Cem anos de solidao

Cem anos de solidao Gabriel García Márquez

Resenhas - Cem Anos de Solidão

GuiBatelochio 12/05/2024

Cem anos de Maldições
Cem anos de Solidão é um livro sobre a família dos Buendía, uma das famílias fundadoras da fictícia cidade de Macondo, no litoral da Colômbia. O livro aborda a família desde os progenitores até as 6ª/7ª gerações de descendentes.

A história dos Buendía está diretamente ligada à de Macondo. As ascensões e quedas de ambas caminham praticamente juntas no decorrer do livro. É interessante ver o pacato assentamento de Macondo ir se desenvolvendo ao longo de mais de 100 anos de história e se tornando palco de alguns eventos importantes para o país, assim como acontece com os Buendía irem ganhando certa notoriedade, em especial o Coronel Aureliano.

O livro apresenta e retira diversos personagens, não dá tempo para se apegar muito à eles. O curioso é que não somente os nomes vão se repetindo, mas parte de suas histórias, personalidades, a perda de foco e comportamentos destrutivos que precedem as quedas também. É realmente um sentimento de que é uma família amaldiçoada.

Cem anos de solidão possui um tom realista e ao mesmo tempo místico, é até um pouco difícil de explicar mas funcionou muito bem. Senti esta leitura densa, cansativa em um primeiro momento e depois fui me acostumando com o ritmo dela. Confesso que foi um pouco assustador ver parágrafos de 2 a 3 páginas, por exemplo. A escrita de Gabriel Garcia Marquez é muito rica e cheia de detalhes. Ao mesmo tempo, ele sabe ser simples quando necessário. É o tipo de livro que em uma releitura deve se pegar detalhes que passaram despercebidos anteriormente.

O final desse livro foi bastante chocante para mim, me surpreendeu positivamente. Valeu a pena esta leitura para mim.
amandafffdo 12/05/2024minha estante
A gente sente os cem anos passando junto com todos os Aurelianos e os José arcádios...

GuiBatelochio 12/05/2024minha estante
É verdade Amanda!

Neto62 12/05/2024

Absolute cinema
Meu deus, isso é muito bom! Como não tem adaptação? O roteiro tá pronto, a leitura é maravilhosa e eu sou literalmente o coronel Aureliano Buendia!

Thaise Fonseca 11/05/2024

Amei a leitura e acompanhar essa família gigante. não tem como não revisitar algumas vezes a famosa árvore genealógica dos Buendías, com tantos Aurelianos e Josés Arcadios. mas de fato, achei um livro GENIAL e com um final muito bom que eu não esperava, não esperava o fim da estirpe dessa forma.

VictAria109 08/05/2024

Cem anos de solidão estava na minha lista de livros desejados há um bom tempo.
Ano passado resolvi atender esse desejo e me dei o livro de aniversário. Não poderia ter escolhido outro presente.

Acho que, nesses mais de dez anos de leitora, nunca demorei tanto para finalizar um livro.

Cem anos de solidão é uma história completamente diferente da que eu imaginava. É um livro denso e demorado.

Cada membro da família Buendía é tão bem construído que, apesar de serem muitos, é impossível confundi-los.

Impossível também não associar a história de Macondo, uma personagem a parte, com a história da própria América Latina e suas explorações, abusos e revoltas.

Cem anos de solidão foi uma supresa maravilhosa.

PedroFB 07/05/2024

“A solidão é a minha companheira mais fiel. Ela nunca me abandonou, mesmo nos momentos mais difíceis.”

Ao terminar a leitura, torna-se fácil compreender porque a obra de Gabriel Garcia Márquez é considerada como um marco da literatura latino-americana e da literatura mundial.

A solidão é um dos temas centrais do livro e através das gerações da família Buendía, Marquez retrata a solidão como uma condição humana inevitável. Com uma narrativa envolvente e personagens marcantes, o universo mágico de Macondo nos faz refletir sobre temas universais como amor, solidão e memória. É uma leitura indispensável para todos os amantes da literatura.

Afinal: “A vida não é a que a gente viveu, e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la”.

WillVerd 07/05/2024

Surpreendente
Esse surpreendeu demais. O estilo do autor, a riqueza, o fantástico no rotineiro, tudo encanta. Foi um prazer desfrutar

Pdrmcd 06/05/2024

Uma fascinante aventura sobre a existência humana
Eu nem sei por onde começar! Que livro, meus amigos.

?Cem anos de solidão? é um romance espetacular, que traz através de suas páginas uma fascinante aventura sobre a existência humana, entre a mais pura das existências em comunidade até as mais pautadas na avareza, no egoísmo e no extremo de onde o ser humano pode chegar para atender as suas próprias necessidades.

É uma linda história, que precisa ter paciência para ser apreciada e, especialmente, precisa deixar a sua imaginação fluir para entender o que há por trás das figuras de linguagem.

Extremamente feliz em ter lido esse livro. Gabriel Garcia Marquez é eterno!

Dam 06/05/2024

Obra Prima
Uma das narrativas mais incríveis que já li na vida, estou sem palavras ao terminar o livro. Leitura obrigatória para qualquer ser humano.

Thiago Melo 06/05/2024

Um das melhores leituras que fiz na minha vida. Foi maravilhoso conhecer a história toda de Macondo, do início ao fim através da família Buendía.

Binaa1 05/05/2024

A melhor leitura do ano - e talvez da vida! ??
A sensação de solidão que permeia a leitura ao longo do livro é inegável. A cada página Gabo nos mostra diferentes formas de se contar e de sentir esse sentimento que dura por um século na família dos Buendía.
Aqui o tempo é cíclico e a sensação de desesperança é muito grande. Cada momento esperançoso de algo bom enfim permanecer na história de algum dos personagens é destruído logo depois pela tragédia, como a bruta realidade quebrando o vidro da redoma do mágico, do onírico.
É um livro perfeito demais! E muito triste. Favoritadíssimo e muito especial em meu coração.

oerickaguiar 04/05/2024

Resenha
Uma jornada épica que mergulha nas complexidades da família Buendía, enquanto eles enfrentam amor, traição, loucura e destino em Macondo. Com uma narrativa envolvente e personagens cativantes, o livro nos leva a um mundo mágico onde o tempo parece fluir de maneira única, deixando o leitor fascinado e com vontade de descobrir mais sobre essa incrível saga familiar.

Luciana 04/05/2024

A saga da família Buendía é relatada como maestria, a solidão, amarguras e egoísmos dos personagens são bem desenvolvidos assim como os nomes estão ligados as personalidades, principalmente dos homens.
O realismo mágico que é entrelaçado na trama deixa tudo mais interessante, assim como as críticas sociais.
Agora situações de incestos,pedofilia e abuso, da forma como são colocados não me agradou nem um pouco, os personagens não precisam ser perfeitos, agora humanizar certos tipos de atitude já não rola.