O conto da ilha desconhecida

O conto da ilha desconhecida José Saramago

Resenhas - O Conto da Ilha Desconhecida

Lara.Bia 19/01/2021

Meu primeiro contato com José Saramago
O conto da ilha desconhecida é um texto curto, de apenas 64 páginas, e nele acompanhamos certo personagem que vai até o rei pedir um barco para encontrar alguma ilha desconhecida. Nessa parte acontece vários diálogos um tanto malucos e engraçados, já que tecnicamente não existem mais ilhas desconhecidas. É uma leitura rápida, que faz pensar e que estou até agora tentando entender a mensagem por trás
Aceito ajuda kkkkkk
Felicete 04/03/2021minha estante
Oi Lara, tudo bem? Então, através desse livro a mensagem que captei foi de que nós precisamos olhar mais para nós, precisamos buscar mais a nós para nos entendermos melhor. Realmente é uma leitura que exige bastante interpretação, eu direi até uma leitura "abstrata" onde cada um pode interpretar algo diferente.
O livro traz uma lição de persistência e de se auto descobrir. O barco é um meio para olha para lvocê mesmo e na vida precisamos de todo e qualquer meio para olhar para si...

Lara.Bia 04/03/2021minha estante
Realmente, fez muito mais sentido agora! Fazendo a ligação entre o seu texto e o livro, acredito que você está certa. Muito obrigada pela explicação Felicete :)

Felicete 05/03/2021minha estante
De nada ?

Vinicius 05/01/2022minha estante
O livro fala sobre o conhecer a si. Quanto mais saímos de nós, mais nos conhecemos. Você pode gostar de ovos fritos e ter certeza que gosta de ovos fritos, mas só saberá se realmente gosta de ovos fritos quando provar ovos cozidos, ovos mexidos, omeletes, ovos crus?enfim. A vida é uma constante busca de ilhas desconhecidas e a cada conhecimento de algo novo é uma descoberta de si. Se você gosta da nova descoberta não é importante. O importante é que a cada descoberta, boa ou ruim, você se conhece mais. O homem do barco e a mulher da limpeza são os únicos dispostos a encontrar algo ?novo?, não as mesmas ilhas onde todos já pisaram, nas as mesmas sensações que todos já viveram, não a mesma forma de amar que todos já amaram? mas uma ilha nova, um modo novo de amar, um sentimento novo, uma sensação nova. A vida ta aí, procure algo novo viver, bom ou ruim, não importa.

izabel 28/06/2023minha estante
Ilhas! Amo ilhas, seu isolamento, desvendar o que cada uma tem de único, da mesma forma que cada desconhecido que cruzamos( Livro Viagens e Emoções)

Luis952 09/03/2024minha estante
@Vinicius, se seu comentário viesse como prefacio o livro ganharia outro peso. Caraca, perfeito velho

UnU 12/04/2024minha estante
Então, a mensagem do livro, é que não foi preciso ir atrás das ilhas pra sua felicidade, pois no final do livro, fala q e cara do leme e a mulher da limpeza pintaram o nome do barco (A ilha desconhecida), isso quer dizer que eles encontraram a felicidade um no outro, naquele barco

Bruno Oliveira 25/02/2021

A ILHA DA GENTE QUE É A GENTE MESMO
Conto longo, livro breve e uma experiência literária difícil de explicar em palavras. Ler José Saramago é uma atividade muito particular; nem todo mundo aprecia, como se deve, os seus temas, a sua estrutura narrativa, o seu jeito de escrever. Neste livrinho, por exemplo, Saramago parte duma situação burocrática absurda para um estado filosófico, cultural, bíblico e de Amor cheio de lirismo e gajo político forte. É uma parábola sobre o espírito humano? É. É uma historinha sobre Portugal? É. É sobre ele e a mulher, Pilar? Pode ser. O Conto da Ilha Desconhecida é sobre todos nós falantes da língua materna portuguesa.
Adoro esse livrinho

Bruno Oliveira 25/02/2021minha estante
Também! Fazia tempo que eu não lia Saramago, aí vi esse na minha estante e resolvi reler, acho que vou reler outros mais dele. E por que você adora esse? :)

Sun's daughter 25/02/2021minha estante
Você leu O homem duplicado ?

Bruno Oliveira 25/02/2021minha estante
Não. Ainda não. Mas já ouvi falar que é bom. Você concorda? Dele, do Saramago, adoro o As Intermitências da Morte, o Ensaio sobre a Cegueira e o Caim. :)

Sun's daughter 25/02/2021minha estante
Concordo e recomendo demais. Ainda não li as intermitências e Caim.

