Os Magos

Resenhas - Os Magos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Edu4rd0 12/09/2011

Os magos - resenha sem Spoilers
Terminei ontem à noite… e já estou com vontade de relê-lo.

O livro é uma grande homenagem ao gênero “literatura fantástica”. Ele faz inúmeras referências a livros como Harry Potter, Nárnia, Terra Média, e também aos fãs destas obras, descrevendo de uma maneira realista o que aconteceria se alguém realmente embarcasse em um mundo no qual a magia é real.

O que é cativante no livro, de verdade, é que, apesar de todas essas “citações”, Grossman cria um mundo próprio, com características próprias, que conquista o leitor a primeira vista.

No post que Leonardo escreveu sobre o livro, ele comentou algumas coisinhas e deixou “outras” para que eu comentasse assim que terminasse a minha leitura. Na verdade, há pouco para se falar sem comprometer a história e as surpresas. Há grandes referências, e uma delas é ao RPG D&D. Na escola de magia, Quentin (o personagem principal) tem um professor chamado Bigby. “Bigby”, por sua vez, é oriundo de um dos maiores magos de Greyhawk (grandioso cenário de RPG, como é a Terra Média, de Tolkien), ao lado de Mordenkainen, Tenser, Melf e Otto, dando nome a várias magias dos livros básicos de D&D, como “As mãos de Bigby”.

Antes de escrever esse post, fui atualizar o status do livro no Skoob para “lido”, e comecei a ler algumas resenhas (a maioria adolescentes fãs de Harry Potter), e constatei que grande parte não gostou do livro. Por quais motivos? Acredito que eu possa destacar dois deles:

Primeiro, eles talvez tenham achado que, por Martin ter escrito: “Os Magos está para Harry Potter como uma dose de uísque puro malte está para uma xícara de chá”, eles iriam ler apenas uma versão mais madura de Harry Potter: o que é um coisa totalmente absurda! Apesar de o romance ser sobre adolescentes magos numa escola secreta escondida do mundo real (nada de mundo trouxa), tendo inclusive um esporte próprio com competição entre escolas, a referência a Harry Potter (senhora referência) acaba aqui. A magia em Grossman é descrita de forma muito mais “científica”, num misto de habilidade de movimentos, preparo de material, estudo químico, físico e matemático – e de todas as possibilidades de fenômenos físicos, astronômicos etc, que puderem acontecer. E apesar de a metade do livro ser sobre o treinamento mágico, esse treinamento – de 5 anos – fica resumido a apenas 150 páginas. Já a parte do “esporte”, dura, no máximo, duas páginas. Logo, posso afirmar, o propósito do autor não é, definitivamente, o mesmo de Rowling.

Segundo, todos esperavam ver um príncipe Caspian, um Harry Potter, um Frodo, enfim, um herói perfeito que sofre, mas levanta a cabeça em seguida; que ajuda os amigos, e busca forças ocultas nos momentos decisivos para salvar o dia. Isso, logicamente, não acontece aqui. Todas as personagens são “defeituosas”, cheios de conflitos psicológicos. Quentin, com sua mania de nunca estar contente com a própria vida; Eliot, e sua mania de nunca fazer nada na vida etc. Eles não são heróis nem de perto. No final, quem salva o dia não são eles, mas uma pessoa que realmente merecia… logicamente falando (e emocionalmente falando também, pois sempre foi um dos meus personagens favoritos e… ok, ok, nada de spoilers). Ah, detalhe: sempre que o perigo aparecia, Quentin ficava paralisado pelo medo (a não ser que estivesse bêbado e…)

As impressões (sem spoilers) que tive foram as melhores. Quem estiver a procura de um clone/adulto de Harry Potter é melhor ficar longe do livro. Quem procura um romance sobre heróis e um beijo romântico no final, fique longe desse aqui. Mas se estiverem procurando um livro fantástico, maduro, com humor ácido e inteligente, no qual as personagens são pessoas comuns em situações fantásticas, envolvidas com bebidas, sexo, traição, pecados e problemas psicológicos leves, “Os Magos” vai encantá-los.

Perfeito. Já estou com saudades…
Elena P. 23/07/2011minha estante
Eu também, assim que terminei de ler, fiquei com vontade de lê-lo de novo!^^ Gostei muito da sua resenha!

Renato 26/07/2011minha estante
Excelente resenha. Parabéns pela sua visão do livro. Concordo completamente.

