A Desobediência Civil

A Desobediência Civil Henry David Thoreau

Resenhas - A Desobediência Civil

highbythem00n 26/12/2022

pq esse livro não é a constituição do nosso pais?
perfeição, nem tenho mais o que falar não, abre a cabeça pra muitos entendimentos importantes, necessário demais

Nayana 26/12/2022

Ler com cautela
?A desobediência civil? foi um livro muito bem recomendado e não decepcionou, só foi bem diferente do que eu esperava.
Não é um livro difícil de ler, mas minha maior observação é que deve ser lido com muita cautela. O fato do livro literalmente incentivar a desobediência precisa ser enquadrado na época em que foi escrito; realmente quando falamos de escravidão e direitos humanos, deveria haver uma consciência acima da lei.
?Não depende do tipo de papel que colocamos na urna uma vez por ano, mas do tipo de homem que cada um de nós coloca na rua ao sair de casa a cada manhã.?
Para contextualizar, é necessário dizer que Henry David Thoreau viveu de 1817-1862, e suas citações sobre a Lei do Escravo Fugitivo são realmente abomináveis. Para quem não conhece, essa lei era um mecanismo constitucional (porém nada justo) que facilitava a escravidão, segundo a qual pessoas negras escravizadas que tivessem entrado na Califórnia quando ainda era um território não tinham direito legal à liberdade. Exigia o envolvimento federal na captura de escravos fugitivos nos Estados do Norte. As leis foram elaboradas para proteger os proprietários de escravos do sul.
O autor argumenta sobre o dever moral de todo homem em primeiro ser humano e só depois súdito, em não só votar pela sua preferência pelo que acha correto, mas em lutar para mudar as leis (no caso, para que ela torne livres os homens!) e enquanto isso, não deixar ela moldar suas atitudes, realmente desobedecê-las.
Eu também acho que eu sentiria nojo de viver nesse tempo, mas ele era um extremista, não pagava impostos e era contra qualquer tipo de servilismo em relação ao Estado. Não é necessário ressaltar o quanto o autor foi importante para a luta e o quanto essas citações devem ser utilizadas com cuidado nos dias de hoje.
O livro também tem capítulos com discursos do autor sobre a escravidão em Massachusetts, sobre o prazer do autor em perambular e viver livre. Ele passava em média 4 h por dia perambulando, absolutamente livre de compromissos mundanos.
?Não há seres felizes no mundo senão aqueles que desfrutam livremente um vasto horizonte.?
Também temos o primeiro capítulo do seu livro ?Walden? (já está na minha lista!), sobre o tempo em que viveu nos bosques:
?Fui para os bosques porque desejava viver deliberadamente, encarar apenas os fatos essenciais da vida, e ver se não seria capaz de aprender o que ela tinha a me ensinar, para que, quando eu viesse a morrer, não descobrisse que tinha deixado de viver.?

Jac 23/12/2022

Acho que eu teria gostado mais se tivesse lido na minha adolescência. Às vezes eu adoro ele, mas às vezes eu penso "que ideia errada, cara".
Minhas partes favoritas foram:
"O melhor que um homem pode fazer por sua cultura, quando enriquece, é tentar pôr em prática os planos que concebeu quando era pobre."
"Pode gastar dinheiro bastante com coisas apreciadas por fazendeiros e comerciantes, mas considera utópico gastá-lo com aquilo que os homens mais inteligentes sabem possuir um valor bem maior".

Juliana 22/12/2022

“Há novecentos e noventa e nove defensores da virtude para cada homem virtuoso.”
Comprei pela capa, mas amei! Que livro impressionante, li em um dia
Traz temáticas muito importantes e instigadoras (ainda mais quando se estuda Direito)

Izzy 19/12/2022

"Eu vejo este sangue fluir agora".
"Nunca haverá um Estado realmente livre e esclarecido, até que o Estado venha a reconhecer o indivíduo como
um poder superior e independente, do qual deriva todo seu próprio poder e autoridade, e o trate de acordo".

Thoreau mais do que definir um novo meio de enxergar a relação do homem com o Estado, propõe um debate e, mesmo em debates utópicos, o simples ato de trazer à tona certo tema, possibilita a mudança de statos com a discussão e propagação de ideais junto/através da arma mais poderosa que o povo dispõe: o coletivo.

Natali 14/12/2022

A desobediência civil
Um ensaio que serviu de inspiração para os trabalhos desenvolvidos por Martin Luther KIng, Dalai Lama e Hanna Arendt fala por si só. É um texto fenomenal, Thoreau consegue ir no cerne de questões complexas da sociedade, que parece que foi escrito hoje. É uma leitura necessária que irá nos fazer pensar em nosso papel na sociedade e como nutrimos, sem nos dar conta, na classe política que temos hoje. Recomendo a leitura!!!

