Memória de Minhas Putas Tristes

Memória de Minhas Putas Tristes Gabriel García Márquez

Resenhas - Memória de minhas putas tristes

Barbara.Teodoro 23/05/2023

Ego
Esse livro conta muito brevemente, apesar de tanta coisa vivida, a história de um idoso que acaba de chegar na década de seus 90 anos. Gabo decide retratar ali um quê de arrependimento, aquele especial de quando se percebe que não há mais tempo. Que não há mais possibilidades. Que o amor agora é comprado, que o que foi não será mais. A velhice, o cansaço, os propósitos. É interessante ver como essa história é construída APESAR do que se trata: pedofilia e puro ego do anti-herói. Nada mais é do que um homem que pensa estar perdidamente apaixonado por uma jovem virgem que ele sequer ouviu a voz. Eu acredito que o personagem nunca se apaixonou pela menina, visto que deixou claro no único momento do livro que há uma fala da mesma, a preferência dela como antes: em silêncio. Na realidade, ele se apaixonou pela mera possibilidade. Aquela ardência que não teve, na dureza de uma vida inteira e no fato de, ainda que no fim da vida, ter domínio sobre uma jovem "pura".
Gostei muito da escrita do autor e pretendo ler mais livros dele, mas essa história me deixou um pouco desconfortável. Obviamente por explorar a pedofilia sem pudores e por me lembrar constantemente da finitude da vida.

fariaxt 16/05/2023

Descobri que minha obsessão por cada coisa em seu lugar, cada assunto em seu tempo, cada palavra em seu estilo, não era prêmio merecido de uma mente em ordem, mas, pelo contrário, todo um sistema de simulação inventado por mim para ocultar a desordem da minha natureza.

essa passagem do livro resume demais a decadência desse velho. não sei se gostei, mas também não sei se não gostei.

Kamyla.Maciel 07/05/2023

Desconfortável
Esse livro fala de um homem que completa 90 anos e quer se dá de presente uma noite com uma mulher virgem. E com ajuda de uma cafetina, ele passa a se encontrar com uma adolescente de 14 anos, uma menina pobre e que precisou se vender para sustentar a família.

Perceberam como é problemática essa história? Eu me senti extremamente desconfortável, demorei para fazer essa resenha porque fiquei me questionando qual a intenção de Gabo ao escrever isso, talvez denunciar um comportamento misógino dos homens que ?compram? as mulheres como coisas? Denunciar atitudes de uma sociedade que se utilizava de mulheres em situação de vulnerabilidade e pobreza? Não sei, não sei qual intenção, por admiração ao autor, optei por acreditar que tudo era uma grande crítica. Me recuso a acreditar que houve uma romantização de algo tão repugnante.

Falado isso, o livro é daqueles curtinhos que falam sobre tantas questões importantes. Traz a solidão da velhice de um homem que sempre pagou por mulheres, um personagem rançoso sabe e que sempre sexualizou as mulheres, objetificou. Traz o tema da morte também, da proximidade dela, do olhar para o passado. Sinto que há uma tentativa de ?arrependimento? por parte do personagem quando se depara com a finitude da vida sabe, mas não me convenceu, pois ranço instaurado Kkkkkkkkkk.

O personagem não gosta de mulheres, isso é fato. Ele usa mulheres, se aproveita das mulheres que estão em situação de miséria, mas não tem respeito/afeto por elas. É um homem bem difícil de se gostar, e que, naturalmente, pela vida que teve, teria uma velhice triste e solitária.

Tirando o problema da idade, ainda tem a questão que o personagem se apaixona por uma menina sem nem conhecer, sem nem conversar, sem saber o nome dela, o que só me mostra que ele é realmente um homem que só enxerga as mulheres sexualmente, como objeto de desejo, e não como um sujeito pra se conversar. Ele se apaixonou ali pelo que ele mesmo imaginava dela, criou na cabeça, pela fantasia que sua crise dos 90 anos inventou.

