A Sociedade do Anel

A Sociedade do Anel J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Sociedade do Anel

patronum 30/01/2024

"Vocês não terão nem o anel, nem a mim!"
Universo incrivelmente bem construído e rico em detalhes. Sem dúvidas eu já tinha gostado dos filmes e sentia curiosidade de ler a trilogia, além de O hobbit que ainda não li, mas em comparação, obviamente, o livros trazem uma riqueza imensurável. É inebriante como quanto mais se sabe, mais se tem a descobrir, e esse ainda é o primeiro. Gosto dos personagens e da dinâmica de grupo/família deles, e embora a história seja arrastada, de forma alguma é entediante. Dêem uma chance pra adentrar a Terra-média, uma vez lá, seu coração vai encontrar uma nova casa.

Ramon.Guimaroes 30/01/2024

Não deu
Fui ler o livro depois de assistir aos filmes, que eu já não tinha gostado tanto. Achei o texto muito chato, descreve coisas demais e esse não é um estilo de escrita que curto, então acabei abandonando na metade.

Clarissa 30/01/2024

Adorei essa nova edição, as notas iniciais são muito ricas e explicam detalhadamente sobre as escolhas de tradução e sobre as intenções do autor com a linguagem usada. Ouvi o audiolivro e foi uma experiência incrível pra essa releitura, adorei a narração/interpretação. Sobre a história, nem tem o que dizer, não à toa é inspiração pra grande parte da fantasia moderna. À espera do audiolivro de As Duas Torrer pra seguir na minha releitura desse clássico.
Jordaann 30/01/2024minha estante
Quero muito conhecer!

Paulo 30/01/2024

Incrível
É incrível como um anel achado ao acaso em "Lá e de volta outra vez" trouxe tantas aventuras aos hobbits, desta vez sendo Frobo o protagonista e responsável por esse poderoso amuleto. Desde a fulga do condado, sendo perseguidos pelos cavaleiros negros, até a ida em direção a Mordor repleta de perigos, o pequenino ser passou por maus bucados junto com seus companheiros.
São simplismente extraordinários os perigos e aventuras existentes na Terra Média e mal posso esperar para ler a continuidade dessa história escrita por J.R.R Tolkien.

Leticia 29/01/2024

Primeira parte!
A sensação de terminar essa parte é muito estranha porque começar qualquer livro do Tolkien significa não ter a menor ideia de onde a história vai chegar.
O livro é tão descritivo que conta desde quando o Bilbo saiu do Condado e se passaram ANOS até o Frodo partir também.
Uma aventura muito boa, um livro extremamente bem escrito, o que consequentemente torna a leitura densa e cansativa, mas exceto isso, perfeito.
O rumor que todos dizem: "Lê 'O Hobbit' antes, pra se acostumar com a escrita" é extremamente verdadeiro, mas o que não dizem é que são dois tipos de leitura bem diferentes. "O Senhor dos Anéis", por exemplo, exige atenção redobrada pra entender lugares, nomes, histórias, famílias e os diferentes tipos de seres que tem nessa saga. Enquanto isso, "O Hobbit" se passa em um cenário mais limitado e com menos personagens.
É engraçado pensar que todas as páginas desse livro são necessárias, percebi isso depois que não prestei muita atenção em um capítulo e não entendi mais NADA da história depois.
Por fim, ler esse livro foi uma experiência boa, diferente e bem lenta. Agora só consigo pensar que esse é basicamente só o início de toda a história.

Miah.Kan-Po 28/01/2024

Fantasia Épica não é para mim...
Compartilhando uma opinião sincera sobre "A Sociedade do Anel", de Tolkien.

Como amante da literatura, gosto de ler e explorar diferentes gêneros e autores, e finalmente decidi mergulhar no universo fantástico de J.R.R. Tolkien ao começar a leitura de "A Sociedade do Anel".

Embora a obra tenha recebido ampla adoração e seja considerada um clássico da literatura fantástica, e embora eu tenha apreciado muitos aspectos da obra, não foi uma leitura maravilhosa e senti a necessidade de expressar uma crítica no meio-termo em relação a ela.

