Cem Anos de Solidão

Cem Anos de Solidão Gabriel García Márquez

Resenhas - Cem Anos de Solidão

deuxdesoleil 01/12/2023

Uma grande família!
Foi mais divertido do que esperava, mais difícil do que me disseram, e menos emocionante do que eu eu gostaria. Foi uma aventura! E gostei bastante de acompanhar os causos dessa família.

Realismo mágico é algo 8 ou 80. E terminei o livro em cima desse muro. O sistema mágico abranda bastante alguns acontecimentos, como violências contra a mulher, mortes e machismo, mas dentro de obras atemporais da literatura tudo acaba tendo um propósito e Garcia trata isso muito bem na narrativa.

A cada "parábola" de um membro novo na família, eu me sentia mais empolgada e mais curiosa. E logo vinha a decepção, porque passamos pouquíssimo tempo com cada um deles. É repetitivo e, ao mesmo tempo, solitário. A vida passa rápida, porque a vida das personagens seria diferente ou mais significante?

Acredito também que é uma leitura que deve ser realizada de forma lenta, estudando cada personagem, observando cada acontecimento e encaixando cada um deles na árvore genealógica. Os nomes são confusos, mas com certa atenção é possível acompanhar.

Um dos pontos mais positivos foi a realidade familiar. São piadas, aperreios e discussões que somente quem tem convívio com a família pode entender! "Cem anos de solidão" me trouxe um sentimento nostálgico, saudades da família mesmo, saudades desses momentos de discussões e abraços, e lágrimas, e risos. Não achei um livro triste, como vi em muitos comentários, achei um livro real. Que trata de violências, mágoas e decepções do nosso dia-a-dia, revelando, com isso, a atualidade dessa obra.

Espero ter a chance de reler com mais calma.

Amandammarquess 29/11/2023

Ainda impactada com o final
Tive dificuldade no início com os nomes repetidos entre os familiares mas mesmo assim a leitura foi muito rápida. Muito bom
O final me pegou

Joao.Gabriel 28/11/2023

Tomei um tempo pra digerir esse épico. Demorei 4 meses pra terminar: parei no meio, li à curtas passadas. Mas, como a tartaruga, devagar e sempre. Valeu a pena.

A história dos Buendía é a história da América Latina - por isso, ao lermos essa preciosidade da literatura sul-americana, nos identificamos. Acredito que foi proposital Gabo não ter escolhido um lugar fixo para Macondo. Ele sabia que a aldeia é todas as cidades e vilas do nosso continente ao mesmo tempo.

Por outro lado, pode-se dizer que a história dessa estirpe é a história da raça humana. Gabo sintetiza a experiência do indivíduo em cada um dos Buendía, seja na solidão e olhos abertos de um Aureliano, seja na firmeza e autoridade de um José Arcádio, ou mesmo nos nervos de aço e caráter batalhador de Úrsula.

Todos deveriam, pelo menos, tentar ler esse livro uma vez na vida.

Aya 28/11/2023

100 anos de solidão
Não sei muito o que dizer sobre essa leitura, pois em algumas partes me agradou e consegui manter um ritmo de leitura, porém em outras partes achei muito monótono e tive que me esforçar pra acabar. O livro, mesmo com a árvore genealógica no início, é bem confuso, embora eu entenda o propósito de mostrar como as coisas se repetem, me deixou muito ???? os personagens terem o mesmo nome. É um livro longo, uma crítica social ferrenha, que trata de assuntos polêmicos como prostituição, incesto, guerra e afins. Eu gostei do final, entretanto.

leticiagiolo 28/11/2023

Tudo é tão cuidadosamente escrito
Foi o segundo livro do Gabriel Garcia Marquez que eu li, e não podia estar mais feliz e orgulhosamente dessa leitura. O começo do livro demorou um pouco pra me cativar, mas não que fosse ruim, só tinha um ritmo mais lento. Da segunda geração em diante, eu me apeguei demais aos personagens. O autor escreveu de uma maneira fantasiosa, com tantos detalhes, que faz você se sentir na família BuenDía. Chorei, fiquei triste, ri, me irritei, senti várias emoções. É uma experiência muito válida para todos, eu amei o livro. Gabriel construiu uma família incrível, e acho que por ser uma família latina, você acaba se sentindo mais próximo a eles, querendo ou não a gente acaba criando laços com eles.

