A Sociedade do Anel

A Sociedade do Anel J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Sociedade do Anel

Ramon.f.a.f 29/02/2024

Riqueza imensa de detalhes, a descrição da paisagem é mais detalhada e pausada que no Hobbit, trazendo uma imersão maior ao leitor.

Capítulo a capítulo vemos a impressionante Terra média passando e ficamos mais empolgados pelas próximas páginas.

Urlwes 27/02/2024

Maravilhoso, a tempos não lia um livro de aventura tão bom, com uma escrita tão única.
Ansioso para continuar acompanhando as aventuras da comitiva.

Chokito 27/02/2024

4/12 concluído
Um livro que me surpreendeu, apesar de já saber a história. Amo os filmes e agora depois de muito tempo estou lendo a série dos livros.
Clara_Galaxia_ 29/02/2024minha estante
Divando

Thiago Gadelha 27/02/2024

O retorno ao meu 1o livro
Li esse livro quando bem jovem e hoje com mais experiência posso concluir que foi melhor ainda a leitura. Na epoca eu nao tinha lido o hobbit, mas hoje percebi muitas ligações e a descrição de Tolkien nao é cansativa como eu tanto afirmei por anos. Tive sorte desta obra ter sido o meu primeiro livro lido por inteiro. Lerei de novo com certeza.

Suze.Dreon 26/02/2024

Para muitos, muito descritivo; para mim, na medida.
Tolkien não decepciona. Sua capacidade de descrição é incrível e se o leitor se deixar levar, vai se ver mergulhado nas aventuras da Terra Média.
O primeiro livro conta a formação da Sociedade do Anel e também a saga do querido Frodo e o enigmático Um Anel. Os personagens são muito bem construídos, cativantes, mas o que mais fascina são os lugares descritos. Recomendo que após a leitura, o leitor assista ao filme correspondente. A experiência é completa.

Wanessa 26/02/2024

Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes a vida?
Eu sou uma pessoa simples. Só lia as fantasias atuais.
Quando deixei de ser pobre, comecei a comprar livros lá quando lançou Sombra e Ossos e A seleção, em 2013. Passei os últimos anos então lendo mais fantasias assim. Mas de uns tempos pra cá, percebi que tudo se repetia. Não tinha mais sentimento, sei lá, parece um monte de fanfic, só farmando dinheiro. Dei uma pausa e fui ler livros russos, clássicos. Foi aí que percebi que não tinha feito justamente isso, não fui atrás das fantasias clássicas.
Sempre tive medo dos livros do Tolkien porque todos dizem a mesma coisa sobre a "escrita difícil", o que não tive dificuldade alguma, talvez pela "bagagem" que adquiri. E, enfim,
Esse livro é uma obra-prima MESMO! O autor é de OUTRO NÍVEL! Eu consegui ver de onde tantas fantasias atuais se inspiraram. E fiquei ainda mais fascinada quando descobri o contexto da publicação dessa história, pós primeira guerra mundial da qual o autor participou, o amor pelas línguas e canções, o quanto ele compreende as relações pessoais (isso aqui é PERFEITO no livro) e a presença do cristianismo aqui e ali. Fiquei cheia de sentimentos de respeito e admiração. Estou feliz de ter lido ele nesse momento da minha vida, onde já li tanta coisa meh. kkk Ansiosa para os outros livros.

l3xxxi 26/02/2024

Uma jornada pra lá de interessante
(Já existe tantas resenhas boas desse livro que aqui será apenas uma humilde resenha kdkdkdk).
Bom, já tinha os livros há um bom tempo mas nunca conseguia começar por N motivos. Realmente é uma história muito bem escrita e cativante, além de ter personagens complexos e um pouco sombrios kkkk
O autor sabe preencher nos momentos de terror, fantasia, suspense e alegria e me entristece o final dessa sociedade. Não sei 5 estrelas porque achei o começo MUITO arrastado e acredito que seja um dos motivos pelo qual nunca conseguia terminar essa leitura sozinha (agora estou lendo em um grupo de leitura), mas fora isso é um universo pra lá de único e maravilhoso.

Israel 25/02/2024

E assim eu me torno o 10º membro da comitiva do anel
Em cada releitura de "A Sociedade do Anel", redescubro a magia que apenas Tolkien poderia tecer. Abro o livro e me vejo transportado para uma Terra Média que transcende o tempo. Personagens tornam-se velhos amigos, e os cenários são entrelaçados com as memórias das minhas próprias jornadas.
As palavras do autor são feitiços que desencadeiam emoções e me transportam para uma realidade épica. A importância dessa releitura vai além do ato de revisitar eventos épicos; é um reencontro com a essência que me inspirou, despertando a chama da criatividade e da imaginação. Ao fechar o livro, carrego não apenas uma história, mas um legado que ecoa na minha alma. Cada palavra é um elo, cada capítulo uma epopeia pessoal. A releitura de "A Sociedade do Anel" é um mergulho profundo na tapeçaria literária de Tolkien, reafirmando que a magia destas páginas permanece viva, eterna e inabalável.

