O capote

O capote Nikolai Gógol

Resenhas - O Capote

Fabiane131 15/04/2023

Capotei lendo o capote
De início parece uma história simples, apenas para tirar um riso ou outro mas quando bem analisada percebemos questões como a hierarquização, conhecimento e literatura. Simplesmente incrível. A parte que mais me chamou atenção foram as referências escondidas contidas no nome da personagem de Akaki, referências essenciais para uma boa reflexão e análise da obra.

MykaaMoon 19/06/2023

Toda vez que leio o conto do capote do Gógol, eu sempre o interpreto de forma diferente. E é impossível não gostar.

Icaro 14/08/2023

Delicioso
Livro delicioso da Editora 34 que reune 5 contos maravilhosos de Gógol.

Um dos pais da literatura russa, esse ucraniano de nascimento escreveu inúmeras histórias baseadas no foclore da sua terra.

A narrativa é simples, muito bem escrita e com histórias ótimas. De fato, os escritores de língua russa são de outro mundo.

O que me surpreendeu muito foram as histórias fantástica, virei muito fã!

Evelyn Véras - 15/01/2015

Capote e outras histórias
O capote
Akáki Akákievitch ( praticamente um trava língua o nome dele) era um funcionário de uma repartição pública, e era motivo de chacota entre seus colegas e ignorado pelas pessoas e pela sociedade.
Durante o rígido inverno de São Petersburgo, Akáki percebendo que o seu capote já estava bem gasto é orientado por seu alfaiate à encomendar um novo.
Enquanto espera que o novo capote fique pronto Akaki passa a ter um novo sentido em sua vida.
E sua vida realmente muda depois dele receber seu novo capote. Todos na sua repartição começam a tratá-lo melhor. O próprio Akáki se sente melhor com seu novo capote.
Mas algo inesperado acontece com seu capote e Akáki é posto cara a cara com a burocracia e insensibilidade a cerca dos problemas alheio.
Para continuar lendo essa resenha acesse o link abaixo e visite meu blog sobre resenhas de livros..

Bosque da Leitura...Resenha:Capote e outras histórias

site: http://bosquedaleitura.blogspot.com.br/2014/12/o-capote-e-outras-historias-nikolai.html

Marilia228 03/07/2018

Li os dois primeiros contos e são excelentes. Vale muito a pena ler o livro inteiro, abandonei por falta de tempo e por haver outras prioridades de leitura no momento, mas vai ficar na lista pra ser lido o mais breve possível!

Gabi 26/02/2020

Gógol faz parte do lado bem-humorado e zombeteiro da literatura russa e os contos desde livro confirmam isso. Recomendo para quem quer iniciar com algo leve na literatura russa.

alex 30/11/2021

o capote 4/5
diário de um louco 5/5
o nariz 3/5
noite de natal 3.5/5
viy 3/5

diário de um louco foi genial e divertido. foi como ler uma enxurrada de pensamentos. viy é uma história popular ucraniana de horror e eu não curti muito pra ser honesto.

eu acredito que muito é perdido pela tradução e contexto para nós não russos apreciarmos gógol 100%, mas definitivamente um autor incrível

Mi_ 14/11/2022

Divertido
Nikolai Gógol, autor russo do século XIX, soube como ninguém fazer uma análise satírica,cômica e trágica da sociedade do seu tempo,.
Com estilo, enredos e personagens inovadores, ele nos apresenta o conto ?O Nariz?, coletânea que faz parte da obra ?O Capote?; que além de ser um texto divertidíssimo, nos traz muitas reflexões.
No decorrer da leitura percebemos que o nariz não é apenas um órgão do corpo humano cheio de simetrias e assimetrias, mas é além de tudo, o órgão que mais simboliza a nossa identidade.
Vamos a história?
?Platon Kovaliov, em uma certa manhã descobre ter perdido o nariz. O órgão olfativo desgrudou-se do rosto e saiu da casa sem avisar, e foi visto mais tarde com as roupas de um conselheiro diplomático passeando pela cidade como se fosse a coisa mais natural do mundo.?
O nariz ambulante será capturado e devolvido ao dono? Voltará a ocupar o seu devido lugar?Deveríamos estranhar tudo isso?
Só chega a uma resposta quem ler! Eu amei. ?

#literatura#literaturarussa#dostoievski#nikolaigogol#livros#leitura#ocapoteeoutrashistorias#onariz#books#editora34teamo

Luís 05/01/2023

Realmente, da pra ver de onde Dostoiévski tirou bastante inspiração para a composição de sua obra; Gógol lida com a realidade do pequeno funcionário russo do mesmo jeito que Dostoiévski faz em obras tipo "Memórias do Subsolo", como um ser quase alegórico, abjeto. Preferi, porém, os contos que lidam com o folclore ucraniano, achei bastante divertidos! O texto final, do tradutor, também lançou luz a várias questões dos contos, foi muito útil.

Rafael1082 01/04/2024

Rússia XIX
Uma obra que retrata de forma divertida e fantástica a Rússia da primeira metade do século XIX, com contos muito divertidos e que possuem muitas camadas.

Sol Belchior 08/04/2023

Recomendo!
"E por ser a Lua uma bola tão macia é que lá as pessoas não encontram meio de
viver e só narizes vivem atualmente. É por isso que nós mesmos não podemos ver os nossos narizes, pois todos eles estão
na Lua."

As obras reunidas são muito boas! E não havia lido ainda um livro russo que me tirasse risadas como esse. Vale muito a pena a leitura. Uma estória melhor que a outra.

Trindade 01/05/2023

Bons contos
E uma coletânea interessante. O capote é o melhor deles, pensei que eu escolheria o nariz, que já havia lido, mas o primeiro me surpreendeu. Os demais variam do mais ou menos ao bom.