O Gênio do Crime

O Gênio do Crime João Carlos Marinho

Resenhas - O Gênio do Crime

merqy_ 22/03/2023

Resenha OGC
Foi um dos paradidáticos que eu mais amei a leitura!Foi super confortável de ler ,por mais que não concorde com alguns dos pontos!

Clara3203 19/09/2021

Péssimo
Folha branca, ilustração, escrito em terceira pessoa, me irritou muito, só li para fazer a prova. A intenção era ser engraçado e passa muito longe disso, o máximo que retrata é um pouco de bullying e não acrescenta nada na vida de um estudante a não ser raiva, não tem nem lógica ser paradidático. *Nenhum ponto aproveitado, só reclamações*

b.lyssa 05/06/2021

Eu simplesmente a-do-rei esse livro!! Foi outro que eu tive que ler para a escola, mas, mesmo assim, gostei.

site: https://www.youtube.com/watch?v=OhZdprdFa7Q&list=PLuhNKdirTeqkmszmBg3AF4RWK13ZWnGm9&index=2

Maluu.mesquita 22/07/2021

O gênio do crime
Eu li esse livro para a escola, mas confesso que me apaixonei na história e na turma!
Recomendei para muitas pessoas, achei muito bom mesmo?

Tarso 02/11/2021

Aventura com muito humor
É excelente, tem ação, aventura, mistério e tudo regado a muito bom humor. O cenário não podia ser melhor, as ruas e locais de São Paulo. É um livro para gostar de ler.

Alassis 05/06/2020

Divertido
Um livro infantil bem legal, descompromissado, aventuresco, engraçado. Mas percebe-se claramente que é um produto de seu tempo (anos 60), algumas situações retratadas nele não são bem vistas pela sociedade atual, especialmente se tratando de crianças kkkk (a exemplo do uso da violência, humor pejorativo com o colega gordo, crianças consumindo álcool, etc.). Mas no geral foi uma leitura divertidíssima, recomendo.

MACARI0 01/08/2021

A primeira aventura da turma do Gordo
Lí o livro em 1 dia!!! Não consegui mais parar de ler de tão bom que era. Mas tive que me segurar um pouco. Comecei a ler de manhã e terminei só a noite. Fui lendo de vagarzinho. Pois também não queria que ele acabasse tão rápido. É uma história muito fascinante e surpreendente. Além de muito engraçada. O autor tem um humor quase infantil. Fazendo rimas e trocadilhos com as palavras quase o tempo inteiro. A trama começa de um jeito e termina maneira totalmente diferente. Quando a gente pensa que uma coisa vai acontecer, acontece outra. É uma história muito imprevisível. Os personagens são cativantes. E a gente se apega a rapidamente a eles. Os diálogos são muito engraçados. Com muitas piadas, ditados populares, zueira e etc... As situações são muitas vezes malucas e surreais. E o que mais me impressionou é a originalidade do autor. Apesar de alguns clichês inescapaveis, o autor consegue criar mais do que copia. Ele conseguiu criar os detetives mais malucos e improváveis da literatura infanto juvenil brasileira!!!

aliiyh 20/02/2024

Mistério + Ácido + Escrita antiga + Ilustrações = Criança :D
O quanto eu gostei desse livrinho do começo ao fim é ABSURDO! Eu estava curiosa para saber qual história era essa que se encontrava no fundo do meu armário, um livro que meu professor do 8o ano pediu para comprarmos para algum trabalho, porém que nunca havia chegado a ler por ter 0% em prática de leitura (e tb pelo fato de não gostar do professor ??). Li ele em poucas horas e já não conseguia parar mais.
Leitura levíssima! Mesmo sendo de outra época, se encaixa perfeitamente nos dias de hoje e isso me deixou tão acolhida durante toda leitura que a todo momento senti que era uma criança me contando sua história mais maluquete da vida.
Personagens confusos e bem semelhantes, porém esse ser um ótimo jeito de retratar crianças. Não descartando o fato dos adultos serem bem interessantes tb (O Sr. Mister é super descolado).
O mistério é super bem desenvolvido e sua resolução também, contendo conclusões racionais e bem imaginativos pelo fato de ter crianças como protagonistas.
Adorei, adorei, adorei?
Adorei como uma criança gosta de brinquedo.

Samira 24/07/2023

Muita diversão em conferir as aventuras da turma do gordo
Com um toque de investigação e mistério três crianças vão ser designadas a descobrir a localização de uma fábrica clandestina de impressão de figurinhas mas nada vai ser tão simples e será necessário muito da inteligência do nosso ilustre personagem Bolacha para desvendar esse mistério. Toda a convivência dessas crianças é regada a muita comédia além da analogia que a obra acaba fazendo a figura de Sherlock Holmes.
Amei e sem dúvida já quero ler as outras aventuras da turma do gordo.
Thaionará 24/07/2023minha estante
LEIA SANGUE FRESCO É O MELHOR

Samira 26/07/2023minha estante
Concerteza já estou doida pra ler esse ?

28/07/2012

Com certeza este é um dos livros que marcou minha infância.
Ótimo

cecília 08/02/2022

o GÊNIO do crime
Realmente um Gênio do crime não vou dar spoiler só vou dizer amei muito o livro ele meio que..... sei lá só sei que é muito bom e não vou dar spoiler recomendo muito nota.... 9

Thalles 09/05/2020

Livro antigo ainda tira risadas
O livro mais famoso do João Carlos Marinho está há mais de 50 anos encantando pessoas de várias idades. O primeiro livro que acompanha as aventuras e desventuras da turma do Gordo relata uma investigação dos três garotos na tentativa de descobrir e desmantelar um esquema de falsificação de figurinhas que está levando à falência o sr. Tomé.

Pontos positivos:
- O livro tira boas risadas da gente, especialmente nas partes com o Mister, o detetive escocês.
- A linguagem é fluida, adequada para crianças e adolescentes. Os capítulos são bem curtos também.
- O livro tem uma pegada policial, apesar de infantil. Há boas sacadas por parte dos garotos para resolver o mistério.

Pontos negativos:
- Alguns episódios questionáveis hoje em dia (Ex: criança bebendo uísque, criança sendo torturada, adulto dando uma surra em criança, gato sendo derretido em ácido, etc)
- Bullying/Estereótipo com o personagem Bolacha ("O Gordo").

livia1088 14/10/2020

meio chatinho, mas nada insuportável. Como tive que ler pq a escola pediu, poderia dizer que eh um livro ótimo

Mr. Jonas 29/07/2020

O Gênio do crime
Seu Tomé é um homem bom, proprietário de uma fábrica de figurinhas de futebol. Existem as fáceis e as difíceis, fabricadas em menor quantidade. Quem enche o álbum ganha prêmios realmente bons. Mas surge uma fábrica clandestina que fabrica as figurinhas difíceis e as vende livremente. O número de álbuns cheios aumenta e seu Tomé não tem mais capacidade de dar todos os prêmios. Há uma revolta, as crianças querem quebrar a fábrica. Edmundo, Pituca e Bolachão, e
mais adiante, Berenice, entram em cena para descobrir a fábrica clandestina. Acontece que não se trata de simples bandidos. A quadrilha é chefiada por um gênio do crime. A cabeça do gordo é posta para pensar, travando-se um espetacular duelo de inteligências, que começa pelo incrível sistema de seguir pelo avesso.