Yasvie 28/11/2023

My loneliness is killing me
"Morrer é muito mais difícil do que a gente acha."
Pag.:187

Em 1967 um latino escreveu, sem muita pretensão, tão bem sobre a solidão de sua família que acabou demonstrando que na realidade a solidão esta presente em todas elas. Cada tipo de solidão, demonstrada e vivida de formas diferentes, toca cada um de nós de uma forma tão particular que incomoda e nos leva a pensar como é possível uma família inteira ser composta por pessoas tão iguais.
Cada uma daquelas pessoas, vivendo em épocas diferentes, acabam passando sempre pelo mesmo, e esse mesmo é o que nós também passamos, pois a solidão de meu pai é a mesma que a minha, e a solidão de meus irmãos se mostram também em seus filhos. Tias e sobrinhos tão parecidos, sofrendo pelo mesmo e sem saber em que rumo tudo ira terminar.
Pessoalmente, ler esse livro em conjunto com meu primo me fez perceber que somos todos iguais e que, talvez sem querer ou não, Gabriel García Márquez conseguiu mostrar com perfeição como todos nós funcionamos e como estamos sempre em busca dessa fuga da solidão que nos consome como humanos, e que certas famílias estão sempre, e sempre estarão, fadadas a se repetir e sofrer sempre dos mesmos males.
Estamos sempre por aqui, sobrevivendo e tentando, mas muitas vezes cansados de mais para tentar continuar, mas permanecemos no mesmo lugar, pois é o que nos resta.

"Perguntaram a ele onde havia estado, e respondeu: 'Por aí.'"
Pag.:102
Nati Sampaio 28/11/2023minha estante
meu livro favorito da vida!

Annayupd 27/11/2023

...realmente um dos melhore livros já escritos
No início achei que não conseguiria me interessar muito pela leitura, pela forma como o livro foi escrito, mas depois de algumas páginas eu simplesmente não consegui me desligar de Macondo.

Amanda 24/11/2023

Demorei, mas terminei
Foi uma leitura lenta... Demorei meses pra terminar... Achei um livro ok, não amei nem odiei... Precisei buscar mais informações sobre o livro após a leitura pra entender pq é um clássico... Terminei descobrindo inspirações do autor, momentos históricos que o inspirou, personagens, locais e afins... Essa pesquisa final me forneceu mais contexto pra achar o livro mais interessante...

Michelle B. 23/11/2023

Um livro para reler
Realmente é um clássico maravilhoso, extremamente bem escrito e com conteúdo fascinante e cíclico durante várias gerações da família. Quer um pouco mais de atenção para perceber a riqueza do texto e vale muito a pena!

duda maia 22/11/2023

Genial
Sinceramente, eu demorei bastante pra entender e pegar o ritmo dessa história, mas depois que consegui, tive um vislumbre do porquê esse livro ser tão genial.
sempre está acontecendo milhões de coisas ao mesmo tempos e tudo é explicado, o que torna as narrações muito corridas, mas não tem nenhuma ponta solta! são muuuuuitos personagens - o que a gente vê logo de cara com árvore genealógica logo no início do livro - mas todos eles tem início, meio e fim. muito absurdo o quanto ele é detalhista.
eu achei que isso tudo já ditava a importância do livro - e dita -, PORÉM. o final. nada nesse mundo te prepara pro final, pra última página desse livro. é incrível. é completamente genial.
vale demais a leitura.

Pel/Pri 21/11/2023

Uma pérola rara
"Cem Anos de Solidão", obra-prima do escritor colombiano Gabriel García Márquez, é uma jornada literária hipnotizante que mescla realismo mágico com a riqueza da história latino-americana. Publicado em 1967, o romance tece uma tapeçaria complexa de personagens, eventos e simbolismos que ecoam através das gerações da família Buendía.

O realismo mágico, uma das marcas distintivas da obra, transforma Macondo, a cidade fictícia onde se desenrola a história, em um cenário onde o extraordinário se entrelaça com o cotidiano. García Márquez desafia as fronteiras da realidade ao apresentar eventos fantásticos, como flores amarelas, a ascensão aos céus de personagens vivos e a presença de um povo cigano que traz inovações tecnológicas. Essa abordagem singular cria uma atmosfera única, onde o leitor é convidado a aceitar o sobrenatural como parte integrante do tecido narrativo.

A trama, centrada na família Buendía, é uma exploração profunda da reprodução de padrões ao longo das gerações. Cada personagem parece destinado a reviver os erros e sucessos de seus antepassados, criando uma sensação de circularidade temporal. Esse ciclo de solidão e repetição, como sugere o título, ressoa além das páginas, explorando temas universais da condição humana.

García Márquez utiliza a história da família Buendía para abordar criticamente eventos históricos e sociais na América Latina, desde a independência até as ditaduras. Através de alegorias e metáforas.

Rafa 21/11/2023

Ciclos.
O livro conta a saga dos Buendía em Macondo e a sina da reprodução de ciclos familiares e histórias de vida em que a solidão é o que une todos. Não é uma leitura fácil, uma vez que autor faz força para mostrar ser intelectual o tempo todo. Leia com o dicionário do lado.

Bruna 19/11/2023

Realismo mágico..
Começo dizendo que não foi para mim uma leitura fluida, ate entender a escrita e os personagens. Não tinha lido resenhas para não influenciar e isso fez com que eu fosse ao meu tempo me envolvendo com os personagens e entendendo as suas personalidades.
Um grande clássico moderno retratando muito da nossa história e as condutas humanas. Vale a leitura.