A Sociedade do Anel

A Sociedade do Anel J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Sociedade do Anel

Kezia.Lins 16/01/2024

Nunca li algo tão completo (e olha que ainda falta as outras partes). ao mesmo tempo que é um leitura densa, é leve e você se sente dentro da jornada com eles :') amo escapar da realidade e passar horas na terra média

Dessah 15/01/2024

J.R.R Tolkien
Uma peculiaridade sobre mim é ter preconceito com quem critica a obra maravilhosa que é O Senhor dos Anéis. Confesso que também o fiz ao ler A Sociedade do Anel pela primeira vez. Contudo, após concluir As Duas Torres, percebi o quão raso e estúpido esse pensamento era. Entendo completamente as resenhas que destacam a escrita cansativa; de fato, levei consideravelmente mais tempo nesse livro do que em qualquer outro que já li. Porém, isso me fez refletir sobre o tempo que o autor levou para escrevê-lo. A riqueza de detalhes é simplesmente absurda, e a criação do universo é tão incrível quanto. Imaginar que alguém em meados de 1937, quando histórias sobre a Segunda Guerra ainda não eram comuns em livros, possuía tamanha genialidade para criar um mundo inteiro com idiomas diferentes, criaturas curiosas e heróis formidáveis me causa exultação. Esta não é uma obra difícil, mas sim complexa, daquelas que talvez exijam muitos anos para compreendê-la em sua totalidade. Em Senhor dos Anéis J.R.R Tolkien deixa bem claro o porquê de ser intutulado pai da fantasia. Quem não ama essa obra ou não a leu, ou ainda não a compreendeu.

Jeff.Jammer 14/01/2024

BOM DEMAIS É POUCO!
Sem surpresas, é maravilhoso mesmo.

Tantos anos para começar essa leitura, tanto tempo com essa saga na minha mente, e recordar tudo é muito bom, é acolhedor.

E mais do que tinha em mente, porque embora os filmes sejam bons, não chegam aos pés do livro.

Tudo é maior, mais amplo, mais detalhado. A escrita do Tolkien é incrível. Mesmo sem passagens de lutas, combates, magias, eu fiquei preso, escutando os diálogos, as histórias da Terra-Média, as dezenas de músicas.

Eu sou fã, mais fã agora que antes.

Rafa 13/01/2024

Uma releitura que mudou minha vida
Meu primeiro contato com senhor do anéis foi em 2003 quando o terceiro filme saiu e eu com meus 9/10 anos assisti aos três de uma vez (minha primeira maratona e filmes!). Eu só fui ler o livros aos 20 anos e a leitura foi demorada, cansativa e pouco cativante. Eu levei um ano para ler os três livros, enquanto lia outros entre os capítulos super longos e detalhados de Tolkien, decidi (depois de mais uma maratona) reler eles, agora com 29 anos! Nesses nove anos, eu vivi, aprendi e consumi muita coisa nova. E essa cabeça diferente também transformou minha releitura em uma experiência diferente. Em quatro dias terminei a Sociedade do Anel de maneira apaixonante.

Sim, os personagens continuam estoicos, o Tolkien é um contador de história nato, então ele vai sim contar e contextualizar muitos assuntos que as vezes parecem extras demais. Contudo, o que ele criou aqui mudou o cenário literário e cultura, não tem como negar.

Essa história é incrível e uma das minhas favoritas de todas e sempre vai ser!

Leti 13/01/2024

A sociedade do anel
?Sentado junto ao fogo eu penso em tudo que já vi, em cores e em flores do verão que já vivi;
Em folhas amarelas do outono, já sem vê-lo, com brumas e de prata um sol e vento em meu cabelo.
Sentado junto ao fogo eu penso no mundo, se vier o inverno sem a primavera que eu haja de viver.
Pois tanta coisa que existe eu nunca tive à frente: em cada bosque, em cada fonte o verde é diferente.
Sentado junto ao fogo eu penso em gente que passei, e gente que verá um mundo que nunca eu verei.
Mas lá, sentado a pensar na era que está morta, escuto passos que retornam e vozes junto à porta.B?

