Memória de minhas putas tristes

Memória de minhas putas tristes Gabriel García Márquez

Resenhas - Memória de minhas putas tristes

gabimorax 20/11/2022

Ótima escrita
A escrita é excelente! Gabo é genial.
O livro parece um pouco cansativo no começo mas depois traz uma euforia de sentimentos sinistra.
A história é bem bizarra e me trouxe agonias e um certo tipo de gatilhos, trata de assuntos delicados!! Ped0fil14
Mas a escrita é sensacional!

Caroline.Evellyn 12/11/2022

Gostei mas não amei
O livro tem um história bem controvérsia, porém a escrita do gabo sempre me encanta, ele sabe escrever qualquer coisa é deixar o leitor fluir na leitura.

Silvia 07/11/2022

Diante de todas as mazelas da vida, mesmo em todos os cenários absurdos de crimes e miséria, escolhemos ver a magia do amor? Mesmo se esse amor for um amor idealizado, platônico e irreal?

O amor deste senhor por essa menina de 14 anos não existe. Ele despeja nela, em sua juventude, em sua energia potencial de vida, todas as suas frustrações, medos e angústias por ser um velho decrépito à beira da morte. É o clássico de se apaixonar por tudo aquilo que traz em sua essência a ideia daquilo não somos e não podemos ter. É tão assustadora a ideia da morte que ele dispõe de todo pouco recurso que tem, tanto financeiro quanto de ímpeto de vida, para se dedicar ao amor por uma figura idealizada que sempre dorme plácida, longe de quaisquer perigos que a realidade poderia impor sobre esse personagem criado.

Os crimes que ocorrem no bordel, as relações de estupro, a miséria na qual a vida da menina está mergulhada e todo o resto é colocado nesse livro para soar insignificante diante da poesia e beleza de uma primeira paixão. Como seres humanos somos tão convencidos pelo ideal do amor que fazemos vista grossa para todo resto. Nos compadecemos dessa figura velha, decrépita, pedófila, abusiva e à beira da morte diante da possibilidade de ver que o amor poderia salvá-lo. Será que poderia? Era amor?

Quantos são os homens que acreditam estarem amando, achando que estão recebendo o presente divino do destino, mas estão apenas sendo pessoas abusivas, embebecidas em ciúmes e sensação de posse, pois conferem às mulheres a sua volta o papel de objeto, existente apenas para cumprir sua satisfação?

Este livro nos põe a pensar muito e questionar muito. Sobre o tempo, a vida, sobre como o amor pode ser idealizado, sobre a miséria do mundo e sobre como alguns crimes podem passar desapercebidos e camuflados em nossa sociedade.

Marlon.Abel 07/11/2022

"Flutuava entre nuvens erráticas e falava sozinho diante do espelho com a vã ilusão de averiguar quem sou. Era tal meu desvario, que em uma manifestação estudantil com pedras e garrafas tive que buscar forças na fraqueza para não me colocar na frente de todos com um letreiro que consagrasse minha verdade: Estou louco de amor."

SóFis 28/10/2022

um pouco decepcionante tbr
Talvez tenha sido um erro meu considerar que Memórias das Minhas Putas Tristes fosse ser uma obra prima por ser um livro dl Gabo, mas acontece, erro meu.
Não é que seja um livro ruim, mas eu não compraria ele apenas para tê-lo em minha estante, ainda bem que é emprestado. A escrita, obviamente, é excelente, mas a história e as personagens não conseguiram atingir o que eu pensei que pudesse ser seu objetivo como personagens da história. Talvez eu esteja perdendo alguma coisa, e por isso verei resenhas sobre a obra, mas até o momento foi meu livro menos querido do gabito.

joara 21/10/2022

Desconfortável pra c*
Comprei esse livro no sebo no corredor da minha faculdade porque o cara que estava lá disse que era muito bom e eu não ia me arrepender. Me arrependi. Comecei a leitura com a expectativa lá em cima porque um dos meus livros preferidos é desse autor. E é o Gabo, né? Sempre da pra esperar muito dele. Mas esse livro me deixou desconfortável. Um velho de 90 anos de apaixonar por uma garota de 15 é uma situação estranha ao extremo, mesmo eles não tendo feito nada em questão sexual. De qualquer forma, é uma leitura que não me rendeu nada além de raiva desse idoso com quase 100 anos na cara e indo atrás de jovenzinhas. Meu senhor seu lugar é numa casa de repouso, não em um puteiro.

Joana 21/10/2022

Acabei escolhendo esse livro de forma aleatória apesar de já senti vontade de conhecer esse autor, e acabou sendo uma das melhores leitura do ano, para as pessoa que assim como eu querem conhecer os livros do Gabriel García mas não sabe por onde começar, esse livro pode acabar sendo uma ótima porta de entrada.

Jessika 15/10/2022

é bem preocupante né
é a história de um véi pedófilo

eu não preciso dizer que desde a primeira página fiquei apenas aguardando a porcaria do véi cair quebrar a bacia e bater as botas, o estatuto do idoso que papoque

por outro lado, a escrita do autor é excelente

mas o véi é nojento

@LuanLuan7 07/10/2022

Magnífico e controverso.
Gabo, assim posso chama-lo por ser esta minha terceira obra do autor (rs), não decepciona.
Em mais um comovente relato, o personagem principal é o TEMPO.
Não é novidade que o autor fundamente sua trama na passagem do tempo e suas consequências, porém nesse caso há um sentimento que não vi noutros livros: a desesperança, quase uma desistência de tudo. Uma rendição.

Ao longo do romance, o personagem central e narrador (idoso de 90 anos) rememora episódios de sua vida, sobretudo os sexuais, culminando no mote central: sua paixão por uma adolescente, até então virgem, contratada por Rosa Cabarcas para trazer algum alento ao pobre velho (polêmica). Essa jovem foi rebatizada por ele como Delgadina.

Dessa primeira noite, em que a sonolenta moça nada fez a não ser dormir, o personagem desenvolve uma paixão doentia e tóxica.

Em breves páginas temos uma relação incomoda ao leitor, mortes, polícia, desencanto com a vida e outras coisas.

É surpreendente a capacidade que o autor tem de tocar os corações, seja pela forma poética como escreve, seja por uma controvertida relação a que o leitor poderá (ou não) fazer julgamentos morais.

Nattiz 07/10/2022

A história de um senhor que no seu aniversário de 90 anos decide contratar os serviços de uma acompanhante e solicita uma garota virgem, e se apaixona por ela. Entendo que o livro é uma crítica, mas a romantização do relacionamento do senhor com a jovem de 14 anos me causou desconforto do começo ao fim.

july 01/10/2022

banger e poggers
"Descobri que minha obsessão por cada coisa em seu lugar, cada assunto em seu tempo, cada palavra em seu estilo, não era o prêmio merecido de uma mente em ordem, mas, pelo contrário, todo um sistema de simulação inventado por mim para ocultar a desordem da minha natureza. Descobri que não sou disciplinado por virtude, e sim como reação contra a minha negligência; que pareço generoso para encobrir minha mesquinhez, que me faço passar por prudente quando na verdade sou desconfiado e sempre penso o pior, que sou conciliador para não sucumbir às minhas cóleras reprimidas, que só sou pontual para que ninguém saiba como pouco me importa o tempo alheio. Descobri, enfim, que o amor não é um estado da alma e sim um signo do zodíaco."