Vulcka 12/09/2011minha estante
Howling?? õO

Danzoc 27/09/2011minha estante
Ainda não li, mas sua resenha me convenceu a ir atrás! Parabéns e obrigado!

Fernanda3003 02/05/2012minha estante
Adorei sua resenha!! Realmente fiquei em dúvida a respeito do livro quando li as outras resenhas, mas depois de ler a sua... sem dúvida nenhuma vou ler Os Magos!!

Will 19/10/2012minha estante
Muitia boa a resenha... me inspirou ainda mais a ler o livro!

Will 19/10/2012minha estante
Muitia boa a resenha... me inspirou ainda mais a ler o livro!

Gabriela 24/01/2013minha estante
Não existe maneira realista de descrever como seria um mundo mágico. Existe maneira cativante e maneira extremamente monótona, que pra mim é o caso de "Os Magos".

Diio 01/03/2013minha estante
Eu gostei do livro, realmente. Mas o protagonista imediatamente entrou na minha listinha de piores protagonistas existentes! Quentin é muito chato, cara. Nunca tá contente com nada e acaba passando essa tristeza para a gente no decorrer da história. Tem uma diferença básica entre ser alguém com conflitos e ser um panaca total.

Também não me agradou muito a agilidade na passagem do tempo. É muito rápido! E na primeira parte tem pouquíssimas interações e personagens novos apesar de se passarem uns quatro anos.

No mais, o livro vale ser lido pelas referencias e a descrição realística de como seriam adolescentes indo parar em um mundo como Nárnia. É um bom livro. É só aturar o Quentin xD

Alex.Lessa 02/09/2015minha estante
cara acho que foi a unica resenha que eu levei realmente a seriio sobre o livro, sou fa de HP e fa mesmo, porem vi os magos como um livro de fantasia "novo" e concordo com cada palavra que voce disse, esse'livro me fez/faz (pois estou lendo) ter uma imersão tão grande como a de HP, vi várias "resenhas" falando é um harry deprimido, mas não ele eu vi como uma pessoa como eu que sim ficaria paralisado ao ver uma criatura de outro mundo e sim poderia morrer... enfim parabens pois sua resenha se nao for perfeita está quase lá

Ed 30/12/2015minha estante
Depois da sua resenha fica difícil não deseja-lo.

Silvio 17/08/2016minha estante
Estou com uma lista de enormes de livros pra ler na minha estante. Tenho todos eles, mas cada livro que termino sempre pesquiso o próximo como se eu estivesse "comprando" pra tomar a decisão correta e após ler tua resenha decidi que deveria ler "Os Magos" e depois pulo para outros. Obrigado!!!

IVAIR 27/02/2017minha estante
Caro Edu4rd0, tenho 48 anos e confesso que não li todos os livros de Harry Potter, justamente por achar que era tudo muito banal, imaturo. Já quando comecei a ver o seriado the magicians na tv, corri para comprar os livros, sim, são mais de um. Já estou lendo o segundo, o rei mago, mas o assunto aqui é o primeiro livro.
Gostei da sua resenha, o livro é um misto de vários outros livros de mundos mágicos, mas trazendo mais elementos físicos e materiais, como também os problemas existenciais desses possíveis mágicos.
Lev Grossman traz para nós heróis que não querem ser heróis. Apenas querem viver, se divertir, sem se preocupar com consequencias. Ninguém quer ser Harry Potter, Principe de Nárnia, ou outro herói qualquer.
Como sempre o livro ganha disparado da série de televisão.
Os personagens no livro são mais críveis, mais cheios de falhas, de sentimentos, os lugares são mais detalhados, mais estudados, descritos com maior cuidado.
Na tv colocaram mais um tom de terror, nos livros é mais suspense.
Quentin e Elliot são dois personagens fortes nos livros, na série, penny é mais forte que Elliot.
Julia que neste livro pouco aparece, na série tem um grande destaque.
Eu me encantei com o livro. Tenho 48 anos como disse e leio mais de 03 livros por mês, mesmo tendo meus afazeres profissionais. Leio algo sobre magia e misticismo a algum tempo, coisinha de 40 anos mais ou menos e posso dizer que o autor, traz algo mais que mera literatura. Também fui dono de livraria e volta e meia estava com algum livro 'proibido' em minhas mãos.
Não é um livro juvenil, para quem leu Harry Potter e Crônicas, mas não gosta de Tolkien, não percam tempo. Esse livro não é para vocês. O livro dois O rei mago é show também. Quem gostou do primeiro compre o segundo, não se arrependerá...

