Quem É Você, Alasca?

Quem É Você, Alasca? John Green

Resenhas - Quem é Você, Alasca?

Nii. 11/02/2011

O livro tem início com a festa de despedida de Miles, que está indo para um colégio interno muito conceituado. A festa na verdade nem vai acontecer, afinal ele não cultivou muitas amizades e ninguém (com exceção de dois “colegas” de classe que dão uma passada por lá) vai aparecer. Miles nem se importa, o que realmente ele quer é começar logo essa nova vida. Longe dos pais e decidido a encontrar o “Grande Talvez”.

No colégio interno “Culver Creek” Miles vai conhecer Coronel, Takumi, Lara e claro, a Alasca. Junto com eles ele vai aprender a fumar (ahm...), a comprar cigarros e bebidas sem precisa provar que tem idade para isso (Aqui no Brasil ele nem precisava de aula), vai se empanturrar com bufrito, vai refletir sobre a saída do labirinto...

ps:Jamais mandarei Dimitri júnior e Jane para um colégio interno no Alabama.

Entretanto algo que Miles não consegue parar de pensar é na misteriosa Alasca. Inteligente, divertida, sagaz. Tudo nela chama a atenção dele. E a procura de repostas para seus questionamentos vai se juntar a busca para conhecer “a verdadeira Alasca”.

O livro é dividido em duas partes. O antes e o depois. (Tensão máxima aqui!). O livro tem capítulos curtos e tudo acontece rápido e em momento algum eu fiquei entediada. Ah... Vocês já devem ter percebido, mas vale à pena ressaltar - o narrador é homem. Viva!

Além de ser um charme (Não podia deixar esse comentário passar) o John Green escreve muito bem. A quantidade de reflexões (Quem odeia auto-ajuda não precisa se preocupar... passa longe disso.), referências e citações enriqueceu o livro e me conquistou (adoro citações!).

Amei a coleção de últimas palavras do Miles. A genialidade para Matemática e para a criação de “trotes” do Coronel, o sotaque engraçado da Lara, a paixão da Alasca por livros... Sim, o livro é cheio de bons personagens.

Mesmo com o ambiente do colégio interno, com a separação entre pobres e rico, com o eterno dilema “O que faço agora da minha vida? ou o tema da sexualidade o livro conseguiu passar bem longe do clichê.

Adorei o livro. Não é nenhum “Uau, desalinhamento dos planetas! *_*”, mas sem dúvida não cai no esquecimento. Ahh, Quero um professor como o Sr. Hyde! =)

Anelise.Sobral 11/12/2012

Perfeito. Não tem muito mais o que falar sobre "Alasca". O jeito que o John Green escreve, a forma como ele explora seus personagens, tudo, é tão diferente e agradável, que esse é um daqueles livros que dá vontade de começar a reler logo depois de terminá-lo.

No começo não dava nada pra ele, parecia ser só mais um livro "legalzinho", mas conforme a gente vai pegando o ritmo e vai entrando na história, é impossível não se envolver e não se emocionar.

Achei também uma ótima tirada os capítulos marcados com quantos dias faltam para o tal acontecimento. A gente fica imaginando enquanto lê o que será, e quando ele chega, a história toma um rumo totalmente inesperado. Tinha pensado em diversas coisas para o que essa contagem de dias era, e nenhuma estava correta.

De novo, quero ressaltar o quanto a escrita do John Green é especial. Não sei nem explicar o quanto esse cara é DEMAIS.

Michael 06/02/2011

Quem é você, Alasca? (John Green)
Perfeito. Maravilhoso. Extraordinário. Emocionante. Hilário. Adorável. Simplesmente fantástico. Qual desses adjetivos melhor poderia descrever esse livro? Não dá pra escolher todos?

"Preciso falar e vocês precisam ouvir, porque estamos lidando com a coisa mais importante de todas: a procura de um sentido. O que significa ser pessoa? Qual é a melhor maneira de ser uma pessoa? Como passamos a existir e o que será de nós quando deixarmos de existir? Em suma: Quais são as regras deste jogo e qual é a melhor maneira de jogá-lo?"

Devo dizer que a grande culpada de ter comprado o livro e lido é a Etiene do Blog Aprendiz de Cinema! Depois de tanta divulgação sobre esse livro, não tive outra opção além de comprá-lo. Etiene, como posso te agradecer por isso??