Anderson Menezes 14/12/2022

Ensaio de excelência.
Após ler A desobediência civil de Thoreau, aprendi bastante sobre o termo como ação após a teoria. E este livro é um ensaio muito interessante e de clarificação da compreensão sobre o tema.

Leticia2510 13/12/2022

A desobediência civil
Um livro ótimo pra quem está indignado com a forma como o governo nos matipula, nos faz de trouxa e nos escraviza

victorialane 13/12/2022

Um livro necessário!
Esse livro nos dá uma dimensão completamente diferente de até onde podemos ir e do quão manipulados nós podemos ser! É absurdo essa leitura e eu recomendo muito para quem quer formar uma consciência de classe, formar um bom caráter e ser uma boa pessoa.

"Não posso, por um instante sequer, reconhecer como meu governo uma organização política que é também um governo de escravos.".

Killer.Queen 05/12/2022

Adorei o ensaio. Queria ler obras da óptica anarquista para entender melhor a ideologia faz um tempo, e gostei muito de ter começado por esse livro.

Alguns dos meus trechos favoritos ou que mais me fizeram reflitir foram:

"Há milhares de pessoas cuja opinião é contrária à escravidão e à guerra; apesar disso, nada fazem de efetivo para pôr fim a ambas; dizem-se filhos de Washington e Franklin, mas ficam sentados com as mãos nos bolsos, dizendo não saber o que pode ser feito e nada fazendo; chegam a colocar a questão do livre comércio à frente da questão da liberdade, e ficam quietos lendo as cotações do dia junto com os últimos boletins militares sobre a campanha. do México; é possivel até que acabem por adormecer durante a leitura. Qual é hoje a cotação do dia de um homem honesto e patriota?"

"Se arranquei injustamente a tábua que é a salvação de um homem que se afoga, sou obrigado a devolve-la, ainda que eu mesmo me afogue. De acordo com Paley, esta é uma circunstância inconveniente. Mas quem quiser se salvar desta forma acabarà perdendo a vida. O povo norte-americano tem que por fim à escravidão e tem que parar de guerrear com o México, mesmo que isso te custe a existencia enquanto povo,

As nações, na sua prática, concordam com Paley, mas haverá quem considere que Massachusetts esteja agir corretamente na crise atual?

Uma rameira de clame,
Uma rameira de classe,
uma roupa prateada na lama,
Levanta a cauda do vestido,"
e arrasta no chão a sua alma."

"De fato, nenhum homem tem o dever de se dedicar à erradicação de qualquer mal, mesmo o maior dos males; ele pode muito bem ter outras

preocupações que o mobilizem. Mas ele tem no mínimo a obrigação de lavar as mãos frente à questão e, no caso de não mais se ocupar dela, de não dar qualquer apoio prático à injustiça. Se me dedico a outras metas e considerações, preciso ao menos verificar se não estou fazendo isso à custa de alguém em cujos ombros esteja sentado."

"Se a injustiça é parte do inevitável atrito no funcionamento da máquina governamental, que seja assim: talvez ela acabe suavizando-se com o desgaste certamente a máquina ficará desajustada. Se a injustiça for uma peça dotada de uma mola exclusiva - ou roldana, ou corda, ou manivela, aí então talvez seja válido julgar se o remédio não será pior do que o mal; mas se ela for de tal natureza que exija que você seja o agente de uma injustiça para outros, digo, então, que se transgrida a lei. Faça da sua vida um contra-atrito que pare a máquina. O que preciso fazer é cuidar para que de modo algum eu participe das misérias que condeno."

Rachel Bgs 04/12/2022

Além de o texto ser extremamente necessário nos dias de hoje, em que a política brasileira tem sido tão insatisfatória e corrupta, os textos de apoio e a escolha de negritos e caixa alta tornam a leitura ainda mais esclarecedora. Eu recomendo para todos, pois, como cidadãos, a filosofia política é para todos nós imprescindível.
Mas é importante frisar: filosofia é a visão particular do autor, portanto o leitor deve adaptar ao contexto de sua época, cultura e localidade, e ter um olhar crítico, pois a perspectiva é muito individual, estamos tratando do olhar unilateral de Thoreau.

Pieri 26/11/2022

Essa edição da Antofagica está maravilhosa!
Um ensaio muito bom para refletir. Escrito por volta de 1849, mas se encaixa muito no mundo atual em que vivemos! Recomendo!

Nick 19/11/2022

Um dos poucos livros de não-ficção que eu li e gostei. A edição da Antofágica ajuda muito a entender a obra, com os textos de apoio e a vídeo aula. Recomendo esse ensaio de crítica ao governo estadunidense do século XVIII, mas que se encaixa muito bem nos tempos atuais!

Campodeverao 12/11/2022

Uma leitura curta e interessante. Recomendo..,......................,............ Nada mais a declarar.