Bruno Oliveira 25/02/2021minha estante
Pois leia! Cê vai adorar. O Intermitências é o melhor dele, acho eu. :)

Nina 26/03/2018

5 motivos pra ler O Conto da Ilha Desconhecida:
1. Tem humor, discreto, mas tem;
2. Apesar da estrutura gramatical, é um conto fácil de entender;
3. O final "fica" na nossa cabeça;
4. Dá para fazer um zilhão de leituras diferentes;
5. Traz pelo menos uma reflexão sobre conhecer a si mesmo.

site: motivospraler.blogspot.com.br
Heverton.Malagoli 25/05/2018minha estante
undefined

Nina 30/05/2018minha estante

Vi, Verônica. 24/10/2018minha estante
é isto.

Volnei 29/12/2015

O conto da ilha desconhecida
O livro é uma história muito corta com menos de 80 paginas e que de certa forma me decepcionou por não ter um fim esperado . Não dá pra falar muito deste livro por ser muito resumido. Já çi livros melhores do mesmo autor.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/ https://twitter.com/volneicampos
Sidnei Andrade 29/12/2015minha estante
Como assim? Você não entendeu esse livro do José Saramago, vou explicar para essa história, a vida é feita por pequenos detalhes nem mesmo ciência e a religião pode explicar.

Volnei 08/01/2016minha estante
Por essa e outras coisa que faço questão de nunca perder o contato com você . Faça o favor de aparecer mais vezes em casa rsrsrrsr

Alice2372 05/06/2022

Nada menos que genial!
São múltiplas as interpretações dessa alegoria. A mais uma perspectiva Saramago me levou, me deixando de novo fascinada {não é de hoje que Saramago brinca de me embasbacar}. Um livro curto de absorção imensurável! A reflexão? Somos ilhas desconhecidas e, por vezes, precisamos sair de nós mesmos para desbravarmos esse desconhecido chamado ?eu?. Sem, contudo, deixarmos de ver beleza no trajeto e não perdermos a obstinação do que queremos. Leitura nada menos que genial!
Kamyla.Maciel 05/06/2022minha estante
Terminei o livro exatamente assim. Encantada mais ainda com Saramago! Como pode um livro tão pequenininho gerar tantas reflexões né?!

Alice2372 08/06/2022minha estante
Kamy, sou apaixonada nesse velhinho ?

Camis 20/03/2021

Uma descoberta
Uma leitura deliciosa, juvenil, com uma mensagem muito forte. "É necessário sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós ". A ilha desconhecida é na verdade aquilo que precisamos descobrir em nós mesmos, nossos sonhos.
Bebela 20/03/2021minha estante
Amo esse livro ??

Camis 20/03/2021minha estante
Fofo demais

Lili 07/03/2018

O Conto da Ilha Desconhecida
Um conto escrito por um autor brilhante, em seu estilo inconfundível.

Será que ainda existem ilhas desconhecidas? Sim. Cada guinada que se dá na vida, cada nova experiência, cada novo relacionamento, é uma ilha desconhecida. =)

Recomendo.
Cy 07/03/2018minha estante
Geeeeeeeeente, você tá on fire com o Saramago!!! *corações*

Lili 09/03/2018minha estante
Num é, Cy??? Adorei o homem! hehehehe

Renata CCS 22/10/2013

“(..).mas quero encontrar a ilha desconhecida, quero saber quem sou eu quando nela estiver”. (p.40)

“Um homem foi bater à porta do rei e disse-lhe, Dá-me um barco”. Essas são as primeiras palavras que lemos em O CONTO DA ILHA DESCONHECIDA que nos é apresentado no formato de um pequeno livro, mas que possui uma grande mensagem. Fala de um homem que, após grande insistência, consegue do rei um barco para procurar uma ilha que, segundo ele, ainda não foi descoberta. Seu sonho acaba inspirando a faxineira que trabalhava no castelo do rei. Ela toma a decisão de seguir o homem e ajudá-lo nessa busca. E assim a história se desenrola em poucas e pequenas páginas.

O conto é uma parábola que dá margem a interpretações muito pessoais. No meu entender, partindo da máxima filosófica de que "todo homem é uma ilha", o protagonista quer dar sentido a sua existência, descobrir a si mesmo. A ilha desconhecida é uma metáfora da consciência, é o próprio processo de busca, o prazer de aventurar-se rumo ao desconhecido.