Enfim, é o livro de Gabo que menos gostei, por me deixar desconfortável, não sei se há uma outra forma de enxergar tudo isso. Mas ainda recomendo a leitura porque, como sempre, a escrita dele é diferenciada, traz uma nostalgia e genialidade que não há como não admirar.

david andriotto 02/05/2023

Li sempre torcendo para ninguém me perguntar sobre o que estava lendo, ficava com vergonha de falar o título. Mas só falar, de modo algum essa obra chega a ser problemática. Gabo fez o trabalho de apenas narrar uma situação que ainda ocorre com naturalidade em nossas sociedades, claro que de modo criminoso e repugnante.

Murphy 02/05/2023

"A única definitiva é a morte."
A escrita do Gabriel García Márquez é poética, é como ler Clarice Lispector, você precisa sentir junto com o personagem, e se não sentir, você não vai entender a história.
Confesso que esperei outra coisa desse livro, a leitura não foi como eu imaginava. Esperava algo diferente, e me veio uma versão colombiana de "Lolita".

O personagem principal não tem um nome (pelo menos eu não lembro do nome dele ser mencionado), ele é um jornalista de 90 anos, solitário e triste, que viveu uma vida cinza e sem graça. No início do livro ele decide que quer passar uma noite de amor com uma jovem virgem para acalentar sua solidão.  O livro fala sobre prostituição, a melancolia do envelhecimento e de certa forma romantiza a pedofilia com a linguagem onírica usada.

Cara, sinceramente, como o livro é narrado pelo personagem, é claro que ele vai trazer todo os sentimentos ardentes e toda a felicidade que ele sentiu com a garota, e tentar fazer as ações deles serem vistas como uma mega ação de amor, mas não podemos esquecer o fato da garota ter uns 15 anos, o H. H faz a mesma coisa em " Lolita", a única diferença entre as ações desses personagens é que um tenta usar um moralidade hipócrita ao seu favor, enquato o outro é apenas um senhor de idade tentando cobrir sua solidão com algum mínimo lampejo de amor. Ok, ele passou as noites conversando e presenteando ela, mas não podemos esquecer que ela estava desacordada, e ela nem conhecia o véio. Eu achei o livro meio complicado, é interessante essa parte sobre a solidão e tristeza da terceira idade, de como as pessoas acham que só devem esperar pela morte e se arrependem de não ter vivido como queriam, mas por outro lado, a ideia de que ele encontrou o amor depois de 90 anos com uma guria de 15... Isso pra mim é uma coisa sem cabimento. O livro tem uns pontos legais, mas no geral, o enredo é todo problemático.

Jorlaíne 01/05/2023

?No ano de meus noventa anos quis me dar de presente uma noite de amor louco com uma adolescente virgem. Lembrei de Rosa Cabarcas, a dona de uma casa clandestina que costumava avisar aos seus bons clientes quando tinha alguma novidade disponível. Nunca sucumbi a nenhuma de suas muitas tentações obscenas, mas ela não acreditava na pureza de meus princípios. Também a moral é uma questão de tempo, dizia com um sorriso maligno, você vai ver.?

A decadência humana refletida na solidão de um velho no fim da vida.
O jornalista deseja uma noite de amor com uma virgem e procura num prostíbulo já conhecido essa experiência. A cafetina acaba encontrando uma jovem de 14 anos para essa função. A partir de então, começamos a sentir a repulsa e ao mesmo tempo pena do protagonista.
A escrita do autor é espetacular, mas o enredo incomoda pelo contexto da pedofilia.
Rebeka 01/05/2023minha estante
Eu adorei a escrita dele também! Dos livros que eu já li de Gabriel Garcia Marquez, vi personagens interessantes e complexos, mas esse é o personagem que me causa mais asco ?