Amillay 18/09/2021minha estante
Muito ruim. Só tem personagem chato e a trama é horrível. A história não tem um rumo, só vau acontecendo um monte de coisa aleatória, parece que nada que acontece tem importância. Além da sexualização extrema do corpo feminino

Carools 02/03/2011

Decepção !
Foi um dos livros que só terminei pois pensei que no final algo aconteceria.MAS NÃO ACONTECE !
Eu nunca vi um livro que faz vc crer que o personagem principal irá desempenhar seu papel de herói e salvar a todos e no final ele não fazer nada ! NADA ! O personagem não tem aquele que! Aquela sagacidade.Quando vc acha que ele vai se mostrar um grande mago, sagaz e corajoso ele não se torna.Ele apenas observa...
O personagem principal não tem nada de diferencial dos outros, é medroso e fica lendo uma história bobinha do inicio ao final.
Á história é uma mistureba de péssima qualidade de Harry Potter com Nárnia, que aliás deveria ser proibida de tão ruim que é.
A única coisa que eu achei boa no livro foi a explicação sobre a relojoeira ser a Jane. Entretanto a história deixa a desejar.
Apesar da capa ser boa a história é decepcionante.O enredo é ruim , os personagem são sem graças, já que não acontecem grandes surpresas e todos são deprimidos.
Um livro deprimente.
Renato 20/03/2011minha estante
"O personagem principal não tem nada de diferencial dos outros"
Bem vinda a vida real! Lamento de avisar, mas nem tudo é um conto de fadas. Aí é difícil mesmo nos depararmos com um pouco de realidade de vez em quando. Isso se chama crescer.

@ARaphaDoEqualize 23/04/2011minha estante
Cara, eu nao queria DE FORMA ALGUMA concordar com você, mas eu sou obrigada. Eu fiquei tão decepcionada com o livro que eu quase chorei de frustração. Concordo em tudo que você citou, mas o pior pra mim foi essa história TOSCA que foi contada do INICIO ao FIM do livro. Outra: a unica personagem que é legal, faz alguma coisa, que tem sagacidade, vivaidade, é inteligente e teria alguma coisa a acrescentar no livro que é a Alice, tem aquele final decepcionante.

Enfim... nao gostei.

Hera 28/04/2011minha estante
Carools, infelizmente tenho q concordar com vc. As críticas eram maravilhosas, tanto q comprei de primeira. Mas fiquei esperando o enrendo, q naum veio, um protagonista insoso, sem graça q naum acrescenta nada a historia. Na verdade é uma cópia descarada de nárnia, com algum rumor de harry potter porno. A unica parte boa são as lutas magicas, q ocupam uma pagina do livro. de resto vc fica esperando. Realmente péssimo. Axo q o autor estava chapado qd escreveu esse livro

Pefico 18/06/2011minha estante
Concordo com a resenha, Carools. Deprimente pra mim é uma palavra que resume este livro.

Edu4rd0 12/09/2011minha estante
Esse livro não é para todo mundo. Como disse em minha resenha: quem pega esperando encontrar mais um Harry Potter se decepciona. A pessoa tem que ter um nível crítico desenvolvido para lê-lo.

Neto Marcel 12/02/2012minha estante
Renato, uma coisa que pode aparecer quando nos consideramos "crescidos" é a arrogância... nada contra vc, só acho que pode encarar mais de boa a crítica, de modo mais "maduro".

Gustavo 08/06/2012minha estante
Concordo plenamente!! O livro é ridículo do início ao fim. Os personagens são todos fracos e desinteressantes, a dita Homenagem à HP e Narnia são muito mais imitações baratas e as únicas coisas que são originais neste livro são deprimentes de ruim

Rebecca 21/01/2013minha estante
Concordo plenamente com a sua resenha! Ele não passou de um medroso na minha visão, só terminei de ler porque não gosto de simplesmente abandonar uma leitura, mas nem sei se lerei a continuação dele, O Rei Mago, quem sabe seja melhor.

Gabriela 24/01/2013minha estante
Acho terrível a opinião de algumas pessoas de que um livro ruim deve ser considerado bom por ser "maduro", "real"... Estamos falando de literatura!!!! Não gostar do livro não é questão de maturidade, e sim de gosto!! Eu achei esse livro péssimo, não fosse a referência a Harry Potter na capa (questão de marketing claro) ele não seria lido por metade das pessoas que tentaram se encantar com a história.

