O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway




Resenhas - O Velho e o Mar


2583 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Nath 03/03/2024

Feliz por ter levado esse título ao clube
Que livro excelente para um clube do livro! Quem diria que com tão poucas páginas poderia gerar tantas formas diferentes de identificação e de interpretação.
Extremamente rico e com certeza um clássico para se reler ao longo da vida.
Talvez apenas por mim mesma eu não tivesse lido, mas fiquei muito feliz de termos levado ele ao clube ?
comentários(0)comente



MaywormIsa 03/03/2024

Simples e cheio de reflexões
Depois de concluir a leitura, precisei de um tempo para refletir sobre tudo o que passou nessa história comovente, que nos enche de esperanças de que a sorte do velho Santiago irá voltar.

Hemingway fez um excelente trabalho na escrita de "O velho e o mar", nos mostrando como um enredo simples, sem grandes alegorias, consegue entregar uma leitura cheia de reflexões sobre a vida, o envelhecimento, a amizade, a compaixão genuína, e o respeito pela natureza.

Os personagens Santiago e Manolim são muito carismáticos e gente boa, mesmo diante das adversidades, eles mostram que há força interior para passar por estes momentos. A amizade de ambos é muito bonita, e foi impossível não ficar com os olhos marejados no reencontro dos amigos, no final da jornada perigosa do velho Santiago.

A história é sobre esse senhor de idade, que outrora já havia sido um grande marinheiro, cheio de experiências e aventuras, mas que neste momento, se sente abandonado pela sorte pois está há 84 dias sem conseguir pescar. Seu aprendiz, um menino chamado Manolim, é obrigado a servir a outro marinheiro a pedido dos pais, e assim, Santiago se vê sozinho para encarar a maior aventura dos últimos tempos: se lançar ao mar a procura de um peixão!

Durante essa aventura, que acompanharemos torcendo pelo sucesso de Santiago, vamos conhecendo seu eu interior, que é muito forte, muito nostálgico e muito desprovido de maldade. Por várias vezes agradeceu ou pediu desculpas pela pesca de um peixão bem teimoso que estava dando trabalho para ser finalmente pescado.

Durante a leitura fiquei pensando a respeito de o peixe representar simbolicamente a força e a potência de um Santiago mais jovem, que não desistia fácil. Os tubarões me remeteram às dificuldades que encontramos no caminho e que muitas vezes não temos como escapar de suas consequências e as perdas que nos trazem, e por fim, o menino Manolim me pareceu simbolicamente a esperança de Santiago,pois seria a junção do velho e o novo, do dia de ontem e o dia de amanhã e assim por diante. Manolim ainda é um menino, e na perspectiva de Santiago, poderia ser algo que para ele já passou (a infância) e na perspectiva do próprio Manolim, seria o futuro, pois ele irá crescer e viver suas próprias aventuras.

Como eu disse, o enredo é bem simples, a leitura é fluída e Santiago conseguiu segurar o livro sozinho com seus pensamentos em voz alta e suas memórias do passado. Minha experiência de leitura foi muito boa e eu fiquei satisfeita.
Leo Moura 04/03/2024minha estante
Também gostei muito desse livro, curtinho, mas não saiu mais da mente. Muito leve e verdadeiro.




Mr.C 03/03/2024

"É um grande peixe, e tenho de o convencer, pensou. Não devo deixá-lo nunca tomar conhecimento da sua própria força, nem do que poderia fazer se corresse. Se eu estivesse no lugar dele, jogava o tudo por tudo, até que alguma coisa rebentasse. Mas, graças a Deus, não são tão inteligentes como nós, que os matamos, embora sejam mais nobres e mais capazes".
comentários(0)comente



Gabs 03/03/2024

Meu primeiro livro de um ganhador de Nobel de Literatura do ano.
Sempre quis ler Hemingway e ter começado por uma das suas principais obras foi uma boa escolha. O livro é fluído e é bem fácil se conectar com o personagem principal, ao ponto de ser possível compartilhar de sua angústia, ansiedade, dúvidas e até mesmo esperanças. Gostaria de ter visto mais, principalmente da sua relação com o Manolim. Acho que umas 50 páginas a mais e ele seria perfeito.
comentários(0)comente



Roberta 02/03/2024

História de pescador
Que livro boooom, bastante coisa pra pensar e entender de como o velho se sentia em relação a si e ao mundo, muitas frases fortes, faz sentido ser tão bem dito
comentários(0)comente



Claudinei 02/03/2024

Um clássico da literatura mundial! Fui levado ao mar por um pescador e suas memórias e divagações! Uma narrativa tocante e reflexiva!
comentários(0)comente



Bruna Pedrosa 02/03/2024

O Velho e o Mar
Impressiona como o ser humano pôde sobreviver tanto tempo em meio à natureza ao mesmo tempo fascinante e hostil dos outros animais. Os bichos e as plantas têm todas as condições de que necessitam para "sobreviver" e se adaptar neste mundo, mas o ser humano precisa de um "ideal"...
comentários(0)comente



claradebolacha 01/03/2024

O Velho e o Mar: Uma História de Pesca e Superação
**O que gostei:**

* A história é bem escrita e prende a atenção do leitor.
* Os personagens são interessantes e fáceis de se identificar.
* O livro fala sobre temas importantes como perseverança e a relação do homem com a natureza.

