Cem anos de solidão

Cem anos de solidão Gabriel García Márquez

Resenhas - Cem Anos de Solidão

Ju 19/04/2023

Fantástico
Um livro que eu tinha receio de ler e me surpreendeu pela leitura fluida e apaixonante. Os Buendias ficam na nossa memória após a leitura como parte da família ??
Gi 19/04/2023minha estante
Ele também está na minha lista e eu tô pensando em começar a ler.

rayannezrx 20/08/2023

Voltas redondas
O que falar sobre Cem Anos de Solidão? Gabriel Garcia acertou em cheio o meu coração e foi, definitivamente, a melhor leitura que eu fiz esse ano. Percorri caminhos silenciosos, nostálgicos, plangentes e saudosos.

Me debrucei em cada oração, ponto, vírgula, exclamação e em alguns momentos de interrogação. Em cada página, em cada salto, em cada fato. Em cada personagem, em cada luto, em cada fase. Em cada ida, em cada volta e as não-voltas. Em Josés Arcádios e em Aurelianos ? em cada fio que percorre os Buendiá.

A história que deu voltas redondas e eu chorei em todas elas. Literatura é meio que isso, né?

Me despeço de Macondo como uma fiel visitante e que, apesar da ida, haverei de retornar e relembrar

Val | @livre_se_clube 12/04/2020

Todo mundo devia ler
A trajetória dos Buendía em Cem anos de solidão é como uma versão fantástica da história da América Latina. Em Macondo, os acontecimentos surreais fazem referência a muitos absurdos da realidade de muitas ditaduras por aqui. Leitura recomendada.

Tata 30/03/2021

Tem uns gado também
Comecei a ler três vezes e abandonei, mas na quarta vez... Que viagem incrível que foi essa leitura. O livro te transporta da realidade, e quando infelizmente acaba te expulsa no chute daquele lugar encantador.

Moreira 10/11/2020

Foi um prazer conhecê-lo, Gabo
Cem anos de solidão conta a história da família Buendía. O livro atravessa mais de um século, da fundação ao fim do pequeno povoado de Macondo e da estirpe, que ali viveu seus tempos áureos. A sensação que se tem ao nos depararmos com o estilo da escrita de Gabo é, sem exagero algum, de que cada frase é uma verdadeira poesia e um exercício reflexivo que nos leva pelas entranhas da imaginação. Sua narrativa é verdadeiramente única e incomparável.

A história trespassa as seis gerações de uma família acometida pela solidão. Não a solidão de quem, por não tem alguém por perto, encontra-se sem companhia. Pior, a solidão melancólica, depressiva, de quem, pelos desenrolares da vida, já não enxerga mais o brilho do viver e sente-se espiritualmente isolado do mundo.

Cem Anos de Solidão tem um ritmo frenético, com uma cronologia mais cíclica do que linear e que às vezes se alterna no tempo. Márquez mistura o real ao irreal, com traços de fantasia que parecem se encaixar dentro da normalidade da ficção. São características do realismo mágico, ao qual foi reconhecido como um dos maiores representantes da América Latina.

Como única ressalva, consideraria o fato de que a história é tão longa e em tal ritmo, que às vezes causa a impressão de já termos lido três ou quatro livros, enquanto ainda nos encontramos no seio da família Buendía, já nos esquecendo de personagens que ficaram pelo passado, mas o que de outra forma pode ser interpretado como uma das grandes sacadas da genialidade desta obra, que consegue nos fazer sentir as mesmas sensações que os personagens em suas lembranças mais nostálgicas.

Por fim, me lembro que certa vez alguém escreveu que você poderia amar ou detestar Cem Anos de Solidão, mas que não entendia e tinha pena era de quem permanecesse indiferente ao conhecer esse clássico da literatura que rendeu o Nobel à Gabo. Não amei e muito menos detestei, mas de uma coisa eu tive certeza: Realmente não dá para permanecer indiferente aos encantos literários que apenas Gabriel García Márquez é capaz de proporcionar com tamanha peculiaridade.

