A Sociedade do Anel

A Sociedade do Anel J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Sociedade do Anel

Kenner Prado 23/01/2024

Um clássico.
A escrita de Tolkien é cativante e a estrutura construída é um bálsamo. A leitura é desafiadora pelo nível dos detalhes que o mesmo expressa nas obras, mas no fim, vale a pena.

O desenvolvimento dos personagens, ao menos neste primeiro livro, é singelo, mas muito profundo, simbolicamente. Os personagens que retornam de "O Hobbit" nos conectam novamente com o universo antes descrito a partir de Bilbo Bolseiro. É uma história densa, com um universo mais profundo ainda.

Deborah.Biela 22/01/2024

Uma leitura desafiante
Tolkien vem sempre com uma escrita densa e rebuscada, é preciso não ter problema com uma linguagem robusta e nem com riqueza de detalhes.

Sem dó de descrever um personagem ou uma simples montanha, é possível se enxergar em cada um dos cenários descritos pelo autor.

Contact__saved 22/01/2024

Muito bom. Demorei um pouco pra entrar no ritmo do livro, porém quando consegui me adaptar a escrita dele gostei muito do que li. Os mapas foram essenciais para construir melhor a narrativa em minha mente.

Camilly223 22/01/2024

Uma experiência incrível.
Quando decidi começar a leitura dessa saga. Pensei muito sobre algumas informações que tinham se tornado de meu conhecimento, como: Tolkien descreve de maneira exagerada o que pode se tornar chato. Sendo bastante sincera, não constatei isso.

Ele descreve repetidamente algumas coisas e elas complementam de alguma forma. Um exemplo pode ser visto na terra de Galadriel, onde várias vezes é descrito sobre as cores e as flores locais, a descrição vinda de vários personagens e até duas ou mais vezes dos mesmo personagens só contribuem para o leitor fixar a ideia de que aquele lugar é incrível e único, de uma forma sem igual.

Comecei o livro esperando muita coisa e recebi bem mais do que esperava, só constatei o que já era esperado sobre o Tolkien. Um escritor incrível e um mundo inigualável.

Amei muito a leitura, aproveitei cada momento e cada detalhe.

Viajante Literário 21/01/2024

Uma jornada épica, que faz jus a sua fama.
Hoje, posso compreender melhor o papel deste universo para a fantasia dentro da literatura. É um épico, o mundo, os personagens e todos os seus acontecimentos fluem de maneira tão harmônica que parece que de fato o Frodo e companhia existem em nossa realidade.
O que posso dizer é que foi uma aventura para mim também, já que, diferentemente do O Hobbit, esse aqui é bastante denso e tem seu tempo para contar e nos apresentar suas aventuras. Devo dizer que gostei muito da variedade de ambientações e descrições - nisso, é impossível discordar daqueles que dizem o quanto Tolkien é descritivo. Seu mundo criado é tão rico que, às vezes, é fácil se perder com o número de acontecimentos, personagens e lugares citados.
Enfim, foi difícil terminar, mas foi recompensador, demorarei para ler o segundo livro, pois tem muitas outras leituras a me aguardem. É isso, não é um adeus, mas um até breve Sr. Frodo, filho de Drogon.

Ana Bernhard 20/01/2024

Queria conhecer Valfenda e o Condado
Minha primeira leitura do ano, e posso dizer com confiança de que Tolkien realmente foi um gênio.

Ele nos leva a querer tomar um chá no Condado. A sair em uma aventura com Gandalf. A conhecer os obras dos anões e visitar as florestas dos Elfos. A querer ver Arwen e Aragorn em Valfenda, conversando no Salão de Fogo. Ele traz tudo isso de forma tão sensível que é como se falássemos de parentes distantes, ao inves de personagens de um livro.

Ja tinha lido "O Hobbit", mas a escrita de "A sociedade do Anel" nos insere de uma forma mais profunda no cenário da Terra Média. A escrita nos faz sonhar, visualizar, sentir e vivenciar de verdade o que os personagens vivem através da sua aventura. Me senti como se visse pela primeira vez as cenas dos filmes, com aquela sensação de "descobrir um universo novo".

O livro tem muitas descrições de cenários e sentimentos. Um mapa vasto que é usado o tempo todo. Mas a escrita é tão cativante que isso não se torna algo cansativo, mas algo que nos faz mergulhar no cenário.

Estou ansiosa pra ler a continuação e os outros livros. ??

