Um Dia

Um Dia David Nicholls

Resenhas - Um Dia

Laísa C. 30/01/2012

Um livro FASCINANTE!
Uma história fascinante, empolgante e até mesmo engraçada. Uma história de amor e amizade que é contada com uma clareza e simplicidade incríveis.
Você acaba se vendo na história, pois ela traz as questões que muitos jovens que acabam de sair da faculdade também tem: O que eu vou fzer agora? como será a minha vida daqui a 30 anos?
Esse livro faz você pensar muito e rever seus conceitos sobre a vida.
resumindo, é um livro FASCINANTE!!!

Marco 07/02/2012

...uma atitude...
Um dia, um acontecimento, um instante ou uma atitude... certamente são poderosos elos que desencadeiam maravilhosos acontecimentos em nossas vidas!!!! Carpe diem!!!!

Nairim 07/07/2012

Um livro que descreve muitos detalhes mas isso não deixa a história menos bonita. Uma história de amor e amizade que se desenrola durante vinte anos. E quando finalmente se pensa que os personagens ficaram juntos, o autor nos surpreende totalmente com um final menos esperado.
O enredo é lindo, mas achei que o final deixou a desejar. Mesmo que o casal não terminassem juntos, não precisava terminar com a morte da personagem.

Jeny 14/02/2012

Nunca me decepcionei e me emocionei tanto como em Um Dia. Simplesmente maravilhoso, uma bela história de amor e amizade.

Biia' 06/04/2012

Dex e Em, Em e Dex...
15 de julho de 1988. Esse foi o ano em que Emma Morley e Dexter Mayhew se conheceram depois de sua festa de formatura da faculdade.
No dia seguinte os dois rumarão caminhos totalmente opostos, mas o destino fará com que eles se reencontrem e que um amor comece sem que percebam.
Extremamente cativante, emocionante e emplogante. Essa comédia romântica vai manter o leitor fixado nessa linda história.

bruna 12/05/2012

Um dia tem os personagens mais reais que já conheci
Os personagens mais reais que eu já conheci. Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 15 de julho de 1988, uma sexta-feira após sua festa de formatura. Foram para o apartamento dela e dormiram juntos. Literalmente, apenas dormiram. Mas nunca mais esqueceram um ao outro. Ela, uma sonhadora futura atriz e eterna romântica, um pouco retraída; ele, um cara malandro e com aspirações de conquistar o mundo, praticamente. Quase opostos.

Após aquela noite, ambos seguiram caminhos muito diferentes, porém sempre com um pedaço do outro presente em suas vidas, fosse com cartas, encontros breves ou com as aparições de Dexter na televisão. O autor costura a trama muito bem. Cada capítulo conta o que está se passando na vida dos protagonistas no mesmo dia 15 de julho, durante 20 anos. Quase todos os capítulos terminam com uma incógnita: o autor dá início a uma situação e nem sempre conta como ela terminou, e no capítulo seguinte, pula para o próximo ano, geralmente contando o que se passou muito sutilmente. Dessa forma, não se consegue parar de ler o livro. Sem contar no senso de humor trágico da Em e em como às vezes dá pra ficar com um ódio mortal da pretensão do Dex. Eles realmente se completam.

Muitos fatos inusitados acontecem na vida de Dex e Em, Em e Dex (entenderão isso quando lerem ;]), mas são coisas que realmente podem acontecer com todos nós, e podem virar humor, expresso pela boa narrativa do autor a todo instante no livro, depende de como enxergaremos as situações. Acima de tudo, é um livro sobre amizade. O amor existe, mas é mascarado por compromissos e situações que a vida impõe a todos. É um livro sobre deixar pra depois. E no fundo, o que foi deixado fica sempre lá, dentro de nós, esperando poder voltar à tona.

Entre viagens pelo mundo de Dex, o trabalho em um restaurante de comida mexicana de Em, os programas de televisão e as namoradas famosas de Dex, o sonho postergado de escrever um livro de Em e seu namorado comediante, eles se encontram e se desencontram inúmeras vezes nesses 20 anos. O final não é muito surpreendente, é triste. Mas o amor deixado de lado é tão real que muitas vezes fiquei com o peito apertado.