Thiago Phelippe 13/12/2013minha estante
Os personagens de Os Magos não são heróis, o autor tenta faze-los como pessoas "normais" com defeitos, medos e incertezas.

Renato 20/03/2011

Um livro realmente bom!
Primeiro eu li algumas referências que me causaram algum interesse, e fico feliz em dizer que todas as minhas expectativas foram alcançadas.
Mas atenção crianças, esse não é um livro para vocês. Fala sobre crescimento e maturidade, mas dentro de um universo onde a magia existe. E o que fazer quando jovens adultos, descobrindo a vida real e seus limites, se encontram livres desses limites pelo conhecimento da magia? Como isso tudo irá interferir no relacionamento interpessoal deles e deles com o mundo?
Uma criança quando se vê livre de seus limites tende a permanecer na fantasia em que já se encontra. Mas um adulto, regride para sua fantasia infantil e vive seus desejos de poder absoluto, segue em frente em um mundo sem significado e deprimente, ou constrói para si um significado com base naquilo em que acredita?
Acredito que neste livro a magia seja apenas um pano de fundo para um evento que acontece (ou deveria acontecer) na vida de todas as pessoas, o tornar-se adulto.
Elena P. 02/06/2011minha estante
concordo plenamente!

Crika 01/10/2013minha estante
Renato,
Vou dar minha opinião por ser uma opinião, não com a intenção de mudar a sua.
O que achei positivo no livro é justamente o que vc defende para qualifica-lo como excelente. Ou seja, o livro é composto por pessoas normais com defeitos e qualidades.
Não vou dizer que o livro é péssimo, não é o caso. O enredo proposto é bom, o desfecho da questão da relojoeira foi interessante. Também gostei dos personagens não serem perfeitos e de abordar questões reais que podem acontecer com muitos jovens do nosso mundo real, como: a falta de perspectiva, a questão do que fazer com a sua vida, qual o propósito de simplesmente viver, necessidade de dar um sentido pra vida e, principalmente, o mergulho no alcoolismo e na futilidade quando essas respostas não são encontradas.
Porém a história não é envolvente. Não é um livro que vc não consegue parar de ler, pelo contrário eu arrastei a leitura para conseguir terminar. Faltou mais ação. Em fim, o livro é chato.
Um abraço

Elena58 02/11/2011

Primeiramente, sabe aquelas críticas que tem na costa do livro, dizendo que ele faz uma homenagem à Nárnia e Harry Potter? É LITERALMENTE isso. Não é nas entrelinhas, não é implícito, é algo totalmente na cara. Por isso, as referências nas críticas.

Na realidade, ele não é melhor nem pior do que nenhuma dessas séries de fantasia. Ele de fato traz um enfoque tão diferente que é impossível comparar. Não concordo com a crítica do George R. R. Martin que há no livro (dizendo que Harry Potter é chá e Os Magos é uísque), pois ela faz com que as pessoas tenham uma visão errada do livro antes de lê-lo, ou já ficam com birra do livro por ter sido dito que é melhor que Harry Potter. É importante, portanto, lê-lo com a mente aberta, sem ter a intenção de comparar, apenas notando as, como já disse, explícitas referências.

Outra coisa: o livro é bem adulto! Com grande enfoque em sexo e álcool. Então já fique sabendo disso!

Os Magos é, na realidade, o tipo de livro perfeito para aqueles que como eu, amam fantasia e cresceram lendo esse tipo de literatura, mas agora, procuram livros mais adultos do gênero... E eu achei nesse livro um dos melhores do gênero que eu já li.
Ele é um livro único. Sim, ele é uma mistura de Harry Potter, Nárnia, com elementos adultos, mas o melhor do livro é que ele, com essa mistura, cria uma história completamente original, com a sua visão de magia, com os seus personagens imperfeitos, com a sua própria escola de magia. A história original é tão bem feita, tão dinâmica, que o livro me cativou. Já o li faz um tempo, mas a história continua vívida na minha memória, pois foi um livro entre tantos outros, mas um livro que me marcou. Recomendadíssimo :)
Albarus Andreos 12/01/2012minha estante
Oi, Lena. Quando Martin diz que Harry Potter é chá, refere-se a ideia central explicitamente inglesa utilizada por J. K. Rowling. Não é uma crítica. Já a comparação ao uísque linkada ao livro de Grossman, nos remete exatamente à temática mais adulta do livro, como você bem comentou. Não há comparação, de fato, entre um livro e outro, no sentido de dizer que um é melhor e outro pior. Beijos.

