Cem anos de solidão

Cem anos de solidão Gabriel García Márquez

Resenhas - Cem Anos de Solidão

isa 30/01/2024

Experiência única
Li este livro por indicação. É mister dizer que é uma obra atemporal, que entrelaça o extraordinário com o cotidiano, característica marcante do realismo mágico. Gosto bastante dessa fusão entre realidade e fantasia, com
acontecimentos frenéticos e uma complexidade de detalhes e simbolismos. Uma leitura desafiadora, totalmente fora da minha zona de conforto e dos livros que costumo ler, mas a narrativa é envolvente e enriquecedora, ao final você se sente praticamente um Buendía. A complexidade da estirpe e a jornada cíclica das gerações faz com que o livro seja memorável. Indubitavelmente, foi uma grande experiência acompanhar a saga da família Buendía e os eventos surreais no decorrer da obra. Apesar de desafiadora, é uma leitura que vale a pena!

Bruno763 29/01/2024

Cem anos de repetição, cem anos de solidão
Quase um ano para terminar este livro, toda vez que o abria encarava minha própria solidão, que era suprimida pelas minhas incessantes obsessões. De certa maneira, ler cem anos de solidão é um convite a encarar a sua própria solidão.

Foi interessante acompanhar os nuances e desenvolvimentos de cada membro da estirpe, de cada desdobramento e tentativa de suprimir a própria solidão. As maneiras e treinos como cada um tentavam de sua forma acabar com os ciclos de repetição da família, entretanto falharam. É interessante colocar isso em um ponto de vista onde a forma como lidamos com a solidão faz com que caiamos em um ciclo vicioso de mais e mais solidão.

Cem ano de solidão é um livro para a vida, um marco na vida daquele que o lê e o sente. Por mais denso que possa parecer, a leitura é válida e recomendada para aquele que quer conhecer, entender e aceitar a própria solidão.

marigalaxy 29/01/2024

Perfeitamente escrito.
Não vou mentir, não foi uma leitura fácil. A ressaca literária de fim de ano e a complexidade da obra fizeram com que eu só conseguisse terminar de ler depois de um mês e três dias. Mas valeu muito a pena.

A história dos Buéndia conseguiu me envolver totalmente através do século em que foi narrada. Confesso que no começo, os Josés Arcadios e Aurelianos me confundiram bastante, mas quando me acostumei com a proposital repetição dos nomes nos herdeiros da família, minha leitura fluiu muito melhor.

JAlia372 28/01/2024

"O tempo não passa, mas dá voltas redondas"
Escrevo essa review em prantos praticamente. A leitura foi díficil e as vezes até cansativa, mas tudo valeu a pena, o autor fez algo tão lindo e tão emocionante, que foi impossível não se sensibilizar com cada um dos Buendía e a história de Macondo. As críticas, estrutura do livro e tudo mais, perfeitas. O principal assunto tratado, a solidão, me fez chorar e muito, a solidão inevitável dos Buendía, os sentimentos de cada um, eu senti como se eu fizesse parte da família.
Tenho um carinho a mais por esse livro por ter sido um presente de alguém que admiro?? e acho que nem preciso de dizer que eu amei o livro, e quero levar as reflexões dele para o resto da vida.

"?????? ?? ???????? ?????????? ? ??? ???? ?? ???????? ???? ?????? ??? ??????? ?????? ????? ? ?????"

venusy 27/01/2024

Como pode um livro desse ser escrito???
Arrepiante, esmagador, inebriante e mais outras mil coisas. Não sei como escrever sobre esse livro porque para mim parece que qualquer coisa escrita depois de Cem Anos de Solidão é mera blasfêmia.

Que escrita meu Deus!!! Acho que na minha vida inteira nunca tinha visto uma escrita tão maravilhosa quanto essa. A história é do começo ao fim muito bem amarrada, não foi dado ponto sem nó aqui.