"Talvez ela fosse uma menina cruel... Mas o jeito como falara sobre sair do labirinto naquela primeira noite - tinha sido tão inteligente! E o jeito como seus lábios estavam sempre se encrespando no canto direito, como se estivessem prestes a se abrir num sorriso afetado, como se ela tivesse dominado o lado direito do inimitável sorriso da Mona Lisa..."

O livro é fantástico! Todos os adjetivos escritos a cima para descrever o livro são verdadeiros. Foi ótimo começar o ano lendo uma história tão boa quanto essa. Sei que ainda estamos em Fevereiro, mas "Quem É Você, Alasca?" está como forte candidato a melhor livro do ano.

O livro conta a história de Miles, um garoto viciado em últimas palavras. Ele conhece várias de muitas pessoas que já não estão vivas. E é baseado nas palavras do François Rabelais que disse; "Saio em busca do Grande Talvez" que Miles decidi ir estudar em um colégio interno, para procurar lá o Grande Talvez de sua vida.

Quem me acompanha no twitter sabe como fiquei triste em terminar o livro. Foi uma das histórias mais fascinantes que eu já vi! Os personagens são perfeitos. O Miles, o Coronel, o Takumi, a Lara e Alasca me prenderam de uma forma inexplicável. Dês da primeira página que li, tinha percebido que havia algo diferente nesse livro, e isso é a mais pura verdade. Sem dúvida, esse livro, essa história, esses personagens foram os mais difíceis de me separar, por isso não queria que o livro terminasse! Mesmo o livro não sendo do género comédia, existe nele algumas situações engraçadas. Quando vi o vídeo da Etine, ela aconselhou a não lê-lo em lugares públicos por esse motivo. Mas não tive outra escolha, e não diferente dela, tive uma crise de risos muito grande!!! Então se você, assim como eu, não acatar esse aviso quando estiver lendo o livro e acontecer alguma reação semelhante, Bem vindo ao Clube!

O drama vivido por cada personagem é tão profundo e a história é tão intensa que faz com que pareça que você realmente conhece cada um dos personagens, que eles realmente são seus amigos. Então, a cada página, cada confissão feita por eles, cada acontecimento narrado, faz com que uma enxurrada de emoções totalmente diferentes tomem conta de você. Quantos livro existem, que fazem você se sentir assim? Eu conheço um...

"As vezes não entendo você", eu disse.
Alasca nem mesmo olhou para mim. Apenas sorriu para a tevê e disse: "Você nunca me entende. Essa é a graça."

Ao mesmo tempo que parecia ser muito fácil falar sobre o livro enquanto estava lendo, em certos momentos ele parece inexplicável... Apenas lendo para realmente entender tudo o que acontece pelas 227 maravilhosas páginas dessa história. Vocês não podem deixar de lê-lo!!! Recomendo MUITO!!! Então embarquem no livro e descuram vocês mesmos, "Quem é você, Alasca?"

"Ela tinha namorado. Eu era um palerma. Ela era apaixonante. Eu era irremediavelmente sem graça. Ela era infinitamente fascinante. Então voltei para o meu quarto e desabei no beliche de baixo pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu era a garoa e ela, um furacão."

Michael Baleeiro

Yure 18/09/2011

Entre nesse Labirinto
Esse livro não foi nada do que eu esperava, mas foi o que eu precisava, engraçado não? O autor joga na nossa cara personagens cativantes e faz a gente rir com eles, chorar com eles e sonhar junto com eles. E por fim nos tira um livro incrivél e nos diz pra seguir em frente com o nosso "Grande Talvez".

Salomé Fernande 07/03/2011

Recomendo.
Ultimamente tenho lido livros que realmente me surpreendem de maneira bem positivas, e Quem é você, Alasca provavelmente está no topo dessa lista. Quando a Mari colocou esse book Tour eu não pensei duas vezes e me inscrevi, mesmo tendo lido apenas 1 resenha (no caso a do blog Confissões Literárias). E lá fui eu com a cara e a coragem ler um e-book que faz um bom tempo que não leio (por causa do tempo e da vista, estou usando óculos agora) e não me arrependo nem um fio de cabelo por isso.
Sabe aquele livro que você termina de ler e não acredita que acabou, que você passa horas e até dias pensando, relembrando toda a estória? Quem é você, Alasca? me fez sentir dessa maneira.
Miles decide começar uma nova etapa da sua vida, saindo da cidade natal e de sua vida medíocre em busca de algo mais, no caso o "Grandes Talvez". Ele vai para um colégio interno e lá conhece Coronel, Takumi, Lara e Alasca. Tudo é muito simples no começo, lá ele começa a fumar, comprar bebidas e cigarros.

