Peter Pan

Peter Pan J. M. Barrie...

Resenhas - Peter Pan

Déborah Tesser 05/07/2020

Atemporal!
Um clássico cheio de ensinamentos.
Beleza em cada página!
Vale muito a pena a leitura ?

rafa 19/12/2022

??
Como uma adolescente comum, um dos meus maiores medos e crescer, principalmente as dificuldades e obrigações que a vida adulta trás, durante toda a minha vida assistir os filmes do Peter Pan, me trouxe quase que um consolo, ver uma perspectiva, até que ruim em certos pontos, sobre nunca crescer, depois de muitos anos finalmente tive a coragem de ler o livro sobre essa história, e acredito que fiz isso no momento certo, término esse livro com um sentimento bom e ruim ao mesmo tempo, ao perceber que envelhecer e algo impossível de se fugir. Esse livro e simplesmente uma obra prima.

Cida Zientarski 12/04/2022

Peter Pan, James Matthew Barrie
"Estranhas folhas de árvore no chão do quarto das crianças, um menino, vestido de folhas e de limo, que aparece subitamente... Bem que a intuição da senhora Darlin lhe dizia que algo estava para acontecer. Logo, seus filhos estariam envolvidos numa incrível viagem à Terra do Nunca, onde os adultos não entram e de onde muitas crianças não voltam jamais! Nenhum pirata será tão cruel, nenhuma sereia tão sedutora, nenhuma aventura tão emocionante como aqui, onde tudo começou!"

Narrado em terceiro pessoa, o livro conta a história de Wendy Darling, filha mais velha da família Darling. Como toda criança, Wendy sonha com a Terra do Nunca, um universo de contos de fadas. Certa noite, encontra-se com Peter Pan, um garoto de sua idade que jamais crescia e que morava na Terra do Nunca. E todos eles embarcam em uma aventura!

É uma das minhas recomendações de leituras para a vida. É sim uma boa leitura - é bem leve, então é um bom pedido para se relaxar.

site: http://www.degradeinvisivel.com.br/2018/04/resenha-peter-pan-por-j-m-barrie.html#:~:text=Narrado%20em%20terceiro%20pessoa%2C%20o,morava%20na%20Terra%20do%20Nunca.

Márcia 06/03/2012

Não deu.

O livro é bem chatinho, escrito de modo infantil, mas sem muita riqueza na narrativa (diferente de As Crônica de Nárnia, por exemplo). Mas além disso, a carga do conteúdo do livro é muito estranha. Um pouco forte até para o público alvo - crianças.

O livro ressalta em Wendy a perspectiva infantil feminina de que as mulheres devem ser mães e a outra, de que os meninos nasceram para ser os chefes, os adorados.
Não obstante, as crianças da Terra do Nunca (e os próprios Miguel, João e a Wendy) são retratadas de uma forma bastante macabra. Peter caça e mata piratas por puro prazer, além de ser terrivelmente cruel por baixo da sua camada aparentemente angelical de dentes de leite.

Ler sobre crianças com dentes de leite (que devem ter no máximo uns 6 anos) que matam e morrem foi demais para mim. Além do que, se Peter não cresce, imaginemos a idade que ele não carrega nas costas sem que o tempo deixa marcas em sua aparência. Para mim é praticamente um ser demoníaco.

Sinceramente, não leria de jeito nenhum para crianças.
Paula 04/03/2013minha estante
Peter pan é uma obra " oito oitenta" ou agrada muito ou desagrada bastante. Mas, respeitando bastante a sua opinião, preciso fazer algumas observações.
1- Peter pan não é uma obra inteiramente infantil e sim uma obra pra todas as idades, o autor mexe aqui com a percepção . Como assim ? a leitura pode gahar duas versões apenas dependendo que quem está lendo . pegamos um mesmo trecho, uma criança e um adulto irão ler, mas a interpretação será totalmente distintas .
2 - Sobre Wendy ser mãe e homem ser chefe : a obra na verdade é uma crítica e reflexo a sociedade no tempo em que Peter surgiu . Enredos assim podem ser comparados facilmente as obras de Alencar e Machado que usavam da mesma técnica .
3 - Apesar de ser comum os dentes de leite em crianças de até 06 anos, Peter pan já era um pré-adolescentecom a idade próxima de Wendy .Mesmo com 12 a 13 anos não é legal uma criança ser tão sádica, egoísta e tão cheio de si, não é ? porém Barrie mais uma vez usa da psicologia aqui . Peter é uma criança com transtornos psicológicos e todas as falhas de sua personalidade cabem a esse trastorno . A personalidade dos personagens é o que tem de mais magnifico , uma vez que Barrie usa de um certo realismo e não apenas de encantos . Peter Pan , na minha opinião é uma obra riquíssima .
excluindo...

