Gone - Desaparecer

Gone - Desaparecer Lisa McMann

Resenhas - Gone - Desaparecer

deniseayres 09/03/2011

Janie descobriu que seu "dom" de capturar sonhos tem por conseqüência efeitos devastadores em seu corpo, aos poucos ela tende e perder a visão e sofrer atrofia em membros do seu corpo, se não parar de usá-lo.
Estressada com o ritmo da sua vida, sua mãe continua depressiva e alcoolizada por todo o tempo, as preocupações de ficar cega e atrofiada, Janie e Cabel resolvem tirar umas férias.
Janie descobre que apesar de Cabel não falar sobre as preocupações que atingem ambos, ele sonha constantemente com isso, sempre angustiado com o que o futuro reservará para Janie e conseqüentemente para ele também.
Esse fato somando no peso que Janie carrega, ela se questiona se é justo dar esse futuro a Cabel que ela tanto ama.
No meio de suas férias, Janie recebe uma ligação da sua amiga Carrie informando que sua mãe está doente.
Eles correm de volta para casa e descobrem que o pai de Janie, que ela não conhecia, ressurgiu com uma doença terminal.
Tomar conhecimento da existência decadente de seu pai e pior, que seu pai assim como ela, é um apanhador de sonhos, coloca a cabeça de nossa protagonista em colapso.
Ela faz o percurso de seu pai e descobre que ainda há uma alternativa para os males que ela está padecendo.
Nenhum dos dois caminhos que se abrem para Janie é bom, mas ela terá que escolher antes que o tempo se esgote.
A autora finaliza a trilogia seguindo o mesmo padrão de narrativa, escrevendo como em um diário, com data e hora dos fatos.
Quem acompanha meu blog e leu minhas resenhas anteriores sabe que não sou fã dessa série.
Como eu tinha lido o primeiro e sido instigada a ler o segundo, achei que deveria finalizar com o terceiro, era uma questão de honra! haha
Infelizmente não me surpreendi com o que li.
Continua aquela narrativa chata, Janie é irritante, egoísta e infantil.
Cabel, apesar de ser o herói da história, também não me conquistou, talvez por uma falta de descrição melhor da personagem.
A história de Wake é ingênua e infantil.
A idéia da autora foi original e tinha tudo para trazer uma grande narrativa, mas ela simplesmente não soube desenvolver.
Nesse terceiro volume, a mocinha está depressiva, confusa e introspectiva.
Seus pensamentos são intensos e as soluções que ela busca para seus problemas são perturbadores. Fiquei muito irritada.
Gosto de romance sobrenatural, mas esse de fato me deixou frustrada.

Rachel 30/05/2011minha estante
Falou tudo que pensei sobre a série. Uma ótima idéia com uma péssima execução.

Rê Lima 22/10/2011minha estante
Pois é, concordo com quase tudo. Muito decepcionante.

Lily 20/03/2012minha estante
Continuo dizendo que quem lê e não gosta é porque espera coisas comuns e romances clichÊs, quem não está preparado para o original e o diferente simplesmente não deve ler essa série, ela é para leitores de mente aberta.

deniseayres 20/03/2012minha estante
Opinião é uma coisa bastante pessoal, respeito a sua, Lily.
Mas por discordar de ti e te respeitar plenamente, discordo de ti sobre 'mente aberta'.
As pessoas não gostam pq não gostam e ponto!
Achei o livro mal executado e essa é minha opinião.

Bell 03/07/2013minha estante
Vish... realmente a série não é das melhores, e não é por não ter o tipico clichê como a menina disse nos comentário, é por ter sido mal feito mesmo e o final não foi satisfatório. A série tinha tudo para ser Perfeita e ganhar muito em originalidade, mas a autora não soube desenvolver bem, infelizmente.

