O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway




Resenhas - O Velho e o Mar


2589 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Elizabeth210 21/06/2024

Uma história sobre resiliência
Terminei esse livro em pouco tempo, mas o impacto que a sua mensagem deixou na minha vida ficará para sempre.
Em alguns momentos da nossa curta vida, somos todos Santiago. Quando estamos no meio do mar, sozinhos no barco, em busca da meta, cansados e esgotados, percorrendo o árduo caminho para a recompensa ser alcançada. Ninguém sabe pelo que passamos. Ninguém sabe das ondas que pegamos na jornada, ninguém sabe dos sacrifícios que tivemos de fazer para que a vitória fosse, enfim, ganha. Porque quando chegamos na praia, exaustos, com o nosso peixe nas mãos, muitos não sabem a parte toda da história, a parte toda pela qual, com muito suor, esse peixe acabou dentro do nosso barco de volta para casa.
Hemingway nos mostra a beleza disso tudo. Mas, qual beleza? A beleza de persistir, de não desistir, de ficar, de lutar, de insistir. E mesmo quando o peixe não vem, mesmo quando tudo dá errado, permanecemos. Nas próprias palavras de Santiago: "Um homem pode ser destruído, mas não derrotado."
A história de um homem que após ter vencido a batalha a custo de suor e sangue, devido às circunstâncias da vida, voltou para a praia em uma situação diferente. Mas que, mesmo sem o resultado esperado, não voltou a ser somente Santiago. Tornou-se herói. Tornou-se herói para o jovem garoto Manolín.
Recomendo fortemente a leitura!
comentários(0)comente



vestigios 21/06/2024

"Agora não há tempo para pensar o que você não tem. Pense no que pode fazer com o que tem."

Nesta obra, Santiago mostra sua força pela sobrevivência e ensina sobre perseverança, persistência, resiliência, limitações e impotências diante do que se almeja e em relação aos desafios que a vida impõe.
comentários(0)comente



André 20/06/2024

Esse é um daqueles que levarei um tempo para processar. Poderoso em sua simplicidade e eficaz justamente por trazer reflexões que, de tão claras, podem passar despercebidas. O tipo de livro que merece ser relido de tempos em tempos, pois creio que a experiência da leitura deve ser cada vez mais significativa conforme os anos vão passando, conforme a idade vai chegando e, assim como Santiago, vamos nos vendo diante de cada vez mais batalhas que, lá no fundo, dizem mais a respeito de nós mesmos do que do grande peixe contra o qual lutamos.
comentários(0)comente



Soninha 19/06/2024

Livro lindo com várias camadas para reflexões sobre muitos pontos da vida. A forma como Ernest Hemingway narra a vida, a solidão, a força de vontade de Santiago, são impressionantes, te prende do início ao fim, e mostra que nem sempre quando alcançamos aquilo que tanto almejamos, significa vitória, quando na verdade ,a luta pode ter apenas começado,e que os embates virão para nos deixarmos ainda mais fortes, principalmente quando não estamos preparados para a conquista. A vontade de conseguir se superar após 85 dias sem pescar, faz com que Santiago nos faça avaliar e refletir, sobre perseverança, resiliência, o cuidado pela natureza , fé e o quanto é importante termos verdadeiras amizades, porque o amor que o menino dedica ao velho, é outra grande lição que o livro nos traz.
O velho e o mar foi um dos livros do autor que o fez ganhar o Nobel de literatura em 1954, merecido, porque é daqueles livros que o tempo pode passar, e fazendo a releitura ou não, jamais esquecerá do velho, do mar e do menino, pois é uma obra prima contemporânea e imortal.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Luhar 19/06/2024minha estante
É mais curto que pensei , a leitura é rápida ?


Karina.Calheiros 19/06/2024minha estante
Foi bem rápida sim. Li umas 40 páginas ontem e o restante hoje.




