Sobre o dever da desobediência civil

Sobre o dever da desobediência civil Henry David Thoreau

Resenhas - A Desobediência Civil

Camila2023 25/06/2023

O livro apresenta o conceito de consciência social a partir do questionamento sobre o servilismo cego destinado ao governo. Após quatro anos de governo Bolsonaro - e com todo o histórico que temos no nosso país - é fundamental ler e refletir sobre o apoio indiscriminado a políticos e à política existente.
Um texto pensado no contexto da guerra EUA x México e de escravidão nos EUA, mas que infelizmente ainda hoje se faz necessário.
O pagamento de impostos (e o que ele financia), o apoio cego a políticos, a necessidade de protestar e questionar - uma obra importante e acompanhada de ensaios enriquecedores.

Jussara 20/06/2023

Primeiro, a edição é maravilhosa!
E a importância do ensaio é indiscutível, como pode uma pessoa apoiar um Estado que não está de acordo com sua consciência?

¨Cain¨ 17/06/2023

Tem que ver isso aí
Thoreau questiona e critica não só o Estado, mas os seus apoiadores.
Concordo que não devemos aceitar uma lei ou uma decisão cegamente. Se o cenário é deprimente, fere os direitos humanos e destroi a moral,
devemos lutar sim contra as decisões descabidas que líderes, pobres de consciência ou inteligência, tomam. (Até certo ponto).

Não acho que Thoreau seja o melhor exemplo disso, sou leigo nesse assunto.
Gente o livro é chato. Só pega pra ler se o tema interessar.
OBS.: O tema não me interessava. Eu comprei pra ler, dei de presente e peguei emprestado pra tentar finalizar.

ferbrito__ 11/06/2023

É um livro sensacional e muito enriquecendo. Cheio de questionamentos os quais todo cidadão deveria se questionar.

yasmine 09/06/2023

Bem rápido de ler e que faz questionamentos válidos até hoje. A edição está caprichada, toda ilustrada e em capa dura.

Rayanne205 27/05/2023

Meu Deus
Que explosão na minha mente, o livro é incrível e fluido, parece que foi escrito ontem e não a séculos atrás, a edição da antofagica com fontes diferentes e imagens nos faz ter uma imersão gigantesca na narrativa, amei demais.

nanaths 21/05/2023

ícone revolucionário que foi preso buscando um sapato porque não pagou imposto de 1,50 pra governo escravista

Rayssa 10/05/2023

Indispensável
É um livro maravilhoso e indispensável para o debate sobre o pensamento crítico.

Durante todo o tempo do texto do autor você tem certeza que está lendo algo realmente revolucionário e precioso.

Não só.

As reflexões de estudiosos, do meio para o final, selam essa convicção debatendo a importância desta leitura através do tempo. As ideias do autor eram admiradas por grandes figuras, como Martin Luther King e o escritor Liev Tolstoi.

Bom, só por isso vocês já entendem que a leitura não é algo descartável.

Ademais, os textos de apoio colocam a leitura no prisma brasileiro e atual ao dissertar sobre a impossibilidade de interpretação rasa ou enlatada do que é desobediência civil enquanto revolução.

Vou comprar o livro pra ter e reeler. Tenho a sensação que cada leitura vai abrir um novo túnel pensamentos.

Demais mergulhar nesta leitura.

Claríssima 04/05/2023

Surpreendente
Eu esperava outra coisa e me surpreendeu. O contexto (de suma importância) e a motivação para a desobediência tem um motivo justo, não sendo um caso de "rebeldia sem causa".

Felipe 03/05/2023

Inspirador
Esse ensaio filosófico sempre despertou meu interesse pelo título e por alguns comentários e indicações que já vi por aí pelo YouTube.
Essa obra serviu de inspiração para diversos movimentos populares pelo mundo e serviu como objeto de estudo em diversas universidades pelo mundo.
Essa edição comentada no final da um plus, pq nos esclarece muitas coisas.
Super indico.