Renata.Freire 19/01/2024

Finalmente entrei nesse lindo universo
O livro é incrível!
Em alguns momentos eu me perdi um pouco devido a quantidade de personagens, porém é incrível a sensação de ser tranpotada para a Terra Média e se sentir lutando ao lado de Frodo e Bilbo.

Os personagens são um caso a parte e Gandalf é sensacional.

gio.vono 19/01/2024

Impecável
Eu sinceramente acho que esse livro dispensa qualquer resenha ou comentário. "O senhor dos anéis" é uma jóia pra qualquer fã de fantasia e este, na minha opinião, é o melhor livro da saga.

A descrição dos locais, os sentimentos e as relações entre os personagens, o pano de fundo da história, o vilão indestrutível e a melancolia tornam esse livro enorme extremamente gostoso de ler. No fundo, "O Senhor dos Anéis" é uma história sobre amor, amizade, lealdade e esperança, e nenhuma outra obra retrata essas coisas tão bem quanto essa!

Jessica 18/01/2024

"One Ring to rule them all, One Ring to find them, One Ring to bring them all and in the darkness bind them In the Land of Mordor where the Shadows lie".

Seguindo o projeto Tolkien da @leiturasdacaa https://www.instagram.com/leiturasdacaa?igsh=MW14NDRzZzZpa2Jqdg==

Depois de O Hobbit foi a vez de A Sociedade do Anel, primeiro volume da Trilogia O Senhor dos Anéis.

Foi a minha segunda leitura do livro e fiz de modo simultâneo ao filme e sinto que aproveitei e amei muito mais a história, superando alguns trechos de leitura difícil e arrastada.

LetAcia 17/01/2024

Realmente amei esse livro! uma história muito bem desenvolvida, ficção com ação impecável! já amava os filmes, aliás recomendo assistir antes de ler quem não tem contato com o mundo de tolkien, e tbm aconselho se guiar pelos mapas haha algo que recusei até mais da metade do livro, a leitura fica bem mais fácil depois. simplesmente apaixonada pela escrita junto com breves poemas, línguas e citações antigas além da jornada que apesar de longuíssima é muito bem preenchida com aventuras! apenas favoritei como um preferidinho!

Naty 17/01/2024

A sociedade do anel
Os fãs que me desculpe, mas eu odiei esse livro. Talvez eu tenha lido no momento errado, talvez eu não devesse começar sem saber nada da história, talvez eu devesse ter assistido o filme primeiro, talvez eu não devesse ter começado a ler esse autor por esse livro. Não sei qual foi meu erro, mas sei que odiei. E tenho a leve impressão que as pessoas tem receio de falar mal dos livros desse autor.

Odiei os personagens, não consegui me apegar, o único que gostei foi o Sam, de resto odiei todos. Odiei a escrita, achei super enrolada e cansativa (mesmo por audiobook). Odiei a cantoria e achei bem desnecessárias, parecia um filme da disney, toda hora do nada começavam a cantar ou a recitar um poema.

Desculpa mas não consegui gostar, e não sei nem se vou ler e terminar os outros dois livros do box. Não rolou pra mim.
myebird 21/01/2024minha estante
le O Hobbit

Gabi 17/01/2024

Fantasia
Esse livro é bem diferente do O hobbit na minha opinião, é mais sério tem menos ?batalhas? mas as que acontecem são mais importantes, acredito q seja um livro pra ler em bastante tempo, pra acompanhar as trajetórias dos personagens junto com eles (já que só esse primeiro livro trata de um ano e meio de história)

Karinny7 17/01/2024

Eu sempre fico impressionada com a riqueza de detalhes e qualidade de escrita de J. R. R.Tolkien. Não sou a maior fã de literatura fantástica, pra falar a verdade, não sou nem um pouco fã, mas para Tolkien eu abro uma grande exceção. A leitura não é enfadonha e me cativa para descobrir o que viria a seguir. Não achei melhor que O Hobbit, mas é um ótimo começo para os livros que relatam a Grande Guerra do Anel. Gostei muito quando o autor disse, no prefácio, que não tinha a intenção de criar uma alegoria, mas que apreciava a aplicabilidade ao pensamento e experiência dos leitores - acerca da minha experiência, digo que nada me chamou mais atenção na história que a fidelidade da Comitiva, mas especialmente, de Sam Gamgi. Mal posso esperar para ler a continuação e descobrir o que acontece com o Senhor dos Anéis.

Arthur 17/01/2024

Um começo paciente
Mais que cativante é menos cansativo do que O Hobbit e o início de uma história épica. Ao prosseguir com os livros seguintes da trilogia, percebi que fazia sentido que o livro tivesse sido do jeito que foi: o paciente início de uma jornada.