Miles é magricela e por isso recebe um apelido de "Gordo", viciado em últimas frases ou palavras de pessoas que já morreram, lendo assim só suas biografias, é um garoto como qualquer outro apenas procurando o sentido da vida. Alasca a grande incógnitado livro, inteligente, bonita, bipolar, misteriosa, louca, e que você não vai deixar de amá-la.

Acho que é uma das resenhas mais difíceis que já fiz, aí você me pergunta o que tem demais no livro? pois se você for ver, a sinopse não é muito atrativa, o enredo é simples, as pessoas são normais, e é nesse ponto que eu quero chegar. É exatamente isso que faz o livro ser tão bom, não precisou daquela paranóia toda para ser bom.
Ele faz perguntas que as vezes nós não paramos para pensar: Como sair desse labirinto? Como encontrar o "Grande Talvez"?
Conhecemos profundamente cada personagem ficando todos marcados em nossas memórias, seus dilemas adolescentes muitas vezes ignorados. Mas lá vêm Alasca de novo para confundir nossas cabeças e a de Miles, tentamos em todo o livro descobrir quem é a “verdadeira Alasca”.

O livro é dividido em 2 partes a primeira com uma contagem regressiva, o que faz você ficar se perguntando o que irá acontecer (confesso que eu já imaginava).
Não posso deixar de falar nos personagens bem construídos e nas aulas de Religião, que eu amei, e quando vocês lerem vão entender.
Só uma coisa que me incomodava as vezes no livro eram os diálogos, não me agradavam, eram um pouco arrastados.
De tudo quem ler se surpreenderá com certeza do crescimento que Miles, no final do livro ele se torna mas maduro e nunca desistindo de tentar sair de seu labirinto.

É uma das minhas passagens no livro predileta:
“Ela tinha namorado. Eu era um palerma. Ela era apaixonante. Eu era irremediavelmente sem graça. Ela era infinitamente fascinante. Então voltei para o meu quarto e desabei no beliche de baixo pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu era a garoa e ela, um furacão”.

Eu recomendo muito o livro, leia sem pressa com a mente aberta!

Psychobooks 18/07/2011

Resenha Dupla

Alba: Sem sombra de dúvidas uma das resenhas mais difíceis que já tive o prazer de escrever. Prazer sim! Porque, apesar da dificuldade, só consigo me sentir honrada por ter tido a feliz oportunidade de ler um livro tão lindo.

Mari: Chorando aqui antes de começar a escrever essa resenha, sinto que qualquer coisa que eu escreva vai ficar aquém do que senti ao ler o livro, mas bora lá ver o que vou conseguir!

Alba: Miles é um garoto introvertido, que passou toda a infância e adolescência à sombra de sua inteligência e sem nenhum amigo verdadeiro. Aos 16 anos, esse garoto meio esquisito, que é viciado nas últimas palavras de grandes celebridades, resolve ir em busca do seu destino e pede para ser matriculado no internato Culver Creek, o mesmo lugar que seu pai estudou.

Alba: Miles é desses protagonistas profundos e autoconscientes, sabe de suas limitações e mais ainda das suas capacidades, enxerga na nova escola uma oportunidade de um novo começo: de se reinventar!

Mari: A princípio, Miles não tem muita coisa diferente dos protagonistas de outros livros que vivem a margem dos adolescentes populares de uma escola, mas aos poucos vamos vendo que ele não quer mudar quem ele é, ele quer apenas ter amigos, e sua nova escola lhe proporciona isso. Esqueça pois ele não vai revolucionar nada, nem descobrir que tem superpoderes, mas ainda assim, ele vai te conquistar com as coisas simples do cotidiano.