Rayane114 30/04/2023

A Revolução começa em mim
Quando me aventuro a ler ensaios de escritores antigos muito citados e respeitados, tento sempre trazer à atualidade para fazer um pouco mais de sentido. Com Thoreau, isso foi relativamente fácil: é impossível ler "A Desobediência Civil" sem relacionar com as vezes que aceitamos passivamente as injustiças e nos tornamos, mesmo sem querer, cúmplices dela. E o melhor de tudo é que podemos perceber, por meio da leitura, que não precisamos ser nenhum Thoreau, Mahatma Gandhi ou Nelson Mandela para reconhecer e lutar contra essas injustiças que, muitas vezes, são financiadas e estimuladas pelo próprio Estado. A "luta" não precisa ser sangrenta: ela começa por nós mesmos, com a tomada de consciência e a recusa de coadunar com uma ordem que não segue os nossos princípios. No mais, achei uma leitura rápida e acessível, recomendável para quem quer refletir mas tem pouco tempo para isso hehe

ViHh 23/04/2023

Ação baseada em um princípio, uma revolução pacífica
Esse pequeno ensaio escrito por Thoreau e baseado em uma noite que passou encarcerado por se recusar a pagar impostos ao Estado, sabendo que isso seria corroborar com a situação escravocrata Norte Americana, entre outros temas do período, gerou uma revolução pacífica que inspirou grandes líderes como Gandhi e Martín Luther King.
De fato o texto é impressionante e surpreende pois não se trata de um manual da "desobediência", pelo contrário, suscita que o leitor faça um revisão íntima acerca de virtudes e princípios pelos quais entende que deve guiar sua existência e que ao fim e ao cabo transcenderão a mortalidade e poderão ter um efeito muito maior no mundo. A Desobediência Civil é um convite a reforma interior e a busca da conexão com a verdadeira humanidade dentro de nós.
A edição ficou especialmente robusta com a adição de excertos sobre o valor atemporal da literatura clássica, extraídos de Walden, outra obra emblemática de Thoreau.

Livro que livra 12/04/2023

Façanhoso - atemporal manifesto!
Manifesto de Thoreau abrange amplos aspectos da questão da cidadania, promovida pelo estopim dos impostos, constituindo uma verdadeira reflexão, começando pelo sentido de governo, a relação do indivíduo com ele (impostos, serviço militar, eleições), e dos indivíduos entre si, e avançando na abordagem do funcionalismo (incluindo os governadores) e do legalismo (a Justiça constrangida pela subserviência cega às leis).
Thoreau, a exemplo de outros escritos seus, também aqui põe no discurso uma grande dose de si mesmo.

Um dos exemplos mais notáveis de desobediência civil foi dado por Mohandas Karamchand Gandhi, o Mahatma ("grande alma"), tanto no início de sua carreira na África do Sul (1893 - 1914), como na sua longa luta pela independência da Índia (1915 - 1947). Obstinado aos seus princípios morais, Gandhi não tinha outras armas para a batalha a não ser a coragem e o "apego à verdade" (satyagraha).

Em 1907, Gandhi escreveu no jornal Indian Opinion que "tanto o exemplo quanto os escritos de Thoreau são exatamente aplicáveis no presente aos indianos. Sobre o autor de "A Desobediência Civil", ele disse que foi um grande escritor, filósofo, poeta [...] que não ensina nada que não esteja ele mesmo preparado para praticar, que foi um dos maiores e mais morais homens que a América já produziu [...] ele foi para a prisão por causa de seus princípios [e , além do mais,] está escrito para todos os tempos e que sua lógica incisiva é incontestável"
(?For passive resisters", 1907).

Vanessa453 03/04/2023

Embora o conceito de desobediência civil tenha surgido como fruto da consciência individual, ele se desenvolveu historicamente como uma ferramenta de luta coletiva pela transformação social. Em seu ensaio, Thoreau marca a transgressão da lei como estratégia de resistência.