Amar ou Depender?

Amar ou Depender? Walter Riso

Resenhas - Amar ou Depender ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Hermione 03/01/2023

" o amor é um processo de ebulição permanente, vivo e ativo, no qual traçamos a acada instante nosso ecossistema afetivo, nosso lugar no mundo".
Preciso, simples e muito bem explicativo... que livro esclarecedor

maysleituras 15/12/2022

Não esqueça de você
Achei um bom livro. Escrita acessível, é quase como se o autor estivesse fofocando com a gente e durante alguns momentos desse maiores explicações.

Tem muita frase boa e marcante, acho que uma das que mais me pegou foi quando ele fala que muito se pensa sobre a ausência de amor do que sobre o excesso. Que a sociedade vê e lida com o problema do primeiro, mas quase nada com a do segundo, sendo que os dois casos se tratam de desamor. Aí nós só nos preocupamos com o segundo quando chega a um extremo.

No fim das contas, quando estamos numa relação acabamos enxergando muito o outro e esquecemos de olhar para nós. É a frase que vi em algum lugar, algo no seguinte sentido: ok, você está preocupada dele não gostar disso, mas e você? O que VOCÊ acha sobre isso?

Enfim, é uma leitura muito importante. Difícil de aplicar para quem vivencia esse sentimento, porém pensar no problema já é um passo enorme. Necessário demais. É uma obra bem objetiva, então se tem interesse no assunto recomendo ler e recomendo ir atrás de mais livros com esse intuito.

Andreya.Stella 11/12/2022

Inspirador
Estamos sempre nos prendendo em uma dependência doentia. As vezes sequer percebemos as amarras da necessidade do outro. Esse livro é um primeiro passo, para a liberdade de amar sem amarras.

maria20786 05/12/2022

esse livro eh simplesmente uma lapadA consciente ?????? eu gostei mt!!! recomendo d*

(resenhando meia boca p aparecer como lido no desafio do skoob

Ana Prado 16/11/2022

Razoável
Ah achei muito do mesmo do que se encontra nos livros de autoajuda, nao foi uma leitura que me prendeu e achei inclusive entediante porem como o assunto é importante acho válida a leitura

Maria 15/09/2022

Amei
Livro muito bom pra quem quer se entender um pouco. Entender o que está acontecendo e como fazer pra começar a mudar.
Leitura leve, típico TCC

Mafê 20/08/2022

Um bom livro para reflexões
Gosto de ler este livro sempre que quero clarear a mente em relação a questões sobre relacionamento afetivo. Para manter tudo no lugar. Por vezes me perco nessa caminhada? essa leitura me auxilia no reencontro. É um bom livro. Recomendo!

Camila 05/08/2022

sensacional
nossa, esse livro me ajudou muito estou num momento da minha vida mt difícil em questão de relacionamento.. E esse livro veio para dar um norte na minha vida.. recomendo demais..

Lili 31/07/2022

Livro extremamente necessário. Só quem vive ou já viveu a dependência emocional sabe o quanto é difícil enxergar essa situação e principalmente conseguir sair dela. O livro trás várias falas importantes e que nos fazem refletir. Com certeza trouxe muitos esclarecimentos e me senti acolhida com essa leitura incrível. Super recomendo.

onmayra 25/07/2022

Necessário!! Esse livro tem uns "tapas na cara"
A escrita me pegou um pouco, pois não sabia certas palavras. Fora isso, é bem detalhado pois descreve a situação e depois ela explica o quão tal situação não faz bem.

Ana Caroline 05/07/2022

Sensacional!!
Esse livro é sensacional. Com uma linguagem fácil e explicativa pontua claramente as características de um codependente e as maneiras que lidam nas relações. Abriu minha mente e coração. Merecemos sempre mais, não de forma egóica, mas por merecimento! Um dos meus preferidos ??

