A Princesa e o Goblin

A Princesa e o Goblin George MacDonald
George MacDonald

Resenhas - A Princesa e o Goblin

Mari Siqueira 24/04/2023

Uma alusão à aversão da sociedade ao que lhe é diferente, como em grande parte da literatura vitoriana, o livro traz de forma clara o pensamento da superioridade europeia.

Criaturas vistas como maléficas, os goblins foram excluídos do convívio social e marginalizados. Quando retratados, são sempre vis, sombrios e maldosos por não terem aceitado sua "colonização".

Nessa edição belíssima da Wish, há um prefácio brilhante escrito por Jim Anotsu com esse e muitos outros questionamentos excelentes sobre a obra. Gratidão por ter complementado essa edição com um texto tão rico.

Ler é ver além das palavras, as ideias escondidas, os conceitos, alegorias e o contexto histórico. O que um livro te conta é só metade do que você pode contar dele.

site: http://instagram.com/sobreamorelivros

Jussara 15/04/2023

Não acho q a história se desenrolou de maneira orgânica, parece mais situações criadas pra pequenas lições de moral, não q seja ruim um livro ter uma moral, mas quando a própria história fica em segundo em favor disso é um tanto decepcionante.

Evelyn.Vilela 19/03/2023

Fiquei sem entender o título
Este livro fala sobre fé.
Sobre o que não se pode ver, porém pode-se sentir.
Fala sobre a fé que leva a ações transformadoras.
Muito bonito, com passagens fortes, e outras muito engraçadas que me fizeram rir alto. (Pé) kkk
Só fiquei mesmo sem entender o título, pois não houve alguma interação da princesa efetivamente com Góblin, enfim.
Queria falar mais, porém seria spoiler.
Gratidão editora Wish por esta edição tão bela. Sucesso

Carol Martins 01/02/2023

Fazia um tempinho que não lia um conto de fadas e, por influência, acabei escolhendo esse. A história é simples, tudo muito simples. Se você gosta muito de contos de fadas, vai curtir, mas se é um apreciador de fantasias mais ao estilo de J.K Rowling vai se decepcionar. No geral é um conto dele fadas bom, demorei um pouco pra terminar porque não consegui me envolver muito com a história.

Anny Ways 30/01/2023

Envolvente
Que leitura fantástica!
Os capítulos são curtos e a história é muito envolvente.
Durante a leitura fiz várias comparações muito interessantes, principalmente em relação a fé.
Gostei da forma como a editora pontuou o preconceito presente no livro, é extremamente necessário termos uma leitura crítica e isso ajuda muito!
A edição em si é primorosa e encantadora!
Teremos a continuação? ?
Recomendo a leitura.

Aline 29/01/2023

Adorei o livro.
Leitura leve, fluida e muito gostosa.
Super indico, principalmente para crianças.
Com lindas ilustrações.

Everton 28/01/2023

Imaginar é muito bom
Quanto mais você ler esse livro, mais vai entrar dentro da história imaginando todas as situações vividas pelos personagens. É um romance envolvente. Eu gostei muito.

Bela 24/01/2023

A leveza da infância
Que leitura gostosa! A fluidez da escrita do autor cativa e leva a gente a conseguir ler o livro de uma forma descontraída e leve, ansiando pela volta ao quarto aconchegante da vó de Irene ou simplesmente para as cenas em que a Princesa pode ser ela mesma! Apesar disso, também nos deixa ansiosos e até apreensivos nos capítulos em que Curdie se aventura pela montanha, cada vez mais dentro do mundo dos Goblins! E os goblins, tao caricatos, mas tao cheios de camadas divertem e encantam o livro, deixando bem claro porque este é um livro que serviu de inspiração para tantos outros dentro do gênero da fantasia.

Irene e Curdie agem tão dentro da sua idade, e tem um relacionamento tão inocente que diverte e encanta ainda mais! Algo que me deixou extremamente curiosa com ?o resto da história?, mencionado ao final do livro, que fica para ?um outro volume!? Ele existe?

Os ensinamentos do livro podem ser aplicados na vida cotidiana e, apesar de ter resoluções bem simples aos problemas, achei uma leitura muito agradável e satisfatória! A meia estrela faltante é só pela falta de explicações sobre a Vó da Irene, uma personagem incrível, que me deixou com vontade de saber mais!

William274 23/01/2023

Leve e deixa o gosto da fantasia inocente e útil de outrora. O autor, que influenciou Tolkien, Lewis e outros grandes, deixa mensagens poderosas e valores cristãos em suas obras.

