Cem Anos de Solidão

Cem Anos de Solidão Gabriel García Márquez

Resenhas - Cem Anos de Solidão

Alice.Tabarin 10/12/2023

Difícil
Primeiro de tudo, que livro CHATO. Sério, persisti e acabei, mas o livro é chato.
Eu quis ler pq uma vez uma pessoa disse que era um livro muito louco e que ela adorava. Realmente, o livro é bem louco, mas achei ruim.
A história tem passagens interessantes, mas achei muitoooo narrativo, com poucos diálogos e capítulos muito longos. Como demorei muito para ler, foi me cansando. Talvez pra quem consiga ler mais rapidamente, a história fique mais legal.
Além disso, esse livro sofre do mal do Morro Dos Ventos Uivantes, em que os personagens tem os MESMOS nomes!!!! Pra que senhor???
Mesmo com a árvore genealógica na primeira página, você se perde muito fácil na cronologia e em quem é quem.
Enfim, é um clássico mas é chato
Ligiamx 11/12/2023minha estante
Eu ainda não terminei o livro, mas a impressão que tenho até agora é justamente essa. Livro muito chato, nem a história achei legal.

Luiz Paulo 10/12/2023

Gênesis e Êxodo
Da fatalidade e do destino.
A Bíblia latino-americana.
Pois aqueles condenados à vida não podem morrer sem antes Cem Anos de Solidão.

Sira Borges 09/12/2023

Cem anos de solidão
Livraço!!! A realidade e a fantasia dessa história de cem anos, com tantos personagens incrivelmente bem descritos, os nascimentos, as mortes, principalmente as mortes, os casamentos, os não casamentos, principalmente os não casamentos, os amores, as repetições, a casa, Macondo, Melquíades, os Aurelianos, Os Acadios... tudo, tudo nesse livro é perfeito! Só leiam!
Guilherme 09/12/2023minha estante
????????

Max 10/12/2023minha estante

Karolen.Susan 08/12/2023

Realidade e sobrenatural se unem em uma narração surpreendente para nos apresentar a história da família Buendía em Macondo.

A narrativa tem pontos sensíveis de gatilho como incesto e pedofilia - que são comuns dentro do contexto histórico onde se desenvolve. A quantidade imensa de personagens com nomes repetidos (o ciclo quase sem fim de Arcádios e Aurelianos) me fez voltar várias vezes para consultar a árvore genealógica dos Buendía.

Um história forte, envolvente e, por vezes, angustiante sobre dramas familiares, incapacidade de ser feliz e solidão.

PS: Que personagem incrível a Ursula Iguarán!

Karen 08/12/2023

[a grande família theme song starts playing]

fiquei procurando palavras pra me expressar mas acho que nada faria jus ao que o livro é. um Clássico, com C maiúsculo, sem mais.

Kauanny.Cellia 07/12/2023

Sem palavras
Literalmente sem palavras? somente sensacional, incrível. Leiam, apenas leiam! Demorei metade do ano pra terminar, mas valeu a pena.

thegoldrush 06/12/2023

"Então ele fez um último esforço para procurar em seu coração o lugar onde seu afeto havia apodrecido, e ele não conseguiu encontrá-lo."

"Ambos permaneceram flutuando em um universo vazio onde a única realidade cotidiana e eterna era o amor."

"Ele mergulhou tão fundo em seus sentimentos que, em busca de interesse, encontrou o amor, porque ao tentar fazê-la amá-lo, ele acabou se apaixonando por ela. Petra Cotes, por sua vez, o amava cada vez mais à medida que sentia seu amor aumentar, e foi assim que, na maturação do outono, ela começou a acreditar mais uma vez na superstição juvenil de que a pobreza era a servidão do amor. Ambos olhavam para trás na folia selvagem, na riqueza estonteante e na desenfreada como um aborrecimento e lamentavam que lhes tivesse custado tanto de suas vidas encontrar o paraíso da solidão compartilhada. Loucamente apaixonados depois de tantos anos de cumplicidade estéril, eles desfrutavam do milagre de viver um ao outro tanto na mesa quanto na cama, e cresceram tão felizes que, mesmo quando eram duas pessoas desgastadas, continuavam florescendo como crianças pequenas e brincando juntos como cachorros."

Camila.Gama 06/12/2023

Eterno retorno
Definitivamente uma obra-prima, "Cem Anos de Solidão" é um mergulho profundo nas críticas à evolução da sociedade, retratando como a solitária cidade de Macondo, ao longo do tempo é influenciada por políticas que geram devastação e desgraça. A saga da família Buendia é repleta de reviravoltas, onde os descendentes, com nomes idênticos, parecem destinados a repetir a mesma sina ao longo de cem anos, manifestando-se de maneiras diversas.

A narrativa me instigou a desvendar junto com o personagem o que estava nas escrituras de Melquíades. Até a última linha, a história mantém seu poder surpreendente, mantendo a vontade de desvendar seus mistérios.

lobiscami 05/12/2023

É um calhamaço, quem não está preparado para ler literalmente cem anos de história nem comece, deixe para quando estiver preparado e com a mente aberta. É, de fato, muito envolvente. Esse livro foi minha companhia praticamente o ano inteiro -que foi o tempo que demorei para terminar kkk- e que escolha? Comecei a ler Cem anos de solidão para o vestibular e acabei me apaixonando pelos personagens e pelo enredo. O que me incomoda é a falta de divisão, mas é uma preferência minha e sei que a escolha do autor por esse formato é proposital, assim como o fato dos personagens terem os mesmos nomes, dificulta a compreensão e é inevitável ficar perdido entre tantos Aurelianos e Josés Arcadios, mas faz parte da mensagem wue o autor quer passar. A história, assim como a vida, é um ciclo que nunca se fecha, tudo se repete e o que fica é a solidão, apesar de tantos nomes e personagens, o que permanece são os olhos tristes dos Buendía e será sempre assim.

