Cem anos de solidão Gabriel García Márquez

Resenhas - Cem Anos de Solidão

Leka 12/01/2024

Cansativo, mas valeu a pena
A premissa do livro me pareceu interessante e foi, até uns 10%, mas com o decorrer da história ela começou a ser entediante e confusa. Contudo, esse é um livro que eu diria que é bem completo e o seu final foi muito bomm.

Mile46 11/01/2024

Não vai funcionar pra todo mundo
A literatura não é consenso, e esse livro é a prova viva disso, foi um pouco desgastante lê-lo, mas vale a pena a leitura, eu aconselho ler aos poucos, eu li em 10 dias, mas me arrependo, deveria ter estendido a leitura, porque não é um livro fácil de ler. É tanto José Arcádio e Aureliano que você chega ao ponto de esquecer seu próprio nome ?. Gabriel García Márquez é um gênio, a escrita é com pouco diálogos, os personagens são complexos, mas ao mesmo tempo não é fácil se apegar, e o final é genial! A minha teoria é que Melquíades está representando Gabo na história um pouco viu, principalmente pela última página, que é genial! Muito genial.

Marcos.Gonçalves 11/01/2024

7 gerações emendadas em solidão
Gabo é um dos maiores escritores da nossa América Latina então por isso me deu muita vontade de ler e a forma como as pessoas falavam desse livro com tanto amor e coisas boas eu imaginei que seria uma coisa, mas comigo bateu diferente.
Eu amei demais a história, pois tenho gostado de livros sobre gerações de família (Pachinko foi um dos meus livros favoritos da vida) e ao misturar realismo mágico deixa a história ainda melhor. Eu gostei muito de alguns personagens, principalmente das mulheres, e amei demais o tom triste e mágico que Gabo colocou aqui.
Entendo que é uma forma única do escritor, mas ler isso foi extremamente difícil e por muito pouco eu não abandonei meu primeiro livro do ano. Eu só terminei o livro, pois vi vídeos, li textos e resumos para conseguir entender. Foi todo um trabalho para conseguir entender e me tirou um pouco o prazer de ler ele.
Amanda 11/01/2024minha estante
Estou sentindo a mesma coisa...e custando a terminar rs

Marcos.Gonçalves 12/01/2024minha estante
Se não fosse vídeos e resumos, acho que teria largado kkkkkkk

Amanda 13/01/2024minha estante
Eu tô indo na raça mesmo kkkkkk

Gabriela 11/01/2024

Uma história mágica e muito triste.
É difícil resenhar uma obra tão extensa, tão cheia de detalhes e significados como Cem Anos de Solidão. O que eu posso dizer que todo mundo já não disse? Que demorei demais pra ler pela primeira vez - e que talvez essa tenha sido a decisão certa. Juntar muita bagagem pra conseguir aguentar o peso dessa história.

Não temos um personagem central ou principal. Talvez eu possa dizer que a família Buendía é o personagem principal? Isso não soa completamente certo. Quem sabe o Coronel Aureliano Buendía seja o principal? É ele que mais "aparece" durante a história. Muitas coisas acontecem ao redor da existência dele, das crenças dele e da herança dele. Mas também temos a Úrsula, que perdura do início até quase o finalzinho da história, passando dos 100 anos de idade. Mesmo assim, nenhum deles é a estrela dessa história. São personagens que aparecem, têm seu destaque, sua influência nas gerações seguintes, e depois vão embora. O livro vai narrar 100 anos de história da família Buendía - nascimentos, mortes, casamentos e tudo que ocorre nesse meio tempo (e tem MUITA coisa...).

Acho que, no geral, é uma história sobre circularidade, sobre repetições, sobre hereditariedade. O tempo todo somos lembrados de que o tempo é circular, que a vida corre em círculos, tudo se repete o tempo todo, e vai continuar sendo assim até o último de nós morrer. Filhos repetem o comportamento dos pais, que por sua vez já repetiam os comportamentos dos próprios pais, e assim segue a vida, num eterno círculo.

Acima de tudo, é um livro muito triste. Um bom exemplo dessa tristeza é o relato que Márquez faz do massacre feito pela United Fruit Co. É muito angustiante a maneira que ele nos mostra como funciona uma ditadura. Corajoso até o último fio de cabelo, ele pega a responsabilidade dessas mortes para si, e usa seu livro pra fazer uma denúncia tão bem escrita, tão bem explicada, que hoje se tornou parte das pesquisas científicas sobre o assunto. Um gênio, simplesmente.

Ele consegue capturar algo vital da experiência histórica/social de milhões de pessoas na América Latina e no mundo (pelo menos, de países colonizados). Ele abre as portas - a chute - para que o mundo enxergue a realidade latino-americana, com toda sua beleza e horror. Trazendo assim destaque e liberdade para os futuros escritores latinos que precisavam desse pontapé inicial pra conseguir mostrar quão rica é a nossa cultura - ainda que a literatura latina não seja a mais difundida no mundo.