Elena58 12/01/2012minha estante
Sim, eu percebi isso depois que eu li o livro... O problema é que a maioria das pessoas interpreta isso como se ele estivesse dizendo que Os Magos é melhor que Harry Potter...

Carf 12/12/2011

As horas mais mal gastas da minha vida
Um dos piores livros que já li.
É uma mistura de Harry Potter (por causa da escola de magia só pra nerds, que é concluída no livro) com Crônicas de Nárnia. Mas com personagens "loosers", enfadonhos, ébrios e drogados. Triste o fato de adicionar sexo e drogas em um livro para dizer que ele é literatura para adultos, pois, afora isto, a estória é parva, medíocre.
Já li livros infantis mais interessantes que esse e com a história melhor desenvolvida, incluindo as próprias Crônicas de Nárnia, infinitamente melhor que esse mísero empilhado de papel que tem a vergonha de se chamar de livro.
O enredo é totalmente previsível do começo ao fim, e eu fiz o sacrifício de ler até o fim para ver se pelo menos este se salvava...mas nem isto.

Há uma resenha perfeita no Amazon sobre este livro (The Magicians does almost everything wrong., January 30, 2010
By D. Fischer "ShoutingMan"):
"Goes nowhere, Does nothing: The story is a string of essentially random events, culminating in nothing."
(Tradução livre: "Não vai a lugar nenhum, não faz nada: a estória é uma seqüência de eventos essencialmente aleatórios, culminando em nada").
Se ao menos eu tivesse lido essa resenha antes.

O mais interessante é ver os defensores ferrenhos dessa obra a defenderem com o argumento de "A Roupa Nova do Imperador": somente os inteligentes enxergam a genialidade da obra!
Acho que até o autor se surpreenderia com as conclusões a que alguns de seus fãs chegaram.

Mas, enfim, nunca, mas nunca mesmo quero ler outro livro parecido com este.
Danzoc 13/12/2011minha estante
Discordo, mas respeito!

Pedro Nabuco 01/01/2012minha estante
Concordo plenamente.

Ana B' 17/07/2011

Descente
Os magos é um bom livro pra ser lido apenas uma vez, tem a sua parte de magia, mas é composto principalmente pelas circunstâncias da vida do personagem principal.
Muitas pessoas pensam que esse será mais um Harry Potter da vida, cheio de magias e criaturas míticas, mas não. Claro que o livro apresentou a sua cota de feitiço e novos mundos á la Nárnia e Harry Potter, porém foi uma minoria.
Esse livro é mais sobre a evolução de um garoto e as suas experiências, não é ruim, mas também não é lá essas coisas. Tem partes em que você mergulha e aproveita e outras que você simplesmente quer terminar logo. Tem horas em que o autor não respeita muito a idéia de tempo e espaço e joga um pouco os fatos. Achei o final meio decepcionante, mas que se encaixou bem no perfil do livro.
Que quiser encarar, boa leitura, quem não quiser, não perde muito coisa!
Crika 04/10/2013minha estante
Oi Ana!!!
Achei esse livro muito, muito CHATO!!!
O enredo é bom. Principalmente a ideia de abordar personagens com seus defeitos e qualidades e a busca para um "sentido" pra vida. Mas o autor conseguiu deixar tudo muito devagar e chato.
Porem, como sou teimosa, estou lendo o 2º livro. Estou na metade da leitura. Não vou dizer que é maravilhoso, mas está sendo muito melhor que o primeiro. Estou gostando um pouco mais.
Um abraço.

Ana B' 08/10/2013minha estante
Então, vou ler o segundo também hahahahaha o livro é muito lento aí fica meio cansativo, mas quem sabe os egundo não traz algo melhor?

Luiza3302 02/09/2011

Harry Potter + Nárnia + Álcool + Sexo + Nem Froid explica!
Os Magos para mim não foi uma leitura dinâmica. Estou muito acostumada com estórias de fantasia e embora seja sobre bruxaria, acabou perdendo a magia pra mim, se é que me entendem.

Quentin, o personagem principal, é o melhor exemplo de frustração que já encontrei nos livros que li em toda a minha vida. Apesar se possuir uma inteligência invejável, a sua inteligência emocional é quase nula. Vive procurando a felicidade, mas nunca a encontra; acaba fazendo as coisas sem pensar nas conseqüências e machucando as pessoas que estão a sua volta; não sabe o que quer, o que possui nunca será suficiente para fazê-lo feliz e nem consegue fazer nada a respeito.