Maria1691 19/06/2024

Wild and brave
Homem e natureza, sendo amigos, inimigos e irmãos. Voltaremos a não possuir nada, voltaremos à carcaça, mas coragem, velho.
comentários(0)comente



Jhol.ramos 18/06/2024

Um livro muito gostoso de ler, a maneira como o autor conta a história, nos faz ficar preso tentando saber o que irá acontecer depois. Apesar de ser praticamente em uma cena (o mar) o velho traz reflexões e acontecimentos durante a pesca, não deixando o livro sem movimento ou tedioso.
comentários(0)comente



pedro.gvtti 17/06/2024

Destruído, mas não derrotado.
Santiago e a sua pescaria escondem o que Hemingway realmente conta através desta história, que fala sobre o definhar de um grande pescador, que velho, tem de lidar com a solidão, improdutividade, fraqueza e a desdita que parece acompanhar os homens que estão afundando.

Mas o velho não afunda nessa história, não. Ele desliza por sobre o mar e o adentra com coragem e obstinação. Segue o peixe como quem segue um sonho, e luta com ele com amor, como um irmão luta com outro, querendo vencer e bater, mas não querendo nunca magoar.

No fim ele está correndo atrás mesmo é de seu orgulho, tão desacreditado e insustentável que mais parece uma bexiga murcha. Quando o encontra, Santiago já não tem força física para bancar a pose do ego, e deixa que a natureza o vença outra vez, como vinha fazendo ao longo das frias décadas de sua existência. Mais uma vez ele teve de ter somente com a carcaça da galhofa, que nos lembra do pó que somos e tudo é. Nem o mais corpulento e forte peixe escapou do juízo sobre o orgulho.

Me chama atenção, também, os cuidados que Manolin tem com esse velho tão distinto. Reflito pensando no quanto precisamos da infância do coração para nos curar da velhice da alma. E aqui não me refiro à velhice que agrega experiência, sabedoria e graça ao indivíduo, mas daquela que corrói, desgasta, frustra e esmerila. Seria o vigor da inocência a cura para o ego grande e insustentado?

“Também o peixe é meu amigo. Nunca vi nem ouvi falar de um peixe assim. Mas tenho de o matar. Agrada-me pensar que não temos de matar as estrelas."
comentários(0)comente



cledysonrb 17/06/2024

Um livro incrível que serve como metáfora pra muitas coisas da minha vida. tenho um carinho por tudo que aprendi com ele, de forma indireta.
comentários(0)comente



Gustavo195 16/06/2024

Chato
Pelo amor de Deus que tortura psicológica que foi ler isso, é literalmente sobre um homem velho pescador tentando pegar um peixe muito grande. Mt entediante, tão desafiador para Santiago ? o velho ? para pegar o peixe, foi pra mim, em terminar o livro.

Certo, o livro traz pontos sobre trabalho nem sempre trazer bons frutos, ou algum fruto. Aborda bastante sobre persistência, solidão e...mas n deu, n curti não ??.
comentários(0)comente



Miriamarela 15/06/2024

O velho e o caps
É engraçado. O livro é repetitivo, mas prende mesmo assim. O velho parece um maluco e dá nervoso de ver ele falando sozinho daquele jeito, mas é um livro bom
comentários(0)comente



Rapha Sanctus 14/06/2024

Abrace um velho na praia
"Eu nunca tinha sido derrotado e não sabia como era fácil. E o que me venceu?, pensou ele.
- Nada - disse em voz alta. - Fui longe demais".

O final desse livro me pegou...
comentários(0)comente



Leandro676 14/06/2024

Arrebatado com essa leitura. Foi muito além do que estava esperando e sei que vai ser uma história que vai me acompanhar por muito tempo. Acredito ter sido uma das leituras mais esplendorosas que já fiz, nunca apreciei um texto tão polido, tão bem editado e tão sincero e cru dessa forma antes. Em tão poucas páginas um mar (sic) de ideias, imagens e reflexões. Até onde vai a fé, a coragem, a resistência e resiliência de um homem frente à sua vida e ao seu trabalho.
Rodrigo1001 16/06/2024minha estante
Simples e bonito! Adoro esse livro!


Leandro676 16/06/2024minha estante
Gostei muito também. Bem simples mesmo, mas extremamente bem escrito de uma forma muito rica. Quero ler outras obras dele :)




spoiler visualizar
comentários(0)comente



2589 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR