O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway

Resenhas - O Velho e o Mar

Fábio Yeshua 30/04/2024

Desafios da Existência: Mar, Amizade e Perseverança.
"O Velho e o Mar" é uma obra que ecoa a profundidade das águas do mar e a vastidão da experiência humana. Através da história do pescador Santiago, Hemingway nos conduz por uma jornada de coragem, perseverança e redenção.

Santiago, um homem que enfrenta o mar com a mesma determinação que enfrenta os desafios da vida, emerge como um símbolo de resiliência e força interior. Sua batalha solitária com o gigantesco peixe marlim reflete a luta do ser humano contra as adversidades do destino.

Neste contexto, surge a temática da amizade, representada pela relação entre Santiago e seu jovem aprendiz, Manolin. Essa relação transcende as barreiras da idade e do tempo, revelando a importância dos laços afetivos na jornada da vida.

Como filósofo, não posso deixar de notar a ressonância desses temas com as reflexões de Albert Camus sobre o absurdo da existência. Em sua obra "O Mito de Sísifo", Camus discute a condição humana diante de um universo indiferente e muitas vezes hostil. Assim como Santiago enfrenta o mar impiedoso, o homem se vê confrontado com a inevitabilidade do sofrimento e da morte.

No entanto, enquanto Camus vê no absurdo uma razão para o desespero, "O Velho e o Mar" oferece uma visão mais otimista, destacando a capacidade do ser humano de encontrar significado e dignidade mesmo nas circunstâncias mais adversas. Como Santiago, somos desafiados a persistir, a lutar até o fim, mesmo quando todas as probabilidades estão contra nós.

No entanto, é importante reconhecer que a mensagem de Hemingway não é desprovida de ambiguidades. A obstinação de Santiago, sua teimosia em enfrentar o mar e o peixe, pode ser interpretada como uma manifestação de orgulho e teimosia, em vez de virtude heróica. Nesse sentido, as palavras de Friedrich Nietzsche ressoam: "Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro".

Em última análise, "O Velho e o Mar" é uma obra que transcende as limitações do tempo e do espaço, convidando-nos a refletir sobre os mistérios da condição humana e os desafios que enfrentamos em nossa jornada pela vida. Através das páginas deste livro, somos lembrados da importância da coragem, da amizade e da resiliência diante dos infortúnios da existência.

Joao.Pedro 30/04/2024

Inspirador
Uma obra que recomendo para todos que gostam de ler. Com uma escrita simples e direta Ernest Hemingway nos faz viajar sob o mar de Havana, Cuba, acompanhando o velho pescador Santiago e sua determinação inabalável.
Uma história cheia de incertezas, força de vontade e propósito acaba por nos inspirar a sermos melhores, porém com um final que acaba ficando em aberto. Entretanto possui uma mensagem fácil de ser captada e interpretada.

Mary(s) 30/04/2024

[AS]
A vida sendo contada de forma poética entre as entrelinhas da história de um velho e o mar. Simplesmente genial.

hhiinana 29/04/2024

O velho e o mar.
Um clássico contemporâneo que explora uma breve estória sobre um velho pescador que passou 84 dias sem conseguir pescar algum peixe.
ele embarca numa jornada de finalmente capturar um e consegue fisgar um peixe de 5 metros (bem maior do que seu barco e extremamente pesado), porém não é nada fácil, pois ele passará dias até que o peixe se renda.

este livro mostra a determinação e ambição de um ser humano, mais por seu ego e orgulho, do que pelo objetivo em si, pois o velho mais amava o peixe quando ele podia lutar pela vida, do que quando o perde.

você consegue terminar este clássico em um dia, um livro bem simples e fácil de se ler, recomendado para ressaca literária ou quem quer dar uma pausa em calhamaços (como é o meu caso).

Jose497 29/04/2024

Tudo ao seu lugar
Existe uma poesia muito grande neste livro onde o mar, o velho, o peixe, as dificuldades, a esperança, o projeto e a perspicácia andam lado a lado num poema para refletir o significado de tudo no seu devido lugar
o lugar do peixe era no mar e do velho também no mar.
O amor e o respeito pode haver até entre a presa e o predador

Thais545 29/04/2024

Nadar e nadar e morrer na praia
Nadar e nadar e morrer na praia, é o que pensei ao ler esse livro, no final nem o peixe ou Santiago venceu

barbs.trnvski 28/04/2024

Persistência
Antes pensava que o livro falava apenas sobre um senhor que enlouqueceu em alto mar. Mas não tem nada com relação a isso!!!

O livro mostra a persistência de um homem em alto mar, lutando principalmente contra os próprios pensamentos para se manter firme no propósito ??

Jucieli2 28/04/2024

Maravilhoso! Mostra a luta do homem contra a natureza, contra si mesmo e sobre o azar. A fidelidade e o carinho de uma verdadeira amizade e a solidão do desafiar a si mesmo em uma grande aventura. Mostra a força humana, mas que o azar está para além das nossas forças.

pp_durand 28/04/2024

Tentando pegar o significado
Li o livro porque 2 pessoas da faculdade tinham falado que era um livro "mudou minha vida", mas sinceramente, pra mim não funcionou da mesma forma. Embora eu tenha engajado na história, não ficou claro pra mim um significado grandioso, lógico que eu consigo enxergar algumas essências retratas ali, persistência, solidão, decepção.
Eu iria dar 3 estrelas mas não acho justo pelo fato que apesar da história ser apenas um pescador tentando pescar um único peixe, a obra consegue te conduzir de forma contínua, sem pausas e não cansativa. Era uma única trama, mas o autor conseguiu fazer um livro inteiro com isso. Era Homem x natureza, 2 forças gigantes, o mistério de saber quem levaria a melhor, o propósito de vida de cada um. Confesso que to tendo umas epifanias pensando no livro agora...talvez eu encontre um significado mais tarde.

Clara Dalben 27/04/2024

Perseverança
Uma gracinha de livro!
Pra mim essa história é símbolo de perseverança e de luta pela vida.
O final pra mim foi um plot twist gigante!

Liza37 26/04/2024

Chato....
Um livro bem nada haver ....pra mim uma tremenda perca de tempo ...e um livro curto porem demorei terminar de tao macante que foi a leitura....detestei !!!

Elô 24/04/2024

Ai que livro bonito, sensível, simples e memorável.

a solidão do santiago me causou muita dor e reflexões.
Eu não esperava esse final, sentia uma pequena esperança ainda. tô muito triste.
Essa história vai muito além de um história de um pescador.

Lucas 24/04/2024

Emocionante e cativante
Confesso que não absorvi do livro da forma como merece. Ouvi em audiobook e durante o transporte diário. É um livro muito bom e cativante, que faz você querer saber o final.