Primeiramente, gostaria de salientar que aprecio a complexidade e o mundo rico criado pelo autor. O autor desenvolveu um mundo rico em detalhes, com sua própria geografia, história e línguas. Cada personagem, local ou criatura possui uma história própria, interligados através de uma trama intricada que exige do leitor um certo esforço de imersão. Tolkien dedicou-se meticulosamente à construção do universo de "O Senhor dos Anéis" e sua paixão pelo místico é evidente. No entanto, achei que a narrativa se tornou arrastada em alguns momentos, tornando a leitura um desafio, e que desafio!

Além disso, a extensa descrição de ambientes e detalhes, embora geralmente apreciada por muitos, em minha opinião, reduziu o ritmo da história. O desenvolvimento dos personagens, embora profundo, foi um tanto lento, o que dificultou minha conexão emocional com eles.

Reconheço que essa é uma perspectiva pessoal e que muitos leitores encontram imenso prazer em explorar minuciosamente a Terra Média. No entanto, é importante lembrar que a arte é subjetiva e um livro que não agradou a alguns pode encantar outros.

Essa crítica não diminui o valor do livro ou o impacto que teve na literatura fantástica. Tenho profundo respeito pelo legado literário de Tolkien e compreendo por que ele conquistou tantos fãs ao redor do mundo.

Não sei se irei ler os outros dois livros, não pretendo me forçar a algo que ao invés de me entreter ou distrair apenas me cansa. Não sou o tipo de leitora que "ama" obras só porque são aclamadas pelo público. Preciso me conectar com a história e com os personagens para tanto.

Lamento não ter me apaixonado por esse universo, mas sou grata pela oportunidade de conhecer esse universo tão notável e complexo construído por Tolkien.

Julia 28/01/2024

Agradável surpresa
Eu tinha muito receio em ler este livro. Pois sempre falavam que era chato por ser muito descritivo.
Pois bem, escutei ele pelo audible.
O Narrador fez um ótimo trabalho.
A parte das músicas eu amei poder acompanhar.
As diferenças entre o livro e o filme para mim foi uma ótima experiência. Amei mesmo. E o fato de eu ter assistindo antes foi ainda melhor, pois quando tinham as descrições que deveriam ser chatas, eu já tinha elas pré-definidas por conta dos filmes. Escutei o audiobook na velocidade 1.5 praticamente ele todo, mas ainda coloquei alguns trechos em 1.7. (Isso para mim é normal, mas a 1.5 seria o ideal) principalmente para as músicas que ficaram mais divertidas nessa velocidade na minha opinião.

Então é isso. Depois vou tentar fazer um vídeo resenha pro YouTube.
Até a proxima resenha. Abraçinho Virtual da Ju.
@jucorujinha no insta.

Manu 27/01/2024

A maior parte do livro eu achei bem parada, sem mtos acontecimentos espetaculares. porém, a escrita e o detalhismo supera tudo. eh uma fantasia mto bem elaborada.

Rafael.Assumpcao 27/01/2024

Um prêmio há muito aguardado
Seria difícil escrever uma resenha isenta de emoção.
Depois de 20 anos, eu finalmente retomei a leitura de O Senhor dos Anéis e concluí o primeiro livro.

A história é muito boa, a Terra Média é ao mesmo tempo linda e aterrorizante.
Os personagens são muito originais e peculiares.
E some-se a isso uma missão impossível.
O resultado só poderia ser uma obra de arte.

A primeira parte do livro é bem contemplativa.
Tolkien nos apresenta um mundo de fantasia, de início muito agradável e tranquilo, para então nos conduzir numa sequência de reviravoltas e surpresas.

Na segunda parte, nos aprofundamos em cada personagem, e eles começam a se tornar familiares para nós.
Conforme a comitiva se torna mais unida, nós também nos tornamos mais próximos de seus membros.

O final é muito dramático e emocionante.
Mal posso esperar para iniciar o segundo volume.

Jucorujinha 27/01/2024

Melhor do que eu esperava.
Gente! Eu morria de receio em ler esse livro.
Mas acho que ter assistido aos filmes antes
Dessa vez foi muito bom para me ajudar a visualizar as descrições do livro. E o que teve de diferente dos filmes foram coisas boas.
E o fato de ouvir o audiobook no audible eu também amei.
O dublador Fez toda a diferença e as músicas da história cantadas pelo dublador foi 10/10
Eu ouvi na velocidade 1.5
Em algumas partes ainda ouvi no 1.7
Resumindo! Gostei do livro e gostei do filme também.