Paula 04/03/2013minha estante
excluindo...

Márcia 04/03/2013minha estante
Oi, Paula. Gostei do seu comentário na minha resenha de Peter Pan. Não me importo de ler opiniões divergentes da minha, contanto que hajam argumentos. (Por que você digitou "excluindo" ao fim do comentário?)

Bem, eu percebi o jogo psicológico no livro, mas, sinceramente, não me agradou. Questão de gosto e/ou de momento mesmo.

Leituras e Reflexões 10/09/2022

Leitura Coletiva com aluninhos
Logicamente que eu já tinha lido este clássico da literatura mundial, né.
Ganhei o meu próprio exemplar da minha mãe há quase 10 anos. Sim, eu não comprava, nem ganhava, clássicos. Foi um marco histórico pra mim ganhar alguns de aniversário. Todos que eu já tinha lido pertenciam às bibliotecas públicas que frequentava.
Então, ganhar Peter Pan em capa dura foi tipo WOWWW pra mim, rsrs? ?
Como, sempre que posso, costumo promover leitura coletiva com meus alunos, neste ano encontrei esta história na biblioteca da escola, com um número de exemplares suficientes para todos nós. Pronto, estava resolvido! Eu faria meus alunos de minha turma do 7o. ano conhecerem detalhes da Terra do Nunca e dos seus habitantes.
Foi um tempo muito bom e proveitoso. Apesar de breve!
Quase todos os alunos gostaram, se envolveram, se chatearam com o Peter (ou com a Sininho) rsrs? muito bom!
Próximo passo: no próximo bimestre formarem grupos para cada um representar (fazer uma peça teatral curta) do capítulo que escolherem.
Não vejo a hora de vê-los curtindo mais essa aventura! ?
INDICO MUITO!
André 14/09/2022minha estante
Que top. Inspirador o seu trabalho.

Leituras e Reflexões 14/09/2022minha estante
A Ele a glória ??????

Maria14568 24/08/2022

Adorei poder ler e voltar para minha infância.
A leitura foi bem gostosa.

A leitura do livro não estragou a minha infância, até gostei mais ainda da história

Ana Luiza 07/07/2020

Não nego a importância da obra para a cultura popular, maaaas..
Eu realmente gostaria de gostar mais de Peter Pan. É um retrato fiel de uma criança mimada e xiliquenta. Embora inocente e muito justa, cresceu sem ter adultos e desenvolveu o que tem de melhor e pior em crianças que nunca conheceram limites. Apresenta características de anti-herói, se tornando um personagem humano e longe de estar num pedestal. Porém a ambientação da Terra do Nunca salva qualquer ranço que eu adquiri do personagem principal. Tão fantástica quanto perigosa, a Terra do Nunca se pareceu tanto com a criatividade das crianças, que oras pende para sonhos infinitos de aventuras alegres, ora se amedronta com a imagem do bicho-papão. É uma pena não poder mais alçar voo para além das estrelas e chegar aí. Recomendo fortemente para quem gostar, ler o livro Tiger Lily da Jodi Lynn Anderson

Paula1571 17/02/2012

Gostaria de ter lido esse livro quando criança. No entanto, a narrativa é tão linda e cativante que conseguiu me encantar mesmo hoje. Para mim, Peter Pan é uma das histórias que justifica a frase "Ninguém é velho demais para contos de fadas".

Matheus 24/04/2023

Ótimo para quem quer se livrar do peso do mundo
Livro ?: Peter Pan
Autor(a) ?: J.M Barrie
Faixa etária ?: Livre
Nota?: ????
Marcações ?: Não utilizei
TWs ??: Informar-se nos comentários

Nem tão bom, nem tão ruim, exatamente como eu esperava que fosse. "Peter Pan" é um clássico da literatura escrito por J.M Barrie e já adaptado para as telas diversas vezes. Hoje, a resenha é sobre o livro do garoto que nunca quis crescer.

Será mesmo que preciso fazer uma sinopse sobre Peter Pan? Até hoje, nunca vi uma viva alma que não conhecesse a história de Wendy e seus irmãos que, em uma noite quando os pais saíram à uma festa, foram levados para a maravilhosa Terra do Nunca pelo garoto que protagonizava suas histórias antes de dormir.