Nunca imaginei que esse livro fosse assim e definitivamente ele não correspondeu às minhas experiências, mas por outro lado foi tudo que eu nem imaginava que precisava ler no momento, principalmente porque adoro livros com enredos que envolvem até o último suspiro.

Definitivamente é uma leitura de fôlego e um tanto densa, e acho que por isso gostei tanto, chegou em um momento que eu saía de casa pensando em voltar pra retomar a leitura, ia tomar banho e ficava matutando os acontecimentos da história, já me sentia parte da família Buendía.

Não há muito mais a ser dito, é um livro maravilhoso escrito com a excelência que só um autor que dominava a arte da escrita com maestria poderia escrever.

P.s.: Úrsula é a maior personagem desse livro.

Sofia.Castro 27/01/2024

Livro que enrolei anos pra ler
Cem anos de solidão é um daqueles livros dos quais as pessoas falam tanto, tanto, tanto, que a gente acaba criando expectativa e um medinho de pegar pra ler e achar chato, não entender, enfim.
gostei de ter lido, fiquei mais empolgada mais pro final. mas amaaaar eu não amei demais não, só gostei de conhecer a história, pensei em Marlieria-Macondo, adorei a repetição dos nomes, características pessoais e destinos dos Buendía... e fiquei pensando nas cidades com história pautada pela mineração, a nossa companhia bananeira em Minas.
fiquei curiosa pra ver as adaptações pro cinema e pra tv.

Le_deleitura 27/01/2024

Cem Anos de Solidão conta a história de uma família (os Buendía) e de uma cidade (Macondo) que estão isolados do resto do mundo, encerrados pela solidão. O autor nos leva para aquela cidade para condenar as mazelas de todo um povo, e é neste ponto que o livro ganha universalidade, pois a história daquele vilarejo e daquela família se confunde com a história da própria América Latina; com as denúncias de corrupção, exploração, genocídios, revoluções, despotismo e etc; percebermos que Macondo corresponde a qualquer cidade, estado ou país deste vasto continente.

•Um livro com uma narrativa caótica, carregada de poesia. Leitura difícil e um pouco cansativa, que conta a história da família Buendía, e exige comprometimento do leitor. Cheio de passagens lindas sobre a vida, sobre a família e sobre a solidão, misturadas com algumas tiradas sarcásticas.

NO MEU PERFIL DO INSTRAGRAM (@Le_deleitura) COMPARTILHO MAIS DOS LIVROS QUE LEIO.

Heitor 26/01/2024

é realmente tudo isso que dizem!
Daquela moda onde dizem que quando a esmola é demais o santo desconfia, o mesmo acontece com os livros, quando por todo canto temos eles tão bem falados. mas com os buendía eles não nos decepcionam, pelo contrário, nos cativa! desde o gelo elevado ao status de objeto mágico e uma esteira voadora rebaixada ao nível do banal, o que se sucede é uma sedução. somos enfeitiçados pelo equilíbrio mágico da narrativa e convidados a caminhar, num jogo frenético de acontecimentos, digressões e detalhes que nunca são perdidos e sempre rememorados, como numa colcha de retalhos que figura o retrato de uma américa latina de suas guerras, barbáreis, fantasias e festas, de uma forma geral, de sua solidão; tão bem, vez alegre ou trágica, representada pelas gerações da família buendía. as repetições várias e várias repetições, dos nomes, dos eventos, das ironias, toda a forma como tudo é contado é extremamente cativante e certeiro para, assim, nos depararmos com uma história forte da ascensão a queda não só de uma família como de todo um povoado: o cantinho mágico de macondo. imagino que o gabo tenha se divertido bastante na escrita da obra, por ter tornado os seis meses previstos em quatorze. o amor nos tempos do cólera é belíssimo e até entendo quem considere uma obra mais madura do que esta, mas a memória nos enfraquece e o coração peleia mais alto: aqui está a obra prima daquele que ainda bem não seguiu carreira da escrita de cinema na cidade do méxico!