Hosana 19/09/2021

Fim de um ciclo
Demorei muito pra concluir essa trilogia, por razões pessoais. Sensação de "dever" cumprido.
Certamente eu teria gostado bem mais na época que conheci a triologia.
A narração não é muito profunda, tem um estilo mais dinâmico que me lembra muito algumas fanfics. Uma ideia boa com um desenvolver raso, porém eu gostei.
Taynara Lima / @taaynaralima 19/09/2021minha estante
Eu li na adolescência, na época eu gostei muito. Mas desde aquela época eu senti que a trilogia perdeu a força do segundo para o terceiro livro. Mas apesar de tudo, tenho mt carinho por essa história. Inclusive, to lendo outra trilogia dessa autora rs

Hosana 19/09/2021minha estante
Exatamente! Tem um valor emocional maior que a obra. O terceiro livro é mais fraco que os demais apesar de ter um bom dilema. Qual a triologia você está lendo?

Taynara Lima / @taaynaralima 19/09/2021minha estante
É uma trilogia chamada ?Visions?, o primeiro livro se chama ?Crash?.

Emerson 11/07/2012minha estante
EU TAMBEM ODIEEEEEEI. MEEEEU DEEEEUS QUE LIVRO CHATO.

Laisy 11/07/2012minha estante
Eu achei que eu fosse a única Emerson!!! Rsrsr.. Livro chaaaato que deus me livre!!!

naniedias 02/02/2011

Gone - Desaparecer
ATENÇÃO: Essa é a resenha do terceiro livro da série. Se você ainda não leu os dois primeiros e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.

Sobre o livro:
O caderno verde. O seu conteúdo ainda aterroriza Janie. Ela precisa decidir qual caminho quer tomar - o que é o melhor.
Ela passa as férias com Cabe, o irmão dele e a cunhada. Ela consegue ver nos sonhos de Cabe que ele está assustado com o que pode acontecer a ela no futuro. Mas ele não fala sobre isso. E ela se sente incomodada.
E como se isso já não fosse o bastante, as férias são interrompidas por uma mensagem de Carrie - alguém ligado a Janie está no hospital - à beira da morte.
Enquanto ela tenta ajudar essa pessoa, precisa decidir que caminho irá tomar na vida dela.
Morton's Fork.

O que eu achei do livro:
Adorei o fechamento dessa série! Realmente foi com chave de ouro! Ainda estou mais encantada com o primeiro livro da série - Wake - mas os outros dois - Fade e Gone - também são maravilhosos!
Esse livro se passa em um período de tempo bem menor que os demais. O primeiro e o segundo duram um semestre escolar, enquanto este terceiro dura perto de uma semana.
Mas a Lisa McMann escreve de uma maneira maravilhosa, e não há problema algum com o sentimento de tempo. Realmente parece que apenas uma semana passou - os personagens agem de maneira adequada e as situações também ocorrem de acordo. Existem livros em que o leitor fica confuso pelo pouco tempo que se passa e as atitudes e pensamentos dos personagens que não correspondem muito ao período que se passa. Mas nesse livro, não vi esse problema. Eu só não gostei que não foi um semestre inteiro porque tinha esperanças que o último livro fosse o primeiro semestre de Janie e Cabel na faculdade. Realmente fico triste agora porque a trilogia acabou... gostaria que houvessem mais livros...
A trilogia Wake é uma delícia! Uma história maravilhosa e você não pode deixar de lê-la!

Nota: 10
Dificuldade de Leitura: 5

Leia mais resenhas em: http://naniedias.blogspot.com
Cinthia_a.p. 03/02/2011minha estante
Também adorei essa trilogia.
Li vários comentários contraditórios, mas a grande maioria das pessoas adorou a série.
É uma leitura leve (levei só um dia para ler cada um deles) e despretenciosa que deu certo.
O casal é super fofo e a gente sofre e torce muito por eles.
Enfim, história super gostosa e recomendada.

naniedias 04/02/2011minha estante
Cih, eu também levei apenas um dia para ler cada livro. É realmente uma leitura super leve e muito divertida!

Fran 10/01/2011

5 estrelas pq eu amo a série. Esse é o último livro, infelizmente. Gosto tanto de Janie e Cabe que eu vou sentir falta. Senti uma melhora absurda na estrutura do texto e na edição. Muito menos erros. Isso foi ótimo.

