Meditações

Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

Martony.Demes 02/03/2022

Meditações, do imperador Marco Aurélio.

O livro apresenta as anotações do imperador durante sua vida sobre diversos pensamentos e ensinamentos que ele cultivou.

Antes de continuar, é premissa entender que não é um livro para ler rapidamente! Por isso já é minha segunda leitura! E será meu guia de consultas eventuais!

O livro é uma ótima sugestão de filosofia estoica. Mas o que é estoicismo? O pensamento estoico, em resumo, é a virtude, é uma forma de se atingir a felicidade. Também é um esforço para você controlar aquilo que pode ser controlado para se viver bem. Isso é feito por meio da serenidade, do autoconhecimento, da racionalidade. Se importar com o realmente importa.

No transcorrer do livro, apresenta-se uma coleção de ensinamentos e conselhos nos 12 capítulos. Era um diário que ele escrevia e no outro dia lia o que escrevera.

Entre diversos ensinamentos, Marco Aurélio cita sobre ser mais fácil você mudar algo ruim em você do que mudar algo ruim em outra pessoa. Assim, nós podemos mudar os outros quando começamos por nós mesmo.

Há até sugestões de como proceder com uma pessoa com mau hálito! Como falar cuidadosamente e alertá-la!

Vai algumas belas frases:

“Se eu não vejo a coisa como um mal, não me importo”

“Não desperdice o que resta da sua vida ao especular sobre seus vizinhos. Qualquer coisa que o distraia da fidelidade ao Governante dentro de você significa uma perda de oportunidade para alguma outra tarefa. ”

“É incrível estar vivo! Eu me pergunto como posso usar melhor hoje para ajudar os outros.”

“Que fique claro para você que o ritmo dos campos verdes sempre pode ser seu, nisto ou em qualquer outro lugar; e que nada é diferente aqui do que seria nas colinas, ou no mar, ou em qualquer outro lugar que você quiser. ”

“Empilhando boas ações em boas ações até que não haja fendas ou entalhes entre elas.”

“Que sorte eu tenho, que me deixou sem amargura; inabalável pelo presente, e desanimada pelo futuro. A coisa poderia ter acontecido com qualquer um, mas nem todos teriam surgido sem serem remexidos.”

O livro tem um certo tom de auto ajuda. Vale sim, a pena a leitura.
Letícia Serrão 29/06/2022minha estante
Adicionei à minha lista

Gui 01/03/2022

"Reflexões para si mesmo"
Uma leitura um tanto complexa, que exige um nível de atenção e concentração especial, ao menos em minha visão. Fora isso, foi um excelente meio para se contextualizar no modo viver e pensar da Antiga Roma, expandindo meus horizontes sobre como eram os ideais da época.

Yudi 27/02/2022

Um livro engrandecedor, mas não recomendado para todos
Este é um livro forte e complicado e por esse motivo, engrandecedor.

Comecei a lê-lo como estudo do estoicismo como praticado por um grande líder. O livro oferece uma visão sobre como Marco Aurélio lida com os fatos cotidianos e pensamentos de uma perspectiva estoica. É curioso ler sobre suas motivações e justificativas.

Em resumo, o estoico dá muito valor à razão, à ordem natural das coisas, às divindades, ao coletivismo, à benevolência e ao controle das emoções. O autor justifica esses valores com exemplos, analogias e argumentos racionais.

Contudo, claramente a sua audiência não é ampla (e nem deveria ser), a começar pelos assuntos abordados. Memento Mori ("lembre-se da morte") está presente em todos os capítulos. Por esse motivo, não recomendo para pessoas que ainda não se acostumaram com a finitude da vida, pois pode causar pensamentos angustiantes. Além disso, a escrita (ou tradução) do livro é bem complicada. A leitura é lenta e requer pesquisas constantes para poder realmente entender o contexto. Não é uma leitura leve. Foi o livro mais difícil que já li. Demorei mais de 2 meses para ler menos de 200 páginas.

Finalizando, é um livro muito bom, que pode render muitos insights sobre a vida em geral. Na minha visão a melhor parte foi ver como Marco Aurélio reflete e justifica o mundano exemplificando os padrões de pensamento de um estoico prático. Recomendado para quem realmente quer investigar essa corrente filosófica mais a fundo.

Pedro Ramos 27/02/2022

Inspirador
Meditações de Marco Aurélio é um livro que possui diversas ideias e pensamentos interessentes do filósofo sobre o estoicismo e definitivamente mudou a minha forma de pensar e de ver o mundo. É um livro que não foi feito para ser publicado, o autor o escreveu como sendo apenas notas para si mesmo, e é possível perceber isso quando, em vários momentos, o autor dá conselhos, mesmo sendo em segunda pessoa, que claramente valem para si mesmo. Não é um livro muito difícil de ler, o autor mesmo diz que busca sempre escrever de uma forma simples e clara que facilite o compreendimento.

