O Gênio do Crime

O Gênio do Crime João Carlos Marinho

Resenhas - O Gênio do Crime

28/07/2012

Com certeza este é um dos livros que marcou minha infância.
Ótimo

Mik 01/02/2009

Para Jovens
Gostei muito do livro, principalmente quando levado em conta que foi escrito nos anos 80.

Mostra um universo infanto-juvenil que na minha opinião é difícil de encontrar hoje... de forma fácil de se expressar (embora com gírias dos garotos daquela época), o João Carlos Marinho desenvolve, a partir de uma premissa surreal (porém totalmente aceitável levando em conta o público e data em que foi escrito), uma história muito bonita com emoções de crianças.

Raquel Lima 17/01/2009

Pura diversão!
Se você está cansado de ler leituras filosóficas que mais sofremos que nos divertimos...arrisque...leia este livro muito bem feito...Um verdadeiro barato!

Sammy 05/08/2015

Livro: O Gênio do Crime\Autor: João Carlos Marinho
O livro (O Gênio do Crime) do autor (João Carlos Marinho) conta a história de três meninos que estão juntando figurinhas de futebol para colar em um álbum, mas eles descobrem que existe uma fábrica clandestina que está falsificando as figurinhas,e por isso a fábrica original pode falir, então seu Tomé, o dono da fabrica original, pede para os meninos irem fazer uma busca.
Mesmo sem seus pais deixarem eles vão seguir o cambista, mas eles descobrem que o homem usa muitas táticas para despistar e até acabam apanhando, mas eles conseguem traçar um plano que levaram eles até a casa do cambista, e há uma escola onde o filho do cambista estudava e descobriram que era através desse filho que conseguiam encomendar as figurinhas.
No livro tem imagens, mas eu não gostei muito delas, porque eram pequenas, mas com elas conseguimos imaginar as aventuras mais detalhadamente e isso é bom.
A capa é bem interessante, porque tem o desenho de figurinhas, usando a ideia da falsificação, e ainda possibilita todos de ler, porque ele não é muito grosso.
Na minha opinião quem gosta de aventura devia ler, porque conta como se passa os desafios que meninos, ainda pequenos podem enfrentar em um caso e pode te ajudar a "ficar de olho" nos cambistas que falsificam figurinhas por ai e ainda aprende que é melhor ter amigos do que ser invicto, como o detetive pioneiro que também estava investigando o caso.

Pedro 31/10/2017

O gênio do Crime, uma aventura da turma do Gordo
O livro gira em torno inicialmente de três crianças (Edmundo, Pituca e Bolacha). Os três procuram desvendar um mistério de quem estava falsificando clandestinamente as figurinhas da Fábrica Escanteio que era comandada por Seu Tomé, que prometera dar um prêmio para quem completasse o álbum. Seu Tomé os “contratou” para desvendar o crime, mas será que conseguiram ajudar o senhor?

site: Fonte: livro O gênio do crime.

Vinni.Alves 06/10/2017

O GÊNIO

Há uma revolta, as crianças querem quebrar a fábrica. Edmundo, Pituca e Bolachão, e mais adiante, Berenice, entram em cena para descobrir a fábrica clandestina. Acontece que não se trata de simples bandidos. A quadrilha é chefiada por um gênio do crime. A cabeça do gordo é posta para pensar, travando-se um espetacular duelo de inteligências, que começa pelo incrível sistema de seguir pelo avesso.
Helena.Ramos 06/10/2017minha estante
Muito bom, Vinni. Parabéns (Helena)

Poliany 19/08/2017

Minha infância em um livro!
Pensando aqui no tempo em que este livro ficou guardado na minha estante esperando o momento de ser lido, confesso que me arrependo de não ter colocado-o na frente de uns títulos não tão bons assim! Uma história cheia de mistérios, gosto de infância, aventuras e muita amizade! João Carlos Marinho, gravem esse nome, é um super autor. Ele consegue inserir a história na vida da gente e eu simplesmente mergulhei de cabeça nas diversas situações dos meninos!!! Uma delícia de aventura que deve fazer uma sensação maravilhosa na cabeça das crianças! O gênio do crime, com certeza traz muitas risadas e surpresas.
revel 28/12/2018minha estante
A primeira vez que senti o prazer de ler um livro e me envolver com a história foi lendo esse livro. Eu tinha 12 anos e a professora deixou a gente escolher os livros pra ler ao longo do ano. Bateu aquele saudosismo na alma só de lembrar desse momento.