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2011/04/resenha-quem-e-voce-alasca.html

yacastro 29/06/2011

Resenha: Quem é você, Alasca? de John Green
Minha opinião: Relutei bastante em fazer está resenha, por diversos motivos eu tenho certeza que muita gente não vai entender o porquê eu gostei tanto de “Quem é você, Alasca?”. Começa pelo fato de que pouquíssimas pessoas terem ouvido falar do livro, o que sempre me instiga a querer saber sobre o que se trata, conhecer novos autores e suas manerias de retratar o mundo e as pessoas. Acho que no fundo é o que sempre procuro num livro, uma maneira diferente de ver a vida que me inspire de alguma forma.

Miles Halter está à procura do grande talvez, sua vida pacata muda drasticamente quando ele conhece Alasca Young. Misteriosa, intensa e desafiadora, uma garota que se mostra tão importante para Miles que é capaz de mudar a vida e a maneira que ele vê o mundo. Miles faz amigos e realmente começa aproveitar e viver a vida de um jeito totalmente novo.

No fundo você percorre o livro com expectativa, em profunda identificação com a solidão e anseios dos personagens, mas não consegue deixa de lado a sensação que algo ruim vai acontecer. Muitas vezes algo ruim acontece para que possamos mudar e aprender. Página por página você procurar o grande talvez, se deixa envolver por Alasca, que pode ser considerada tudo menos banal. A lição aqui é perceber que a vida é um pouco maior do que nos imaginamos, que as pessoas podem sim nos influenciar, desencadeando mudanças profundas, tanto em nossas vidas como em nossos corações.

“Quem é você, Alasca?” não é o tipo de livro que você lê em um dia, é uma narrativa reflexiva que nos faz questionar o quanto do que somos é produto das pessoas que passam e passaram pelas nossas vidas. Não é facil dizer isso, mas este é uma espécie de livro que provoca sempre uma reação, ou te toca profundamente e você adora, ou você simplesmente odeia por não conseguir se identificar com a compleixidade reflexiva que ele apresenta.

Dividido entre antes e depois de Alasca, senti um pouco a perda do ritmo em algumas partes. Apesar disso a linguagem simples e o desenvolvimento cronológico ajudam a não perder o foco. Personagens cativantes e verdadeiros colaboram, tanto para a empatia ou antipatia imediata, mas é como disse antes, o livro sempre provoca uma reação.

Nota: 8,9

Visite o meu blog: http://adicotomia.blogspot.com/

Bruna 24/07/2011

Sou suspeita para falar desse livro. É provavelmente a melhor coisa que já li em quinze anos de vida. Os personagens, as descrições, o que eles fazem, como eles pensam, como vivem. Tudo é perfeito, magnifico. Sabem aquilo de "tal coisa mudou minha vida"? Quem É Você, Alasca? é assim. Simplesmente mudou minha vida.

Mateus 30/04/2011

Desde os primeiros instantes, "Quem é Você, Alasca?" já dava mostras de ser um livro singular. Para começo de conversa, sua capa não me agradou muito, ao contrário do que sempre acontece quando vejo um bom livro. O que me fez apaixonar por ele, na verdade, foi sua sinopse, tão insinuante e tão sugestiva, que para mim teve um gosto a mais do que sem dúvida teve para as outras pessoas que a leram. Assim que me seduzi por ela, minha sorte estava traçada e percebi um grande detalhe: este seria o melhor livro de toda a minha vida.

Quer ler o resto da resenha? Entre no blog: http://mateuscalazans.blogspot.com/2011/04/quem-e-voce-alasca.html
Dominique 19/05/2011minha estante
Ual! Que declaração mais gostosa de se ler: "este seria o melhor livro de toda a minha vida".

nanda 23/05/2011minha estante
Muito linda a sua resenha!! =D
Gostei muito.
Realmente esse livro é mt mt mt bom!!! =DD

Milena Karla - Mika 23/03/2012minha estante
Sua resenha me deixou sem palavras... Realmente, lindo , muito lindo. Não tenho mais o que dizer,perdi a fala. Parabéns Miles Halter 2.

Mateus 18/04/2012minha estante
Quem é você, Alasca? é um livro realmente muito lindo e emocionante, vale a pena ser lido várias e várias vezes. A resenha que escrevi é apenas uma parcela dos meus sentimentos, tão atingidos e influenciados pela história do livro.

Mateus Vasconcelos 08/07/2013minha estante
A minha reação foi oposta a sua, desde o primeiro instante que vi o livro senti uma necessidade de explora-lo, de conhecer o mundo de Alasca, de me tornar íntimo da história, e concordo plenamente com a sua colocação, está entre os melhores que já li.

