Meditações

Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

Leonam8 03/06/2022

Uma base ao estoicismo
Ao ler este livro senti ele bem na vibe estóica, acredito até que seja uma base para tal filosofia. Muito legal ver a visão e as condutas de um imperador. Único ponto negativo foi que senti o livro bem arrastado, algumas partes custei para ler, mas no geral é uma leitura boa. Recomendo!

Álef Rebouças 24/05/2022

Excelente leitura.
Curioso como meditações de um imperador romano do século II possuem reflexões que permanecem tão atuais. Acho que a dinâmica da leitura é muito positiva pois Marco Aurélio escreveu para ele mesmo. Sem dúvidas, a leitura traz muitas reflexões.

Jonas.Doutrinador 23/05/2022

Para cabeceira
Esta obra é bastante rica, pois aborda questões do nosso cotidiano de maneira bem simples e direta. Marco Aurélio argumenta como uma vida mergulhada em excessos e paixões pode interferir no caminhar para uma jornada de maior valor e proveito, seja no campo social ou privado. A dica que dou para essa leitura é fazê-la sem pressa, de modo que haja grandes reflexões.

Jhonny Moreira 18/05/2022

Um livro sobre estoicismo.
Um livro que trata sobre a filosofia estóica.
Gostei muito do livro e de suas ideias. Sem dúvidas são ideias que ao serem inseridas fazem o sujeito ter uma nova ótica de vida.

A leitura é um pouco cansativa, mas vale muito a pena. Estoicismo é uma grande forma de olhar o mundo e os desafios que nele está presente.

Ana 16/05/2022

Aforismos sobre condutas morais
Meditações é um clássico da filosofia Estóica e junto com Sêneca e Epíteto formam a tríade clássica do estoicismo.
Esse livro foi escrito pelo imperador Romano Marco Aurélio durante a parte final de sua vida. Ele viveu em 121 até 180 D.C. É um conjunto de pensamentos e Aforismos que ele escreveu para si mesmo, como forma de viver e conviver melhor. Marco Aurélio ficou conhecido como o imperador filósofo e seguia a filosofia Estóica.
Estoicismo é uma doutrina filosófica helenística. Fundada em Atenas por Zenão de Cítio. No início do século III A.C.
Tem como fundamentos a impertubabilidade da alma. O domínio das paixões e a Utilização da razão em prol do bem comum e a aceitação do destino.
Os temas abordados são vastos e algumas vezes repetidos. Aceitação da morte, resiliência, racionalidade para enfrentar os problemas. Boa convivência em sociedade. Enfim, é um manual sobre condutas morais. É interessante que apesar dele ter escrito para si mesmo e nunca ter tido o objetivo de publicar. Muitas vezes parece que ele está falando com a gente.

Elaine.Brecci 12/05/2022

Meditações de Marco Aurélio... Um tratado filosófico...
Essa excepcional obra, se trata de anotações pessoais, do imperador Romano Marco Aurélio, escritas entre os anos de 170 a 180.
?Meditações de Marco Aurélio?, é provavelmente um dos clássico estoico mais lido de todos. Como é sabido, foi escrito como sendo um diário pessoal do imperador Romano e, portanto, não foi escrito para publicação. Isso explica a estranha estrutura, bem como o estilo de entrada numeradas em cada ideia, assunto ou orientação das laudas, que ele faz a si mesmo com uma perspectiva do estoicismo.
A obra pode parecer a princípio um livro pequeno, curto, mas a densidade, é impactante, pois vai tratar de diversos assuntos cruciais na formação de um Ser Humano, valores, virtudes e sabedoria a serem desenvolvidas durante toda uma vida. Aborda assuntos como a morte, a vida, a honra, a ignorância humana, a convivência social, as virtudes, o bem o mal, a felicidade, o sentido de vida do ser humano, o prazer, a dor e como segundo a filosofia estóica, deveria o homem se portar diante dela.
Marco Aurélio, disseca brilhantemente e de forma objetiva e prática vai elaborando aforismos desses importantes elementos da vida do ser humano, para que possa se auto- encontrar e ser feliz pois para ele, como estoico que era, logo pragmático, seria essencial e válido somente o conhecimento que podemos colocado em prática no dia a dia.

?Meditações? se revela como um verdadeiro tratado moral, permeado de ensinamentos embasados na razão, entretanto sem calar a sensibilidade de um grande filósofo, comandante de exércitos, soldados de guerra e ao mesmo tempo, um exímio líder de Si próprio.
Inspiradora leitura que recomendo a quem gosta do assunto estoicismo, mas muito mais, quem aprecia a abordagem prática sobre autoconhecimento e autogerenciamento. Livro de cabeceira, para estudo permanente.