A musiquinha do Bilbo ficou na minha cabeça. Vocês também inventam um ritmo para as músicas ?

Estou com preguiça de escrever uma resenha melhor ?
Só direi que amei muito!

Luvale 12/01/2024

Perfeito, apesar de lento
Eu amo o universo construído por Tolkien, como ele reinventou o gênero de fantasia e foi precursor de muito do que vemos hoje. Já tinha assistido os filmes inúmeras vezes, mas nada se compara a ler a história, se aprofundar nos contextos, conhecer lugares, entender acontecimentos passados e conectar com os personagens.

Já adianto que esse não é um livro pra todo mundo. É pra quem curte um livro onde o foco é o desenvolvimento do universo e da história da Terra Média, os personagens são meramente condutores para um fim. O livro se estende demais em descrições, lendas, acontecimentos e figuras importantes. Tudo é tão detalhado que parece real.Tolkien criou até um idioma inteiro nesse universo. A escrita é bem densa, mas mesmo assim é bem fácil de se entender.

Esse livro conta a história de Frodo, que acaba herdando um anel que remonta à um antigo mal da Terra Média. Cabe a ele, juntamente de seus amigos e companheiros, levar o anel até a montanha onde foi forjado, enfrentando perigos e uma jornada longa, para destruí-lo e impedir Sauron. Nessa primeira parte, acompanhamos o início da jornada de Frodo, saindo do Condado, reunindo a Sociedade do Anel e chegando até próximo de Rauros, onde ele precisa tomar uma decisão importante e o futuro se torna incerto.

Demorei a entrar de cabeça na história e tudo ficar fluido, mas ainda assim eu amei entender mais do caminho trilhado, conhecer os lugares em detalhes, o Condado, Bri, Valfenda, Moria, Lórien e ver vislumbres de coisas do passado, que vêm de outras histórias, algumas que já li e outras que quero muito ler. Gandalf segue sendo meu personagem favorito e ele brilha sempre que aparece. Li o livro físico e ouvi o audiobook em português que é de longe o melhor que já tive contato, a experiência foi incrível e recomendo muito ambas as mídias.

Izabele24 12/01/2024

Foi uma longa jornada
Durante 2 anos peguei e abandonei esse livro inúmeras vezes, mas finalmente consegui terminar!!
Graças ao audiobook da Audible!! A narração é perfeita!!
Na minha opinião não é um livro fácil de ler, mas é perfeito para escutar a narração!! A história me pareceu mais fluida no audiobook, do que se eu estivesse lendo.
No geral é uma boa história
Tania 12/01/2024minha estante
Na minha opinião esse é mais parado, acho que por ter que introduzir os personagens e características, os outros dessa trilogia acabei lendo bem mais rápido....?

Gabriele 12/01/2024

A sociedade do anel
Esse livro foi minha segunda experiência com Tolkien, eu já havia lido "O Hobbit" a alguns anos e não gostei muito do livro, pois achei muito superficial, e agora comecei a ler a grande história desse autor. A forma como está história é contada, se difere um pouco do "O Hobbit", está tem muito mais informações, é mais robusta e menos infantil por assim dizer.
No entanto, para mim o mesmo problema que tem em "O Hobbit" persiste em "A Sociedade do Anel", a falta de profundidade, e eu não digo no universo criado, que eu acho que é a grande genialidade e o diferencial do Tolkien, o que o rendeu o título de pai da fantasia, e o que ele faz muito bem.
Para mim a falta de profundidade está nos personagens que não são bem escritos, tem poucas falas, tem poucos traços de personalidade desenvolvidos, chegando ao ponto de alguns personagens desaparecerem e voltarem em vários pontos da história. Assim, o livro não dá ao leitor aquela sensação de verrosemilhança, eu não consigo me conectar com os personagens, por que eles são superficiais demais para isso. Esse fato me encomendou bastante, e acho que muitos não devem falar disso, por que afinal vão estar falando mal de Tolkien.
Mas vejam bem, não estou desmerecendo a obra, acho fantástica, mas também acho que não é isso tudo que alguns falam, por que para mim falar o mais importante a conexão com o personagem, com a trama. O Tolkien preza muito em descrever paisagens e falar quando vão ou não comer e acaba esquecendo o mais importante.

