O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway

Resenhas - O Velho e o Mar

Rafa 26/02/2024

Santiago não está com sorte e quando ela aparece vem logo os aproveitadores para acabar seu troféu, mas ele não desiste da vida por nada. O livro é curtinho e a leitura é gostosa, apesar de ter basicamente só uma ambientação.

Laura3197 26/02/2024

Não é história de pescador.
Esse romance de Hemingway é emocionante, leve e muito mais profundo do que aparenta ser. Comecei a ler crendo veementemente que seria apenas mais uma história sobre pescaria, entretanto, a metáfora por trás da luta pelo peixe e a solidão de Santiago me comoveram profundamente.
Santiago é um personagem fascinante, com uma carga emocional fortíssima e com um poder de nos encantar por sua simplicidade, sua resiliência, sua sabedoria e seu otimismo, que se mantêm inabaláveis apesar dos pesares, da escassez e dos balanços dos barcos.
É uma história que em alguns momentos pode ser monótona, é preciso uma certa sensibilidade e saber ler nas entrelinhas pra compreender o que está para além da narrativa.
Narrativa esta que nos comove e nos faz sentir as angústias do Velho, pois em dado momento você acaba permitindo que ele faça parte de ti, você logo percebe a si mesmo na solidão dele.
Recomendo esse livro de olhos fechados.

Bela.Samary 26/02/2024

Bonito e triste
Eu achei incrível. Percebi desde o início que se tratava de algo mais profundo do que parecia, mas de cara não entendi do que se tratava porque o livro é um pouco lento no início. Depois que você percebe que é uma metáfora para a vida fica mais profundo e mais doloroso ler também (emocionalmente falando).

Dei uma pesquisada e vi que o Hemingway tinha escrito "Por quem os sinos dobram" 12 anos antes e já estava a 10 em Cuba considerado acabado. Então senti que a dor do pescador que estava a 84 dias sem pescar era como a dor dele, o conhecimento do mar, os tubarões querendo pegar o que ele conseguiu com tanto trabalho sozinho.

Bem bonito (e triste).

Tama 24/02/2024

Excelente!
Simples, minimalista e muitíssimo bem escrito.
Prende na simplicidade à história.
Interessante como para se escrever um bom livro basta se ater ao que realmente importa.

MelinaOliveira 23/02/2024

O livro fala sobre a solidão de um velho, que encontra seu auge como pescador, mas que luta constantemente contra os próprios pensamentos e dores.

Bruraquel 23/02/2024

Livro que toca e emociona, você sente o amor de velho pelo mar e pelo peixe. E luta com ele a cada página.

camilanobrev 23/02/2024

Livro com memória afetiva.
Esse é um dos livros que li no ensino fundamental e lembro de ter sido uma das portas para a leitura intencional em minha vida.

Denise51 21/02/2024

A resiliência do velho e o mar
Trata-se de um livro sobre determinação, fé, resiliência e foco em alcançar objetivos. A narrativa apresenta Santiago, um velho pescador que depois de 84 dias sem capturar um peixe, embarca sozinho em busca em busca de mudar sua sorte.
Em meio a essa aventura ele enfrenta uma série de desafios para obter o que tanto deseja, mas ele não desiste do que se propôs.

claracoutorosa 21/02/2024

Achei que fosse ser um livro enfadonho sobre um velho e um peixe. Paguei a língua.
Impossível ficar incólume com esse desfecho. Patético, instigante, impressionante.

Serpassan 21/02/2024

O amor ao mar.
Um livro sensacional conta de maneira direta a realidade de um velho pescador com o mar e os peixes, com a saudade e a solidão, a amizade que permite o sonho de um dia melhor.

Madu 20/02/2024

Clássico
Desde a primeira página você sabe que está lendo um clássico. A forma como a história é escrita, os personagens, a trama, tudo bem pensado para te manter ali pensando e ansioso para saber o final. Ótimo livro.

Estela.Pancieri 19/02/2024

O velho e o mar
Conta a saga de um velho pescador que estava há 84 dias sem pescar nenhum peixe porém tem muita auto confiança e fé de que conseguirá alcancar o sucesso. Leitura rápida e linguagem clara.