A Desobediência Civil

A Desobediência Civil Henry David Thoreau

Resenhas - A Desobediência Civil

Adriana R. Rossi 16/02/2009

Manifesto de Rebeldia
Thoreau, conhecido por pregar uma vida em comunhão com a natureza, proferiu em 1848 uma palestra questionando a legitimidade do Estado e pregando a abolição do trabalho escravo. As idéias ali expressas viraram um célebre manifesto de rebeldia e, até hoje, “Desobediência civil” continua inspirando movimentos pacifistas mundiais e organizações que lutam pelos direitos humanos. Recomendo!

Daniel Lucca 18/02/2021

De mãos dadas com Walden
Ótima leitura, muitas vezes com uma intensidade e até certa agressivida, mas sempre eloquente.

"A natureza desde o início estendeu as minúsculas flores da manhã exclusivamente para os céus, acima da cabeça do homem e invisíveis a ele"

Nirley 01/07/2023

Desobediência civil
Gostei do livro, acho o autor corajoso e engajado...Olha, vou dizer uma coisa pra vocês, tem hora que dá uma canseira de lutar contra as injustiças.

Gabi Sagaz 07/10/2022

Bom, edição linda.
Acho que demorei tanto para ler este artigo que eu esperava um pouquinho mais. Um pouquinho mais de rebeldia, um pouquinho mais de efeito.
Mas os anos são outros, Thoreau um homem de Havard e acho que somando toda sua biografia e tempo/espaço o livro é ótimo, e a ideia além do seu tempo.
Leiam.

Wilson 24/09/2023

Grande Livro!
Um marco na literatura mundial. Obra de poucas páginas, mas de importância extraordinária! De fácil leitura e acessível para a maioria dos leitores.

Oberdan 23/09/2022

Uma leitura necessária
Como não deixar de ler esse livro, a tanto tempo escrito que quando começa a ler vê que está muito atualizado com o nosso momento.

Prim 13/09/2022

A desobediência civil
Um ensaio bem curtinho e que inspirou alguns dos movimentos mais importantes em defesa dos direitos civis.

Traz conceitos interessantes que, a primeira vista, parecem simples, mas que exigem muita reflexão e clareza. Não é só o "desobedecer a uma ordem do Estado", é a mensagem, a expectativa, a experiência, a direção da consciência. Entender a diferença entre não concordar e se manter íntegro (no sentido moral) diante da questão apresentada.

A desobediência civil, no fim das contas, me pareceu um desabafo e uma ode ao indivíduo como ser político. Você não precisa se calar diante do Estado, ele serve a você e não o contrário.

Se erguer frente ao que se considera injusto não só é legítimo, como é necessário para a transformação do governo. E o descumprimento deliberado da lei/norma é um meio válido e significativo de alcançar essa mudança.

Gostei do livro e com certeza o lerei outras vezes, traz ideias que precisam estar sempre vivas na mente.

JAlia 24/09/2023

Lei não é sinônimo de justiça....
Achei um livro bem interessante e reflexivo. Estava na minha lista tinha um tempo e como era uma leitura curta, resolvi pegá-lo para ler. Assisti a umas resenhas também para complementar os pensamentos. Nos faz avaliar a nossa sociedade e mostrar que não, não devemos compactuar com tudo simplesmente por ser a lei, por ser algo imposto socialmente. Se não considerarmos certo, se ofender outrem, devemos nos opor ao que quer que seja.