A grande dualidade da história pra mim é a briga eterna entre magia e realidade. Enquanto a história é completamente mágica, cheia de superstições, encantamentos, misticismo - o que a torna muito colorida, engraçada e atraente - ao mesmo tempo é uma história de muita morte, abandono e tristeza. Sentimos o tempo todo a solidão do título. Todos, absolutamente todos os membros da família Buendía foram pessoas solitárias e ensimesmadas. Apesar de habitarem nesse cidade mágica, cheia de elementos fantásticos e acontecimentos incríveis, a realidade das personagens é muito triste, regada de mortes violentas e frustrações.

Apesar disso, a história não deixa de ser muito engraçada e agradável de ler.

Deixo um destaque para a cena final do livro, os últimos parágrafos, que pra mim foram quase como um filme. Nesse momento da leitura eu parei e pensei "masterpiece". Foi o final perfeito, o fechamento correto pra esse tipo de história. Sem spoilers, posso dizer que é uma cena linda, triste, e muito forte que representa completamente o que foi o livro todo.

Não é um livro fácil de ler, com tantos personagens, tantos nomes iguais, atitudes iguais, mil e um acontecimentos sendo contados simultâneamente a cada capítulo... Mas também não é uma leitura difícil. Eu diria que é uma leitura exigente, e vale a pena todo o esforço. Creio que seja a maior obra de arte do García Márquez.

Bia Gidzinski 11/01/2024

Me conta mais seu Gabriel?
A escrita do Gabriel é diferente de todos os outros autores que já li, esse livro entrou no meu top 5 da vida! Não é a toa que ele ganhou o prêmio Nobel.
Lendo esse livro a sensação que eu tive é que eu estava sentada com o seu Gabriel, num ponto de ônibus ou no banquinho da praça, começou com um bom dia e de repente lá estava ele me contando a história todinha de uma família que eu nunca conheci, não faço ideia de quem sejam mas que me deixou super curiosa e envolvida.
Uma leitura super leve e corrida, a história vai sendo emendada uma na outra? é muito diferente a leitura e muito gostosa.
Li esse livro por recomendação e sou eternamente grata a pessoa que me indicou e agora indico pra todos também.
Leiam!!

Morfeu3 11/01/2024

A frase "nenhuma experiência é individual" nunca fez tanto sentido, a história se repete inúmeras vezes, com o nome dos personagens mudando bem pouco, e a única constante é a sua própria confusão em saber quem é quem em meio a tantas gerações
Camilly80 11/01/2024minha estante
Esse livro é perfeito, é meio dificinho de ler, mas vale muito a pena

Raquel Araújo 10/01/2024

Cem anos de solidão
"...as estirpes condenadas a cem anos de solidão não tinham uma segunda oportunidade sobre a terra."

Eliane406 10/01/2024

As gerações são inerentes
?Certa vez fiz um curso de Escrita Criativa e o professor era colombiano, ele contava as histórias da sua terra, morava numa cidade pequena no litoral, é ele dizia que em cidades pequenas as pessoas ainda acreditam milagres, a magia sempre está presente ao ponto de um pescador encontrar o número da loteria marcada em um peixe. Quando comecei a ler Cem Anos de Solidão me lembrei dessa magia, García Márquez usou de todo o seu artifício realismo fantástico para criar metáforas mágicas nesta escrita, são cem anos em pouco mais de 400 páginas, a história tem emblemas de sua própria vida, as histórias contadas pela avó, a casa em que morava assombrada pelas vidas que passaram por ali, as novidades do mundo que avô o mostrava, tudo isso tornou-se base para a história dos Buendía, que começou e terminou em voltas do tempo, como a teoria de Einstein que mostrava o tempo como algo relativo, ou Shakespeare que dizia que nunca morremos, mas nós perpetuamos em nossa prole. A questão da solidão, chega a ser a solitude em que todos nós comungamos, das coisas que ninguém pode viver por nós como as doenças, amarguras, paixões, a morte, a agonia, a consciência, o peso da vida, cada um em seu ser.
A história dos Buendía é a de muitas cidades que se ergueram do amor, da fé e da esperança e acabaram por se deixar no esquecimento, abandonadas cada um em sua solidão.
Uma narrativa excelente, as notas metaforicas e fantásticas me fez refletir muito sobre o tempo, as descrições sobre as paixões que se engendravam na cama, entre quatro paredes foram as melhores!

?"-- Queria o quê? -- murmurou. -- O tempo passa.
-- É verdade -- disse Úrsula --, mas não tanto.
Ao dizer isso, percebeu que estava dando a mesma resposta que recebera do coronel Aureliano Buendía em sua cela de condenado, e uma vez mais estremeceu com a comprovação de que o tempo não passava, como ela acabava de admitir e sim dava voltas redondas."
? "...a história da família era uma engrenagem de repetições irreparáveis, uma roda giratória que teria continuado dando voltas até a eternidade, se não fosse o desgaste progressivo e irremediável do eixo."

Humildylli 10/01/2024

"Você não morre quando deveria, mas quando pode."
"Cem Anos de Solidão" é um romance que conta a saga da família Buendía, desde a fundação da cidade fictícia de Macondo até o seu fim. A obra é considerada um clássico da literatura latino-americana e um exemplo de realismo mágico, pois mistura elementos fantásticos com a realidade histórica e cultural da América Latina.