O estudo de magia é um estudo metódico, um pouco mais verossímil. Tudo o que aconteceu a respeito dela durante o período escolar foi muito interessante. Não é um livro para crianças, contém partes que falam abertamente sobre sexo e lidam com vários assuntos em uma abordagem adulta, às vezes tornando-se um um pouco monótona.

Mas apensar de tudo, o livro poderia ter ganhado a minha admiração se não fosse pela revelação sem graça da identidade do vilão e pelo final. Não tenho nada contra finais não-alegres, acredito que muitas narrativas podem ser boas mesmo assim, só que não foi o caso... Acho que pra completar todo o clima de frustração característico!

Eu esperava um final mais justo, mas a vida nem sempre é justa e o desfecho deixa explícito que o livro está longe de ser um “conto de fadas”.

Isso não é necessariamente uma crítica, está mais para uma constatação. Afinal, acredito que tenha sido exatamente esse o objetivo do autor. Mas sinceramente?! Não me fez bem... Terminei de ler com uma sensação ruim.

Acredito que o maior problema foi a propaganda feita na sinopse. O livro foi vendido como se fosse para o público fã de fantasia, sendo que eu o venderia para estudantes de psicologia e qualquer pessoa que goste de ler sobre ambições e comportamento humano.
Elenai 22/10/2011minha estante
Seu último parágrafo me convenceu a comprar o livro!

Júlia Karine 01/12/2013

Impossível descrever
Os Magos é um daqueles livros que te deixa em dúvida, você não sabe se ama ou odeia, se gosta ou desgosta, se fica feliz ao terminá-lo ou triste.
É bem claro que, no enredo, há partes excitantes, curiosas, e outras extremamente chatas. O protagonista não ajuda muito, Quentin está na minha lista de piores protagonistas, sempre o via como o cara menos empolgante, na história.
Já que mencionei o Quentin, a história se passa ao redor dele e sua paixão por magia. É um livro maduro, apresenta um tema mais "científico" para a magia, é como um vestibular para magos.
Achei interessante a leitura desse livro, provei sensações nunca provadas, e como eu disse anteriormente, ainda não sei dizer se aprovei esse livro ou não. Já faz um tempo em que o li, e ainda sim não consigo me recuperar do final que me deixou com uma sensação de: "sério? acabou assim?!"
Uma coisa que não me agradou foi a passagem de tempo no livro, há coisas que acontecem muito rápido, e outras muito devagar. Apesar de que, só nesse livro, se passam quatro anos do começo da história até o final.
Enfim, apesar de seus defeitos, é um bom livro que merece ser lido. Um pouco de paciência, qualquer um consegue desfrutar da leitra.
Nessa 27/12/2015minha estante
Eu tive a mesma opinião que você. Não consegui sentir nada além de ódio pelo Quentin. A história poderia ter deixado toda a parte de "terra mágica" pra um segundo livro e eu realmente iria gostar muito mais dele. Até as mortes no fim do livro foram rápidas e jogadas de uma forma que não conseguiram emocionar e eu achei que o fato do personagem principal passar por tudo isso sem nenhum arranhão é mais frustante ainda. Mas terminei ele pensando que o segundo iria salvar a colheita.

Lit Yousei 29/08/2011

Sexo, drogas, rock'n'roll e magia
Lev Grossman tentou ser audacioso ao escrever "os Magos". Infelizmente, ele não foi sagaz o suficiente para sustentar a sua obra.

O livro começa como qualquer outro do gênero, a receita já foi passada e repassada milhares de vezes por diversos autores: um garoto jovem descobre que existe um mundo mágico e decide se embrenhar em suas profundezas. O que diferencia Grossman das demais estórias é que ele tenta puxar o lado obscuro desse novo universo e dá um tapa na cara do leitor com a realidade que vem a existir por detrás desses contos.

Mas não é difícil ficar incomodado com a leitura, a começar pelo fato de que palavras são repetidas o tempo todo. Não sei quantas vezes li o termo "sabe-se lá" ou "seja lá" durante as 456 páginas. Gostaria até de ter contado para ter uma idéia mais exata do tanto que esse termo foi reutilizado. Também achei alguns adjetivos empregados pelo autor muito estranhos, eles não davam liga com o que estava sendo escrito.

Superando a parte da escrita, vem o problema com o universo de "Os Magos". Nada é muito bem explicado, o mundo é muito superficial e o leitor acaba não entendo muito bem as regras por detrás dele. Muitas vezes da a impressão que o próprio Grossman não sabia ao certo como ele funcionava. Porém, se você chega até a página 100, 150 você começa a entender qual é a intenção do autor. Não é um livro de fantasia, muito pelo contrário, é um livro sobre evolução interna e relações interpessoais.

Seria uma ótima idéia SE os personagens fossem carismáticos. Em nenhum momento senti empatia ou afeição pela gama de estudantes que foram apresentados. Talvez um pouco pela jovem Alice, mas ela é uma sombra de personagens já conhecidos. Quentin foi uma péssima escolha como papel principal. O próprio é capaz de fazer o leitor abandonar a leitura e partir para um conto mais emocionante.

Em geral, acredito que o grande problema de "Os Magos" é a propaganda do verso. Ele é vendido como um livro de fantasia, uma estória surpreendente que precisa ser lida pelos amantes do gênero, mas é bem o contrário. O livro não possui nenhum elemento que entre nessa classificação, como personagens heroicos e um enredo cheio de aventuras e reviravoltas. A obra de Grossman pode ser simplificada como um livro de "sexo, drogas, rock'n'roll e magia", que você deve ler sem grandes pretensões; e mesmo seguindo por esse lado, existem melhores opções no mercado.
Juliane.Millani 02/05/2012minha estante
o ponto é: tu não precisa sentir empatia pelos personagens! eles sao tudo que agente despresa e sem perceber é! a angustia de vida deles só faz eles parecerem mais humanos e não tão heróis!

Dáfne 05/01/2015

No mínimo estranho.
Entendo que o livro transforma os personagens em pessoas reais e quer mostrar um pouco de realidade e não de aventuras fantasiosas. Mas se essa era a ideia inicial então não deviam nomeá-los "magos" e nem criar um cenário de uma "escola de magia" afinal isso não é realidade. O jeito como tudo fica misturado é estranho e bizarro. Achei que faltou timing, do início ao fim o autor lança trechos de uma história que parece ser promissora mas no fim me decepcionou um pouco por ser no mínimo sem sentido. O auge do livro não é alcançado, não há aquelas 10 páginas que a gente espera em que toda a história fará sentido. Achei fraco. Na minha opinião faltou um senso de público, quem procura um livro com o título "Os Magos" na minha opinião espera um pouco mais do que um pouco de realidade "fantasiada" de fantasia. E com todo respeito, a citação de George Martin na capa me fez repensar o meu conceito sobre ele...
Nessa 27/12/2015minha estante
Concordo com você, achei que o personagem principal não era um gênio e pelo contrário, era um idiota, eu entendo que eles tentaram mostrar um personagem humano mas o Quentin era apenas um garoto interesseiro que se desfazia das pessoas quando não precisava delas somente para buscá-las de volta quando precisasse delas. O livro tinha tudo para se desenrolar bem mas perdeu o sentido e pulou de "escola de magia" para "nárnia" muito rápido.

André 29/07/2014

POR FAVOR, esqueçam Harry Potter ou Nárnia ao ler esse livro...
O grande problema em torno desse livro são as comparações. A mídia, leitores — e até autores — só sabem dizer "O Harry Potter para adultos" ao falar de Os Magos. E isso é completamente errôneo. Tão errôneo quanto começar a ler o livro esperando uma história de fantasia infanto-juvenil como Crônicas de Nárnia ou Harry Potter. Não que eu ache essas sagas ruins, muito pelo contrário, são excelentes. Mas as pessoas precisam saber diferenciar um conto de fadas de uma história com aspectos mais adultos e com personagens da vida real ao invés dos personagens que não saem dos padrões de "bonzinho herói e seus amigos" e "vilão malvado e seus comparsas".

Quentin Coldwater — assim todos os outros personagens principais — é um adolescente da vida real. Ele não é (e nem era pra ser) o grande heroi da história como Harry ou Frodo, nem politicamente correto como eles, e é aí que as pessoas se perdem. Os Magos tenta retratar as consequências da magia num mundo nu e cru... o nosso; sem os clichês que insistem em se repetir na literaura. E as pessoas o criticam como se o autor apenas tivesse introduzido sexo e álcool num conto de fadas, sendo que o livro está longe de querer ser um, e não é.
Dáfne 05/01/2015minha estante
Eu concordo com você. Se ele tivesse seguido por essa linha eu acho que teria se saído bem, o problema principal que eu achei foi ele ficar misturando aqueles trechos da "história infantil" que o Quentin lê. Isso cria uma expectativa que na minha opinião (e na de muitos pelo que percebi) não foi plenamente satisfeita quando ele chega ao desfecho. Mas enfim... opinião é opinião, né? rs Eu não recomendaria para os amantes dessa linha de ficção/aventura, não pelo fato de ser adulto, mas pelo fato de não ter uma história central que me convenceu.

Kellyguimma 12/05/2012

Denso
Confesso que demorou pra me prender. É um começo meio lento, um meio trupicante e um final com vários pontos de interrogação.
Vários capítulos terminavam do nada, e quando eu achava que ia começar algo bem interessante, nada. Sem falar que é impossível não sentir um cheirinho de Harry Potter, Nárnia e até mesmo O Senhor dos Anéis durante todo o livro. Até mesmo porque o próprio autor cita personagens e situações destes livros.
Não consegui uma ligação com nenhum personagem. Nem mesmo com o protagonista (Que é um tanto quanto depressivo). Fiquei mais interessada nos locais. E pela "balbúrdia", o jogo deles.
Não achei tuuuuudo isso, mas em geral eu gostei.
Anciosa pra ler a continuação "O Rei Mago" ^.^
Julia 11/06/2012minha estante
Tive exatamente a msm impressão do livro!

Lai 01/02/2022

Os Magos
Essa só não foi a minha leitura mais demorada, porque eu enrolei muito mais tempo pra ler Relíquias da Morte.

A leitura começou bem, digamos assim, o autor soube despertar minha curiosidade. Porém, depois da 2° parte, eu comecei a perder o interesse e ficou cansativo pra mim ler, porque eu particularmente gosto bastante de diálogos e tinha muito mais descrições das coisas que aconteciam do que conversas.
A história foi seguindo, os personagens cresceram e em certo momento eu realmente odiei muito um personagem, só não vou dizer quem, pois seria spoiler.
Meu interesse voltou mais, um pouco antes da reta final do livro e preciso admitir que eu não tava esperando por esse final.
Giulia Barreto 27/02/2023minha estante
A Julia? Hehehe

Laura 02/06/2020

Chato!
Chato, sem sentido e como mencionou um outro colega leitor, "A junção de nada com coisa nenhuma". A história é dividida em partes, até a 2 parte é razoável e parece que vai chagar a algum lugar, porém é mera ilusão. Foi uma perda de tempo, só terminei porque era para um desafio literário. E sinceramente não gostei nem mesmo da série, só consegui assistir os dois primeiros episódios. Não recomendo.
Lizzy 02/06/2020minha estante
Se vc diz que é chato eu acredito rs

Elena P. 02/06/2011

Ótimo livro!

A história de Quentin e seus amigos (ou não) acontece num universo mágico, porém nada lúdico. A mágia aqui, creio, é mais um pano de fundo que o autor usou para tratar de questões como crescimento, amizade, covardia, solidão, amor. Temos um protagonista que por um lado é covarde, mesquinho e fraco; e por outro, apaixonado, inconformado e sonhador. Quentin tem um grande senso de inadequação, uma solidão latente e uma paixão arrasadora pelo que é mágico (que pode muito bem ser lida como escapismo). Por vezes eu decididamente o odiei por sua fraqueza e covardia, mas não pude não me identificar, afinal, essa não é uma história sobre um herói que se sacrifica e corre riscos para salvar à todos, mas de um garoto que se joga (e aos seus amigos) numa jornada perigosa só para encontar um sentido para sua vida, que é basicamente o que acho que todos procuramos. Quanto à cenas(?) de sexo, de drogas, de traições (das quais algumas pessoas reclamam), estas me parecem perfeitamente verossímeis e mostram quão humanas as personagens são; suas obseções, suas fraquezas, seus medos, seus amores, e tudo isso me fez ter a impressão de que essa história poderia mesmo acontecer e que as pessoas "reais" se comportariam extamente do jeito que essas personagens se comportam. Concluindo, acredito que para ler "Os magos" é preciso estar preparado para personages difíceis de aceitar, uma narrativa meio paralela que parece sem sentido por várias páginas(mas que depois entendemos bem) e para um final amargo. Mas eu digo, vale muito a pena!!
Renato 26/07/2011minha estante
Concordo plenamente. Vc conseguiu descrever muito bem a essência do livro. É legal ver que finalmente alguém concordou comigo aqui nesse skoob.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6