Jorlaíne 01/05/2023minha estante
Acho que essa obra foi a que menos gostei dele. A gente tem que fazer um esforço muito grande pra ler esse tipo de coisa?

Bookster Pedro Pacifico 26/04/2023

Memórias de minhas putas tristes, de Gabriel García Márquez
Que eu sou fã de carteirinha do Gabo, vocês já sabem. Mas eu tenho uma história de infância envolvendo essa obra. Nunca vou esquecer de, em uma viagem de navio que fiz com meus avós paternos, ver minha avó lendo um mesmo livro em vários momentos daquelas férias. Eu devia ter uns 10 anos e, como um bom curioso, resolvi fuçar para saber o título que ela tinha em mãos. Fiquei em choque quando eu vi: minha avó estava lendo uma obra sobre putas tristes? A minha imaginação foi longe para tentar descobrir qual seria a história naquelas páginas.

E foi só depois de cerca de 20 anos que resolvi dar a chance para a obra, que foi o último romance publicado pelo autor. Com um tema bem polêmico - e de difícil digestão - narra os dias de um homem que acaba de completar 90 anos. Enquanto relembra seu passado como jornalista e filho de uma família aristocrata em decadência, o personagem tentar encontrar o seu presente de aniversário: uma prostituta virgem.

Apesar de ser um frequentador costumeiro de prostíbulos, a experiência com uma virgem seria inédita. A situação fica ainda mais incômoda para o leitor quando se descobre que a mulher ofertada seria uma adolescente. Para um homem que nunca teve um amor em toda sua vida, a situação parece sair do controle depois que ele conhece a jovem.

É, acima de tudo, um relato de um velho decadente, que viveu uma vida solitária e mimada. Aos 90 anos, decide fazer um acerto de contas com seu passado enquanto percorre por suas memórias. Gosto muito da escrita do Gabo e de sua habilidade em contar histórias, e, apesar da polêmica de temas tratados, gostei muito da leitura. Na minha visão, não há uma romantização da relação do velho com a adolescente, mas sim o retrato melancólico da decadência humana. E a repulsa sentida pelo leitor é inevitável.

Para mais resenhas, siga o @books.ter no instagram.

site: https://www.instagram.com/p/Cq6iNFlriSw/
Flavia 04/07/2023minha estante
Pedro, você traduziu a angústia que eu senti ao ler esse livro. É quase sufocante. Também tenho um amor imenso por Gabo e fiquei com ele até o fim. Valeu a pena mas esse talvez seja um dos que não vou reler. Adoro suas resenhas ??

Anna.Carolina 20/04/2023

Reler esse livro foi um prazer. Li há muitos anos atrás. É um livro mega gostoso de ler. Muito bom ver como o personagem lida com a solidão e ver que não existe idade para amar.

Leila 19/04/2023

Memórias de minhas putas tristes é uma obra peculiar dentro do catálogo do renomado escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez. Ao contrário de seus trabalhos anteriores, que geralmente apresentam elementos fantásticos e mágicos, este livro é uma história mais realista e intimista.

A trama gira em torno de um jornalista idoso que decide comemorar seu aniversário de 90 anos com a experiência de uma noite com uma prostituta virgem e novinha. No entanto, ao chegar ao bordel, ele não consegue seu intento (de realmente ter relações com a menina) e começa a refletir sobre sua vida e suas escolhas.

Embora a escrita de Marquez seja sempre excelente, este livro pode deixar alguns leitores divididos quanto ao seu conteúdo. A história é controversa e pode causar desconforto em alguns leitores, pois o tema é pra lá de espinhoso (eu digo "errado!" merrrmo) e comportamento do protagonista aos nossos olhos é pra lá de questionável. Não é um personagem que gera carisma, a gente não torce por ele,rs.

Por outro lado, o livro aborda temas como solidão, arrependimento e envelhecimento, que podem ser facilmente relacionados com a vida real. Marquez consegue capturar a melancolia e a nostalgia do personagem principal com habilidade, criando uma atmosfera nostálgica e reflexiva.