Lidy 04/02/2011

O Labirinto de John Green
Adolescentes e seus conflitos são assuntos recorrentes em filmes, livros e letras de músicas. Os três anos correspondentes ao Ensino Médio, então, oferecem o território ideal para inúmeras narrativas. Sem se ater aos clichês da categoria na qual se encontra – Young Adult (nas Terras do Tio Sam, representa um nicho de livros infanto-juvenis, mas com temas mais sérios) – Quem é Você, Alasca? relata as dificuldades vividas nessa fase, por meio do cotidiano de jovens em um típico colégio interno dos Estados Unidos.

Miles Halter leva uma vida pacata e sem muitos amigos no Estado da Flórida, onde mora com os pais. Cansado da rotina, opta por uma mudança – estudar no colégio Culver Creek, no Alabama. A personagem gosta de memorizar as últimas palavras ditas por figuras conhecidas antes de falecerem. Característica que o acompanha – e o incentiva – ao relatar a vontade de mudar-se. É a busca pelo “Grande Porém”, uma referência à derradeira mensagem de François Rebelais – “Saio em busca de um Grande Talvez”.

Ao chegar, conhece o garoto com o qual dividirá o quarto, Chip Martin. Com ele, toma conhecimento de algumas particularidades do local – em especial, da divisão entre “populares” e “excluídos”. Os dois grupos tentam se atingir através de trotes. Para organizá-los, Chip conta com a ajuda de Takumi, Lara e, principalmente, de Alasca Young, acomodada em um quarto no final do corredor e a fonte mais próxima para obter cigarros e bebidas – itens proibidos pelo inspetor. Rapidamente, a garota atrai a atenção de Miles. Até então, o romance não expõe nada de diferente de outras narrativas com adolescentes.

O mérito de John Green está na habilidade de construir personagens que são quase uma história à parte. A paixão de Miles por Alasca, por exemplo, é apresentada primeiramente como uma mera atração, transformada em sentimentos mais fortes pelos traços designados pelo autor. Ele os coloca como figuras comuns, mas basta um olhar mais demorado para detectar as particularidades de cada um.

Alasca leva uma vida conturbada e gosta de se arriscar. Em seu quarto, mantém uma biblioteca particular construída ao longo do tempo. A influência da literatura na vida da personagem fica clara pelas referências feitas ao longo da obra. Como no momento em que cita uma frase do livro O General em Seu Labirinto, de Gabriel García Márquez – “Como sairei deste labirinto?” – menção transformada em um questionamento constante até para outras personagens no decorrer da publicação. A poesia também marca presença, quando Alasca pergunta a Miles quais foram as últimas palavras do poeta Auden.

Ao longo da obra, o autor convida o leitor – indiretamente – a sentir cada momento vivido pelo grupo de amigos e assim, encontrar sua própria maneira de sair do labirinto. A história cresce aos poucos, estimulando a curiosidade de quem lê. Embora escrito para o público jovem, Quem é Você, Alasca? captará também a atenção dos mais nostálgicos, por todos os traços que remetem às fases de descoberta da adolescência.

[Publicado originalmente no blog: http://is.gd/SzpvAg]

caco 30/12/2011

Resenha - Quem é Você, Alasca ?
Fiquei horas imaginando como eu começaria a resenha, a história é difícil de ser contada e muito mais de ser explicada. Mas mesmo assim tenho o orgulho de ter lido um livro tão maravilhoso. Conheci esse livro pelo blog Livros e Bolinhos e dai em diante fiquei meses "namorando" ele nas livrarias, até que chegou meu aniversário e minha queria amiga Juliana me deu de presente.

Miles é um garoto inteligente e simples, passou toda sua infância e adolescência sem amigos, sem namoradas e sem alguém para confiar. Miles é um grande colecionador, não de moedas e nem de cartões postais, é um colecionador de últimas palavras de grandes celebridades. Resolve ir em busca de um destino que nem ele imaginava como seria, onde para ele era um "Grande Talvez". Resolve então estudar em Culver Creek, o mesmo colégio interno que seu pai estudou. Saindo de uma cidade, que para ele é uma cidade monótona, para o caloroso Alabama.