Bom, a série é ótima e realmente 3 livros foram suficientes pra gente entender o dilema de Janie. Enquanto os 2 livros anteriores são mais ação, Gone é mais reflexão. Tudo bem que achei Janie meio lentinha pra entender as coisas, mas o final da trilogia não podia ser mais sensato e real.

É isso ou isso. E ponto. (Merda VS Bosta, como diz a própria Janers)

p.S.: Queria um livrinho de Cabel agora. *_*
Ligia 19/07/2011minha estante
Adorei a resenha. Outra coisa que gostei muito nesse livro foi toda a parte da relação da Janie com a mãe... não sei, tornou a história muito mais real, alem de ser a parte "palpável" da história. Adorei muito o livro. :)

Pri 28/11/2014

O último livro da trilogia não me agradou tanto quanto poderia. Tinha tudo para ser um livro tão bom quanto Fade, mas o final deixou a desejar. O pior é que esse final foi definitivo, colocou um fim à série. E não fiquei satisfeita com o fim que a autora deu para Janie. Acho que ela poderia ter explorado melhor a história. Mas quem sou eu para ficar pensando em decisões alternativas que poderiam ter sido tomadas em um livro de uma autora bestseller né? Vamos à história:

Janie está tentando aproveitar suas férias, mas sabe que precisa tomar sua decisão logo. Com base nas
recentes descobertas por ter lido o caderninho verde de Martha Stubin, sua vida será uma droga qualquer que seja a decisão que tome. E ainda tem Cabel no meio disso tudo. Ela sabe que ele ficará sempre ao lado dela, por pior que as coisas se tornem, mas ela também sabe que ele não está conseguindo lidar tão bem com isso quanto aparenta.
Para complicar ainda mais sua situação, como sempre, eis que surge um misterioso cara em coma. E eis que esse cara é seu pai. Imagina que loucura para ela ter que lidar com mais uma pessoa agora, que ela nem sabia que ainda existia e que estava tão próxima dela todos esses anos. Ela também descobre que ele tem sonhos bizarros e dolorosos, e ela não sabe como ajudá-lo, por mais que ele implore por sua ajuda.

"Minha vida é uma tremenda merda, a pior de todas as vidas do mundo! Como você pode me forçar a escolher? Como pode fazer isso comigo? Tá me ouvindo? Alguém aí?"

Influenciada por Cabel, ela acaba descobrindo aonde seu pai mora e começa a investigar a vida dele. Quem sabe ele também não era um apanhador de sonhos, assim como ela? Enquanto isso, ela também tenta ter algum tipo de conversa minimamente normal com a mãe, para tentar descobrir o que aconteceu para ele a abandonar quando estava grávida.
De um modo geral, gostei bastante da forma como a autora conduziu toda a história do livro. Me deixou curiosa o tempo inteiro e com vontade de ler logo para saber o que mais Janie descobriria, o que aconteceria em seguida. Fiquei feliz por ela ter conhecido o pai, mesmo que ele estivesse em coma. Fiquei feliz pelo relacionamento dela com a mãe ter melhorado um pouquinho. Fiquei feliz pelo relacionamento dela com a Carrie ficar um pouco mais aberto. Mas não gostei da Janie ficar guardando tudo para ela. Ela precisava conversar com o Cabel! Ele estava sempre lá, super atencioso, à disposição para quando ela quisesse (embora algumas vezes ele não se tocasse de estar agindo da forma errada com ela), mas ela só se afastava mais e mais, ao invés de tentar esclarecer as coisas de uma vez. Isso me deixou muito irritada. E, definitivamente, não gostei do final, o que me fez dar uma baixa classificação para o livro. Mas eu já falei isso e não vou falar mais para não acabar contando spoiler.

site: http://coisasdebelaa.blogspot.com.br/2014/11/cheiro-de-livro-novo-gone-desaparecer.html

Camila 17/01/2011

Bom.

