Cem anos de solidao

Cem anos de solidao Gabriel García Márquez

Resenhas - Cem Anos de Solidão

Angelo129 17/06/2024

Cem Anos de Solidão de Gabriel García Márquez.
Este é um passeio mágico por séculos de uma saga familiar, fragmentos da vida de 7 gerações da família Buendía em Macondo, desde a fundação até a decadência e extinção. É realista e realista em muitas de suas partes: testemunhamos o início do amor entre o protagonista principal José Arcadio e a futura esposa Úrsula Iguarán, a gênese de Macondo, o zênite e a descida da família Buendía e de Macondo. Esta é uma série de guerras, revoluções, invenções loucas, maldições de longa data. Márquez criou uma hélice de personagens independentes com suas próprias histórias e segredos.

Pagliuca 17/06/2024

Sofri pra ler, mas não me arrependi.
Olha? é muito bom.
Infelizmente o que identifiquei é que o ritmo e a forma como foi escrita a história, não encaixou pra mim. No fim, você até entende o porque de estar escrito assim. Talvez esse spoiler tivesse ajudado, mas estragaria o final.
Sofri bastante para ler e ainda bem que não abandonei, porque as 120 últimas páginas eu devorei. Esse é um forte candidato para uma releitura no futuro.

brusilvah 15/06/2024

O melhor livro que já li
Que história mais fascinante. Que personagens mais fascinantes. Que ambiente mais fascinante. Até a própria passagem do tempo tem os seus mistérios. Vou precisar de um tempo pra processar tudo o que li, mas com certeza foi a experiência de leitura mais envolvente que já tive.

Gabi1692 14/06/2024

Bicho, nem sei o que passou por mim depois desse livro, a pessoa me deu disse que era uma viagem a um mundo fantástico e 🤬 #$%!& , eu fui tão arrebatada por essa palhaçada aqui. Eu nem gosto de ler mas depois de muito tempo agradeço por ter me dado a oportinida de curtir tanto a família Buendía e toda a Macondo. Faz total sentindo o nobel de literatura, isso aqui é simplesmente genial.

hemily 14/06/2024

"Cem Anos de Solidão", de Gabriel Garcia Márquez, é um dos exemplos mais icônicos do realismo mágico, um gênero literário profundamente enraizado na cultura latino-americana. Este estilo literário mescla elementos fantásticos com a realidade cotidiana, apresentando o extraordinário como parte intrínseca da vida diária, entre chuvas eternas, aparições, ressurreições, pestes misteriosas e referências bíblicas. No entanto, García Márquez muitas vezes rejeitava a classificação de sua obra como realismo mágico, argumentando que o que parecia fantástico para muitos leitores era, na verdade, uma representação fiel da complexa e, frequentemente, surreal realidade da América Latina.

No livro, a solidão é um tema central que permeia a vida dos personagens e a história da família Buendía. Desde o fundador José Arcadio Buendía, que se isola em suas obsessões, até seus descendentes, a solidão se manifesta de várias formas: no isolamento físico, na incomunicabilidade emocional e na repetição dos mesmos erros ao longo das gerações.

A repetição de nomes como José Arcadio e Aureliano ao longo das gerações da família Buendía, que certamente é um tanto confusa em toda a história, simboliza a inevitabilidade do destino e a natureza cíclica da história.

Este é com certeza, um dos maiores títulos da literatura mundial, e merece a sua atenção!

babbss 14/06/2024

ESSE LIVRO DEVERIA SER CANONIZADO!!!!
Jamais imaginaria que esse livro realmente seria tudo que falam!!
O autor escreve os dilemas e sofrimentos humanos dentro do ambiente familiar latino com tanta maestria que você se sente como parte de todo esse conflito!
Cada personagem você pode sentir e ao mesmo tempo odiar e amar, o autor não dá brecha para vc se isolar ou ignorar alguma nuance do que descreve.

Simplesmente um dos melhores livros que pude ler!
Nicole Pazzini 14/06/2024minha estante
Sim!!!! É uma obra prima. Um dos melhores livros que já li na vida, sem dúvidas lerei de novo.

renattomd 12/06/2024

Incrível! Muito criativo, engraçado, maluco e passional.
(comentando qualquer coisa aqui só pra ter o mínimo de caracteres que o scoob permite pra publicar a resenha)

Gustavo.Morsch 12/06/2024

Que história! que capacidade de escrita
A história é linda, mas o que mais me chamou atenção foi a capacidade do autor de conectar histórias, temas e personagens, a princípio completamente disconexos, de forma tão natural. Se você por um acaso se distrair em alguma página é possível que não saiba como chegou a determinada situação.
Com certeza vou reler daqui a algum tempo, é um livro que merece ser digerido com o tempo.