Nathália 15/07/2017

Pouca verossimilhança
Ouvi falar muito bem do livro, muitas pessoas o recomendaram e em muitas escolas é sugestão de leitura. Gosto do gênero de suspense infanto-juvenil, a capa da 58¤ edição me instigou, assim como o título, mas acho que criei muitas expectativas sobre a leitura.
Achei a trama boa, a ideia da fábrica clandestina de figurinhas, as ideias do Bolacha e gostei do tempo cronológico e do cenário da história (que se passa nos anos 70/80 em São Paulo). Talvez João Carlos Marinho tenha sido o primeiro escritor infanto juvenil no Brasil a usar uma turma de crianças como protagonista de uma história de suspense ( afinal o livro foi escrito em 1969!). O vocabulário é bem legal também, com várias expressões mais antigas. Enfim, o livro tinha todos os ingredientes para me encantar, mas duas coisas me incomodaram: 1¤- a falta de pontuação, principalmente vírgulas. Não sei se é um erro da editora, mas em vários momentos senti falta da pontuação e tive que reler o trecho ( a edição que li é a 58¤,sendo a 5¤ reimpressão da editora Global). 2¤- a pouca verossimilhança. A aventura vivida pela turma do Gordo é muito emocionante e você quer ler rápido pra saber o final, mas muitos fatos não convencem. Por exemplo, as crianças terem acampado nas margens do Tietê e permanecerem lá por quatro dias, sem banho e comendo comidas armazenadas dentro de uma barraca ( fiquei pensando que o Seu Tomé poderia ter mandado um adulto pra, pelo menos, olhar as crianças à noite). Bom, esta é minha opinião. Acredito que há outros livros do gênero mais bem bolados, como a série dos Karas do Pedro Bandeira, por exemplo.

Dani 12/11/2015

O Gênio do Crime é um bom livro para introduzir jovens e crianças na literatura. O livro de João Carlos Marinho instiga a gente entrar no papel de detetive e junto com Gordo Edmundo, Pituca e Berenice embarcar numa investigação com intuito de descobrir a localização da fabrica clandestina que esta destruindo os negócios de seu Tomé. Os personagens passam por grandes aventuras e perigos na cidade de São Paulo.
Durante as buscas á fabrica ,a chegada de um detetive escocês dará um novo rumo a historia ,deixando-a ainda melhor.
A obra é capaz de prender a atenção do leitor ,por ser escrita de maneira humorada e leve. Alem disso transmite ensinamentos como usar a inteligencia para fazer o bem e que para viver e se aventurar é preciso ter coragem de correr risco.

Mi 22/04/2022

Curioso para criança
As crianças se divertiram bastante nessa leitura!
O legal é ler esse livro e reconhecer alguns locais de são Paulo, isso é bem importante para as crianças, porque mostra o próprio país!
O mistério deixa tudo mais curioso e estimula a criatividade!

Felipe 27/09/2012

Eu realmente adorei este livro! Meu pai me deu este livro e quando vi a capa (Era uma versão mais antiga, creio eu que seja do primeiro lançamento do livro) fiquei com receio e não achei muito chamativo o título. Como odeio julgar livros pela capa eu fui ler o livro. Impressionante, em dois dias eu tinha terminado! O Livro apesar de antigo tem uma linguagem fácil e nada arcaíca de entender, eu adorei o livro! Os personagens foram muito bem trabalhados e o livro apesar de ter poucas páginas, é ótimo! Parabéns João Carlos Marinho, por fazer um livro excelente, um clássico! É uma pena que a cópia que eu tenho já está velha e muito mal conservada, algumas páginas até soltaram! )':
Se não eu lia ele de novo, de qualquer modo tentarei comprar este livro!
Até mais!
~Felipe

Silvando 11/09/2012

Uma Breve Resenha de O Gênio do Crime
O livro O gênio do crime escrito por João Carlos Marinho lançado em 1969 pela editora Brasiliense e ate teve adaptacao para o cinema em 1973 pelo diretor Tito Teijido, com o título O Detetive Bolacha contra o Gênio do Crime.
O livro narra história de um grupo de garotos que colecionam figurinhas de jogadores e times de futebol e percebem que existe alguma coisa errada com elas. Então, eles resolvem fazer justiça e descobrir uma fabrica que falsificava figurinhas.
Para quem não O Gênio do Crime é o primeiro livro de João Carlos Marinho; e Teve mais de um milhão de exemplares vendidos em 60 edições e é citado como um fundamentalista da literatura infanto-juvenil brasileira.

bruno 12/04/2012

muuuuuuuuuuuito legaaaaall
é um livro muito interresante que desenvolve uma historia sobre crianças que viram detetives e investigam sobre uma fabrica clandestina...é muito bom ,eu recomendo!!!
Raquel 10/05/2012minha estante
Li esse livro umas três vezes quando tinha a sua idade! Estou vendo que gosta de histórias d crime e mistério!

Bruno.Rysik 28/04/2024

Muito bom! Livro cheio de mistérios e conflitos que prendem a atenção do leitor; possuí uma linguagem fácil de ser comprometida. Li esse livro quando estava no ensino fundamental I, e me recordo da história, clímax e do desfecho como se tivesse terminado de ler recentemente.
Simplesmente incrível!