Para falar a verdade, me desapontei um pouco com Gone.
Esperava um pouco mais desse livro, principalmente pelo final do livro anterior, FADE, ter sido tão bom. (para mim Fade continua sendo o melhor da trilogia)
Neste livro os conflitos em torno do futuro de Janie continuam a atormentá-la. Além disso, uma situação nada agradável faz com que ela conheça seu pai e descubra mais coisas horríveis sobre a vida dela.
A história de Gone se passa em torno das decisões de Jane: Será que ela vai conseguir lidar com as conseqüências do seu 'dom'? Será que ela e Cabel vão continuar juntos?
Essas são perguntas que ficam na cabeça de Janie até o final, durante o livro todo vemos ela tentando escolher o que fazer.
Isso torna o livro um tanto parado e repetitivo.
Para mim, Lisa Mcmann deixou o final muito aberto. E isso também me deixou um pouco incomodada.
Mesmo sendo inferior aos outros, Gone termina uma série de livros que, sem duvida alguma, me surpreendeu. A trilogia em si é muito legal. Me envolvi com a história de Janie e vou sentir saudade!

Outras resenhas: http://camilemos.blogspot.com
Lily 20/03/2012minha estante
Ele não é inferior, só que autora mostra desde o começo que é realista, e o final do sua série é realista, ela não fecha a vida de suas personagens, ela simplesmente as deixa viver.

igoortc 28/02/2011

Resenha do livro Gone - Desaparecer (Wake #3)
Chega ao final mais uma saga incrível. Gone - Desaparecer é o último livro da trilogia Wake (resenhas: Wake | Fade); a série da garota que invade o sonho dos outros involuntariamente e trabalha com os tiras e cuida da mãe bêbada e está em dúvida sobre o que fazer com a sua vida cativou muitos, inclusive eu.
No último volume da série, Cabe e Janie estão de férias, mas são interrompidos por um telefonema de Carrie para Janie, dizendo que a mãe dela estava no hospital, mas ao chegar lá ela descobre que quem está mesmo doente é o seu pai - que ela não conhecia -, Henry, com um possível tumor cérebro.

[+] termine de ler: http://www.somoscriativos.com/2011/01/resenha-do-livro-gone-desaparecer-wake.html

Júlia da Mata 28/03/2011

Hã? O que? Acabou?
Se tem uma coisa que aos poucos eu fui entendendo é que o peso de terminar uma serie é grande. Muitos autores quebram a cabeça para fazer algum que agradam os fãs e a ela ao mesmo tempo, apesar de a maioria dos autores já terem um fim programado na cabeça assim que começa a escrever o primeiro de uma serie. A pressão é muita. Muitas vezes a gente acaba quebrando a cabeça e só para saciar a sede daqueles leitores insaciáveis e assassinos que fazem ameaças – eu como uma escritora de fanfictions sei muito bem o que é isso – você acaba escrevendo qualquer merda só para se ver livre daquilo tudo. Mas um final tem que ser perfeito, tem que fazer com que os leitores se sentem satisfeitos e lhe agradeçam com um sorriso carinhoso no rosto. O que certamente Lisa McMann não vai receber.

Wake foi uma serie incrível para mim. Apaixonei por ela no primeiro livro. A minha paixão aumentou com Fade. Mas com Gone eu me senti um lixo. Eu não estou criticando o livro não. Ele foi ótimo sim, teve o final que todos esperávamos e teve um desenrolo fantástico. Mas quando terminei o livro eu parei e pensei: “Ué, só isso? Vai acabar assim? Esperava mais”. Sim, todos nós esperávamos mais, pois eu sei que não fui a única que achei isso do final.

Quando eu terminei Fade eu estava morrendo de medo de começar Gone. Pois Fade nos mostrou um monte de coisas que tinham haver com o futuro de Janie, e que davam medo. Eu não podia parar de ler livros no dia, pois estou tentando desatolar a minha lista de espera, então para relaxar um pouco antes de ler Gone eu li Diários do Vampiro – O Confronto. Relaxei apenas umas horas, para depois ter de encarar Gone mais uma vez. Então eu afastei o medo e li Gone.

