Memória de minhas putas tristes

Memória de minhas putas tristes Gabriel García Márquez

Resenhas - Memória de minhas putas tristes

laurxleft 26/12/2022

Não vou dizer que esse livro é ruim, mas ele me deixou bem desconfortável.

O protagonista, na véspera de completar 90 anos e na ânsia de se sentir vivo, telefona para uma antiga amiga cafetina e pede que lhe arranje uma virgem. Ela, então, arruma um encontro entre ele e uma menina de 14 anos, que, de tão nervosa, toma litros e litros de álcool para se acalmar. Assim se encontram. Ele, um escritor nostálgico, e vendo o que sua vida se tornou, não faz ?nada? com ela além de fantasiar. E assim passam a ser todos os seus encontros. Ele se apaixona por ela sem nunca ouvir sua voz, ve-la vestida ou acordada. Poderia parecer romântico se ela nao fosse uma menina de 14 anos (ou menos!) e ele um velho de 90.

Ao longo do livro, ele lembra com saudosismo e nostalgia como era sua vida. Temos contato com a solidão que ele enfrenta e isso o gabriel foi feliz em retratar. Sem família, amigos, filhos. Com um gato, que ele não se apega mas que lhe faz companhia. A fantasia com a menina parece fazer sentido, é a única forma de ocupar sua casa. Conseguimos, mesmo, ver a vida aos 90, contemplar as escolhas estupidas ao longo da vida, as chances perdidas, tudo que teria alterado o infeliz destino dos últimos anos. Não consigo, porém, sentir pena do protagonista. Ele me parece ser, mesmo, o tipo de homem que eu torceria para morrer sozinho. Mas a velhice realmente è uma coisa triste. Não a idade, mas a ideia de não ser mais quem sempre se costumou ser.

Acredito que se o protagonista fosse outro eu gostasse mais desse livro. Mas talvez se fosse outro não seria tão real. Eu consigo ver vários rostos quando imagino ele. No geral, o livro é bom, o gabriel segue sendo genial, mas tem um ?q? que me incomodou durante a leitura que eu nem sei bem o que é, mas que me impede de apreciar de verdade esse livro

Natália 23/12/2022

Decidi terminar o ano relendo essa obra que li pela primeira vez há quase dez anos, em 2014 ou 2015. Não lembrava bem da história, mas lembrava o quanto a forma de escrever de García Márquez me tocou e transformou. A experiência de voltar a ele tanto tempo depois tornou o livro ainda mais importante e bonito. A trama em si é o que menos me importa nessa leitura; o que vale, pra mim, são as frases e trechos que tirar o fôlego. Especialmente este, que está na página 72 (se não me engano) e que já levei até para a minha análise:

"Descobri que minha obsessão por cada coisa em seu lugar, cada assunto em seu tempo, cada palavra em seu estilo, não era o prêmio merecido de uma mente em ordem, mas, pelo contrário, todo um sistema de simulação inventado por mim para ocultar a desordem de minha natureza. Descobri que não sou disciplinado por virtude, e sim como reação contra a minha negligência; que pareço generoso para encobrir minha mesquinhez, que me faço passar por prudente quando na verdade sou desconfiado e sempre penso o pior, que sou conciliador para não sucumbir às minhas cóleras reprimidas, que só sou pontual para que ninguém saiba como pouco me importa o tempo alheio. Descobri, enfim, que o amor não é um estado da alma e sim um signo do Zodíaco."

Já era um favorito, mas agora eu tenho uma edição com uma capa mais bonita, hehe

custodiovitoria 16/12/2022

É a segunda obra do autor que tenho contato.

Me apaixonei pelo autor quando li "Crônica de uma Morte Anunciada", que se tornou, inclusive, um dos meus livros favoritos.

O mesmo não aconteceu com esse livro. García Márquez é genial. A forma como escreve é brilhante.

Embora tenha achado uma boa leitura com algumas reflexões interessantes sobre o envelhecer e a solidão, me senti extremamente incomodada em alguns momentos, sem saber se era a intenção do autor ou não.

O livro acompanha a história de um cronista e professor, que em seu nonagésimo aniversário, decide "se presentear" com uma noite com uma garota virgem: uma pobre menina de catorze anos.

"Também a moral é uma questão de tempo" diz.

Na fatídica noite, todavia, o personagem desiste.

Têm-se, então, o desenvolvimento de uma relação complexa e problemática. Na realidade, me parece que é muito mais um desenvolvimento do sentir de um cronista de noventa anos do que um "romance" (ou abuso) entre duas pessoas.

Delgadina, nome pelo qual ele apelida a menina, é quase a idealização de um ser imóvel, sob seu olhar - um olhar que passa boa parte da obra ignorando (ou tentando ignorar) o fato de que ela era uma pessoa viva.

Quando se diz perdidamente apaixonado, é justamente por essa idealização de sua cabeça.

E o fato da narração ser feita pelo personagem, cria essa sensação de descolamento da realidade e imersão no pensar e sentir do personagem que narra a história.

No geral, é uma obra interessante. Com um tema bem sensível que me causou, em diversas ocasiões, um forte incômodo.
beepptx 16/12/2022minha estante
O nome do livro é bem engraçado!