Enfim, Memórias de minhas putas tristes é uma obra diferente do que estamos acostumados a ver de Gabriel Garcia Marquez. Embora possa dividir opiniões, é um livro que certamente despertará reflexões sobre a vida e o amor, mesmo que estas reflexões possam ser desagradáveis.

Carolina1059 16/04/2023

?Também a moral é uma questão de tempo?
O narrador, um homem de 90 anos, nos descreve uma perspectiva da solidão como consequência de uma vida arredia às relações mais profundas. Porém o romance se dá em torno de temas delicadíssimos, pois além da prostituição (o narrador se recusava a deitar com quem não fosse pagar), é muito complicado tratar como natural o desejo de um homem, no seu aniversário de 90 anos, querer uma noite de sexo com uma virgem.

Justbii 15/04/2023

Quando a idade bate a porta
Quem vê a premissa do livro acha que é algo totalmente imoral, mas a verdade é que vamos ver um senhor que chegou aos seus 90 anos e que somente agora percebeu que envelheceu.
É nitído ver que estar com a menina é um apego a juventude, sentir o sopro da vida em seu ápice, ele pensa que pela primeira vez na vida ele encontrou o amor quando na verdade ele encontrou uma maneira de reviver a sua própria juventude na vida de outra pessoa.
Foi uma leitura rápida, fluída mas muito interessante, um detalhe que acaba não acontecendo na história faz tudo ficar ainda mais interessante e mais claro que temos que viver bem todas as fases das nossas vidas, para não sofrer de arrependimentos depois.
Juliana Freitas 15/04/2023minha estante
AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH MEU DEUS. Gabo finalmente saiu do castigo. Aleluia

Justbii 16/04/2023minha estante
MENINAAAA Venci na vida! Kkkk

Morgana 15/04/2023

Um historia de desespero
Tanto para um senhor beirando o seus cem anos de idade, sentindo o que significa o "amor" pela primeira vez(de uma forma bem nojenta).
quanto para uma criança de quatorze anos que aceita continuar a vê -lo, mas por um motivo... Ela por uma necessidade, ele por uma obsessão.
meu primeiro contato com gabo e gostei demais da escrita.

Kelly 15/04/2023

Um grata surpresa
Que espetáculo de livro, de escrita, de harmonia, de esperança, de amor!

Ele, em seu aniversário de 90 anos, quer ter sua noite com uma virgem. E então seu mundo vira de cabeça para baixo!

Como pode um senhor de 90 anos estar apaixonado?

Em uma de suas falas, diz uma verdade universal: sexo é o consolo que a gente tem quando o amor não nos alcança"

Mas será que não alcança mesmo?

Gabo nos coloca dentro de uma escrita espetacular e esperançosa de que o amor existe sim e pode chegar a nós a qualquer momento.
Com sua harmonia linda e prazerosa ao colocar em linhas e parágrafos esse amor, nos faz pensar a cada folha virada que o amor é o que nos faz continuarmos vivos.

Grata pela surpresa deste livro incrível!

Vanessa Viana 14/04/2023

A história de um homem decadente...
Esse foi o último livro que Gabriel García Márquez escreveu mas foi o primeiro que eu li. Foi uma leitura fluida e rápida, a escrita do autor é ótima e não é atoa que ele é tão consagrado. Mas, tem coisas na história que não me descem... E talvez por isso eu não tenha conseguido aproveitar a leitura e talvez não tenha entendido o que o autor queria dizer.
Mas eu não desisti, pretendo ler outras obras do autor e buscar compreender melhor as obras como um todo.
E em relação à história em si, eu tive pena e antipatia do protagonista. Levou uma vida decadente, triste e sem grandes conquistas. Foi deixando as coisas acontecerem e no final nada aconteceu. Bem deprimente!