O livro narra as histórias de sete gerações de Buendías, que se repetem em nomes, características e destinos. Os personagens são marcados pela solidão, pelo isolamento e pela busca de sentido em um mundo caótico e contraditório. Através deles, o autor explora temas como a memória, o tempo, a violência, o amor, a morte, a política, a religião e a identidade.

A minha opinião sobre o livro é que se trata de uma obra-prima, que consegue retratar de forma poética e original a complexidade da existência humana. A leitura é envolvente, mas também desafiadora, pois exige atenção e imaginação do leitor. O estilo de García Márquez é único, com uma linguagem rica, criativa e bem-humorada. O livro é uma verdadeira obra de arte, que merece ser lida e apreciada por todos.

alpaco 10/01/2024

Cem anos de solidão
Confesso que gostei menos que eu esperava que ia. Mas é um livro do gabo, uma hora ou outra a gente acaba gostando. Como foi meu segundo livro dele começo a perceber padrões e um deles e dos que eu mais gosto é o jeito como ele termina os livros. A escrita não é complicada nem os fatos são difíceis de entender, mas a rápida mudança de eventos acaba embolando a história em alguns pontos. Gostei muito de alguns personagens, como a Úrsula.

Juliana2626 10/01/2024

Perfeito
Que livro lindo! Que livro formoso! Que livro sensacional. E não apenas a história é incrível, a escrita é de uma literatura de finíssima qualidade. Rabisquei todo - porque sou dessas. A cena que ele descreve os sonhos de José Arcádio indo de quarto a quarto é simplesmente majestosa. Quanta sensibilidade! Leitura obrigatória.

João 09/01/2024

Demorei muito para finalizar este livro porque ele me desafiava em alguns pontos, e o principal deles está ligado ao fato de que é preciso muita concentração para se atentar aos detalhes e a poesia da escrita. A caprichosa escrita de Gabriel teve o poder de me deixar sem fôlego em cada início de parágrafo, para me fazer suspirar no final. O realismo mágico é sensacional. Aqui, o escritor nos apresenta personagens e lugares com características marcantes, e cada uma dessas características foram essenciais para que eu não me perdesse na identificação das personagens. É o primeiro grande clássico que leio, e com certeza vou querer fazer uma releitura no futuro porque sinto que ainda não peguei todos os detalhes.
Elton.Oliveira 09/01/2024minha estante
Estou gostando bastante também! Nem cheguei na metade e é como se eu tivesse ali dentro da casa dos Buendia .... E o jeito como ele vai nomeando as novas crianças, o cuidado pra não nos perdermos ... Cada um com sua peculiaridade e sua solidão.... Está sendo fantástico!

Xuneor 09/01/2024minha estante
quero muuucho ler esse

João 09/01/2024minha estante
Era exatamente o que eu sentia, Elton. Como se eu fizesse parte da família. As características fortes que o autor colocou nas personagens femininas me fizeram lembrar muito de minha Mãe e irmãs, e por isso era recorrente que eu me identificasse com a leitura.

João 09/01/2024minha estante
É sensacional Júnior. Leia mesmo porque vale muito a pena!

Gleison Marques 09/01/2024minha estante
É um dos meus preferidos da vida, o Gabo encanta e ao mesmo tempo desperta a gente para assuntos importantes.

João 09/01/2024minha estante
Se tornou um dos meus preferidos também, Gleison. O livro realmente traz uma mensagem muito profunda. Quero muito ler outras obras do autor.

Kleilson.Torquatto 28/03/2024minha estante
Tá na minha lista.
Estou querendo começar o mês de abril com ele.

João 28/03/2024minha estante
Que bom, Kleilson!! Espero que goste tanto quanto eu gostei. Esse é o tipo de livro que deixa a sua marca registrada como obra prima em todos que se permitem lê-lo. Tenha uma ótima leitura!

Luana1472 09/01/2024

Eu não acredito que esse livro terminou dessa forma...
Quando eu vi que Encanto da Disney tinha sido baseado nessa história eu nunca poderia imaginar que iria ler algo assim (mas deveria).
Como pode uma história ser tão maluca e descabida e ao mesmo tempo tão real? Como pode existir personagens tão frustrantes e ao mesmo tempo tão divertidos?
Quando comecei a leitura eu tinha muitas esperanças sobre a história... mas nada me preparou para esse final, porque a verdade é que eu não queria um final, ao mesmo tempo em que eu queria. Eu sei que parece confuso, mas eu queria terminar o livro, ao mesmo tempo que nascessem mais crianças para continuarmos a narrativa para sempre...

onlyclehintheworld 08/01/2024

Um livro-espelho
Gabo sabia (e talvez até tivesse a intenção) de que esse livro seria um espelho fiel das nossas mais profundas contradições latino-americanas. revoluções, casos extraconjugais, idealismo e o braço forte das avós. cem anos de um estirpe que se perpetua pela terra com um senso de mudança e permanência que se confunde com a história da nossa gente. foi assim que gabo escreveu o meu livro favorito da vida. e eu não poderia mais grato por isso.