Yasmim 12/12/2022

Cuidado, sábio, nessa casa matam gente. Respondi: Se for por amor, não importa.
sexo é o consolo que a gente tem quando o amor não nos alcança.
Faça o que você fizer, neste ano ou em cem, você estará morto para sempre e jamais.

Dezwith (Capítulo 18) 06/12/2022

Mente x corpo
Quase todas as resenhas que li sobre este livro focam na relação do protagonista/narrador com a menina. Todavia, gostaria de destacar a dicotomia mais significativa que, ao meu ver, é desenvolvida no livro: o fervor cognitivo da mente desse nonagenário versus a decadência natural de seu corpo ao passar de tantas décadas.

Um livro, de fato, excepcional. Merece nota máxima com certeza. E não é o único livro de ser lido em uma sentada com essa qualidade escrito pelo Gabo. "Crônica de uma morte anunciada" também pode ser lido em poucas horas e é uma obra magistral também.

Fanny 06/12/2022

Memórias de um estxprxdor pxdxfxlo
?Passei dias inteiros observando (?) as jovens ciclistas. Passavam pedalando como gazelas; belas, disponíveis, prontas para serem agarradas como galinhas cegas.?

Esse livro é o ápice da insensibilidade machista para a qual descamba a obra de García Márquez depois de Cem Anos. Triste fim de carreira.

Lu F. 04/12/2022

?Minha única explicação é que da mesma forma que os fatos reais são esquecidos, também alguns que nunca aconteceram podem estar na lembrança como se tivessem acontecido??

O Gabo é sensacional. Que saudades que eu tava da escrita desse homem. O jeito como ele nos envolve com uma escrita poética e triste, saudosa e cheia de arrependimentos. Muito bom!

Colecionando Planetas 30/11/2022

O primeiro do Gabo vai ser difícil de esquecer
Foi o primeiro livro do autor que terminei de ler e posso dizer que devorei! Sério, a forma como ele traz as memórias, parece que sentei ao lado de um avô e estou ouvindo ele falar.

Nesse livro ele trata de assuntos importantes como pedofilia, amor/desejo sexual na terceira idade (primeira vez que vejo isso sendo retratado) e questões do ser humano.

Sinto tanta pena de Degaldinha pelo que fê-la chegar aquela situação e pelo que passava para cuidar dos irmãos e ao mesmo tempo sinto pena do protagonista por ter uma vida tão medíocre. E por finalmente cair em si sobre seu estado de velhice, por chegar lá e perceber que sua vida foi, de certa forma, em vão.

O desespero dele acaba sendo palpável. Enfim, uma grande obra.

Johny Cash 29/11/2022

Nostálgico
Narrativa simples com maestria, poucos personagens desenham a história completa, retratando a vida de jornalista com suas aventuras desde bem cedo com prostitutas e seus desamores da vida.

Carolina 29/11/2022

"As putas não me deram tempo para casar."
"Nunca fiz nada diferente de escrever, mas não tenho vocação nem virtude de narrador, ignoro por completo as leis da composição dramática, e se embarquei nessa missão é porque confio na luz do muito que li pela vida agora."

Eis o meu primeiro contato com Gabriel Garcia Márquez e já tive essa grande surpresa! Na história acompanhamos um senhor, já de bastante idade, se aprofundando em suas filosofias e lembranças de tudo o que já se viveu na vida... Até que ele se apaixona.

Durante alguns momentos do livro, senti como se fosse uma carta de lamento. Depois, de algumas páginas, você vai se aprofundando nas histórias e na vida dos personagens.

A leitura é envolvente, cativante, inteligente e de fácil entendimento. Podemos encontrar várias referências a literatura, música, arte, etc. E por mais espanto que seja o título do livro, é nítido o cuidado e a forma poética como a maioria das mulheres são retratadas nesse livro.

"A verdade é que eu não aguentava minha alma e começava a tomar consciência da velhice pelas minhas fraquezas diante do amor."

liz 24/11/2022

controverso, imoral e sujo
não sei qual foi a intenção do autor, mas acho que não gostaria saber. não sei se quis passar a perversidade de um velho, seus estupros e pedofilia mascarada, ou se foi uma crítica à sociedade daquela época.

não me conectei sequer por um momento. apenas incomodativo.

Gabi 23/11/2022

Show
Difícil não pender às 5 estrelas quando se trata de Gabriel García Márquez. A estrutura se assemelha a de uma novela, com uma premissa interessantíssima e o desenvolvimento que nos engole a cada capítulo.

carmeenwith2es 22/11/2022

O final irá quebrar tua espectativa
Li e li vorazmente pensando que o velho iria consumar a menina,afinal o livro todo te leva pra isso,mas no final você descobre que o amor ou qualquer sentimento positivo que você tenha para om uma pessoa vai MUIITTOOOO além do físico e carnal

gabimorax 20/11/2022

Ótima escrita
A escrita é excelente! Gabo é genial.
O livro parece um pouco cansativo no começo mas depois traz uma euforia de sentimentos sinistra.
A história é bem bizarra e me trouxe agonias e um certo tipo de gatilhos, trata de assuntos delicados!! Ped0fil14
Mas a escrita é sensacional!

Caroline.Evellyn 12/11/2022

Gostei mas não amei
O livro tem um história bem controvérsia, porém a escrita do gabo sempre me encanta, ele sabe escrever qualquer coisa é deixar o leitor fluir na leitura.