Os personagens não possuem nomes: o rei é o rei, o homem é o homem, a mulher da limpeza é a mulher da limpeza. Também não são mencionados locais ou datas específicas. A história poderia se passar em qualquer época, em qualquer lugar. Isso nos dá margem para a imaginação trabalhar mais livremente.

A busca faz parte da condição humana, e o protagonista insiste em encontrar o que procura, mesmo com possibilidade de que seja uma coisa ilusória. Muitos de nós sentimos uma forte ligação ao que temos de seguro, de certo. É cômodo viver o conhecido, o novo é assustador, e é preciso ousadia para encarar o desconhecido. O lançar-se ao mar para navegar é o avançar para a vida, buscando suas metas, seus objetivos.

A história nos cativa e faz pensar, e através do uso de metáforas simples e bem boladas podemos enxergar uma mensagem, também simples, mas muito profunda e valiosa.

É preciso acreditar que ainda existem ilhas a serem descobertas, então, recomendo a leitura!
Maria Luísa 22/10/2013minha estante
Saramago foi um escritor que sabia, como poucos, manusear as palavras, como se somente dele fossem dependentes e a ele somente as pertencesse. Um estilo único e inigualável.

Patricia Dias 25/11/2018minha estante
Amei sua resenha! Disse tudo o que senti lendo esse belo texto, Saramago é Saramago...único!

Paulinho 07/07/2013

Resenha: Conhece-te a Ti mesmo.

O Conto da Ilha Desconhecida é um dos melhores exemplos de que menos é mais. Curto, fácil de ler, com uma história simples, mas não simplória. O livro cativa e nos faz pensar.
Primeiro ensinamento: se quiser fazer algo que ninguém ousa... Peça de uma maneira nova.
Contudo, no caso do homem que queria um barco, as coisas não se passaram bem assim. Quando a mulher da limpeza lhe perguntou pela nesga da porta, Que é que tu queres, o homem, em lugar de pedir, como era o costume de todos, um título, uma condecoração, ou simplesmente dinheiro, respondeu, Quero falar ao rei, [...]. (Página 9)
Depois é importante não desistir, perseverar...
Pois, então vai lá dizer-lhe que não saio daqui até que ele venha, pessoalmente, saber o que quero, [...]. (Página 09)
Terceiro passo não se deixe intimidar, não estabeleça a ideia de que a quem você pede algo é melhor que você, peça de maneira digna, dialogue, persuada...
E tu quem és, para que eu to dê, E tu quem és, para que não mo dês, Sou o rei deste reino, e os barcos do reino pertencem-me todos, Mais lhes pertencerás tu a eles do que eles a ti, Que queres dizer, perguntou o rei, inquieto, Que tu, sem eles, és nada, e que eles, sem ti, poderão sempre navegar, [...]. (Página 18)
Depois consiga apoio:
resolveram intervir a favor do homem que queria o barco, começando a gritar, Dá-lhe o barco, dá-lhe o barco. (Página 19.)
Depois se lembrem que toda viagem, é na verdade interna... Saímos dos lugares para sairmos de nós. Viajar é uma forma de se conhecer. O que mais queremos é a busca em si, é o caminho.
"Dizia que todo homem é uma ilha, [...] Que é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não saiemos de nós [...] (Página 41)
"Não o sabes, se não sais de ti, não chegas a saber quem és,
Aproveita a beleza dos caminhos, sejam eles terra mar ou ar.
A lua já estava meio palmo sobre o mar, as sombras da verga e do mastro grande vieram deitar-se-lhes aos pés. (Página 45.)
E por último mas não menos importante, perceba aquilo que foi achado mas que não era o que você buscava.
Acordou abraçado à mulher da limpeza, e ela a ele, confundidos os corpos, confundidos os beliches, que não se sabe se este é o de bombordo ou o de estibordo. Depois, mal o sol acabou de nascer, o homem e a mulher foram pintar na proa do barco, de um lado e do outro, em letras brancas, o nome que ainda faltava dar à caravela. Pela hora do meio-dia, com a maré, A Ilha Desconhecida fez-se enfim ao mar, à procura de si mesma. ( Página 62.)

O Conto da Ilha Desconhecida é para viajar, pensar, se encantar e quem sabe? Apaixonar-se?!
Renata CCS 22/10/2013minha estante
que bela resenha!

Paulinho 22/10/2013minha estante
Depois de reler um livro tão belo, é impossível não se exprimir bem.

