Morto Até o Anoitecer

Morto Até o Anoitecer Charlaine Harris

Resenhas - Morto Até o Anoitecer

Pah Aleksandra 15/05/2011

Morto Até O Anoitecer
Este é o primeiro livro da série Sookie Stackhouse/Vampiro Sulino que conta com dez livros publicados nos Estados Unidos. Foram estes livros que deram origem à série de TV True Blood, o que tornou este trabalho de Charlaine Harris ainda mais conhecido e apreciado. No Brasil já foram publicados os cinco primeiros livros da série: Morto até o Anoitecer, Vampiros em Dallas, Clube dos Vampiros, Procura-se um Vampiro e Olhos de Pantera.
Essa série é voltada para o público adulto, por isso o romance é mais picante e sexy, a história no geral conta com vários elementos sobrenaturais, sendo que aos poucos somos apresentados a eles. Assim, nesse primeiro livro (Morto até o Anoitecer) nos deparamos com vampiros, telepatas e metamorfos, todos convivendo em um mundo no qual os vampiros acabaram de ganhar o direito legal de viver livremente e uma oportunidade de conviver “amigavelmente” com os humanos, já que para isso, foi criado o sangue sintético, uma espécie de sangue engarrafado criado em laboratório.
Mesmo assim, a presença dos vampiros meche com a população, as opiniões sobre a confiabilidade de se conviver com os “mortos-vivos” são diversas, surgem as/os “tietes” de vampiros (aqueles que vivem à procura de umas boas mordidas) e também os que são contra os vampiros e todos aqueles que se envolvem com eles (os anti-vampiros). O fato é que a maioria da população não consegue confiar nos vampiros, mas também, boa parte sente uma grande curiosidade sobre o mundo desses seres tão misteriosos.
No meio desses “problemas sociais” a garçonete/telepata Sookie Stackhouse se apaixona pelo vampiro Bill Compton, essa relação, gera conflitos, desconfianças e preconceitos perante a sociedade – Como se não bastasse os problemas e as diferenças pessoais que ambos enfrentam. Bill é um morto-vivo, não pode sair ao sol, não come nem bebe nada além de sangue, não pode ter filhos, não envelhece, e possui um lado sombrio que Sookie tenta não ver. Sookie tem um passado misterioso, um “Dom” único e certa ingenuidade que pode chegar a ser pavorosa. Para essa relação dar certo, ambos vão ter que abrir mão de muita coisa? Até onde esse amor pode aguentar?
Existem outros elementos importantes no contexto da história: O poder de ler mentes de Sookie, o interesse repentino que um vampiro superior e mais forte que Bill apresenta pelo dom e pelo sangue dela, a forte “atração ou paixão” que o chefe de Sookie possui por ela e os segredos que envolvem o passado dele, as misteriosas mortes que vem ocorrendo em Bon Temps, mortes de mulheres conhecidas de Sookie, mortes que, possuem um elemento chave em comum: Todas essas mulheres mantiveram de alguma forma, relações com vampiros e com o irmão de Sookie, o garanhão Jason.
Será que Sookie por estar envolvida com Bill corre perigo? Será que seu irmão está envolvido com esses assassinatos?

Para saber mais acessem:

^-^

-natalia 28/03/2020

Morto até o anoitecer
A história do livro é boa, mas as coisas acontecem tão rápido que acaba ficando meio forçado. Não consegui achar o romance do livro algo natural no início, de tão rápido que começa, mas depois até foi melhorando um pouco. Teve acontecimentos que achei completamente desnecessários. O modo como os vampiros são "aceitos" pela sociedade também não me animou muito, mas aí já é um gosto meu mesmo.
Enfim, como esse livro inspirou a primeira temporada de True Blood, esperava um pouco mais. Ainda assim, a autora conseguiu inspirar também outras obras sobre vampiros, e não chega a ser um livro ruim.

Diandra 17/02/2013

Vampiros de uma forma totalmente nova!

Em Morto até o anoitecer (Dead Until Dark) 1º livro das Crônicas Sookie Stackhouse (Southern Vampire Mysteries) conhecemos um mundo de vampiros totalmente novo.

Depois que cientistas japoneses criaram sangue sintético (a marca mais famosa True Blood) e que “eliminaria” a necessidade dos vampiros atacarem seres humanos, bom, na teoria.
Baseando-se nisso os vampiros resolveram vir a publico para conseguir ter direitos o mais próximo possível ao dos humanos, alegando que a transformação de humano para vampiro foi causado por um vírus.

Conhecemos também Sookie Stackhouse que vive em Bom Temps na Luisiana, garçonete do Merlott’s e telepata, sim, ela lê mentes, não que isso a deixe confortável. Sookie vive com sua avó Adele na antiga casa da família.