Dretzalim267 25/02/2024

Um início confortável
Esse livro é uma leitura mais madura àqueles que iniciaram a imersão do universo de J.R.R.Tolkien pelo livro O Hobbit.
Dividindo o livro em 3 partes, cheguei a algumas observações:
-Primeiro terço: início envolvente para saber mais sobre o Condado e a história da família Bolseiro. Também foi bom saber mais sobre Gollum e, apesar de odiado por 95% dos fans, Tom Bombadil é um personagem que eu gostei de conhecer (ainda mais criar teorias malucas de que ele pode ser Eru pregando uma peça).
-Segundo terço: nesse momento se encaixa uma das melhores partes: o conselho de Elrond.
-Terceiro terço: aqui definitivamente é o ápice do livro. A presença da nossa querida Galadriel vem provar que a ?falta de protagonismo feminino? relatada por alguns ?leitores? do mestre Tolkien não passa de uma falácia. Galadriel não precisa ter muitas participações para deixar a sua marca: dei boas risadas quando o seu esposo, o Senhor dos Elfos, Celeborn, ousou chamar de louco o nosso querido Gandalf, por ter escolhido entrar no reino de Moria para ?morrer?. A filha de Finarfin, apenas falou que ele baixasse a bola que o istari sempre possuía em suas ações um bom propósito, assim, o gato do Celeborn se pôs em seu lugar. Vemos também Boromir sendo corrompido e a saída de Frodo e Sam carregando o grande fardo rumo ao caminho final para Mordor.

Sigo ansiosa pra ler o próximo volume.

JoAo366 24/02/2024

A Sociedade do Anel
Curti bastante a história, fique meio perdido no início por conta de ter muitos detalhes de locais e por surgir vários personagens ao mesmo tempo, mas, quando me acostumei a leitura foi bem tranquila, a construção do mundo e dos personagens é muito boa, curti bastante a história

Henrique1126 22/02/2024

Senhor dos anéis - Livro 1
A sociedade do anel é uma obra genuína de Tolkien, que busca expandir e construir a base da trilogia, sendo um livro extremamente descritivo no que se refere aos seus personagens, feitos e ambientes.
Inicialmente o livro se inicia com um tom leve e belo, assim como o Hobbit, mas com o passar do tempo se torna sombrio e pessimista.
Além disso, há uma constante luta do bem contra o mal, virtudes contra vícios e tradição contra as forças das trevas. Porém, se caracteriza como uma obra densa com linguagem rebuscada e que exige previamente alguns conhecimentos da terra média, por isso recomendo que o início de leitura das obras de Tolkien se dê com o Hobbit.
Me identifiquei com universo e seu significado e considerado Tolkien um dos maiores escritores de fantasia, simplesmente incrível.

Camilla296 21/02/2024

O lugar onde vive meu coração
Não adianta, vem ano, passa ano, e a Terra Média permanece viva em meu coração e segue sendo o universo que eu mais amo. Eu estou nessa jornada de leitura deve ter uns três meses e, curiosamente, terminar esse livro e saber que tenho apenas mais dois para ler simplesmente parte meu coração.

A verdade é que em termos de escrita, eu sou apaixonada. Já me acostumei com o tanto de descrição do Tolkien a ponto de nem a sentir tanto. Amo a construção dos personagens e das dinâmicas entre os componentes da sociedade. Aragorn é, e eu acho que sempre será, meu personagem favorito, logo seguido por Legolas e Gandalf.

Cida 21/02/2024

Longa caminhada
Entendo quem não gosta desse livro por conta das descrições excessivas, mas foi exatamente isso que me prendeu até o final.

Assisti ao filme muitos anos atrás e enquanto estava lendo, consegui imaginar todos aqueles personagens na ação do livro.

O início da jornada é exatamente isso, uma longa caminhada, quem gosta de ação e aventura, com certeza se decepciona, eu prefiro conhecer o caminho em detalhes.

Rumo ao próximo...

Andréa Marcela 21/02/2024

Mais uma longa etapa na fantástica jornada de Frodo, com muitas aventuras e descobertas, tornando esse volume um pouco mais gostoso de ler do que o primeiro