Quer mais resenhas como essa? Me siga no Instagram: @resenhafajuta

mari 02/04/2023

Esse livro é um tesouro onde a magia e o realismo se encontram. sua leitura é um deleite, ao mesmo tempo que uma dor necessária, quando você percebe a proximidade da sua narrativa com os acontecimentos da nossa América Latina, o massacre do povo trabalhador, o abandono da guerra, o esquecimento de um povo que não conhece sua própria história. Cem anos de solidão é também poesia, natureza, memória, nostalgia e força. marcada por tragédias, em um ciclo de condutas, escolhas e sentimentos que repetem geração após geração, que ao fim levam a ruína da estirpe e a destruição do lar em que moravam, a família Buendía é reflexo de uma série de relações em que a solidão é protagonista. uma solidão que afeta os personagens de diferentes formas, mas que está presente a todo momento, inclusive no momento de suas mortes. se expressando com sua singularidade e lirismo, Gabo trata da questão máxima do que é ser humano: é saber que estamos só em grande parte da vida e principalmente no fim dela. o que muitas vezes pode ser um peso, uma dor, algo que evitamos a todo custo, mas também uma promessa, uma certeza da qual podemos (ou não) aceitar e transformar em solitude.

ter esse livro em mãos é como ter o tesouro que Úrsula protegeu por tanto tempo.

Julia 01/06/2021

Sera que é necessário mesmo eu ler todos os livros do mundo para afirmar que este aqui é o melhor da literatura???!
Juliana.Cruz 03/06/2021minha estante
Tbm acho!

Julia 09/06/2021minha estante
Ele é perfeito demais!!!!

arthemis | @mistydisse 16/04/2020

A magia de Gabo
Meu primeiro livro do Gabo e todo o meu ser transpira/gesticula/grita: gigante! O entendo é envolvente, abordando 100 anos da família Buendía. Seus medos, erros, tristezas, convicções e anseios. São poucas alegrias à essa família, parecendo que todos os integrantes que a compõe estão fadados ao sofrimento e a solidão. Mesmo vivendo todos na mesma casa. Gabo é genial, repito, g e n i a l ao conseguir trazer a fantasia de forma tão cotidiana no dia a dia da família. Do rabo de porco às borboletas amarelas. De Rebeca comer terra à Remédios, a bela ser fatal aos homens. Um livro excepcional. Muita gente fala ser difícil a leitura, porque os nomes se repetem, mas é exatamente o ponto. Os personagens são fadados ao ?fracasso?, as histórias se repetem. Por isso a história consegue ter um final que remete ao início. Não é à toa que ganhou o Prêmio Nobel

Nathaliacostad 04/05/2021

Cem anos de solidão
Cem anos de solidão, que se tornou um favoritado na minha vida.

Ao longo do livro vamos acompanhando cem anos da trajetória da família Buendía, com todas as suas desventuras e alegrias.

De início me assistei e me confundi com tantos personagens com nomes iguais, pois literalmente todo o livro é baseado em Josés Arcadios e Aurelianos, tornando a árvore genealógica uma bagunça a primeira vista.

Durante as mais de 400 páginas, dívidas em pouquíssimos parágrafos, vamos conhecendo as características, sonhos e desejos de cada geração e de cada integrante dessa família. Sem nem perceber vamos nos apaixonando e nos ligando a família Buendía e quase acreditei ser uma história real. Apesar de certa forma ama-los é inegável os problemas de cada um, sendo alguns deles bem inacreditáveis que me deixaram com ranço, raiva e nojo.

Macondo é uma cidadezinha do interior que não sabemos exatamente a data em que foi fundada nem o local exato, mas que possui peculiaridades só dela, como fantasmas, pessoas quase imortais e outras loucuras fantásticas.