Seu colega de quarto é Chip Martim, ou como populamente conhecido, O Coronel. Um bolsista com uma habilidade incrível de memorizar as coisas (talvez o meu personagem favorito na história) e conhecido por pregar peças com sua fiel companheira: Alasca! Alasca Young pode ser conhecida como: louca, maluca, doce, impulsiva, atraente, irritante, louca de novo. Tem uma personalidade unica, onde para conhece-la, é necessário ler o livro todo e ainda pensar por meses. Se isso é possível.

Leia mais aqui : http://linhasdeencanto.blogspot.com/2011/12/resenha-quem-e-voce-alasca.html

Guilherme Braga Alves 29/06/2011

Alasca, quem sou eu?
Uma livraria, uma dúvida, um o que ler. Dei de cara com "Quem é Você, Alasca?" algumas vezes, buscando títulos sobre o 49º estado americano. Era só mais um livro bobo se intrometendo numa pesquisa séria. No entanto, um dia, sem saber o que comprar ou o que ler dei uma chance a Alasca. E dei uma chance a mim mesmo de ler um dos melhores livros da minha vida, o melhor quando se trata em livros juvenis.

Gordo é genial, Coronel é intrigante, Takumi é coadjuvante, Lara é "bonitééénha", e Alasca... bem, a pergunta do título mostra: Alasca é indefinível.

Não vou falar da história ou tentar definir Alasca, não vou tentar te convencer a ler o livro (na verdade imploro para que o faça), ou contar os motivos que fazem com que ele seja tão especial. A única coisa que tenho a dizer é: Toda pessoa, principalmente adolescentes devem ler "Quem é Você, Alasca?". Por favor, leiam. Eu tenho certeza que essas páginas vão mudar sua vida.

E se no fim o "The End" não seja do modo que você esperava, não fique chateado com o livro, como fiquei da primeira vez que o li. A vida é assim mesmo.
Helder 21/02/2014minha estante
Perfeito. A vida é assim mesmo!

Victória Ferraz 29/12/2014minha estante
Puta merda! (desculpe a expressão... ou não). Posso dizer que estou em transe. Tenho escutado muito sobre ele livro, comentários como "Ele é perfeito!" ou "Você deveria ler", então resolvi ler. No começo pensei "como alguém pode conseguir ler uma história tão mas tão absurdamente chata como essa? e ainda por cima gostar?" Julguei-o superestimado de cara, tendo lido cerca de apenas 25% do livro, e rezando para que o final me surpreender, pra que não fosse tão... bleh. E continuei lendo. Terminei o livro. Não sabia/sei o que pensar. Na minha cabeça há uma linha tênue entre um livro bobo, um livro que tem se tornado modinha (apesar de eu amar algumas pequenas questões como o "Grande Talvez" ou o "Labirinto" ou as duas últimas páginas com as escritas do Gordo), ou um livro que traz uma mensagem escondida, ou não, e que faça parar e pensar "Meu Deus! Quanta perplexidade!", e espero, de coração que seja a segunda opção, pois já li outros livros do John Green (Eu realmente admiro o cara!), e ele é cheio de truques e lições que você pode nunca mais esquecer (meu caso). E não quero, não posso me desapontar. "A vida é assim mesmo" gostaria de dizer que você ferrou bastante minha cabeça com essa frase. Juro. Senti um pequeno choque, até adrenalina e ansiedade vieram à tona tentando desvendar o que acho desse livro e posso dizer que sua resenha foi a única que me 'tocou'.
Então Guilherme, após escrever tudo isso, já posso afirmar que ele é complexo (certo?), e te peço uma resposta: Quais são os motivos que fazem com que ele seja tão especial?

Bia 11/02/2011

Fascinante
É um livro incrível que faz você devorá-lo rapidamente. Os garotos se apaixonam por Alasca (infelizmente) e as meninas ficam intrigadas com a maneira deste autor de criar alguém tão... Alasca... Ao mesmo tempo impulsiva e feminista, mas carente e determinada. Aquela pessoa, ou no caso personagem, que marca a sua vida e faz com que você perca o sono antes d descobrir o final.

faller0 25/04/2024

Quem é você, Alasca?
Não sei nem como começar a falar sobre esse livro, ele me fez refletir sobre como é bom estar vivo na maioria das páginas, cada palavra é um sentimento, a dor, a felicidade, a angústia, a tristeza, foi como se eu estivesse presente na história, sentindo tudo que o Miles sentiu, eu acho que todas as pessoas com uma alma deveriam ler esse livro