**O que não gostei:**

* O começo do livro é um pouco lento.
* O final pode ser difícil de entender para algumas pessoas.

**Recomendo?**

Sim, para quem gosta de ler histórias inspiradoras e que fazem pensar.

**Para quem?**

* Amantes da literatura clássica
* Leitores que apreciam histórias de superação
* Interessados em temas como a natureza e a luta pela sobrevivência

**Dica:**

Se você não conhece o autor Ernest Hemingway, vale a pena pesquisar um pouco sobre ele antes de ler o livro.

**#skoob #olevelhoeomar #ernesthemingway #literatura #resenha**
comentários(0)comente



Luana 01/03/2024

Poesia no fracasso
Em uma narrativa detalhada e lenta de uma pescaria com ares de aventura épica, a delicadeza e poesia que circunda o fracasso — e o próprio questionamento do que seria o fracasso — é de uma beleza quase melancólica. O nível de detalhamento do livro pode cansar alguns, mas considero que são esses detalhes que permitem ao leitor embarcar no barco de Santiago e acompanhá-lo não apenas na pescaria narrada (e no esforço de trazer de volta os resultados da vitória), mas todo o caminho que levou o velho pescador a ser quem é. Todo o conjunto de vitórias que ele conquistou, mas que, quando chegam a costa, viram apenas o fracasso aos olhos dos outros — menos daqueles que nos amam. É um livro curto e lindo, que permite um mundo de reflexões diversas e que me parecer ser uma obra para retornar em diferentes momentos da vida.
comentários(0)comente



SamaraF 01/03/2024

Ótima metáfora, mas um pouco repetitivo
O livro retrata a persistência de um velho pescador, que depois de um longo período sem conseguir pescar nada, finalmente fisga um peixe enorme. Porém a luta com o peixe e depois a luta para leva-lo em terra firme é repleta de grandes dificuldades, o que leva o pescador a uma exaustão jamais sentida.
Bem, para mim ficou claro que o livro é uma metáfora sobre a vida. Fala sobre nossas lutas, sobre a persistência, sobre muitas vezes não termos o luxo da opção de desistir, sobre a solidão, sobre a exaustão.
É repetitivo em alguns momentos, principalmente ao descrever a luta do homem em alto mar tentando retornar para casa. Talvez isso também seja uma metáfora sobre a rotina, mas ainda assim, por esta característica torna-se um pouco cansativo.
No geral é um bom livro.
comentários(0)comente



Brener 29/02/2024

Bom livro!! te prende do início ao fim e te passa uma linda mensagem durante toda a leitura

Fiquei a dias refletindo sobre..
comentários(0)comente



Maaaah 29/02/2024

Extremamente emocionante!
Se me dissessem para ler um livro sobre um velho perseguindo incessantemente um peixe de dimensões monstruosas, eu definitivamente não leria. Parece algo muito fora da minha curva.
Mas não, em momento algum eu senti tédio ou algo parecido. A escrita do Hemingway é extraordinária, fácil de compreender e fluida. Você se perde na história e se vê torcendo pelo êxito do velho Santiago em pescar o tal espadarte.
Agora, tudo que eu espero é ter a mesma determinação que ele e aplicar isso em parte da minha vida. Espero sinceramente um dia encontrar o peixe-espada que me faça insistir tanto quanto o velho.
Sem sombra de dúvida, recomendo esse livro para qualquer um que queira uma leitura clássica, única e descomplicada.
comentários(0)comente



Natieli Wenzel 28/02/2024

Simples e nada objetivo
É um livro que envolve, aguça a curiosidade e define a persistência. Apesar de curto, não é um livro rápido de ler. Achei massante no decorrer da história, sempre a mesma coisa: mãos, linha, peixe?

No geral eu gostei! Traz uma boa reflexão sobre as batalhas da nossa vida, as vezes damos o nosso melhor, mas independente disso as coisas não se resolvem, pois circunstâncias diversas.

Valeu a pena a leitura!
comentários(0)comente



Gabriel Leoni 28/02/2024

Relendo após anos...
Li a primeira vez perto dos 16 anos e fiquei completamente frustrado. Como um adolescente, cheio de planos que achava que a vida era uma coisa mágica, poderia compreender o final desse livro? A maturidade permite absorver essa história e compreender que ela trata, nada mais nada menos, do que da realidade. Do trabalho inócuo, do esforço inútil que fazemos contra as intempéries.
comentários(0)comente



Gabriel1994 27/02/2024

Livro excelente!
Este é um livro que me prendeu completamente. A saga do Santiago enfrentando aquele peixe do tamanho de seu barco é repleta de nuances, e a solidão dele permeia por toda a narrativa. Achei muito interessante a maneira como ele lida com certos problemas durante a sua jornada, é bem nítido alguns traços estoicos em suas ações e pensamentos. A simplicidade da escrita do autor esconde uma profundidade que ressoa, revelando uma metáfora sublime sobre a vida.
Ari 28/02/2024minha estante
Eita quantas palavras chiquessssss




2583 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR