O capote

O capote Nikolai Gógol

Resenhas - O Capote

Carmillabloods 12/12/2023

Na literatura russa é essencial a compreensão do contexto histórico em que o texto foi escrito e um ótimo exemplo a ser tomado pode ser Nikolai Gógol. Aqui, irei analisar em especifico o conto O capote.

A literatura na Rússia é dividida entre seis períodos, são esses; Era Antiga, Era pré-dourada, Era dourada, Era de prata, Era soviética e Era pós-soviética. Durante a época dourada ocorre a introdução do romantismo junto com temas que vão de realismo a puro drama.

O autor Nikolai Gógol foi um grande escritor do Império Russo, nascido no território atualmente localizado na ucrânia, e apesar de muito de seus contos terem sido influenciados pela tradição ucraniana, seus trabalhos foram redigidos em russo. Toda sua obra é baseada no realismo.

Em O capote Nikolai faz uma sátira a burocracia excessiva do período czarista, já antes abordada por Dostoievski, enquanto também ironiza as relações de poder no capitalismo através do personagem intitulado Figurão.

Seu protagonista é completamente pacato e leva uma vida de extrema pobreza, e humilhações em seu emprego por conta de suas vestimentas, e quando seu único capote acaba sendo desgastado por velhice, ele acaba por se encontrar em uma situação de renunciar alimentações e toma para si um estilo de vida mais restrito do que o normal para conseguir comprar um novo capote, e essa situação perdura por meses a fio até que finalmente consiga seu objetivo. O protagonista vem como uma denúncia as situações precárias de vida de muitos funcionários públicos durante o século XIX na Rússia.

A burocracia no Império Czarista se mostra ser burra tendo em vista ser desnecessariamente complicada, o que no conto se mostra ser um empecilho para resolução de qualquer problema que a população pudesse vir a ter. Na história, Akaki Akakiévitch se encontra perdido a quem recorrer após ter seu capote novo furtado durante a noite, e a todos que procura em busca de uma resolução de sua situação acabam apenas o humilhando ou questionando sobre coisas que de nada ajudariam a encontrar seu capote, além de ser revelado a si que por mais que a polícia o encontrasse não o devolveriam para ele. Sendo assim, a história relata a incompetência da burocracia Russa da época.

O personagem Figurão apenas é caracterizado por ser uma figura importante no local onde Akaki trabalha, entretanto também é dito que existem pessoas mais importantes que ele no espaço. O Figurão, algum dia já foi apenas um funcionário comum, mas em algum momento acabou tendo seu cargo elevado e junto com isso sua autoestima, pois acreditava valer mais que as pessoas abaixo de si, e assim, o Figurão se torna uma pessoa inacessível já que por fim apenas interagia com pessoas de cargo igual ou superior ao seu e a todos os outros que tentam interagir consigo acabam sendo amedrontados por seu superior. Através disso é possível afirmar que o personagem em questão representa um dos principais males do capitalismo, as relações toxicas de trabalho, algo que se estende desde o tempo imperial até o atual.

E assim, Nikolai Gógol escreveu uma das principais obras de seu tempo, com críticas que até hoje são parte da realidade dos leitores. O capote além de uma leitura atemporal é uma leitura essencial para quem deseja estudar a história da literatura russa, assim como outras obras do autor.
carrir 12/12/2023minha estante
nikolai gogogo

Sarah 25/12/2021

Contos ótimos com uma pegada sarcástica
A Tradução é tudo nesse livro, com uma pegada sarcástica e sátira, eu confio que o original do livro também quis repassar tudo isso, por ser uma lenda que iniciou muitos autores russos.
São histórias doidinhas da cuca, por isso msm eu amei.

Rafael 08/03/2022

Esperava mais
Esperava bem.mais desse livro e desse autor também, o conto que dá nome ao livro é muito bom, mas só. Os outros são um porre. Em alguns momentos parece que a história não está indo pra lugar nenhum, e isso me brocha demais em uma história. Livro curto, mas demorei uma era pra terminar.

Bi 03/04/2022

Contos bem selecionados! Acompanhado de textos críticos bem posicionados, leitura que vale muito a pena. Ótima reflexões sobre o clássico e contínuas comparações de relações que mesmo com séculos de distância ainda são possíveis de se ver em jogo. Gogol foi mesmo uma mente ávida em refletir de forma coloca e grotesca as dimensões das aspirações humanas.

Ale Giannini 21/05/2022

Folclore russo
Eu acho a literatura russa fascinante. Me identifico bastante com ela, assim como com a latina: Gabriel Garcia Marquez, Isabel Allende, Jorge Amado, etc.

Esse livro de Gógol traz alguns contos de fantasia sobre a sociedade russa do século XIX e outros contos folclóricos.

Humor, ironia, e muita fantasia marcam essa fase de Gógol, que muitos historiadores classificam como a origem de uma nova prosa na literatura russa, baseada na língua popular.

Estão presentes os contos mais famosos como "O capote" e "O nariz".

Nath Mel 19/07/2022

Desejo e melancolia
Um modesto funcionário se submete a várias privações para poder comprar um bom capote para o inverno. Quando consegue, seu capote é roubado e ele entra em profunda melancolia.

Gogol alia o realismo mais minucioso a uma incursão no sobrenatural nessa novela.

Tiago 27/07/2022

Otimo!
De todos os contos o que mais gostei foi "O Nariz". A perda do "Eu", representado por uma parte do corpo, submete o personagem a uma experimentaçao psicologica que o desnuda de sua essência: eis o nascimento do eixo narrativo de Dostoievski, como bem disse Paulo Bezerra.

Geovana114 17/08/2022

Quando eu vi que a escrita de Gógol e Dostoiévski andavam de mãos dadas, eu sabia que precisava ler esse livro e que ele seria incrível.
A série de contos de um dos maiores escritores da literatura russa, incluindo seu grande sucesso "O capote" são engraçados, envolventes e levam, sem exceção, as análises minuciosas de Gógol, que pela minha experiência nesse livro, adora descrever as personalidades humanas e suas vertentes inusitadas.

Matheus.Lamec 08/12/2022

Uma experiência esquisita ler esse livro. Alguns contos são realmente muito bons, outros são só bons. Mas no geral gostei muito dessa leitura.

Ramiro.ag 19/12/2022

O capote de Gogol
"Ele se tornou mais vivo e mais firme de caráter, tão logo ficou para si uma meta na vida. A dúvida, a indecisão, todos os traços gestantes e imprecisos desapareceram de seu rosto e de seus atos"

Incrível como Gogol traz críticas muito ácidas, mas ao mesmo tempo suaves ao sistema que vivia na época, a toda burocracia e hierarquia russa e aos valores dos homens de sua época.

Apesar disso, a leitura é muito divertida e fluída, em "O Nariz" as situações são tão absurdas que você não sabe se ri ou fica chocado com tudo aquilo kkkkk

O que mais me pegou foi "Diário de um Louco", foi tudo tão intenso que senti como se eu mesma estivesse ficando mais biruta a cada página.

Clarispectiana 23/12/2022

Gógol é genial!!

Para quem gosta de contos e aspectos fantásticos ta ai uma ótima pedida.

O conto "O capote" é mesmo magistral.

Zicatti 05/02/2023

Palestrei
No geral, os 5 contos são interessantes.

Os 3 primeiros contato, que abordam a vida dos pequenos funcionários de São Petersburgo, são os mais legais! E apesar de já ter lido dois deles anteriormente ("O Nariz" e "Diário de Um Louco") a experiência ainda sim foi muito legal.

O Capote: ?????
Diário de Um Louco: ???
O Nariz: ????

Já os dois últimos contos abordam a vida rural na região da Ucrânia, onde o autor viveu até seus 20 anos. Então, sua abordagem é mais folclórica. Ou seja, apresenta alguns mitos e costumes especificamente rurais. O primeiro conto não me cativou e achei bem chato. Já o segundo achei sensacional pelo clima de terror e mistério.

Noite de Natal: ??
Viy: ????

Gostei da experiência de ler Gógol, vou experimentar ler mais algumas de suas obras (Almas Mortas? Teatro?). Mas o que mais me chamou atenção foi o aspecto fantástico de suas obras! Nunca havia lido algo do tipo, principalmente se tratando de literatura russa.

amy 14/03/2023

Foi uma leitura muito agradável! O surrealismo é incrível, cada conto foi uma experiência única. Facilmente recomendaria