Esse livro foi ótimo para me distrair dos problemas do dia-a-dia e não foram poucas as vezes em que abri o meu Kindle depois de um dia extremamente cansativo e me deixava navegar com os piratas, ver as sereias ou ouvir as histórias da mamãe Wendy.

Recentemente, passei por um momento bastante específico e, somado com a minha leve ressaca literária e meus afazeres diários, atrasaram bastante minha leitura.

Apesar da leveza, Peter Pan não é nada "demais". É um dos poucos livros em que o livro não é ruim, mas não chega a ser melhor do que o filme. A escrita de J.M Barrie é muito imersiva e eu gostei muito de como ela conversa com o leitor em vários momentos e faz metáforas super criativas.

Recomendo a leitura de Peter Pan para quem busca um livro passatempo e lembrando ainda que no dia 24/04/23 lançará a mais nova adaptação dessa história que, por sinal, estou mais ansioso do que nunca. Vale a pena a leitura!

Tamirez | @resenhandosonhos 19/08/2018

Peter Pan
Eu já tenho meus bons 26 anos, muito tempo se passou desde a minha infância e nem tudo que eu li ou vi foi devidamente catalogado. Dessa forma, eu não tenho certeza se em algum momento eu cheguei a conhecer a história “original” de Peter Pan, ou se meu contato se restringiu a adaptações, e filmes/animações lançadas. Quando o livro chegou pra mim, fiquei curiosa por ler a história, pois por mais que tivesse o contexto geral estabelecido na minha cabeça, havia um gap enorme de informações.

E, qual não foi a minha surpresa, quando ao ler o original encontrei uma história com um peso bem diferente daquele que existia em minha cabeça. A primeira e mais forte das impressões é em como os personagens são menos “santos” do que quando olhávamos pra eles em nossa infância. Peter Pan e Sininho chegam a ser maus e cruéis em vários momentos, e isso me levou a uma série de pensamentos.

“Sininho não era só maldade; melhor dizendo: ela era só maldade naquele momento, mas por outro lado elas às vezes era só bondade.”

Como somos inocentes quando crianças para não ver maldades, foi um deles. Sininho, por exemplo, é uma personagem por vezes egoísta e mesquinha. Ela não quer dividir a atenção de Peter e está disposta a matar pra isso. Mas nas adaptações e na imaginação das crianças ela é uma fada bonitinha e amável. Peter é outro que não fica pra trás. Ele parece ser mau e traiçoeiro, querendo enganar os meninos e Wendy a ficarem com ele, distorcendo histórias e impondo seus desejos.

Ele é um personagem que até é possível considerar, já que ele está vivendo na Terra do Nunca há bastante tempo e isso pode ter influenciado em sua personalidade. Ele também é esquecido e vira e mexe está perdendo a conexão de tempo ou de pertencimento das coisas. Peter tem um grande inimigo, que é o Capitão Gancho, e vamos ter ele na trama original duelando com o garoto, e também com os pele-vermelha, outro grupo que vive nesse lugar. Há algumas batalhas durante o livro e momentos até sanguinários onde o “eu vou matar ele” ou “já matei várias pessoas” é trazido a tona como um ato a ser parabenizado.

“Toda criança se sente atingida desse modo na primeira vez que sofre uma injustiça. Quando ela chega até alguém, acredita piamente que é seu direito ser tratada com justiça. Depois que você lhe faz uma injustiça ela voltará a amá-lo, mas nunca mais será a mesma criança.”

Não acho que essas coisas desmereçam o livro, mas me colocaram pra refletir como nossa visão das coisas muda com o tempo. Eu, lendo Peter Pan hoje em seu original, não o qualificaria como uma obra para crianças de qualquer idade. Também há o tópico de “brincar de mãe e pai”, quando Wendy assume o posto de mãe e Peter seria o pai em suas obrigações. Só uma simples insinuação dos termos (e suas implicações) levantaria um enorme debate nos dias atuais, mas não vou entrar no tópico aqui.

O que quis trazer com o levantamento dessas questões é que mesmo anos depois, quando você acredita que não pode mais ser surpreendido por uma história que acha conhecer de trás pra frente, ela pode ter algo que você desconhece. Peter Pan não é só um clássico mundial, mas também infantil e que apresentou um mundo que hoje se interliga com outros tantos mundos que derivam de outras histórias. Um exemplo de adaptação é a série de TV Once Upon a Time, que junta todos os personagens clássicos da infância em um mundo só e apresenta sua essência, mas com tramas por vezes bem distantes das originais.