Ana Caroline 25/01/2024

"Cem Anos de Solidão", de Gabriel García Márquez, é uma obra fascinante que nos transporta para o mágico e surreal mundo de Macondo. A narrativa envolvente segue a saga da família Buendía ao longo de várias gerações, explorando temas como amor, poder e o ciclo da vida. Com uma prosa poética, Márquez cria um universo cativante, misturando o real e o fantástico de maneira única, deixando uma marca na literatura latino-americana.

25/01/2024

"A história da família era uma engrenagem de repetições irreparáveis, uma roda giratória que teria continuado dando voltas até a eternidade, se não fosse o desgaste progressivo e irremediável do eixo"

Este livro foi muito mais do que eu achei que seria, olhando pra ele sem saber nada do enredo, pensei que seria uma história acima de tudo, triste, dramática, algo como Wuthering Heights. Porém ela é tudo ao mesmo tempo, sem dúvidas triste, mas também engraçada, curiosa, confusa, fantástica.

Através dessa história, é perceptível que o Gabo constrói alegorias para a história da América Latina, mas não somente, em última reflexão, chegaremos a conclusão de que pode ser vista como a história da própria humanidade como um todo, a nossa tragédia milenar: uma horrorosa disposição para repetir os erros de nossos pais, e quase como se fosse impossível fazer diferente, como se estivéssemos destinados a isso, continuamos a viver essa dor de perceber que apesar de séculos e gerações passarem, freneticamente mudando circunstâncias e cenários, continuamos sendo os mesmos, vivendo como nossos pais.

Outro aspecto universal bastante explorado na história dos Buendía é esta solidão inerente a todos e o entendimento de que ela é inescapável, indestrutível, mas que podemos fazer paz com ela, e desfrutar do "paraíso de uma solidão compartilhada" quando nos encontramos em mútua disposição com alguém.

Um livro maravilhoso.
Rafa 01/02/2024minha estante
????????????

Camila 24/01/2024

A grande família Buendia
Um livro com uma história muito bem contada, de uma forma que te prende o tempo todo. Em cada passagem eu me apaixonei por uma personagem diferente, e em alguns momentos odiei outras. No fim acabei encantada por essa casa de loucos.

Lud Carvalho 24/01/2024

Li devagar: não queria terminar de ler esse livro tão cedo. História incrível que te faz rir, chorar e se emocionar com personagens cativantes. Toda a família de José Arcádio Buendía traz mensagem emocionante, com destaque - na minha opinião - para a força da matriarca Ursula. Ver o nascimento de toda uma família e sua comunidade é incrível (me senti uma fofoqueira ?). Enfim, um livro impactante e com uma reflexão sobre uma vida inteira.

Camila 23/01/2024

A solidão memorável
Inimaginável. Essa resenha não será fácil, pois esse livro é completamente indomável. "Cem Anos de Solidão" tratará da infindável genealogia da família Buendía e de suas relações controversas, ariscas e fundamentalmente questionáveis. A obra se voltará para a inevitável solidão que se abate sobre as gerações futuras e a instalação de um ciclo vicioso recorrente e interminável.

A história é vasta, com uma linguagem descritiva rebuscada e de compreensão difícil, que ainda conta com os inúmeros personagens que possuem nomes extremamente similares. A cada nova aparição você consegue detectar facetas perturbadoramente semelhantes a alguém citado anteriormente. Mas a cada delinear particular torna-se claro o desenvolvimento tumultuado e intempestivo dos integrantes desse clã. Ademais, o autor, de uma forma irreverente, fará uso de uma abordagem fantasiosa que tece intrincadamente os perfis psicológicos dos elementos atuantes e reacionários amalgamados à inclusão de particularidades históricas e geográficas.

O conceito de solidão descrito nessa relíquia ultrapassa devastadoramente qualquer definição efêmera voltada para a denominação de um breve estado emocional vivenciado em um dado momento da vida. A solidão é personificada e palpável ao ponto de se materializar como um espectro que figura sob o ser e institui indiscutivelmente a sua soberania. É um clássico excelente e que é robusto demais para ser abordado em uma simples resenha.