O Velho e o Mar

Resenhas - O Velho e o Mar

Rafael.Nagao 31/03/2024

Curto e interessante
Livro muito bem escrito.
A história aborda o tema das adversidades da vida relacionadas com a situação da vida do pescador, o qual já está velho, cansado e faminto, mas mesmo assim se encontra com um dos seus maiores desafios.
Pode-se dizer que é uma boa história de pescador!

Kelly Moura 30/03/2024

Clássico
Mensagem de fé no homem e em sua capacidade de superar suas limitações frente à vida. É um clássico, não tem como errar!

Marques 30/03/2024

Quanto aprendizado
Um livro com uma história singela e que trouxe tantas reflexões sobre a natureza humana e suas fragilidades. O velho e o mar nos ensina sobre perseverança, teimosia, lealdade, orgulho? vale a pena mergulhar nessas 100 páginas de leitura tão fluida. Não é à toa que ganhou o Nobel de literatura em 1954!

Camila Polonio 30/03/2024

Assim fala a alma
Se existe uma forma da alma se expressar, é nesse livro que se apresenta. Profundo, tocante e uma lição de vida. O quanto nos distraímos em busca de grandes conquistas quando os ossos se tornam o essencial? A única coisa que se mantém eterna são os ossos da alma:

Janete75 30/03/2024

Perseverança
A vida é incompreensível para nós, mas mesmo sem saber por que, nos segurarmos a ela. A luta do homem contra a própria natureza, contra sua própria natureza. A perseverança, a fé, a experiência, as vicissitudes da vida e a lealdade.

gguimaraes_ 29/03/2024

É um livro bem gostosos de ler, eu gostei bastante, embora tenha algumas palavras difíceis é bem interessante, onde um pescador se joga ao mar com a sua falta de sorte, e o véio não desiste de forma alguma, o final eu queria que tivesse acontecido algo a mais, mas o livro é muito bom, recomendo.

Larissa.Ciscotto 29/03/2024

Incrível
É impossível não se emocionar com a garra e determinação de Santiago, com o carinho de Manolin e toda a trajetória do velho. E que final.. um clássico curtinho que me pegou de jeito, recheado de pensamentos pertinentes e reflexões absurdas sobre ter um propósito na vida e lutar até o fim por ele. Paciência, Sabedoria e Persistência. Amei conhecer Hemingway!

rtilsfa 29/03/2024

Surpreendente
Não foi bem o que eu esperava, mas não é por isso que deixa de ser bom. Também não é o tipo de livro que costumo ler, a historia é mais como um conto. A narrativa é direta e clara, bem gostosa de ser lida, a historia também é fascinante, não deixa a desejar. Pela sinopse pensei que seria um livro mais de reflexão, e é, mas não do jeito direto que pensei que seria, os momentos de refletir são indiretos, ocultos, quase Imperceptível.
Resumo: Me surpreendeu, pois pensei que seria uma leitura maçante, já que não é faz o estilo de livro que costumo ler, mas na realidade foi gostosa e confortável.

Guilherme.Parada 29/03/2024

Um clássico, mas...
Não gostei muito da história. Escrita com palavras difíceis, capítulos entediantes. Um clássico, mas não me encarou.

Caco 28/03/2024

Como um Velho no Mar
Esse livro é como um velho no mar. Fraco, sem energia e o solavanco do barco que te leva até a náusea. Santiago e sua aventura num mar que só não é mais profundo que uma piscina de bolinhas.

Recomendo para todos que tem glaucoma literária, ou seja, querem enxergar mais do que podem ver.

Nota: 3,67 (0 a 10,5)
Renato Lopes 29/03/2024minha estante
Hemingway não dá kkk ruim demais

Paloma 09/04/2024minha estante
??? amo comentários que desmistificam os aclamados kkkk. Esse aí ainda não me despertou o interesse.

Caco 09/04/2024minha estante
Então Paloma, esse livro é ovacionado por todos, mas tudo se trata de uma alegoria rs, eu não sou muito chegado nessa coisa de enfiar 100 páginas na nossa goela e depois falar que era uma referência ao inconsciente ou a Gestapo kkkkk, gosto de papo direto e reto kkkkkk

Paloma 09/04/2024minha estante
?? entendo

Raya 27/03/2024

Que livro!
?Eu nunca tinha sido derrotado e não sabia como era fácil. E o que me venceu? - Nada ? Fui longe demais, foi isso."

Que livro bom!
Como pode escrever desse jeito?!!

Clarissa130 26/03/2024

?É estupidez não ter esperança?
Há muito tempo eu queria ler ?O velho e o mar?, considerando sua fama, mas especialmente por causa da música de Rubel que carrega o mesmo título e pela qual sou fascinada? Após tanta expectativa, meu maior receio era de que me frustrasse, que não gostasse da leitura, que em mim o livro nada despertasse. Acontece que o receio durou muito pouco: a narrativa é fascinante!
Hemingway narra a história de um velho pescador, outrora viril e afortunado, que agora enfrenta dificuldades para prover seu sustento. Após 84 dias sem conseguir pescar nada, o velho lança-se ao mar, sozinho, determinado a mudar sua sorte, ainda que essa empreitada tenha como custo a sua vida?
Acredito que poucas vezes me vi tão tensa e esperançosa pelo desenrolar de uma história. A cada página que passava e diante de tamanho esforço, torcia para que Santiago, o velho pescador, obtivesse sucesso, fosse por merecimento ou até mesmo por pena. O peixe representa para Santiago a vitória sobre os maus tempos e a força que a velhice subtrai dele. E é essa representação que torna a história extraordinária, tendo em vista que podemos extrapolar a determinação e a jornada de Santiago para identificar nossos próprios processos acerca dos nossos objetos de desejo.
Amei!
10/2024?

Lucas de Castro 26/03/2024

A sorte vem em várias formas e tamanhos
Uma história simples sobre um ordinário pescador caribenho, mas uma grande aula sobre determinação, coragem e resiliência. Indispensável!

Camila1586 24/03/2024

Obstinado
Hemingway aborda questões universais da condição humana, como coragem, perseverança e resiliência diante da derrota. Santiago personifica a determinação inabalável de continuar lutando, mesmo quando enfrenta desafios aparentemente insuperáveis. Sua jornada solitária e sua luta com o peixe se tornam uma metáfora poderosa da luta humana pela vida, dignidade e significado em um mundo implacável.