Essa edição da Martin Claret, além de estar muito bonita com todas as ilustrações, também está cheia de notas de rodapé com explicações. As que mais gostei foram as que falavam do caráter pessoal com o qual o autor nomeava alguns personagens e de como vários deles representam pessoas da sua vida.

Algo que é notável na obra é a representação da inocência das crianças e de sua capacidade de brincar com o “faz de conta”. Todos nós já fomos crianças e esquecendo todo o papo sobre as implicações não tão infantis da história, tenho certeza que conseguimos voltar no tempo (e as vezes nem precisa ir tão longe assim), e encontrar aquele mundo mágico que inventamos, algo que criamos em nossa cabeça e praticamente se tornou real. J. M. Barrie brinca muito com isso, e é muito legal ver nas páginas um reflexo de algo que já fomos.

E, claro, que criança não gostaria de viver em um mundo faz de conta? Onde acreditar é o bastante pra se tornar real? Não crescer é o desejo de muitos, mesmo que quando crianças pensemos ao contrário às vezes, quando adultos desejamos não ter crescido tão rápido.

Peter Pan habitou a nossa infância e provavelmente fará parte da juventude de muitas crianças e, como todo clássico, merece ser conhecido e lido. Em uma era que tudo se refaz e adapta a todo momento, nada melhor do que dar uma espiada na história original pra por tudo sob nova perspectiva.

site: http://resenhandosonhos.com/peter-pan-j-m-barrie/

Luiz Emidio 14/08/2020

Leitura Obrigatória
Ver as aventuras de uma criança que se recusa a crescer (coisa que eu também fazia) nos levas para nossa infância novamente, onde cada encontro com os primos era uma aventura nova.
Com uma narrativa fluida e que não subestima a inteligência das crianças, Peter Pan nos leva para uma aventura extraordinária que com certeza toda criança sonha em viver.

Os adultos podem tirar muita coisa dessa história também, como o peso das responsabilidades da casa nas mulheres, coisa que é implantado desde cedo, já que muitas vezes vemos os meninos brincando de piratas e as meninas de boneca e cozinha, dando essa visão injusta de mundo que está tudo bem o marido ir pro futebol de quarta à noite em quanto a mulher cozinha.

Assim como Pequeno príncipe, Peter pan é uma leitura obrigatória independente da idade.

Lazullitta 02/06/2023

Crescer é Doloroso
Mesmo conhecendo a história pelo clássico da Disney não esperava muito desse livro, Peter Pan nunca foi uma história que me cativava, mas a leitura foi muito gostosa. No começo é um pouco confuso pela forma como o narrador conta a história e volto sentir a mesma sensação no final, a quebra da "quarta parede" nesse caso não é necessariamente interessante.
O livro também tem um ar muito poético e em determinados momentos deixa confuso ou dá muita classe.
É uma leitura bem leve e divertida, mas não sei se consideraria para crianças, tem muita violência e vai que uma criança se joga de um lugar para saber se sabe voar, sei lá, pensei nessa possibilidade quando Wendy dizia do coração inocente e nobre, nunca deve ter acontecido, mas passou pela minha cabeça essa possibilidade. Fora que as crianças não foram punidas por fugirem e não traz uma lição para nenhuma delas, claro não é o intuito do livro, não é uma jornada do herói, mas uma punição deveria ter.
A história fala sobre crescer e o quanto isso pode ser doloroso, como as memórias vão esvaindo e nada é mais como antes e tudo vai acontecendo de forma tão sutil que quando percebemos é tão triste, Peter Pan quer fugir da realidade e ele consegue, mas nós infelizmente não.

Peleteiro 14/10/2023

Peter Pan foi um dos únicos que chorei durante a leitura na vida inteira. Esperava algo relacionado às animações e me deparei com uma narrativa adulta e dura, sobretudo quando define as crianças da Terra do Nunca como desalmadas. Por essa razão, inclusive, recomendo a tradução da Zahar, que ousou manter o tom ácido e sombrio.

É impossível não se comover sob o olhar de Peter para a vida adulta e com a escolha de preferir continuar a esquecer e viver uma fantasia ingênua diante do endurecimento provocado pelo ?adultecer?.

O crocodilo, chamado de idiota por ser escravo do relógio assim como todos que se dedicam a ideias fixas foi outro elemento que ressoa em mim até hoje. Leiam Peter Pan! De preferência, assistam Em busca da terra do nunca em seguida ?