Leia mais em http://desbravandohistorias.com.br

whatsbeacb 21/02/2012

A sinopse não me atraiu, nem as resenhas cheias de elogios efervescentes, e dificilmente foi o fato de Anne Hathaway ter feito a dramática Emma Morley. Confesso perante vocês que li porque realmente não tinha nada melhor para fazer, é isso que dá ficar em ósseo nas férias. O que então eu posso dizer? Acho que todas as boas críticas se devem pelo incrível final e esquecem o resto, e que resto.
Na Parte um (1988 – 1992) Vinte e poucos anos, Nicholls apresenta os personagens devagar, quase timidamente como se esperasse uma reação positiva, nos conta sobre os conflitos daqueles recém-formandos que nada sabiam sobre a vida, sobre o futuro e as obrigações que se implica ser adulto. Começa com uma cena numa cama em um quarto pequeno, e até ali não sabemos quem é ela que fala tão espirituosamente, ela é Emma Morley e fala para ele, Dexter Mayhew.
Eles se conheceram naquele dia, 15 de Julho de 1988, quando um dia depois de se formarem. A partir daí todos os capítulos começam nesse dia em cada ano. Vinte anos para ser mais exata, e dez desses anos, compreendendo na metade do livro maçantes. Das cinco partes do livro, para ser sincera, gostei verdadeiramente de duas.
Tenho que admitir no entanto, que fiquei encantada com os quotes presentes nas divisões das partes. Entre os grandes nomes citou Charles Dickens, James Salter, Thomas Hardy e ainda varias referencias de grandes personalidades, pelo fato de Em ser formada em Inglês.
Mas, apesar de todas as minhas negativas o livro é bom para quem gosta de romance com drama regado de comédia, classificaria como algo para se ler em uma tarde de chuva, com seu chá-café-leite quente enquanto procura a melhor posição no sofá.

alnsanches 11/07/2012

Aprendi que a pessoa que você tanto procura pode estar mais próxima de você do que se imagina e que você tem que valorizar essa pessoa.

Dri 25/02/2012

Um dia, a cada ano.
Um dia é romance contemporâneo que merece a atenção e uma leitura atenta que consegue prender o leitor a cada capitulo. Conseguimos a acompanhar a trajetória dos protagonista Emma Morley e Dexter Mayhew, que após se conhecerem na festa de formatura da faculdade iniciam uma amizade que nos leva as profundezas das vidas dos personagens e suas expectativas sendo esvaziadas a cada ano vivido juntos ou separados. O final sugere um grande salto de maturidade e compreensão da vida que com certeza para todos os leitores será surpreendente.

Geni 25/02/2012

Duas Vidas, 20 anos
Trata-se de uma estória sobre um homem e uma mulher que se conhecem em 1988 na faculdade e continuam se cruzando pelos próximos 20 anos. Durante este tempo, os dois experimentam várias situações em suas vidas: medos, angústia sobre o futuro após a faculdade, erros, fracassos, frustração por o futuro não ser o que se sonhava na juventude, resignação com a vida possível, felicidade com as coisas mais comuns e consideradas idiotas na juventude.
Todas as experiências são compartilhadas de perto ou de longe pelo outro, por um motivo presente mas não abertamente declarado: o amor.
Quando eles finalmente, já maduros, aos 40 anos, conseguem reconhecer e assumir seus sentimentos, um evento acontece para lembrar o quanto tudo pode ser fugaz.

Um belo livro que mostra as dúvidas e incertezas que temos. Quem é jovem vai se identificar da fase jovem dos protagonistas. Quem já é adulto, vai relembrar o que já viveu.

Fruchi 07/03/2012

Um livro despretencioso. Um história que parece batida, sobre duas pesssoas que se conhecem a muito tempo e que, depois de diversos obstáculos, acabam por conseguir ficar juntas. Terminando com um final um quanto tanto triste. ( NADA DE SPOILERS ).

Mas ao começar a ler o livro, você se identifica com os personagens (no caso, Emma e Dexter) e com os dilemas que eles enfrentam. Com a preocupação de como será a vida após a faculdade, da obtenção de um emprego que não só os remunere bem, mais que os satisfaça, dos relacionamentos, amizades, dos problemas vividos por cada um... e sim, com a trama central do livro que é o relacionamento extremamente conturbado de Emma e Dexter.

O livro começa singelo, mas vai crescendo a cada capítulo, a cada ano na vida dos dois personagens, chegando ao seu final de uma forma quase que perfeita. Diria um tanto triste depois de todos os encontros e desencontros que ocorre no livro, mas sim, quase que perfeita.

Ao meu ponto de vista, um livro que me foi recomendado como sendo bom e eu retribuo, recomendando como sendo um livro perfeito.

Fran 23/03/2012

Um livro que fala de amor de uma maneira bem real e sem romantismo exagerado e ilusório.
Conta a trajetória de 20 anos do amor entre Emma e Dexter, que inclui muita cumplicidade e sinceridade. Aquele que se espera muito mais do que "possuir" a pessoa. Mas de querer que ela seja feliz mesmo não estando com você... E que só esteja conosco realmente quando sentir que pode se entregar por inteiro! Este sim é o amor de verdade.

Liana 01/03/2012

A amizade entre os dois era como um buquê de flores murchas que Emma insistia em regar. Por que não deixar morrer? - página 189.

Às vezes você percebe quando os seus grandes momentos estão acontecendo, às vezes eles surgem do passado. Talvez seja a mesma coisa com as pessoas - página 209.