Chm_Henrique 16/06/2022

Perfeito!
Uma bela princesa estava procurando um marido. Aristocratas e endinheirados senhores tinham chegado de todos os lugares para oferecer maravilhosos presentes. Jóias, terras, exércitos e tronos estavam entre os agrados para conquistar uma criatura tão especial. Entre os candidatos, se encontrava um jovem plebeu que não tinha mais riquezas do que amor e perseverança. Quando chegou o momento de falar, ele disse: ?princesa, eu a amei toda a vida. Como sou um homem pobre não tenho tesouros para lhes dar ofereço meu sacrifício como prova de amor. Ficarei cem dias sentado sob a sua janela, sem mais alimento do que a água da chuva e sem mais roupas do que as que visto agora. Esse é meu dote?. A princesa comovida por tal gesto de amor, decidiu aceitar: ?você terá a oportunidade; se passar na prova, me desposará?. Assim passaram-se as horas e os dias. O pretendente ficou sentado, suportando o vento, a neve e as noites geladas. Sem pestanejar, com os olhos fixos no balcão da amada, o valente vassalo seguiu firme em seu intento, sem desanimar por nenhum momento.
De vez em quando, a cortina da janela real deixava transparecer a esbelta figura da princesa, que, com um gesto nobre e um sorriso, aprovava a empreitada.

Tudo ia às mil maravilhas, inclusive alguns otimistas haviam começado a planejar os festejos. Quando chegou 99º dia, os camponeses da redondeza haviam saído para incentivar o próximo monarca. Tudo era alegria e folguedo até que, de repente, quando faltava uma hora para o prazo terminar, frente ao olhar atônito do público e a perplexidade da infanta, o jovem se levantou e, sem dar explicação alguma, se afastou lentamente do lugar. Algumas semanas depois, enquanto perambulava por uma estrada isolada, um garoto do povoado o alcançou e pergunto à queima roupa: ?O que aconteceu? Você estava a um passo de vencer o desafio, por que perdeu essa oportunidade, por que se retirou?? Muito consternado e com algumas lágrimas mal disfarçadas, respondeu em voz baixa: ?Ela não me poupou de nem um dia de sofrimento, sequer de uma hora... Não merecia o meu amor.?

Fonte: Dr.Walter Riso em Amar ou depender

Jéssica Poielli 13/06/2022

minha opinião
Finalizei esse livro e precisava criar um post só sobre ele, não sei por onde começar pois esse livro me tocou em todas as formas! Vamos lá, esse livro contém informações, estudos e exemplos, de pessoas que sofriam alguns problemas em seus relacionamentos!

Esse livro se tornou uns dos meus livros favoritos da vida, porque ele me ensinou muito, ? sobre a diferença entre amar e depender da relação afetiva. O autor compara essa dificuldade de se "desprender" da pessoa, com o vício das drogas, que traz vários prejuízos, mas a pessoa tem dificuldade de largar.

Ele nós ensina a conviver com a solidão, o medo de estar só...
"O animal tem contato com a natureza, mas você, além disso, tem contato com o seu interior. Você possui autoconsciência, a capacidade de pensar sobre o que pensa. Você é matéria se transformando em espírito. Tem a incrível missão pessoal de conhecer a si mesmo. Quando você se observa e se descobre, é o universo inteiro que se observa. Você é um momento, um instante fugaz na imensidão do cosmos, mas faz parte de um processo de expansão universal, infinitamente maior e que o abarca. Todos estamos de passagem e vamos voltar para casa. Você veio para contemplar a criação, observá-la, aproveitá-la e cuidá-la. Somos construtores do universo. Pó de estrelas, como dizem. Em nós se reproduz a história de toda a humanidade, e você pode ter acesso a ela."

O autor é um psicólogo!

"A dependência afetiva é um vício, depender da pessoa que se ama é uma maneira de se enterrar em vida, um ato de automutilação psicológica."

Esse livro vai ficar marcado em meu coração! ?

Instagram: @Poiellii ?

Jéssica 08/06/2022

Todo ser que se relaciona deve ler esse livro. Amei super. A linguagem a simples. Faz você refletir em coisas realmente importante sobre seu relacionamento...

Sullyanne 03/06/2022

Amar com maturidade e dignidade
?Quando amamos alguém que, além de não nos corresponder, despreza nosso amor e nos fere, estamos no lugar errado. Essa pessoa não é merecedora do afeto que lhe damos.? (Riso)

Esse livro fala sobre as armadilhas da dependência afetiva e propõe de forma clara e simples comportamentos que podem ser usados para amar com maior maturidade e respeito.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6