Sofia.Eternal 19/07/2023

A edição...
Esse ensaio é um estudo clássico muito importante de ler. Tempo muito bem empregado.
No entanto, minha crítica negativa é a edição: 60% das páginas poderiam ter desaparecido sem problema nenhum: muita ilustração inútil e tamanho da fonte gigante que só encarece o livro. O ensaio é muito pequeno, mas a editora apresenta um livro de mais de 200 páginas, quando na real não deveria passar de 50 páginas.
venusy 24/09/2023minha estante
nossa, concordo plenamente. na época que li o livro, foi por essa edição e ignorei total essas partes extras e preferi ler apenas o texto integral. muito cansativo e desnecessário

Ton 06/12/2012

LEITURA OBRIGATÓRIA
Num país como o nosso onde a corrupção é latente e a impunidade impera, acredito que todos deveriam ler ao menos uma vez "Desobediência Civil" - Henry Thoreau. É um livro curto, mas que nos mostra diretamente quão falido, pra não dizer fudido, é esse sistema de governo, além de nos mostrar as falhas dessa pseudo "democracia".

Recomendo !

gorgonzo 18/02/2011

A PORRA DA PROPRIEDADE É UMA PORRA DE UM ROUBO!!!
A PORRA DA PROPRIEDADE É UMA PORRA DE UM ROUBO!!!

Letícia Goliczevski Medeiros 02/10/2022

A desobediência civil como ferramenta democrática
O ensaio em si traz ideias e reflexões muito importantes, mas acho que o autor poderia ter sido mais direto e objetivo. Achei o ensaio excessivamente longo em alguns momentos. Também não gostei das analogias que o autor fez, como quando ele comparou estruturas sociais complexas com uma máquina, ou com uma doença que possui uma cura. Acho que essas partes não fizeram muito sentido.
Apesar disso, é uma leitura interessante, gostei muito dos textos de apoio. Eles trazem bastante informação de forma clara e condensada. Falam bastante sobre o contexto da época, porque esse texto teve tanto impacto em movimentos sociais e como todo o conceito de desobediência civil evoluiu com o tempo. Pra quem se interessa por sociologia é uma leitura rápida e que vale a pena.

"É necessário estarmos atentos para que, de modo algum, sirvamos ao mesmo mal que condenamos."

"Vote por inteiro, não deposite apenas um pedaço de papel na urna, mas toda a sua intenção."

Eduardo Mendes 31/12/2022

Em 1846, o americano Henry David Thoreau se recusou a pagar um dólar e alguns centavos do seu imposto e foi pra cadeia por 24 horas. O motivo da recusa se deu porque Thoreau entendia que boa parte do valor arrecadado seria utilizado pelo governo em duas causas que ele abominava: a guerra dos Estados Unidos contra os mexicanos e manutenção da escravidão no país. Para ele, era inaceitável que um cidadão fosse obrigado a abandonar suas convicções pessoais para financiar os interesses do governo.

"Em um governo que aprisiona qualquer um injustamente, o verdadeiro lugar de um homem justo também é na prisão"

Após o protesto que culminou em sua prisão, Thoreau começou a escrever “A Desobediência Civil'', (que não fez muito sucesso na época, mas décadas depois influenciou nomes como Ghandi e Martin Luther King). Para justificar seu protesto, ele afirma que se há algo com que não concordamos, apenas discordar não basta, é preciso achar um meio e agir. Desobedecer é, para além de não realizar algo que não se quer, desobedecer, em essência para Thoreau, é se negar a realizar atos que ferem a consciência de si.

Thoreau parece bastante radical e individualista em alguns trechos, entretanto, mesmo com um discurso inflamado não incita violência em momento algum, pelo contrário, convida o leitor a refletir sobre os limites da sua própria liberdade. O texto coloca em foco a mediocridade do indivíduo quando este assume uma posição inerte diante da balbúrdia moral que assola os seres humanos. O debate sobre obediência cega, e o desinteresse da maioria das pessoas pelo bem coletivo são extremamente válidos e pertinentes até os dias atuais.

O livro traz reflexões sobre nosso papel como cidadãos, questiona a atuação do Estado, e fala sobre como nos comportamos frente às injustiças que presenciamos.

site: https://jornadaliteraria.com.br/a-desobediencia-civil/

highbythem00n 26/12/2022

pq esse livro não é a constituição do nosso pais?
perfeição, nem tenho mais o que falar não, abre a cabeça pra muitos entendimentos importantes, necessário demais