Mais ou menos 170 paginas do livro estavam sendo incríveis. Lisa McMann soube me deixar apreensiva todo esse tempo. Janie está encarando sua ultima decisão, que mudará sua vida para sempre. Nenhuma das duas opções é boa. Nenhuma das duas a levará para o final feliz. Mas ela terá que escolher uma delas. Aos poucos ela começa a descobrir coisas sobre teu passado e com ele vem mais pressão para essa escolha.

Em Gone, Dorothea – a mãe de Janie – tem um papel mais importante. Ela até arranca umas risadas. A gente descobre quem enfim é o pai de Janie, o porque de Dorothea agir assim e muitas outras coisas que antes não tinham importância. Fico feliz por Lisa ter nos mostrado essas coisas, foi realmente um ponto muito bom no livro.

A narrativa continua a mesma, com suas frases pequenas, exatamente no presente e parágrafos menores ainda. Umas das coisas que mais gostei e achei divertido é que McMann as vezes cita algumas coisas de Harry Potter, como um personagem ou um livro que algum personagem lê. Achei isso super divertido, pois faz com que nos percebamos que ainda estamos no mundo real e que pode existir alguma Janie ou Cabel por ai.

Apesar de ser um livro que me decepcionou muito, foi um livro bom e ainda aconselho a ler, pelas partes boas é claro. E que venha a próxima serie de Lisa McMann.

Fernanda697 21/01/2024

No início Janie acreditava que já sabia o que o futuro lhe reservava e pensou que estava em paz com isto. Mas, o que Janie não suportou, foi ver Cabel afundando com ela. Janie só vê uma maneira de dar a Cabel a vida que ele merece ? ela precisa desaparecer. Mas isto pode destruir os dois. Então, um estranho entra em sua vida ? e tudo se desfaz. Seu futuro, antes previsto, sofre uma reviravolta trágica e suas escolhas se tornam mais terríveis do que Janie jamais imaginou. Ela só precisa escolher o menor dos dois males. E o tempo está se esgotando?

Luiza3302 14/06/2011

Um bom desfecho para uma situação nem de longe tão boa assim...
Dos três livros da trilogia, Gone foi o mais difícil de resenhar. Gosto de livros assim… que me fazem refletir dias após ter terminado de lê-lo, tentando assimilar os acontecimentos.

Sinceramente gostei do desfecho dado a série. Não achei a dose de drama exagerada, embora tenha mexido bastante comigo. A verdade é que estar na pele da Janie não é NADA fácil… Cada pessoa sabe a “bagagem” que carrega e inúmeros serão os motivos para julgar as escolhas que ela fez ou poderia ter feito. Cada um de nós teria um modo diferente de encarar a situação em que a protagonista se encontrava.

Tudo se resume a uma “Morton’s Fork”, que nada mais é do que um dilema no qual as pessoas são confrontadas com duas MÁS opções. Legal né?! ¬¬ Acho que isso explica o parágrafo anterior. Eu só gostaria que as más duas opções fossem mais proporcionais… No final acaba se tornando muito óbvio que ela escolheria a mais amena.

Depois que fiquei sabendo melhor a origem e o porquê do poder (que mais parece uma maldição) da Janie conclui que realmente ficaria uma lacuna absurda na estória se esse assunto não fosse tratado. (abre parênteses) O que eu acho engraçado é que quem está lendo isso pensa que sabe mas não faz a mínima idéia do que eu to falando HAHAHA e como eu odeio Spoilers, principalmente de partes significativas, vocês vão ter que ler o livro pra entender! (fecha parênteses)

Conto como ponto positivo o romance entre Janie e Cabel, que tem seus altos e baixos, se tornando menos “fictício” mostrando que não é fácil manter as coisas certas o tempo todo, mesmo quando as duas pessoas se amam. Que é preciso entender e aceitar as limitações do outro, ajudar e que no final isso acabará por tornar os relacionamento mais fortes.

Adorei a abordagem mais profunda do tema Alcoolismo e fiquei chocada só de imaginar uma realidade parecida com a descrita. É angustiante que existam casos desse tipo na vida real.