Helder 26/02/2020

Desafie-se!
Você já leu Saramago? Não? Então venho lhe dizer que O Conto da Ilha Desconhecida é um bom começo para quem deseja conhecer a escrita diferenciada deste escritor sensacional.
Lançado no Brasil pela Cia das Letras, é um livrinho pequenino, com pouco mais de 60 paginas e diversas ilustrações e que poder ser lido em uma hora.
Num castelo Real existe o Portão das Petições, e é lá que se encontra o Homem, que tem um pedido a fazer ao Rei, e somente ao Rei.
Mas o Rei prefere ficar no portão dos Obséquios, onde recebe coisas das pessoas.
É lá que ele se encontra quando é informado que no Portão das Petições existe um homem que deseja lhe falar, e empacou na fila dos pedidos, dizendo que só sai de lá após fazer o pedido diretamente ao Rei.
O Rei está acostumado a delegar a seus subalternos, que delegam a outros subalternos que delegam a outros subalternos a atividade de escutar as petições do povo.
No momento, o nível mais baixo desta “cadeia burocrática” é a Mulher Da Limpeza que ouve a pedido do Homem e faz com que ele chegue até o Rei, que sem opção, vai até o Homem e ouve seu pedido:

- Eu preciso de um barco!

- E para que precisa de um barco?

- Para ir até a Ilha Desconhecida!

O Rei acha aquilo ridículo.

- Já conhecemos todas as ilhas! - O Rei lhe diz

Mas isso não convence o Homem, que só tem uma certeza em seu ser: Ele precisa encontrar a Ilha Desconhecida e ver quem é ele ali.
O Rei, após tanta insistência acaba aceitando dar-lhe um barco.
Mas a sina do Homem não termina ai, pois ele precisa de uma tripulação.
Mas como convencer aos marinheiros que levam uma vida tranquila a caírem no mar em busca de algo desconhecido que pode nem existir?
Em um conto pequeno para ser lido em uma hora, José Saramago nos traz diversas reflexões, nos mostrando que não devemos nos contentar com aquilo que já conhecemos.
Temos que estar abertos para o novo, e assim como o Homem, buscar Ilhas Desconhecidas e descobrir como somos nestes lugares.
O pequeno texto de O Conto da Ilha Desconhecida nos mostra que devemos sempre querer mais.
Devemos sair da nossa zona de conforto e não nos contentarmos com aquilo que já conhecemos, mesmo que o mundo ao nosso redor insista em que fiquemos no mesmo lugar, simplesmente porque nós e o mundo já estamos acostumados.
O homem vive sempre num embate com aquilo que todos estão acostumados, com as ideias preconcebidas e com o medo do desconhecido.
Desacostumemo-nos com o rotineiro.
Busquemos o desafio.
Queiramos sempre ser mais.
E que a gente consiga se ver de fora de nossa nova ilha desconhecida e que essa seja uma bela visão!
Jéssica Rodovalho 15/04/2020minha estante
Que resenha maravilhosa. Amei

Helder 15/04/2020minha estante
Muito obrigado. Este livro é uma belezinha mesmo. Dá pra ler rapidinho .

HonorLu 22/09/2020

É preciso sair da ilha para se ver a ilha
Conto-presente para "os irmãos brasileiros", Saramago nos encanta e diverte com suas histórias que provam que a densidade e profundidade pode ser transmitida de maneira simples (e poderia dizer humilde).

Lindo, tocante, imprescindível. Leitura obrigatória para os apreciadores dessa literatura.

Que honra ler Saramago no original!
Alê | @alexandrejjr 22/09/2020minha estante
Como assim no "original"? Fiquei curiso aqui...

HonorLu 22/09/2020minha estante
O livro foi escrito originalmente em Português - Portugal. Quem fala português pode ler toda obra de Saramago exatamente como ele escreveu. Traduções mesmo que bem feitas modificam o texto.

Carolina.Gomes 01/05/2021

O homem em busca de si mesmo
O homem desperto sai em busca de si mesmo e reconhece que há muito por descobrir. Ele encontra muitos obstáculos ao longo do caminho mas não desistirá de sua busca.

A busca é contínua: conhecer a si mesmo é um aprendizado sem fim.

Em poucas palavras, Saramago me fez imergir num profundo mar de reflexões.
Livro bom é assim: a leitura continua mesmo depois que cerramos as páginas.
Thales 01/05/2021minha estante
Que continho safado né, tu lê em 5 minutos e fica 3 dias pensando

Carolina.Gomes 10/01/2022minha estante
Kkkkk Thales! Exatamente! Coisas de Saramago?