No Merlott’s Sookie acaba conhecendo o primeiro vampiro de sua vida, Bill Compton que com seu ar misterioso e por ela não conseguir ler seus pensamentos acaba chamando a atenção da telepata, uma serie de acontecimentos deixa os dois mais próximos e se inicia um romance.

Ao iniciar seu namoro com Bill, sookie entra em mundo até então totalmente novo e muito obscuro de seres sobrenaturais. Conhece também o viking xerife da área 5 Eric Northman que se interessa por sua telepatia e beleza.

A telepata tem um único irmão, Jason, que atrai a mulherada de Bom Temps como abelhas no mel, sua fama de namorador é conhecida por todos. Porém uma serie de mortes acorrem na cidade e algumas vitimas já namoraram Jason.

Uma pessoa muito especial ligada a Sookie encontra a morte de forma brutal e seu irmão pode ser preso, cabe a Sookie descobrir quem cometeu esses crimes e salvar seu irmão da cadeia.

Nesse primeiro livro Sookie é muito inocente e por nunca ter conseguido se relacionar com ninguém se apaixona fácil por Bill, ele não é lá dos mais cativantes, mais mostra para Sookie como ter um namorado pode ser bom.

Leitura fácil, não é tão empolgante, afinal é o inicio de um serie longa, mais vale muito a pena ler pelo mistério e pelo que vem depois.

Delirium 12/04/2010

Abandonei
Só pra esclarecer: abandonei pq pintaram coisas mais legais e mais importantes e urgentes para ler no momento, mas retornarei a leitura assim q possível, pois o livro é interessante sim. E a série está seguindo de maneira bem fiel ao mesmo. =D

Lary 26/08/2020

Não é de todo ruim..
Admito que não é um livro muito bem escrito e "complexo", mas é uma boa escolha pra quem gosta de um romance vampirico e está de ressaca haha.

Paula 10/08/2010

Diferente
Está ai um livro totalmente diferente sobre vampiros, pelo menos dentro do que li até hoje. Neste livro, vampiro é uma pessoa que foi infectada por um vírus e circulam livremente entre as pessoas, bebem sangue sintético, mas morrem ao se exporem ao sol ou com estaca e dormem em caixões, como os velhos vampiros que conhecemos... Uma garçonete telepata e um misterioso chefe, que nutre uma paixão secreta por sua funcionária. Como toda a história, tem os bons e os maus, tornando a leitura misteriosa até o final. Fora o romance do vampiro Bill e a garçonete.

Maurício 01/11/2010

História doce de vampiros
Os filhos de cães e aberrações sempre representaram o primitivismo e a perversão. São a projeção da nossa parte monstro, egocêntrica e perversa. O livro mostra a humanização dos bichos em função da banalização da própria vida sem regras e cheia de enxofre. Mas é de um jeito muito romântico, cabaço, tedioso. Desisti da leitura.

Sabrina - @linhaposlinha 10/05/2020

"Todo mundo que vem aqui quer morrer, de uma maneira ou de outra. É isso que nós somos. A morte."
Apesar de não ter lido Crepúsculo, eu arrisco dizer que Morto até o Anoitecer é uma versão mais madura dele. A história é narrada por Sookie, uma garçonete telepata que mora com a avó em uma cidade onde finalmente os vampiros podem andar livremente entre os humanos. Em uma das noites de trabalho, Sookie conhece Bill, um vampiro disposto a levar uma vida normal em sua cidade natal agora que finalmente tem esse direito. O consumo de sangue sintético, teoricamente, elimina a necessidade de ataques a seres humanos. No entanto, uma série de assassinatos inexplicáveis começa a acontecer na cidade e as desconfianças dos moradores locais recaem, é claro, sobre os seres da noite.

O livro constrói muito bem essa realidade na qual vampiros e seres humanos tentam coexistir. Nós não somos só apresentados aos vampiros em si como também passamos a conhecer toda uma cultura influenciada por eles: um mundo onde existem “traficantes” de sangue de vampiros, a existência de “vampirófilas” e é claro, às teorias sobre como alguém se torna um vampiro. Além disso, também achei a proposta de tratar os vampiros como um grupo social perante a lei bem interessante.

Lá pelo meio do livro eu decidi assistir ao primeiro episódio de True Blood e confesso que detestei. Senti certa vergonha alheia assistindo não sei porque. No entanto, a leitura do livro em si foi bem mais prazerosa - o que não quer tiver que não teve nenhuma cena que achei meio cringy também. Essas cenas existem, mas a gente supera.