Quanto à linguagem da autora, não tem jeito! Só não posso dizer que é “ou amem ou odeiem” porque eu mesma fiquei no meio termo. O meu veredicto foi: no geral não fede nem cheira… o importante é se concentrar na trama e absorver os pontos positivos da série.

Núbia Esther 10/04/2011

Se em Fade McMann nos mostra como o dom de Jane pode ajudar à desvendar crimes e quais são as conseqüências do uso do seu dom. Em Gone, bem, no último livro da trilogia esse lado heroína que tem um poder e que ajuda a polícia é deixado de lado, o que é uma pena para os que gostam de um romance policial. Eu mesma, ao iniciar a leitura não fiquei muito contente com o rumo que a história parecia tomar. Afinal, a autora inicia a série com a dificuldade de Jane em “acostumar-se” (se é que isso um dia pode acontecer) com o seu dom, uma garota sem confiança, com poucos amigos, isolada. No segundo livro temos uma Jane bem mais confiante, alegre até e que passa a enxergar seu dom como uma forma de ajudar a sociedade, auxiliando a polícia. Em Gone, nos encontramos novamente com aquela garota insegura do primeiro livro, é verdade que saber sobre o que o futuro lhe reserva foi um baque e tanto, mas como fica o aprendizado das experiências que ela passou? Não valeram de nada? A sensação que tive era que a autora estava subestimando a personagem ao agir assim, mas depois entendi que ao deixar de lado a face criminalística da obra e se aprofundar no psicológico de Janie, McMann nos permitiu um maior contato com sua protagonista e nos deixou claro como esse dom influenciou e influenciará a vida da garota. No fim, era disso que a trilogia tratava. A vida de uma jovem apanhadora de sonhos…

A protagonista está repleta de dilemas e preocupações: a agonia de ter que prestar depoimento no julgamento dos professores que ajudou prender, a preocupação com seu futuro duvidoso e seus problemas de relacionamento com Cabel, que está tendo pesadelos consecutivos envolvendo Jane e seu futuro como apanhadora de sonhos, sonhos que estão destruindo a garota…

“Agora que a bagunça diminuiu, as coisas estão difíceis. Voltar a seu rumo de novo e encarar a realidade de um futuro como cega e aleijada… é difícil. Ter uma mãe bêbada, isso também é difícil. Pensar na faculdade, onde as pessoas estão dormindo por toda a parte… e em um namorado, com dúvidas e medos que só vêm à tona em seus sonhos. A vida em geral… é. Tudo isso.

Realmente.

Tremendamente.

Difícil.”

Como falei, o lado psicológico do romance ganha forças e para isso McMann faz algo que senti muita falta no segundo livro, ela retoma seus personagens, dá mais voz a alguns e não se restringe apenas ao casal principal. Assim, vemos a relação de Carrie e Jane ‘renascer’, sua relação com a Capitã alçar vôos, seus problemas com a mãe ficarem mais aparentes e para coroar o aparecimento de uma pessoa inesperada em sua vida torna-se a chave para que a escolha que Jane tanto posterga seja feita. Aliás, cabe comentar que ao acompanhar o dilema de Jane acabei no dilema junto com a protagonista, em alguns momentos torcia para que ela assumisse de vez sua ‘função’ de apanhadora de sonhos, em outros para que ela deixasse tudo para trás, fiquei nesse dilema até o fim. Falando sobre a série como um todo, a história começou morna, tomou forma na metade do primeiro livro, ficou muito mais ágil e mais interessante no segundo livro e encerra-se de forma satisfatória. Recomendo para aqueles que gostam de um romance juvenil com um toque sobrenatural, mas que já estão cansados de criaturas da noite e seres alados.

[Blablabla Aleatório] - http://feanari.wordpress.com/2011/02/14/gone-%E2%80%93-desaparecer-lisa-mcmann/

arthurnumeriano 04/11/2011

Um final meia-boca
O único motivo que me levou a comprar Gone foi que eu já tenho Wake e Fade, os dois livros anteriores da trilogia, e porque eu não gosto de ter coleções incompletas. Eu só ouvia comentários de que Gone não termina bem a série. De fato, não é um dos melhores finais. Mas não fiquei tão decepcionado quanto achei que ficaria.

