O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway

Resenhas - O Velho e o Mar

minyardsunrise 13/02/2024

Clássico, né?
Não vou fingir que ganhei uma bela lição, pq não aconteceu. livro legal, mas é isto. fiquei mais com dó do personagem pela situação dele do que qualquer outra coisa. achei até que ele ia morrer no final. mas enfim, boa leitura.

Rhuan Miranda 13/02/2024

Até onde você iria para alcançar seu objetivo?
O livro narra a história de um velho pescador determinado a realizar seu maior objetivo de vida: pescar o maior peixe de sua vida. Mostra todo o sofrimento e dor enfrentados nessa jornada, destacando a solidão dessa busca e a importância da relação e respeito pelos adversários. Ao chegar ao final, permanece um desejo de quero mais, mas aprecie cada linha na busca por fisgar o peixe.

Welington 12/02/2024

Superestimado
"Livro maravilhoso", "leitura maravilhosa", "que livro perfeito", olha, normalmente eu não falo das opiniões de outros leitores, pois a magia da literatura é esta, um livro pode ser bom para mim e ruim para você, e vice versa, mas este livro é tão bem falado, que fui com altas expectativas, e encontrei "um conto" com uma linguagem sem graça e difícil compreensão, uma história simples e sem emoção e mais nada. Olha sinceramente... O único bom dele é que tem poucas páginas.

Lucy.Annie 12/02/2024

O livro traz uma leitura muito gostosa e de fácil entendimento, além de conter uma história enriquecedora e de superação. É um clássico que vale muito a pena ler.

Santos 12/02/2024

A leitura foi boa, mesmo que demorei pata ler, estou meio desanimada, mas consegui terminar.

O livro trouxe situações da vida muito interessantes que trazem uma reflexão para o vida toda. Além disso, o final foi muito bom, adorei muito.

Pâm 10/02/2024

O velho e o mar
O velho e o mar ou o mar e o velho ou ainda quem sabe o velho o mar e o garoto. Esse livro pode ser analisado de diferentes perspectivas. Da relação de trabalho, do meio de sobrevivência, o respeito ao mar, da amizade, ou seja, há muitas opções. Talvez por isso, seja mais um clássico tão aclamado e recomendado por quem lê. Santiago, o velho, traz em sua idade as experiências de uma vida farta, nos seus poucos relatos observamos a sabedoria desse homem que conhece a si mesmo e tem o mar como uma extensão de sua vida. E por que ser diferente se é do mar que sai o seu sustento e alimento. Relevante perceber que Santiago talvez não seja o único nessa condição, mas a sociedade que ele convive já está tão adaptada com a naturalidade que tudo acontece que apenas o garoto consegue enxergar a riqueza que dele, com essa descoberta surge uma amizade tão próxima quanto laços consanguíneos. Apenas lendo para tentar entender.
Fabio 10/02/2024minha estante
Adorei a resenha, Pam!
Parabéns minha querida!??????
Esse livro, está entre meus favoritos!

Eduardo1263 09/02/2024

Um livro fantástico, onde aborda diversas virtudes humanas na prática. Com o querido pescador Santiago e seu discípulo Manolin.

Uma história de luta, garra, perseverança e humildade. O carinho recíproco do menino manolin para com Santiago é lindo, e extremamente puro. (Como se fosse amor de neto, e seu avô).

Ah Santiago, como és forte, enfrentando todos os seus obstáculos de frente sem hesitar, na maior parte da sua solitária jornada sempre mantendo sua esperança em pé.

Mi Vichi 06/02/2024

Nunca senti tanta dor e tanta paz ao mesmo tempo. Esse livro é uma das coisas mais lindas que já li e tudo o que ele me fez sentir é uma boa representação da vida. A vida são momentos de dor e paz, que às vezes se intercalam, que às vezes chegam juntas. A vida é muito trabalho que às vezes não dá em nada. É muito esforço que não nos tira de nossa pobreza humana efêmera. Mas se existir um céu? Ah, se existir, eu espero que o velho tenha um mar de infinitos peixes. Por fim, e a morte? A morte está ali na esquina, aguardando o trem passar.

Brê 06/02/2024

Amei muito, só queria mais umas 50 páginas pra acompanhar a vida do velho e do garoto um pouco mais!

Shirley.Peixe 06/02/2024

Lindo!
Que delicadeza de livro. É uma história com um texto tão fluido, uma leitura rápida, mas ao mesmo tempo envolvente, inspiradora e que me deixou, por diversas vezes, tensa.
Os personagens se tornam muito queridos e têm muita grandeza em suas ações e nos seus sentimentos. É o que eu já disse, é inspirador e me fez ter vontade de ler outros livros do Hemingway.

Nicole Pazzini 05/02/2024

Um pouco chato
Sinceramente, não gostei muito. Achei o final triste demais, velho teimoso (kkk). Os termos de pesca tornam a leitura cansativa. Entendo que é um clássico, mas infelizmente não me cativou.