Brenda 12/01/2024

A Sociedade do Anel
Este é o primeiro livro da aclamada trilogia, "O Senhor dos Anéis" de J.R.R.Tolkien. Com uma pegada um pouco diferente do livro "O Hobbit" do mesmo autor, este livro traz uma escrita mais erudita com um pouquinho mais de diálogo e uma história rica em descrições e desenvolvimento da mitologia que envolve a Terra média.
A história tem seu início no Condado, mostrando alguns personagens que já conhecemos desde o livro já citado (O Hobbit) e introduz outros personagens, dando mais camadas a trama e explicando alguns fatos que ainda não tinha sido revelado ao leitor (como a origem do Um Anel). Depois, a trama é encaminhada para fora do Condado e envolve o leitor em uma grande viagem e aventura pela Terra Média.
Particularmente, achei que não gostaria desse livro, mas mostrou-se uma leitura relativamente tranquila e que prende o leitor, que sempre quer saber o que vem a seguir e qual é a próxima coisa que vai ser contada. Contudo, a minha preocupação foi meramente a encargo da trama, pois o autor não desenvolve bem os personagens em si, não fazendo com que o leitor se prenda muito e se identifique com um ou outro personagem, já que a maioria deles tem poucas falas e são esquecidos por várias páginas antes que o autor lembre que eles existam novamente.
Em síntese, é um livro gostoso e bem interessante, vale a pena ler.

Driany0 12/01/2024

Leitura Incrível
Que livro incrível. Tudo sobre é essa história é muito cativante e interessante, cheio de tanta vida e conteúdo que parece que tá ouvindo a conversa de um bando de pessoas que, de fato, viveram muito mais que você.

Li algumas resenhas reclamando sobre as descrições do Tolkien, sobre como eram massantes e atrasavam a leitura. Pessoalmente, isso nunca foi um problema para mim. Já li muita fantasia e novels mais massivas, então isso realmente não foi nada que me incomodou, ainda mais desde que já assisti inúmeras vezes a trilogia, então nos momentos adaptados toda a visualização foi bem agradável.

No demais, a linguagem é meio difícil no início. Quando li Hobbit, tive o mesmo problema nas primeiras páginas, mas é realmente questão de costume.

Livro incrível, personagens incríveis, narração incrível e autor incrível.

Nirvana baby 11/01/2024

Esta obra apresenta uma bela história, porém muuuuuito longa. O autor descreve excessivamente os detalhes, sendo assim torna uma obra desinteressante para alguns. Mas isto não torna este livro em um desperdício de tempo, amei ler este livro por mais desnecessário que seja alguns detalhes. Recomendo este livro para todos que gostam de uma ótima aventura e sentem o prazer de imaginar.

Bruna.Ceccato 11/01/2024

Como começar a Sociedade do Anel de forma correta
Há alguns dias que penso sobre o que escrever nessa resenha. Portanto irei me direcionar para o leitor que ainda não leu mas por algum motivo quer começar essa saga. Se você caiu de paraquedas nessa trilogia pelos filmes ou pelo hobbit, sinto lhe informar mas você irá se decepcionar.
Sempre quis ler na adolescência, mas acabei me entretendo em outras sagas e os livros foram ficando na minha estante até aos meus 26 anos, sem mesmo tirar do plástico. Quando ganhei o Hobbit decidi começar por ele, mas não entendia o porque dele ser considerado uma "história infantil" até ler o senhor dos anéis. E que ótimo que não comecei a anos atrás, pois provavelmente eu teria abandonado nos primeiros capítulos.
O Senhor dos anéis é um livro de linguagem "rebuscada" e extremamente cansativa. Os únicos comentários sobre isso encontrei aqui no Skoob, e mesmo assim sempre vinham acompanhados de vários elogios, pois parece que as pessoas tem medo de criticar a obra do Tolkien. Mas não há nada de errado em pontuar que essa linguagem não é pra qualquer leitor e que é necessário estar ciente que você provavelmente não irá conseguir ler muito por dia numa primeira leitura, e tá tudo bem. Como não sabia isso antes de começar, pensei várias vezes em abandonar o livro, e só não o fiz porque acabei comprando e iniciando pela versão única ilustrada, e não queria que esse volume fosse apenas um mero enfeite na estante. Mas sim, eu achei que ao terminar a sociedade do anel nunca conseguiria seguir para o duas torres.
Tem muita descrição de lugar e muitos nomes diferentes!!
Sobre os locais, eu sempre tentei pensar na viagem em si, a comitiva parte de apé, portanto faz sentido ter descrição de lugares, mas nesse primeiro volume acaba sendo tão cansativo que tem horas que você não aguenta mais ler estrofes inteiras. Sem contar que a cada personagem novo, Tolkien descreve o nome dele e do seu pai, o que se tornou até uma piada interna com meus amigos que leram também.
Agora sobre a história, se você já gosta do universo em si ( um apaixonado pelos filmes talvez como eu), para que você possa ter uma experiência melhor de leitura, minha dica de ouro é, procure os canais no youtube que falem sobre a obra. Tolkien talk, Felippe Barbosa, inclusive muito obrigada Felippe pela sua playlist sobre o universo de senhor dos anéis. Depois que conheci esses canais e maratonei alguns vídeos sobre a origem do universo, sobre os livros, sobre os filmes, e sobre o autor em si, que criei a paixão necessária e repertório para seguir na trilogia sem pensar em desistir. Gostaria muito de ter feito isso antes de começar a sociedade, pois garanto que teria tido uma experiência muito diferente da que tive ao ler após essas novas informações.
Portanto caro leitor que quer começar, antes de abrir a sociedade para ler, abra o youtube e descubra mais sobre esse universo de forma descomplicada, aprecie o trabalho dessas pessoas que criaram conteúdos riquíssimos ao explorar o universo de Tolkien. Se apaixone por ele e entenda que o senhor dos anéis é só um pedaço pequeno desse universo, desse mundo que incrível que tolkien criou. Ai sim você poderá ter a melhor experiência possível ao abrir o primeiro volume.

batgaladriel 11/01/2024

Um livro absurdamente bom que, para alguns será bem cansativo (e em muitas partes é mesmo), mas basta pegar o embalo que a leitura flui muito bem.

uma crítica que eu tenho a fazer não é sobre a história, até porque a construção de mundo do tolkien é impressionante, mas sobre a tradução. eles tentam deixar a linguagem do livro rebuscada demais, o que no original não é assim, é uma escrita mais fácil de compreender. atribuo a esse motivo a leitura densa da historia em certas partes e o abandono de diversos brasileiros a esse livro, embora seja muito interessante.

Lorrayne Freire 10/01/2024

A melhor história já contada
Eu amo ler
Amo ficar sonhando acordada
Amo ficar viajando na maionese pensando em mundos distantes e criaturas mágicas. E isso foi bem antes de ler essa obra.

Acho que não é novidade que eu simplesmente ame todo o universo criado pelo Tolkien, mas essa trilogia tem um lugar especial no meu coração, afinal conheci esse universo através dele.

É uma história sobre amizade, lealdade, esperança e sobre bondade, poucos falam sobre isso. Tudo isso se passando num mundo fantástico durante uma aventura épica.

Toda vez que eu quero me sentir bem eu abro esse livro e aproveito cada frase, cada descrição. Meu coração derrete a cada poema ou canção que é citada pelos personagens.