Cristiano 25/02/2022

Não era pra ser um livro...
Esta obra é uma compilação dos escritos que Marco Aurélio produziu para si mesmo, nao necessariamente com intenção de tornar público. Portanto, a leitura nao é tao fluida e agradável. Ainda assim, carregada de ensinamentos e otimas reflexões, especiaçme te para os interessados no Estoicismo.

Rafael 22/02/2022

Como todo livro antigo, a leitura é mais difícil, algumas vezes tive que ler novamente certos trechos para internalizar os ensinamentos passados pelas reflexões do Imperador. Ainda assim, conseguimos extrair inúmeras lições para a nossa vida. Recomendadíssimo

iara 19/02/2022

Livro sobre virtudes e auto controle
Interessante como um livro tão antigo se refere a problemas atuais do ser humano. Um livro sobre como a racionalidade e lucidez permitem que se viva em harmonia com a natureza e outras pessoas.

Clio0 18/02/2022

Meditações é um dos pilares para o estudo do pensamento romano e deveria ser obra obrigatória em qualquer curso de História. Seu valor ultrapassa os domínios da filosofia para abranger o que se tornaria a base para o modo de vida ocidental.

Diferente dos filósofos gregos, Marco Aurélio foca na vida cotidiana governada pela razão e pelo sentimento equilibrado, ou seja, uma reformulação para as noções de integridade, virtude e sua práxis.

O autor não minimiza sua crítica ao excesso e a falta de disciplina - dois temas correntes na sociedade romana. Isso refere-se obviamente ao sistema socioeconômico que não poderia sobreviver (e de fato não sobreviveu) sem sua expansão territorial militarista e a produção de luxo para suas várias camadas sociais.

O texto em si é relativamente simples de acompanhar. Não consigo precisar sua singeleza é resultado da interferência do tradutor ou estilo do autor, mas é bonito e fácil - o que pode ser um atrativo para aqueles não acostumados ou com menor pendor para textos filosóficos.

Recomendo.

Nina 17/02/2022

Grande ser humano, grande líder
Marco Aurélio é uma lição de vida.

Pensar que ele escreve estes textos como um diário para ele mesmo durante os dias de guerra.

Livro para ler e reler e ter na cabeceira da mesa

Flora.Dantas 16/02/2022

Um manual de caráter e virtude!
Em tempos tão difíceis quanto os que estamos vivendo hoje, de muita incerteza, frustração, preocupação, injustiça, tristeza e angústia, as meditações de Marco Aurélio, maior imperador romano, sobre humildade, senso de responsabilidade, disciplina, discernimento, simplicidade, benevolência, solicitude, brandura, amor ao próximo, resistência, perdão? são atuais e necessárias. Nos traz à tona que não basta sabermos sobre as virtudes, temos que praticá-las.

?Apenas se preocupa em ser bom e dirige tua vontade nesse sentido, sendo bom em tudo o que fazes; e lembra-te de duas coisas, a saber, que o que importa é a ação boa e que é indiferente a ocasião na qual a praticas.?
?Observa o teu interior. A fonte do bem está em teu interior, fonte capaz de jorrar sempre desde que tu caves sempre.?

Yoyo 13/02/2022

estoicismo
para os aspirantes à filosofia, mais especificamente, ao estoicismo, recomendo muito este livro!
Marco Aurélio traz vários ensinamentos a respeito da morte, sobre ter valores/virtudes, sobre a efemeridade da vida, sobre como lidar com fatores externos e internos,
e muito mais conhecimento.
certamente é livro que mudou a minha vida!

Jack Zack 07/02/2022

Marco Aurélio faz observações que muitas pessoas longevas não conseguiram, acredito eu, em toda a sua passagem pela vida.
Lidar com a passagem do tempo e como lidar com a própria vida são as lições desse livro que pode ser usado como um lembrete do vale ou não na vida.

Lucas Lobo 04/02/2022

Estoicismo
Um livro incrível, cheio de ensinamentos necessários.

Para quem não conhece a Filosofia do estoiscimo fica um pouco difícil entender alguns trechos. Mas é um leitura boa.

stephany :) 02/02/2022

esse livro nada mais é do que os escritos de marco aurélio dividido em 12 partes.

eu li com o único propósito de saber mais sobre a filosofia do estoicismo, e o livro serviu o propósito, foi útil.

Vidal 29/01/2022

Livro para ler e reler
Marco Aurelio escreveu para si mesmo esse livro achei super direto! Sabe aquele livro pra você reler todos os anos? É esse!