Morto até o Anoitecer é um livro que mescla romance sobrenatural com thriller que acredito valer a pena a leitura. Recomendo para quem curte ambos gêneros.

site: https://www.instagram.com/linhaposlinha

Ana@anapwatrin 11/04/2020

Me surpreendi e amei!
Depois de ler eu estou tentando achar justificativas para a obra não ter feito tanto sucesso no Brasil, para alguém que sentia saudade de entrar de novo nesse mundo vampiresco eu digo com todas as letras que sai feliz da vida!
Amei a história e a forma que a autora escreveu, simples, sem enrolação, mas sem perder o toque especial que é a fome que dar em ler apenas mais uma página!
Super recomendado!
Obs: achei o livro bem fiel a série tirando alguns detalhes ? nível de fidelidade foi de pelo menos 89%

Sariitinha 16/01/2023

Bio é um amorzinho mais mesmo no primeiro livro prefiro o filho da mãe do Eric por puro fetiche em alexander skarsgård ?

Paula Motta | @pareinapagina 03/03/2024

Mais anos 2000 impossível
Esse não é nem de longe meu livro favorito de vampiros, mas vamos combinar? é com certeza absoluta o mais engraçado!!

Acompanhar o envolvimento da Sookie com o Bill e interessante, porque a nossa personagem principal é totalmente peculiar ela detem um dom que mal entende e que todos ao seu redor, repelem por achá-la uma aberração. Assim quando ela encontra alguém que não sabe e não é atingido por ele a paixão é certa!

Acho todos os personagens desse livro cativantes, e claro que já ter visto a série ajuda muito.

Enfim, perfeito não é, mas é puro suco do entretenimento.

Ogro 19/11/2011

Mais do mesmo , mas distrai
Bom, a heroína é uma humana que pode ler a mente das pessoas e que se apaixona por um vampiro de quase 150 anos - um quase ninfeto, em termos vampirísticos. E esse é o primeiro namorada dela - e ela se apaixona por ele não porque ele é bonito, auto-controlado, protetor tem uma voz profunda e tem dinheiro - coisas mínimas para uma mulher se apaixonar convenhamos mas sim porque ela não pode ler os pensamentos dela!

Esperem.Fica melhor.

Nossa heroína tem um irmão galinha que já transou praticamente com toda a população solteira feminina porém, oh azar , algumas das ex do irmão começam a aparecerem mortas e o maior suspeito é justo o irmão. Tem também um mutante que pode mudar de forma. E aparecem alguns vampiros arquétipos, do tipo sou-mais-velho-e-mais-poderoso-e-por-isso-faço-o-que-quero.

Tudo isso numa cidadezinha típica dos Estados Unidos , num tempo aonde os vampiros "convivem" com os humanos (lembrou-me muito dos quadrinhos da Anita Blake com um toque mais sexual de Anne Rice), graças à invenção do sangue sintético.

Ach...bem, não pensando muito nos personagens, a estória se mantém , até mesmo porque os assassinatos seguem a linha Agatha Christie - justamente quem tem muito pouco destaque é que é o culpado.

Vale a pena investir na leitura , se for o fito de se distrair,.

Mark D 20/04/2012

Impossível de largar!
OBA! ASSUNTO NOVO: VAMPIROS #noooooooooooooooooooot!

Sempre gostei da temática fantasia, porque eu acho que uma fuga da tão presente realidade é algo sempre bem vindo. Até gostei de Crepúsculo e tals, mas ao conhecer o seriado da HBO TRUE BLOOD, fiquei totalmente fascinado. E ao saber que foi baseado na saga de livros AS CRÔNICAS DE SOOKIE STACKHOUSE tive a certeza: #temkiler!

A saga conta a história de Sookie Stackhouse, uma garçonete do interior dos EUA que tem uma vidinha normal no campo, trabalhando no bar Merlotte, que fica na cidadezinha pacata de Bon Temps.

Toda a normalidade do lugar vai por água abaixo quando um anúncio é formalizado: os vampiros sempre existiram e vivem entre nós! Só que agora eles vão sair do caixão e viver entre nós como cidadães normais! Enquanto a novidade divide a opinião pública, nossa heroína Sookie adora a idéia e não vê a hora de um vampiro entrar em sua vida. Ah, vale mencionar: Sookie é telepata ou seja, ela consegue ouvir os pensamentos alheios, um dom que tem desde criança.

Ah, mas aí tudo bem, vampiros legalizados, podem ir dando adeus aos pescocinhos, certo? ERRADO! O que motivou os vampiros a virem a público foi um tal sangue sintético desenvolvido pelos japoneses, o que permite que os mortos-vivos sobrevivam sem cravar seus caninos em nossas jugulares!

Voltando a nossa Sookie, a vida dela muda totalmente quando o vampiro Bill Compton entra no bar em que trabalha e de vez em sua vida! E o que mais deixa Sookie fascinada é o fato de sua telepatia não funcionar com Bill. A partir daí, eles ficam mais próximos. E isso torna a vida de Sookie uma loucura, porque até ontem mesmo ela nem sabia da existência do sanguessugas, agora além de Bill, outros dentuções entram em sua vida. Mas de uma coisa Sookie tinha certeza: nem todos os vampiros são como Bill.

...

QUER VER O RESTO DA RESENHA? ACESSE: http://bookismydrug.blogspot.com.br/