Zia 29/12/2022

FOFO!
Achei a leitura muito boa. É um livro muito fofo, o relacionamento entre os dois personagens principais (a princesa Irene e o Curdie) é inocente e muito bonitinho. Eles são dois fofos e o livro inteiro é cheio de fofura, embora conte com momentos tensos. Também é cheio de magia e de criaturas estranhas, os goblins e seus animais, que achei muito interessante o jeito que foram criados e apresentados.

Gostei muito que tanto a princesa quanto o Curdie são personagens crianças que têm personalidades bem distintas e claras. O Curdie é corajoso, trabalhador e se importa muito com a família. A princesa é destemida e decidida, além de um tanto ingênua. Os personagens secundários também tem suas individualidades, até mesmo os goblins (os que têm destaque).

É um livro fluido e cheio de elementos que são clássicos de contos de fadas, é muito legal poder ter essa visão já trazida desde uma história mais antiga.

E o livro em si é lindo! Tem ilustrações maravilhosas, é todo em tons de terracota por dentro e a capa é lindíssima também, a editora wish tá de parabéns.

Beatriz Kath 16/12/2022

A Princesa e o Goblin
Gostei muito da atmosfera de conto de fadas do livro.

Achei o comecinho um pouco lento, mas a partir do momento que a princesa encontra sua trisavó e a personagem é introduzida, já passei a achar tudo muito mais interessante e envolvente, por se tratar de uma personagem bastante misteriosa e instigante.

Os capítulos focados nos goblins também foram bem divertidos de se ler, assim como todas as aparições do Curdie.

c a r o l 13/12/2022

"A Princesa e o Goblin" me surpreendeu positivamente porque não sou muito fã do gênero infantojuvenil, pois, normalmente, as crianças me irritam por não agirem de forma condizente com sua idade.

A princesa Irene é muito corajosa, mas ela também age como uma garotinha de 8 anos quando está sob pressão, entre outras coisas. Teve um momento em que ela me cansou, mas foi coisa rápida. O Curdie é um garoto bem atrevido e inteligente. Tão inteligente que os adultos confiam nele para resolverem o problema com os globins. Aiai ?

A escrita de George McDonald é fluída e encantadora. A narrativa é cheia de aventuras, simbolismos e lições valiosas, com uma atmosfera de contos de fadas. Esse livro é perfeito para ler para uma criança.

"? Nós somos todos muito ansiosos para ser compreendidos, e é duro quando isso não acontece. Mas existe outra coisa que é muito mais necessária.
? E o que é, vovó?
? É compreender os outros."

SPOILER ALERT
Quando a Irene beijou o Curdie na boca eu fiquei "????". O beijo poderia ter sido no rosto. Fiquei bem incomodada com isso.

Aline no mundo das maravilhas 02/12/2022

Livro para crianças
Amo esse tipo de leitura juvenil, mas nesse caso, o livro em questão é bem infantil.
As lições aprendidas são maravilhosas, coragem, encanto, amizade? Porém, é para criança mesmo.

somebody 24/10/2022

?1. A princesa e a visão do sublime?
Não importa a idade, o livro é perfeito para adentrar no mundo da imaginação. É um conto singelo, porém, cheio de aventuras e mistérios. O livro já inicia de forma interessante, e você se vê curiosa(o) para descobrir qual a relação de alguns personagens, o que vai acontecer com eles, se são bons ou maus; embora eu tenha gostado bastante da leitura, que foi leve e instigante ao mesmo tempo, eu esperava que o final fosse mais impactante, contudo, o final não teve tanta cara de final até porque deixa explícito a continuação desse conto ? o que não encontrei um próximo volume. Temo que George MacDonald não tenha conseguido escrever a tempo de seu adeus. A última página fecha o ciclo desse enredo, mas pessoalmente, esperava um final mais encantador para o pequeno Curdie, um dos personagens principais. Acredito que se existir, de fato, um segundo volume ? ao qual não encontrei, poderei contemplar uma história ainda mais emocionante acerca do nosso pequeno grande homem, valente como se é, e da nossa princesa Irene. Por fim, ainda que o final não tenha atingido completamente o meu nível de satisfação pessoal, indico a leitura com todo o meu coração. Simplesmente FASCINANTE.

Deixo aqui, um pequeno diálogo do livro, que me encantou:
?Nos somos todos muito ansiosos para ser compreendidos, e é duro quando isso não acontece. Mas existe outra coisa que é muito mais necessária.
? E o que é, vovó?
? É compreender os outros.?