Em meio aos futricos e confusões da família e cidade, Gabriel Garcia Marquez traz reflexões sobre a sociedade e críticas sociais, além de nos mostrar o quanto a vida é cíclica. Vale a leitura em qualquer época.
Mauricio Gonçalves 04/05/2021minha estante
Esse livro deixa saudade quando se termina de ler. Muito bom e muito triste.

Rafa P. 27/03/2014

Incrivelmente triste.
Cem anos de solidão narra a história da família Buendía e perpassa por várias gerações , apresentando as histórias desses personagens, assim como seus sonhos, infortúnios, conquistas, desafios e principalmente solidão, que pode ser facilmente entendida com uma maldição da família. O livro é considerado a obra mais importante da literatura latino-americana e cativou milhões de fãs pelo mundo , e ainda continua encantando leitores pelo mundo afora. E eu confesso que me rendi completamente a essa leitura.
A narrativa de Gabriel Garcia é simplesmente incrível. A forma que o autor narra os acontecimentos de maneira não linear, mesclando passado,presente e futuro,e incluindo aspectos irreais e fantasiosos, cria uma história genial. O estilo da narrativa, conhecido como realismo fantástico, dá um tom a história totalmente inesperada e imprevisível, tornando tudo mais interessante e fascinante, mesmo tendo como pano de fundo o cotidiano normal de qualquer cidade ou família.
A construção dos personagens é muito bem elaborada, embora o leitor fique um pouco perdido em decorrência da falta de criatividade em dar nomes aos personagens, já que todos tem praticamente o mesmo nome, ainda assim é algo notável, tanto pela qualidade desta construção como pela afinidade que o autor cria com o leitor.
A história apresenta tudo que se possa imaginar, tragédias, emoções, humor, angústia, fantasias, vingança e até pornografia, eu nem imaginava que era possível unir toda essa diversidade em uma única história.
Essa sem sombra de dúvida foi uma leitura que me marcou. Não é uma leitura fácil, pois é densa e necessita de grande atenção do leitor, mas a recompensa é imensa e incomparável com qualquer outra leitura.
Renata CCS 31/03/2014minha estante
É uma obra incrível, não é mesmo Rafa?
Uma paixão para mim!
Bela resenha!

Rafa 05/11/2017minha estante
Só um detalhe: não é falta de criatividade do autor em dar nome aos personagens, é um traço da cultura espanhola (e de outras?) de colocar nome do avô no filho, do tio, de repetir os nomes dos familiares como homenagem.

Luna 31/05/2020

O livro fala muito de destino. Não importava o quanto as outras gerações da família Buendía lutassem para se libertar, para seguir por caminhos diferentes... Elas podiam ir para o outro lado do mundo, mas sempre retornavam. Algo as atraía de volta a Macondo, as prendia novamente lá. Mesmo sem conhecerem os erros de seus genitores, as gerações futuras repetiam inconscientemente os mesmos passos, os mesmos pecados, as mesmas escolhas. E tendiam a ter finais semelhantes. Nós vemos cada um dos integrantes da família destroçando a própria vida... e imagino que muitos leitores sofreram por esses personagens. Sentiram a dor deles, a impossibilidade de fugir do que já estava escrito.

Este é apenas um trecho da resenha completa que se encontra no blog.

site: https://www.emocoesaflordapele.com/2020/05/cem-anos-de-solidao-gabriel-garcia.html

A.C.L. 04/07/2021minha estante
Esse livro é muito lindo, a escrita dele é absurda de maravilhosa. Amo o porque do nome ???

Juliana 21/05/2020

Não sei se sou capaz de resenhar este livro rs
"Cem anos de solidão" mexeu com meus ossos. Com meu sangue. Parece ter exposto frente aos meus olhos a minha vida e de meus ancestrais. Não tenho vocabulário nem eloquência para explicar o que foi essa leitura. Digo apenas que leiam. Pelo menos uma vez na vida.

Marcio 28/10/2020

Ótima leitura
Um tanto peculiar, personagens com o mesmo nome que o autor nos faz distinguir-los de forma fantástica, vale a leitura de cada página.