Boa leitura!
Gabriel 12/05/2022minha estante
Show ??

Thifany Ferenz 13/05/2022minha estante
???

Victor.Oliveira 11/05/2022

Incrível
Excelente obra para começar a ler livros clássicos de filosofia. O livro é praticamente um diário de reflexões que o autor escreveu para si mesmo e só chegou ao público postumamente. A escrita é fácil e o texto é tocante e inspirador. O pensamento estoico é extremamente interessante e surpreendentemente tem muitas semelhanças com o budismo. Foi uma experiência de vida ler esse livro.

Henrique609 04/05/2022

Pensamentos do homem mais poderoso
Marco Aurélio era o cara mais rico e mais poderoso de sua época.

Ele escreve um diário para si mesmo, se cobrando, se obrigando a ser uma pessoa melhor, mais sensata, menos preocupada e menos preguiçosa.

Incrível entender como ele pensava sobre si mesmo. O livro não foi escrito a fim de que chegasse a público, mas de alguma forma chegou até nós.

Julio.Cesar 30/04/2022

Foi algo interessante, mas sem muita importância pra mim.
Apesar de apresentar passagens bem interessantes, o livro, de certa forma, me decepcionou, por mais que a culpa disso seja mais minha, por ter altas expectativas, do que do livro, o que acabou por tornar toda a leitura bem arrastada, sem contar que o Marco Aurélio repete muito do que já havia escrito antes. Mas enfim, é isso.

Luiz felipe 18/04/2022

Meditações
O livro realmente nos introduz e nos leva a real meditação. O texto é feito baseado nas anotações do imperador Marco Aurelio, que mais do que liderar, tinha uma capacidade enorme de reflexão.
É um livro introdutório ao Estoicismo e aborda diversas questões, mostrando como levar uma vida mais leve. Porém, muitas vezes tem um perfil determinista, aceitando todas as decisões como se fossem algo impossível de mudar.
A leitura é boa, porém não nos leva a um imersão completa, ja que não existe um fluxo temporal, e sim pensamentos que o imperador escreveu em seu diário. Entretanto, nas diversas vezes que as citações se encaixam em nosso cotidiano (e nao sao poucas), conseguimos uma leitura extremamente imersiva, mesmo com o texto muitas vezes complexo devido a tradução.
Vale a pena a leitura, principalmente para quem tem como intenção uma porta de entrada para o estudo da felicidade.

Marvko 02/04/2022

O melhor dentre os estoicos
"Por que em lugar de suplicar aos deuses concessão de uma coisa ou outra, não te dispões a lhe orar suplicando que te concedam o completo destemor diante das coisas, que não seja tomado pelo desejo por alguma delas e nem venha a sofrer ou afligir-te por causa de alguma delas?"

Lucas1429 23/03/2022

Sobre Meditações
Esse com certeza não é um livro para todo mundo. Uma leitura extremamente filosófica e cheia de reflexões. Mas acredito que tudo que você possa encontrar sobre desenvolvimento pessoal por aí pode ser encontrado nesse livro. Marco Aurélio, assim como nós, era uma pessoa que estava sempre pensando. Sempre refletindo sobre a vida e sobre como deveria usar o estoicismo para a mesma. "Meditações" claramente não é um livro que você deve ler apenas uma vez, e sim sempre está revisitando a obra. Para buscar novas idéias, entender velhas e descobrir outras.

Ani 22/03/2022

"Está em nosso poder não ter opinião sobre uma coisa, então não ser perturbado em nossa alma; pois as coisas em si não têm poder natural para fomar nossos julgamentos."

Carlos 21/03/2022

Meditações a mim mesmo
Um manual filosófico para a vida, livro de cabeceira. Nele, o imperador Marco Aurélio apresenta suas anotações pessoais durante seus últimos 10 anos como líder de Roma.

A concepção panteísta do estoicismo, seu ceticismo metafísico perante a vida efêmera e a resignação como solução final para os problemas desta são conceitos que devem ser aplicados em nossas vidas a fim de melhorá-las.

?A lembrança de que sou parte do universo leva a contentar-me com todos os acontecimentos.?

Nara 18/03/2022

"...E, no entanto, esse mundo absolutamente não existe mais. Passa então para a época de Trajano: todas essas ações se repetem e o mundo do tempo dele está também extinto. Examina, ademais, do mesmo modo os outros registros de tempos e nações inteiras e observa quantos seres humanos, após haverem despendido todos os seus esforços, não tardaram a tombar, condenados á dissolução entre os elementos".