Vi, Verônica. 24/10/2018

"Que é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não sairmos de nós"
Comecei essa leitura de maneira despretensiosa, e devo dizer que fui positivamente surpreendida. Confesso que nesse primeiro contato com a escrita de Saramago eu estranhei um pouco a estruturação do texto dele(quando eu digo um pouco, quero dizer muito), mas isso somente acrescentou beleza à obra. Este conto me fez refletir sobre como a sociedade nos molda para sermos acomodados. Para mim, foi uma metáfora para esse ideal de que temos que seguir sempre um padrão para termos sucesso, sobre o nosso medo do desconhecido, sobre termos receio ao tentar um caminho diferente. Uma metáfora para nos encorajar a ver além do que já existe, nos reinventarmos, acreditar nos nossos sonhos. Enfim, é lindo demais, recomendo que leiam pelo menos uma vez na vida, especialmente quando estiverem desmotivados a seguir em frente em algum projeto novo ou algo do tipo, e quando precisar ter certeza de que precisa tentar, pois não há como saber se dá certo sem a tentativa.

site: https://www.instagram.com/voaveronica/
Hallef 24/10/2018minha estante
" Quando eu digo pouco, eu queto dizer muito" kkkkkkkk morrendo de rir aqui kkkkk mas um dia lerei algo de Saramago

Vi, Verônica. 24/10/2018minha estante
cara, leiaaaaaa, você vai amar, eu já estou louca para ler outras coisas dele.

Marie.Doneux 15/12/2020

Genial! Um convite.
José Saramago nos convida para uma viagem à nossa ilha desconhecida, todos temos, mas nem todos vemos, temos coragem ou somos "marinheiros" indo ao mar à procura de si mesmos. Este livro, é um convite para nos desafiarmos e nos conhecermos, "quero encontrar a ilha desconhecida, quero saber quem sou eu quando nela estiver".
"É necessário sair da ilha para ver a ilha. Que não nos vemos se não saímos de nós próprios."
"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar"... Etcccc
Preparem-se para as teorias, questionamentos e para engolir a história do princípio ao fim, sem pausas.
Saramago, gênio! Vale a pena, um pecado negar somente algumas páginas, por sinal, geniais. Boa leitura! Fico muito feliz pela oportunidade de ter lido!?

*Quem gosta de psicanálise, vai adorar!
Marie.Doneux 15/12/2020minha estante
Ah, edição maravilhosa! Lindíssima, cheia de capricho.

Franciele 15/12/2020minha estante
Lindo, perfeito!

Elaine - @narealidadedasletras 16/01/2021

Reflexivo.
" Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar."

Sempre tive muita curiosidade em ler algo de Saramago, mas o receio sempre me tomou por inteira e eis que vi uma oportunidade de ler "O conto da Ilha Desconhecida" junto com meus amigos do clube de leitura da minha cidade e de fato, o autor faz jus à sua fama.

Um homem  vai até o rei e lhe pede um barco para descobrir uma ilha desconhecida. Sendo ele o alvoroço do momento, pois todas as ilhas já estão mapeada, o homem insiste que pode haver ilhas desconhecidas, como eram as outras ilhas antes de entrarem no mapa. Ele acaba recebendo seu barco pra que não importunasse mais o rei, arraja companhia de uma mulher sonhadora e parte em busca da ilha.

Ao navegar em águas desconhecidas o que realmente encontra é um mergulho profundo em si e acaba encontrando a paz e a suavidade da busca de alcançar objetivos incertos.

Apesar de ter tido um pouquinho de dificuldade com a escrita, sendo esse o primeiro que li do autor, sua capacidade intimista de me deixar reflexiva a cada página é extraordinária.
Um conto simples, curto e fluído que trás uma grandeza imensurável principalmente sobre o que realmente importa, visto que nem sempre os fins realmente faz jus aos meios e que muitas vezes devemos olhar as coisas com outras perpectivas sairmos de nossas ilhas pra que possamos nos encontrar.

"Quem sou eu, se não a procura de algo que ainda não sou. se já o fosse, não haveria procura alguma.
algo que há, jamais haverá de ser. se somos, não seremos."
Aletheia (@almaletrada) 21/01/2021minha estante
Só leia Ensaio sobre a cegueira! Nesse período de pandemia e relações sociais é uma leitura indispensável!!!

Elaine - @narealidadedasletras 21/01/2021minha estante
Obrigada pela dica, já está nos planos de próximas leituras.