Dayane.Fargoni 16/06/2024minha estante
Meu personagem favorito também era foi o Aureliano Buendia (o primeiro), achei ele um personagem muito marcante apesar de tudo (ter se apaixonado por uma criança e se casado com ela). Um livro fantástico sem dúvidas e no final, você sente saudade de todo mundo.

Thiago Rios 11/06/2024

Maravilhoso
Um absoluto clássico do meu autor favorito. Nesse livro fica claro o motivo da minha predileção por Gabo. Sua escrita é mágica e absorve o leitor totalmente na sua obra.

Tudo que está nesse livro me remete a lembranças da minha vida como homem latino americano, é impossível não se identificar com a natureza dos seus personagens e as descrições de paisagens e situações.

Perfeito.

Renato.Antunes 11/06/2024

Divertido, mas...
Achei o livro bem divertido, dei boas risadas, mas são tantas personagens e tantas relações que eu me perdi... Muitas personagens com nomes parecidos... Aos que estão pensando em ler, tenham muita atenção aos nomes e à genealogia... São muitas gerações...

Rodrigo1185 10/06/2024

Solidão apavora
Um daqueles livros cujo sentimento ao ler prevalecerá mais do que qualquer coisa ao longo dos anos. Sempre adiei ler Cem Anos de Solidão, pois pensava que seria muito parecido com O Continente - uma leitura boa, mas forçada na época do ensino médio. Este ano, finalmente tirei um tempo para lê-lo e, meu Deus, ainda bem que o fiz. Acredito que seja o melhor livro que já li. Para fazer uma resenha que fizesse justiça à qualidade do livro, precisaria de algumas horas e de algum planejamento, coisa que não me anima a fazer atualmente. Portanto, faço essa resenha curta para matar a ansiedade de aumentar meu número de livros lidos no desafio anual do Skoob: um livro incrível, mágico, que me mudou e manterá Macondo para sempre em meus pensamentos.

Alexya. 10/06/2024

A vida se dissipa, as memórias também.
Comprei Cem Anos de Solidão na época da pandemia. Deixei por 4 anos na estante, pois olhar a árvore genealógica me tirava a coragem, pensava logo que iria me perder em meio a tantos Arcadios e Aurelianos. Engano meu!
O livro tem algumas passagens que pode ser mais ?complicadas? para que não tem uma leitura assídua, mas nada impossível, pelo contrário, tudo nele é puro esplendor da inteligência humana.
Gabriel Garcia Márquez me surpreende a cada obra que leio dele, mas Cem Anos de Solidão ultrapassa qualquer elogio que pode ser feito. É transcendental. Me sinto na alegoria da caverna de Platão, quando ele para de ver a sombra e se vislumbra um mundo novo. Esse livro é isso!
A cada página, cada capítulo, pensei que não poderia admirar mais, entretanto, a cada nossa página, uma nova experiência surgia.
O autor faz questão de você se sentir em Macondo dentro daquela família, no seio familiar, vivendo todas as dores e anseios possíveis dos Buendías.
Lembro que quando comecei a ler o livro pelo menos duas pessoas me falaram ?queria poder esquecer esse livro para poder ler ele como se fosse a primeira vez?. A sensação é essa. Porque depois que você ler Cem Anos de Solidão, fica com receio de que não possa ler mais nada igual.

Incrível como Gabriel Garcia Márquez eleva cada personagem por mais repugnante que seja a mais alta humanidade perto das suas mortes.
É cômico. Trágico. Romântico. Solitário. Inefável.

Cada linha escrita parece minimamente calculada para que você sinta com todas as nuances o que os personagens estão vivendo, seja ele secundário ou principal.

Como disse e repito: ler esse livro te eleva a outro patamar.

Não tem como ser menos de 5 estrelas.
10/10

anahwm_ 10/06/2024

Cem Anos de Solidão
"Cem Anos de Solidão", de Gabriel Garcia Marquez, é um livro de realismo mágico, que conta a história da família Buendia e as suas muitas gerações. A primeira é de José Arcádio Buendia e Úrsula Iguarán, que se casaram e fundaram a cidade de Macondo. Eles são a base que dão origem ao resto da família.
Minha opinião? O livro não é ruim, mas definitivamente eu não o recomendo, tampouco leria novamente. A maior parte dele eu fiquei esperando que acabasse o capítulo, porque eram muitas informações em uma página só.
Um pouquinho decepcionada, mas faz parte.

Marcela 10/06/2024

Ybybybyby
H g yvybybybybybyb6b6b6b6nunimimononinihyvtvrcexewzwswd2d3c4v6buhj7juninun6btg4vrv5b5b6bynynynununynynynyny