Janie achou que já sabia o que o futuro lhe reservava. E pensou que estava em paz com isto. Mas não suportava ver Cabel afundando com ela. Não importa os sonhos dele, Janie sabe que Cabel ficará com ela. Ele é incrível. E ela um desatre total. Janie só vê uma maneira de dar a Cabel a vida que ele merece - ela precisa desaparecer. Mas isto destruirá os dois. Então, um estranho entra em sua vida - e tudo se desfaz. Seu futuro, antes previsto, sofre uma reviravolta trágica e suas escolhas se tornam mais terrívevis do que Janie jamais imaginou. Ela só precisa escolher o menor dos dois males. E o tempo está se esgotando.

Em Gone, descobrimos a origem (ou parte dela) dos poderes de Janie. Esse é um dos pontos negativos da história, na minha opinião, porque você sente que é uma explicação boba e sem aprofundamento. O ponto alto do livro é a escolha que, desde Fade, Janie tem de fazer: isolar-se e continuar enxergando e ter o controle de suas mãos até o fim da vida ou conviver com as pessoas e ficar cega, aleijada e moribunda na faixa dos 30 anos de idade. Mas aí voltamos para mais um ponto negativo: quase no fim do livro, Janie descobre que há uma terceira escolha. Não quero contar qual é, apesar de ser bem óbvia. A sensação que você tem ao ler a parte em que Janie encontra uma saída (uma espécie de saída, eu diria, porque também vem com desvantagens) é a seguinte: "todo esse drama para isso?!"

E é com essa sensação que eu termino de ler a série Wake: três livros para isso? Além de serem pequenos, Wake, Fade e Gone são mais como início, meio e fim de uma história que cairia muito bem se publicada em um livro só.

Aline 17/03/2011

Gone - Desaparecer por Lisa McMann
Bom, em primeiro lugar não gosto do final de séries, sempre me sinto triste, não sei por quê. Antes mesmo de comprar o livro várias pessoas me disseram que iria me decepcionar, que o final não é tão bom assim e tals. O final não foi tão péssimo, mas também não foi maravilhoso, era mais o menus o que esperava, então não posso dizer que me decepcionei e nem que gostei.

Nesse livro Janie é oficialmente uma agente do Narcótrafico, fato que além de tudo a incomodava um pouco. Ela e Cabe vão passar férias em uma cabana, tudo ia bem a medida do possível. Porém Janie recebe vários recados de Carrie, avisando que sua mãe teve literalmente um surto, e ela teve que leva-la ao hospital.

Janie fica 'cega' de raiva com a capacidade que sua mãe tem de estragar as coisas, mas mesmo assim volta antes do final das férias, afinal está louca de preocupação, o que poderia levar Dorothea à uma hospital ? Após angustiantes minutos, Janie a localiza na UTI, não à nada de errado com ela e sim com Henry, o tal cara que Janie sempre via nos sonhos de sua mãe. Descobre que ele está praticamente no seus últimos dias de vida, devido algo relacionado a dano cerebral. Conforme Janie entra na vida de Henry, descobre coisas que até então nunca se passaram pela sua cabeça, à inúmeras reviravoltas, e apesar de todas elas, cabe somente a Janie tomar a grande decisão, decisão essa que mudará sua vida para sempre.

Confesso que gostei da maneira como Lisa aborda o problema familiar pelo que Janie passa, apesar de tudo sempre mantendo o bom humor. A leitura flui completamente rápido, quando dei por mim o livro tinha acabado, e eu fiquei tipo...hãn?? Mas de qualquer maneira valeu a pena, a minha opinião ainda continua a mesma quanto ao melhor livro da trilogia, Fade sem dúvida.

Enfim essa resenha foi super difícil escrever, não foi um livro que amei, e a maioria das pessoas sentem dificuldade em resenhar livros que gostam, mas acontece é que essa é uma série que tenho um certo carinho e foi difícil me expressar, espero que vocês tenham entendido da maneira certa, e é lógico não deixem de ler Gone \o/

Book is life