Pedro @novocinelatino 05/12/2023

“Seu coração de cinza socada, que resistira sem quebrantos aos mais duros golpes da realidade cotidiana, desmoronou-se aos primeiros embates da saudade. A necessidade de se sentir triste ia se transformando num vício à medida que os anos a devastavam. Humanizou-se na solidão.”

Sempre soube que esse livro seria um daqueles que mudariam completamente minha visão de mundo, mas não fazia ideia do quanto eu ia amar cada parágrafo. Passei anos adiando a leitura por pura preguiça, mas sinto que li exatamente no momento certo (se é que existe momento errado pra ler Gabo).

Layla.Ribeiro 04/12/2023

Considerado o livro mais importante da América Latina e o segundo na língua espanhola (atrás de Dom Quixote), este clássico é leitura obrigatória para os amantes da literatura. O livro percorre cem anos da vida da família dos Buendia e da fictícia cidade de Macondo, localizada em algum lugar da América Latina. Foi uma leitura que me arrebatou já no seu primeiro capítulo, com um enredo envolvente e imersivo. O livro possui uma narrativa com várias alegorias e alusões a eventos bíblicos. Recomendo que esqueçam e ignorem tanto a razão quanto a tentativa de entender as metáforas exploradas pelo autor. Muitos falam sobre a dificuldade de relacionar os personagens masculinos, visto que os nomes se repetem, ora se chamam Aureliano, ora José Arcadio. Eu não tive essa dificuldade; ao longo da leitura, consegui identificar e lembrar de cada Aureliano ou José Arcadio. No entanto, caso sintam-se inseguros, recomendo que criem sua própria árvore genealógica.
Enquanto os personagens masculinos se repetem, as femininas são únicas e muito bem desenvolvidas. Destaque para a matriarca Úrsula e a Remédios, a bela. No entanto, de maneira geral, todos os personagens são muito bem construídos. De fato, este livro é uma obra-prima da literatura mundial, e recomendo imensamente que o leiam. Sentirei muita falta de acompanhar a vida dos Buendias e o desenvolvimento de Macondo.
emmeline_ 04/12/2023minha estante
Vi mt gente falando bem desse livro, mas infelizmente larguei pela metade quase kkkkkkk quero tentar terminar um dia??

Layla.Ribeiro 04/12/2023minha estante
Dê uma chance no futuro, eu ouvi relatos de pessoas que não conseguiram de primeira, mas garanto que vale a pena.

Patricia Peres 04/12/2023

Caótico
Decidi ler este livro por ser considerado um clássico da literatura. Contudo, antes de começar a ler, não fui atrás de resenhas ou sinopses para saber do que o livro se tratava. Confesso que, pelo título, esperava algo totalmente diferente? O livro trata de várias gerações da família Buendia, onde todos têm praticamente o mesmo nome e você precisa ler com o auxílio de um diagrama da árvore genealógica para não se confundir. Apesar de toda a crítica positiva em torno do livro e do prêmio Nobel de literatura, EU não gostei e só não abandonei a leitura por honra!

Quel Fagundes 04/12/2023

Um Nobel de literatura, literalmente!
Eu demorei muito pra ler esse livro. Não por falta de conexão, mas por ter querido aprecia-lo em cada parágrafo. É um romance, cheio de dramas reais e irreais, que quando trazido para os dias de hoje se tornam cheios de verdade. A família Buendia se perpetuou em Macondo e na minha memória.

deuxdesoleil 01/12/2023

Uma grande família!
Foi mais divertido do que esperava, mais difícil do que me disseram, e menos emocionante do que eu eu gostaria. Foi uma aventura! E gostei bastante de acompanhar os causos dessa família.

Realismo mágico é algo 8 ou 80. E terminei o livro em cima desse muro. O sistema mágico abranda bastante alguns acontecimentos, como violências contra a mulher, mortes e machismo, mas dentro de obras atemporais da literatura tudo acaba tendo um propósito e Garcia trata isso muito bem na narrativa.

A cada "parábola" de um membro novo na família, eu me sentia mais empolgada e mais curiosa. E logo vinha a decepção, porque passamos pouquíssimo tempo com cada um deles. É repetitivo e, ao mesmo tempo, solitário. A vida passa rápida, porque a vida das personagens seria diferente ou mais significante?

Acredito também que é uma leitura que deve ser realizada de forma lenta, estudando cada personagem, observando cada acontecimento e encaixando cada um deles na árvore genealógica. Os nomes são confusos, mas com certa atenção é possível acompanhar.

Um dos pontos mais positivos foi a realidade familiar. São piadas, aperreios e discussões que somente quem tem convívio com a família pode entender! "Cem anos de solidão" me trouxe um sentimento nostálgico, saudades da família mesmo, saudades desses momentos de discussões e abraços, e lágrimas, e risos. Não achei um livro triste, como vi em muitos comentários, achei um livro real. Que trata de violências, mágoas e decepções do nosso dia-a-dia, revelando, com isso, a atualidade dessa obra.

Espero ter a chance de reler com mais calma.