mauricio.Junior 12/01/2022

Leitura transformadora!
A obra ?Meditações? trata das anotações pessoais do imperador romano Marco Aurélio, escritas entre os anos de 170 e 180, e orientadas pela perspectiva da filosofia estoica. Dentre os principais temas abordados destaca-se o ensinamento sobre as virtudes fundamentais do ser humano; tais como a felicidade, a morte, as paixões e a harmonia com a natureza e a aceitação das suas leis. Além disso, conforme o estoicismo, o controle das emoções para que se evite erros de julgamento, se faz presente por toda a obra.
Acima de tudo, Meditações pode ser entendido como um manual sobre como melhorar nosso comportamento e o relacionamento com o próximo. Leitura bastante atual, mesmo após milênios de sua composição.

?... deves tomar cuidado igualmente no sentido de não se encolerizar com as pessoas e naquele de não adulá-las; de fato, ambas essas posturas têm caráter antissocial e acabam sendo danosas. Em teus acessos de cólera tem em mente de imediato que não há virilidade em encolerizar-te, mas que a brandura e a amabilidade, na medida em que são mais humanas, são também mais viris; tem em mente, ademais, que o indivíduo brando e amável tem mais força, fibra e coragem do que aquele que deixa irritar e encolerizar com os outros em um descontrole emocional.?
Marco Aurélio
amandafffdo 13/01/2022minha estante
Que incrível!

Kaio 08/01/2022

Livro bom
É um livro bom eu achei a leitura até que fácil só que partes do livro eu não entendi muito bem pretendo lê o livro outra vez mais no geral o livro é bom

SamuellVilarr 04/01/2022

Meditações, Marco Aurélio.
Grandioso e valioso registro das anotações pessoais do imperador romano e estoico Marco Aurélio. De título de tradução direta: "Meditações para mim mesmo" ou "Reflexões para mim mesmo". Temos aqui um profundo e sábio registro de anotações que serviam como forma de orientar a conduta, a razão, a moral e expor, ou melhor, expressar seus pensamentos a si mesmo, inclusive, de maneira magistral. Portanto, temos aqui um apanhado que tratará a respeito de inúmeras questões tanto filosóficas, porém, mais no sentido prático da Filosofia, no que tange à retórica, a dialética e a ética e filosofia moral da tradição grega e também, que fundamenta a partir de si a tradição estoica, contudo, há de se saber que o imperador não foi propriamente um filósofo, mas sim um digno e servil estoico que operou uniformemente sua maneira de pensar e agir e em sua conduta e em toda e qualquer decisão e pensamento, motivo de referenciá-lo como 'digno e servil estoico'; mas também, há aqui questões que tratarão a respeito da razão universal, da inevitabilidade da morte, característica essa que ele reforça e a discute enquanto processo de dissolução para posterior renovação dos elementos na natureza e também, como uma verdade iminente e absolutamente aceitável, pois, como já foi dito, provém unicamente da natureza, e portanto, se assim é, quer dizer que devemos aceitar de tal maneira, pois devemos, de acordo com o imperador, distinguir e observar as coisas como elas são, sobretudo na natureza e na existência. Porém, além disso, há muito mais do que eu poderia dizer somente em uma resenha, como o grande registro de sabedoria que aqui é encontrado, na consciência de que as coisas são efêmeras e dissolúveis, relacionado com a moral do homem, tanto este na perspectiva de um animal racional e sua razão condutora, animal social e animal dotado de inteligência, inclusive, daquilo que fundamenta o seu ser. Digo que coisas como essa são tão magnânimas e admiráveis quanto qualquer outra coisa que seja, sendo este material e espiritual, livro imensamente indispensável.

Eduardo1304 03/01/2022

Meditações
Marco Aurélio escreveu os doze livros das Meditações em grego, como uma fonte para sua própria orientação e para se melhorar como pessoa.
Essas meditações estão relacionadas a maneira estoíca na qual viveu.
Uma maneira de viver a vida porque não viver um má vida estoíca em 2022 ?

Fernanda.Salvador 02/01/2022

Marco Aurélio ganhou mais uma fã
Livro que pode ser facilmente eleito como ?de cabeceira? pela riqueza e caráter atemporal dos conselhos de Marco Aurélio. Dei quatro estrelas pela dificuldade da linguagem, não é uma leitura tão fluida por ser tradução de um idioma não tão comum e palavras não habituais (nada que impeça seu entendimento). Foi meu primeiro livro voltado à filosofia estoica. Sempre tive muita afinidade com essa corrente filosófica, mas depois desse aprofundamento com Marco Aurélio, posso dizer que não sou mais 100% seguidora dessa vertente (talvez 95% rs). Por fim, recomendo fortemente a leitura, principalmente nos tempos atuais!

Amanda 01/01/2022

Ótimos Insights
A obra tem uma leitura muito rebuscada e com excelentes insights. É possível extrair muitas lições para aplicabilidade.

denis.caldas 05/12/2021

Um imperador
Embora eu acredite que o estoicismo seja somente mais uma "modinha" ressuscitada nos tempos atuais, claro, mediante toda a desgraça social e política que vem nos abatendo desde 2020, sempre será válido beber na fonte. Bem, talvez eu esteja errado em pensar que é modinha, porque se fosse teríamos enxurradas de livros e palestras e cursos on-line sobre o estoicismo, e não é o que está acontecendo. Na verdade, bem que precisamos que o estoicismo volte à baila!

Uma coisa que, de fato, acho muito difícil é ser estoico nos tempos modernos. Sim, o imperador fala que tudo que acontecia na época dele era repetição do passado e que, no futuro, não seria diferente. Pois, se espremermos, o que resta é sangue, merda e fedor, em meio ao sexo, poder e dinheiro.

Uma linha que se segue no livro é a importância de se cultuar os deuses, cuidar da família e dos amigos e ter responsabilidade política em prol do bem comum acima da individualidade; ah, que somos nada e passaremos como poeira no espaço. Concorde ou não com as palavras de Marco Aurélio, mas que ele foi uma pessoa acima do seu tempo, é fato.

"Para a salvação ou preservação da vida, requer-se conhecer de maneira cabal o que cada coisa é em si mesma, de que matéria é constituída, qual é sua causa formal. Por outro lado, praticar a justiça com toda a alma e dizer a verdade. O que resta senão extrair da vida todo partido e oportunidade para construir uma cadeia de boas ações sem nem sequer um só intervalo entre elas... mesmo o mais curto?" (Ditado 29, Livro XII)

Michel.Nascimento 02/12/2021

Este pequeno livro é constituído de anotações pessoais do imperador Marco Aurélio. São pensamentos e reflexões sobre paixões, virtudes, morte, etc. Acredito que para um entendimento melhor não deva ser lido uma única vez, e até servindo de consulta.

Nadine 16/11/2021

Esse foi o primeiro contato com estoicismo. Extremamente interessante, mas foi um pouco difícil de entrar na minha cabeça, mas, lógico, Marco Aurélio estava escrevendo isso para ele mesmo, então néah...

Kel 10/11/2021

O texto todk é uma delícia, longe de ser uma autoajuda, é sobre uma filosofia de vida muito desenvolvida até para a época