Thalia58 26/01/2024

Obra prima da fantasia
Sem dúvidas este é um dos melhores livros de fantasia que li (e pensar que foi escrito há praticamente 80 anos). Tolkien tem uma escrita envolvente e um senso de humor maravilhoso e inteligente, mesmo quando as situações são desesperadoras, tristes ou amedrontadoras, sempre tem um alívio cômico que deixa a leitura leve, diferente de Game of Thrones por exemplo que trata os temas de forma bem pesada.

Este livro começa com um tom parecido com O Hobbit e vai ficando mais denso a medida que a história nos é apresentada e acompanhamos a evolução e amadurecimento dos personagens. Ele não constrói apenas uma história, mas um mundo todo, inclusive as linguagem dos povos.

Não é um livro de alegorias, o próprio Tolkien diz isso no prefácio sendo o único objetivo envolver os leitores e isso realmente faz diferença na experiência de leitura.

Gosto muito das descrições e dos acontecimentos acontecerem em um tempo mais lento, sei que muitas pessoas não gostam, mas pra mim só faz a leitura ser mais imersiva e criar esse mundo em nossa imaginação. É de uma riqueza sem igual. A descrição da terra de Lórien é uma das mais bonitas.

Além disso a história não se baseia em um romance entre protagonistas como em muitos livros e fantasia que a gente vê por aí, o livro tem como uma das temáticas principais a amizade, inclusive a amizade que Gimli e Legolas desenvolvem é bem bonita de acompanhar. É divertido ler os personagens trocando farpas (educadas ou não) nos diálogos ao longo da leitura.

"O atraso de Gandalf não é um bom presságio. Mas dizem por aí: Não se meta nas coisas dos magos, pois eles são sensíveis e ficam facilmente irritados. A escolha é sua: ir ou esperar.

E também dizem por aí: não peça conselhos aos elfos, pois eles irão ao mesmo tempo não e sim. "

"Nós hobbits devemos permanecer juntos. E vamos permanecer. Irei, a não ser que me acorrentem. Deve haver alguém inteligente no grupo.

Então certamente você não será escolhido, Peregrin Tûk! disse Gandalf [...]"

Fiquei me perguntando depois das descrições dos Cavaleiros Negros se os dementadores de Harry Potter foram inspirados neles, porque são bem parecidos.

Entre os meus personagens favoritos estão Tom Bombadil, dos hobbits, Sam e Bilbo (que já era meu favorito desde o Hobbit), Aragorn, Gandalf e Galadriel. Apesar de achar os elfos um pouco esnobes, Galadriel é uma das poucas que não se apresenta dessa forma. E ao final do prólogo, cheguei a conclusão que estou mais para hobbit, haha.

Recomendo fortemente, vale a pena a leitura. E se você souber inglês dá pra escutar o audiobook que é sensacional. Com certeza lerei novamente algum dia.
Estevam.Moraes 27/01/2024minha estante
Amo a obra de Tolkien, li e reli diversas vezes, e concordo plenamente com seu texto

Luana1022 25/01/2024

A Sociedade do Anel
Sempre tive muito preconceito com Senhor dos Anéis, mas cara... Como pude ignorar essa obra prima por tanto tempo??
A escrita de Tolkien é um pouco descritiva, porém não achei cansativa (o qual era meu maior receio)
Acho que o único "problema" é os diálogos serem com aspas ao invés de travessão KKKKK
Creio que uma das coisas que eu mais gostei foram os poemas/canções nesse livro. Enfatizando uma cultura deles, a forma de contar histórias...
Esse livro ganhou meu coração

Rodrigo.Franklin 24/01/2024

Reler esse livro depois de 10 anos é um conforto afetivo indescritível. Consegui lembrar de algumas coisas e sentir a mesma emoção de outras que havia esquecido.

A escrita detalhada de cada lugar e personagem provoca uma verdadeira imersão do leitor na narrativa. É incrível!

Preparado para o próximo.

Kenner Prado 23/01/2024

Um clássico.
A escrita de Tolkien é cativante e a estrutura construída é um bálsamo. A leitura é desafiadora pelo nível dos detalhes que o mesmo expressa nas obras, mas no fim, vale a pena.

O desenvolvimento dos personagens, ao menos neste primeiro livro, é singelo, mas muito profundo, simbolicamente. Os personagens que retornam de "O Hobbit" nos conectam novamente com o universo antes descrito a partir de Bilbo Bolseiro. É uma história densa, com um universo mais profundo ainda.